Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:


Apresentação Eduardo @ São Paulo

Fórum dedicado a apresentação dos mais novos membros do Plasti*Brasil e para registrar sua História no Plastimodelismo

Moderador: Moderadores Novatos

Avatar do usuário
Tiago Guilger
Super Membro
Mensagens: 6606
Registrado em: 13 Ago 2015, 14:07
Nome: Tiago Guilger
Localização: Itu - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Apresentação Eduardo @ São Paulo

Mensagem por Tiago Guilger »

Eduardo, arrisque a pintura sim, o kit vai ficar bem mais bonito pintado (mesmo que a pintura não fique boa logo de cara) :thumbup:

normalmente tintas acrílicas precisam de primer pra fixar melhor no plastico, mas também não há uma regra sobre isso... o primer mais fácil de conseguir é o acrilex, fácil de encontrar em lojas de armarinhos e artesanato... uns se dão bem com ele, outros já partem pra automotivos... eu gosto de diluir tintas acrílicas com água mesmo, por ser pratico, simples e sem cheiro algum...

abraços!
Avatar do usuário
Eduardo_Correa
Membro
Mensagens: 830
Registrado em: 22 Ago 2017, 13:28
Nome: Eduardo Correa
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Apresentação Eduardo @ São Paulo

Mensagem por Eduardo_Correa »

Tiago Guilger escreveu:Eduardo, arrisque a pintura sim, o kit vai ficar bem mais bonito pintado (mesmo que a pintura não fique boa logo de cara) :thumbup:

normalmente tintas acrílicas precisam de primer pra fixar melhor no plastico, mas também não há uma regra sobre isso... o primer mais fácil de conseguir é o acrilex, fácil de encontrar em lojas de armarinhos e artesanato... uns se dão bem com ele, outros já partem pra automotivos... eu gosto de diluir tintas acrílicas com água mesmo, por ser pratico, simples e sem cheiro algum...

abraços!
Qual a proporção de diluição que se recomenda? 1:1?

Existe um tópico com tutoriais no forum, mas os links não funcionam.... Uma pena...
Avatar do usuário
Tiago Guilger
Super Membro
Mensagens: 6606
Registrado em: 13 Ago 2015, 14:07
Nome: Tiago Guilger
Localização: Itu - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Apresentação Eduardo @ São Paulo

Mensagem por Tiago Guilger »

infelizmente perdemos muito conteúdo por culpa do photobucket, que bloqueou tudo que tava hospedado lá...

diluição é um ponto complicado, pois varia para primer, para tinta, de uma cor pra outra... eu diluo sempre "no olho", mas peguei a mão de tanto fazer e se tornou automático... as tinta da gunze já são mais liquidas, experimente 2 partes de tinta para 1 parte de diluente, pode ser suficiente já, e no primer da acrilex tente no 1:1 mesmo, e já acrescentando o que precisar até achar que ficou bom...

o ponto certo é aquele em que não vai tampar os detalhes, mesmo dando umas 3 ou mais demãos de tinta, porque no pincel é assim, dê várias demãos finas, nunca tente cobrir logo de cara que não vai ficar bom... não sei me expressar tão bem, mas é mais ou menos isso hehehe
Avatar do usuário
Chicabum
Conselheiro
Mensagens: 5058
Registrado em: 10 Fev 2013, 21:01
Nome: Érico de Campos
Localização: São Paulo/SP
Agradeceu: 41 vezes
Curtiram: 119 vezes

Re: Apresentação Eduardo @ São Paulo

Mensagem por Chicabum »

Bem vindo Eduardo! :thumbup: :thumbup: :thumbup:

A brincadeira se torna legal se você não se cobrar e montar por prazer. Com o tempo verá que o que importa de verdade é a sua diversão. Como já falaram, sou adepto de começar com o pincel pois sempre o usará. Comece com as tintas acrílicas diluindo em água como o Tiago falou :thumbup: . Uma dica que pode ajudar no pincel é mudar o sentido da pintura nas camadas finas. Faça hora na vertical, hora na horizontal. Pode disfarçar melhor as marcas do pincel. Mas deixe a camada inferior secar primeiro.

Tem muitos aqui que fazem montagens complexas. São montagens impressionantes, de cair o queixo! Mas todos eles começaram como você e como eu (no meu caso foi um Corsair). E além do talento de todos, houve uma dedicação ao aprendizado de técnicas e essa curva de aprendizado resulta em kits primorosos. Mas eles já montam há muito tempo, se divertem fazendo isso e nós temos que nos divertir também, mesmo que não façamos como eles.
Você verá um mantra aqui no fórum: O próximo kit será melhor!

Então sugiro você montar para se divertir, pintar como quiser. Leia bastante os tópicos, não só os tutoriais, mas as montagens também. Muitas explicam mais que os tutoriais. Infelizmente o photobucket deu uma atrapalhada, mas os amigos estão postando em outros lugares, com o tempo colocando as fotos novamente. Daqui a pouco tudo se arrumará.

Faça amigos aqui, tem muita gente muuuuito bacana que poderão te ajudar. Veja sempre seu orçamento para não se empolgar demais e comprar o que você não precisa com o dinheiro que não tem... :rir_muito: (aposto que muita gente se identificou nisso... Veja que tem o tópico do CKA :rolando: )

Enfim, divirta-se, monte, dê risadas, estrague modelos, conserte o estrago, aprenda... Você escolheu fazer isso por diversão!
Espero ter ajudado!
Abraço
Se quer um mundo melhor, faça sua parte.


Na bancada:
Torre de Lançamento - viewtopic.php?f=241&t=12532
Saturn V - viewtopic.php?t=13413

Na Estante:
T-6 EDA - viewtopic.php?t=14423
F-16A Dinamarca - viewtopic.php?t=13781
Convair R3Y-2 TRADEWIND - viewtopic.php?f=267&t=14374&p=440431#p440431
Avatar do usuário
jairo.regio-jr.
Membro
Mensagens: 929
Registrado em: 16 Jul 2016, 16:45
Nome: Jairo de Paula Jr.
Localização: Recife - PE
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Apresentação Eduardo @ São Paulo

Mensagem por jairo.regio-jr. »

Eduardo_Correa escreveu:Obrigado a todos pelas boas vindas.

Andei pesquisando os tópicos das montagens dos kits iguais aos meus.
Olhe, já estou até com o pé atrás... Tô achando tudo meio complicado, não sei se tenho destreza para tanto. Estou quase partindo para montar um kit sem pintura nenhuma, só para ver como é a montagem e colagem do kit em si.

Com isso, já sugiram algumas dúvidas. Comprei três tintas Mr.Hobby water based acrylic. Para pintar com pincel, preciso diluir? Aplico direto no plástico?
Homi...relaxa!! Se tem um cara sem paciência sou eu. Resolvi começar por "terapia" mas já imaginava que ia sacudir o modelo na parede na primeira irritação que eu tivesse. :lol: :lol: :lol:
A irritação aconteceu e eu não joguei ele na parede. Encerrei.
Ficou horrível :rir_muito: , mas eu encerrei e e vi que conseguiria.
Não se preocupe em acertar de primeira (nem de segunda, nem de terceira talvez) curta o processo e consulte muito as montagens anteriores, blogs de plastimodelismo e tal.

A Water Based Acrylic da Mr. Hobby (Acrilica base água) vc vai ter que diluir sim. Eu uso Vidrex para diluir a que tenho, mas eu uso em aerógrafo, então acabo diluindo bastante.
Para pincel ela precisa ficar um pouco mais "consistente" para não escorrer quando vc pintar.
Teste antes uma pequena quantidade (gotas) em alguma superfície que não seja o modelo (um pedaço da grade onde as peças vem grudadas, por exemplo) para ver o resultado.
"Don't waste your time always searching for those wasted years.
Face up! Make your stand and realize you are living in the golden years"
(Iron Maiden)
Avatar do usuário
kmsampaio
Membro
Mensagens: 795
Registrado em: 04 Mar 2015, 17:00
Nome: Kleber Sampaio
Localização: Marília/SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 27 - Aviação Civil - Montagem: Boeing 737-300 - Eastern Express - 1/144 GT 60 - GT Ferrari - Montagem: Ferrari 250 GTO - Revell - 1/24 GT 61 - Anos 60 - Montagem: Honda F1 RA272 - Tamiya - 1/20 GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14A Black Tomcat - Revell - 1/48 GT 71 - Carros alemães - Montagem: BMW M1 Procar - Revell - 1/24 GT 74 - Duas Rodas - Montagem: Ducati 916 - 1/12 - Tamiya
 
GTs em Andamento:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: Sputnik - Hobby Park - 1/144 GT 26 - Carros de Fórmula - Montagem: Williams FW-07 - Tamiya - 1/20 GT 76 - Carros Orientais - Montagem: Honda S2000 - Tamiya - 1/24
 

Re: Apresentação Eduardo @ São Paulo

Mensagem por kmsampaio »

Posso dar um pitaco Eduardo? Você pode tentar pintar com spray também. Talvez você encontre fácil os sprays Colorgin, são as latas verdes, vem bastante tinta e são acessíveis, cerca de R$ 20,00. Eu uso como primer o código 53001, que você precisa passar antes de passar qualquer cor desse tipo de tinta, que eu acho que é esmalte. Passe mãos leves, bem empoeiradas, se você molhar o kit com a tinta, deforma o plástico. As latas são essas aqui:

Imagem
Avatar do usuário
Ruffuswood
Membro
Mensagens: 738
Registrado em: 03 Jan 2015, 13:37
Nome: Vinicius Marques
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Apresentação Eduardo @ São Paulo

Mensagem por Ruffuswood »

Eduardo, boa tarde!

Cara, nessa primeira montagem não se preocupe demais com detalhismo, veja como é a preparação das peças, lixamento, colagem, alinhamento, pegue as peças e faça uma pré montagem a seco só com fita adesiva e estude onde acha que tem falhas e vá montando, esses passos são só para se acostumar com o processo em si, aprender a tirar as peças do sprue sem deixar falhas e buracos nelas.
Monta o primeiro modelo sossegado, depois de montar aí estuda a pintura, as cores que vai usar e como vai pintar.

Se você bitolar em montar ele impecavelmente, vai se frustrar pois no primeiro modelo a coisa mais normal é na montagem cortar algo errado, ou usar mais cola que o necessário e encher de marcas de dedo o kit.

O que tem de ferramentas para auxiliar a montagem aí contigo? Algumas lixas variadas (pode ser de unha mesmo finas e mais grossas) alicate (de corte rente, próprio para hobby ou mesmo de manicure são apropriados) estilete (hobby tipo xacto ou comum mesmo) uma bisnaga de cola própria (super bonder pode ser também só não usar nas transparências) um rolo de fita adesiva tipo fita crepe das mais fraquinhas e se tiver pinças melhor ainda, pois esses aviões que pegou tem algumas peças bem pequenas!

Esse é o kit básico para começar a se divertir, depois de montar aí estuda onde tem falhas para ver a melhor solução caso julgue necessário ou vai para a pintura.

Se você gosta de assistir vídeos sobre montagens no youtube, procure o canal Quick Kits que tem bastante dicas legais de montagem e pintura com pincel e ele por coincidência usa muito os kits da Airfix com resultados excelentes!

Boa sorte e o principal

Divirta-se!
Avatar do usuário
Johnnn
Super Membro
Mensagens: 1075
Registrado em: 28 Jul 2012, 10:56
Nome: Jonatas Endo Capuchim
Localização: Novo Hamburgo - RS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Apresentação Eduardo @ São Paulo

Mensagem por Johnnn »

Bom, o pessoal ja disse tudo, monte por diversão, monte aquilo que gosta e chegue ao resultado que deseja, não ao resultado que os outros desejam.

Use os mestres aqui do fórum como inspiração, como aprendizado, mas busque sua satisfação própria.

Sobre as tintas e diluição é bem relativo. Diferencia entre fabricantes, entre método de pintura (pincel/aerografo) e as vezes até entre cores do mesmo fabricante, pode haver diferença.

Importante sempre é testar, fiz muita besteira por pressa e que poderia ter evitado se tivesse testado antes.

No plasti qualquer pote de plástico, garrafa pet, pote de margarina ja servem para testes. Passe o primmer, depois a tinta, depois verniz, vá anotando tudo é percebendo onde pode melhorar.

Mas vai sem stress, monte sem medo de ser feliz, faca do hobby um momento de prazer não de stress.

Abraços

Enviado de meu ASUS_Z00VD usando Tapatalk
Avatar do usuário
alvarenga
Super Membro
Mensagens: 3048
Registrado em: 08 Mai 2015, 10:55
Nome: Marco Aurélio Alvarenga Garcia
Localização: Niterói - RJ
Agradeceu: 0
Curtiram: 74 vezes

Re: Apresentação Eduardo @ São Paulo

Mensagem por alvarenga »

Seja bem vindo Eduardo.
Esse fórum é muito legal. Aproveite para compartilhar informações, aprender, ensinar e se divertir.

Quanto a sua montagem, o importante sempre é a diversão. Não se incomode se na sua primeira montagem o kit não ficar exatamente como você desejou. Nós estamos sempre aprendendo e como se diz: o próximo kit será melhor que o anterior.

Abraços.
NA BANCADA
USS TICONDEROGA CV-14 1/350
viewtopic.php?t=10464

NA BANCADA
USS ARIZONA BB-39 1/200
viewtopic.php?f=227&t=14878&p=451860#p451860
Avatar do usuário
Eduardo_Correa
Membro
Mensagens: 830
Registrado em: 22 Ago 2017, 13:28
Nome: Eduardo Correa
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Apresentação Eduardo @ São Paulo

Mensagem por Eduardo_Correa »

Bom, depois dessas boas vindas que eu agradeço imensamente e dicas todas, comprei algumas ferramentas que me pareceram mais importantes para esse início no hobby. Um alicate de corte de eletrônica, pinça, pincel...

E vamos mãos a obra. Resolvi mesmo começar pelo Spitfire PR.XIX, já que esse tem um padrão de pintura de uma unica cor, sem camuflagem.

Imagem
Imagem
Imagem

Realmente como alguns comentaram, as peças são BEM pequenas, mas ainda dei conta. Fiz alguns testes pintando pequenos detalhes com pincel. Os detalhes são tão pequenos que eu não soube nem como fazer para diluir a tinta. Apliquei direto do pote mesmo....
Responder

Voltar para “Apresentação & Minha História”