Master-Model

Próximos Eventos Programados:


Anúncio das Novas Regras para GTs

Fórum dedicado aos Grupos Temáticos que estão em linha de montagem.

Moderador: Moderadores GT

Avatar do usuário
Galttar
Conselheiro
Mensagens: 8490
Registrado em: 10 Jun 2012, 22:15
Nome: Artur Barbosa
Localização: Santa Rita do Sapucaí - MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: UH-1C Huey Hog - Revell 1/48 GT 36 - Marines - Montagem: HV-22A Osprey - ESCI - 1/72
 
GTs em Andamento:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Libyan МиГ-23MF Flogger-B - Trumpeter 1/48 GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14A - Hasegawa 1/48
 

Anúncio das Novas Regras para GTs

Mensagem por Galttar »

Fala Galera!
Tudo bem?

Estou aqui para apresentar as principais mudanças nas Regras para GTs.
O tópico de regra já foi atualizado e sugiro que todos leiam com atenção, mas vou apresentar aqui os objetivos e motivações das mudanças.





Objetivos

1. O objetivo principal das mudanças é melhorar a taxa de conclusão das montagens em GT. Atualmente muitas inscrições estão sendo feitas na época de Sugestão do GT, mas relativamente poucas montagens estão saindo da sugestão para realmente serem concluídas. Um exemplo é o GT 23 - Aviões de Combate Noturno WWII com 14 inscrições e apenas 3 montagens de Membros Fundadores concluídas.

2. Elevar a participação no GT 00 que é o nosso principal GT e que hoje tem 52 montagens em andamento, sendo que a maioria não recebe atualizações a meses.

3. Assegurar que Membros Fundadores de GT tenham uma mínima participação na comunidade para diminuir as mortes súbitas de montagens inscritas e GTs com baixas taxas de conclusão de montagens.

4. Melhorar o controle sobre as montagens em andamento mantendo-as atualizadas, mas sem alterar a liberdade em relação à velocidade de cada um.

5. Estabelecer regras mais claras para a renovação de GTs de sucesso.





Principais Mudanças



Sobre Criação de GT
1.2.1. Consideram-se Membro Fundador os membros que já tiverem Troféu no GT 00, não estarem participando de 2 ou mais GTs e postarem o modelo, fabricante e escala do kit, no tópico de "Sugestão de GT".
Essa com certeza é a mudança mais marcante das novas Regras para GTs, criando uma pequena “quest” a ser completada antes de estar habilitado a fundar um novo GT e impedindo que membros com dois ou mais GTs em andamento seja fundador de um novo.

Esperamos que com isso o GT00 seja eficientemente um GT de boas vindas aos ingressantes onde aprenderão o mecanismo de um GT e tomarão gosto pelos grupos. Além disso, impedimos a eventual inscrição em novos GTs apenas para torná-lo ativo, sem o real ideal da montagem, mantendo o foco do membro nos GTs já participados. Entretanto, nada impede que membros iniciem várias montagens em cada GT ou se inscrevam em novos GTs já em andamento, que é o caso da próxima regra apresentada.

Essa avaliação deverá ser feita na hora da inscrição na época de sugestão do GT e também será feita antes de sua Ativação por um Moderador ou Conselheiro.

Na avaliação do membro para verificar se ele pode ser fundador, não é o número de montagens em GT que importa e sim o número de GTs participados. Portanto, se o membro tem 3 montagens no GT 33 e só no GT 33 e o troféu do GT00 ele pode ser fundador, mesmo com 3 montagens em GT.

É importante ressaltar que esse mudança afeta de imediato as Sugestões em Andamento.

Um pequeno vídeo mostrando como pode ser feita a avaliação:


1.2.2. Consideram-se Membro Inscrito os membros que postarem o modelo, fabricante e escala do kit, no "Tópico Oficial - Regras e Inscrições". Qualquer Membro pode se inscrever em um GT em andamento.
Nesse caso, não há impeditivo nenhum, assegurando ao membro o direito de participar com várias montagens em diferentes GTs.



Sobre Prazo para Montagem
3.1. O tópico da montagem deve ser aberto em no máximo 7 dias após início do GT ou de sua inscrição.

3.1.1. Caso o membro não abra o tópico do GT no prazo determinado, um Conselheiro, Moderador ou Coordenador abrirá o tópico no nome do membro contabilizando sua participação no GT.
Um grande problema vivido hoje nos GTs é a inscrição que nunca se consolida com a abertura do tópico da montagem, por isso o membro que se inscrever, mesmo os fundadores, deverão abrir o tópico em no máximo 7 dias.

Caso isso não seja feito, por qualquer impossibilidade do membro, o tópico será aberto em nome do mesmo. Essa ação será tomada pura e simplesmente para controle do Item 1.2.1, registrando sua participação no GT.

3.4. Tópicos sem atualização ou justificativa por mais de 30 dias serão considerados abandonados e os seguintes procedimentos poderão ser tomados.

3.4.1. O tópico trancado com uma mensagem padrão.

3.4.2. Uma MP enviada para o membro e o coordenador do GT com uma mensagem padrão.
Bom, todos sabemos que imprevistos acontecem, mas para controle do andamento do GT e, principalmente, para contabilizar as participações efetivas em cada GT, iremos controlar as atualizações em cada tópico. É um compromisso do membro com o grupo manter seu tópico atualizado dentro de um GT.

Isso evitará montagens largadas às moscas e também facilitará a identificação de Coordenadores pouco participativos, uma vez que montagens sem atualizações devem ser trancadas pelos Coordenadores, e se não forem, os Moderadores e Conselheiros às identificarão e o coordenador será avisado.

3.6. As montagens só poderão ser movida para O QUE ESTOU MONTANDO após o encerramento do GT ou durante o processo de renovação.

3.6.1 Nos GTs especiais onde não há prazo de duração, as montagens poderão ser movidas após 6 meses da abertura do tópico.
Essa mudança reforça o compromisso com o GT, uma vez inscrito só será liberado do GT após o seu encerramento. Dessa forma o inabilita a fundar novos GTs sem finalizar os já inscritos, como descrito no Item 1.2.1.



Sobre Renovação de GT

5.1. Renovação é o nome dado ao GT que, após a data prevista de encerramento de inscrições, atingiu os mínimos necessários para a criação de um GT, de acordo com o Item 1.2.

5.2. A decisão para Renovação não poderá inicia-se antes de 1 (um) mês do encerramento do GT.
Com a nova regra não haverá mais prorrogações, apenas renovações. Eram termos que causavam confusão e agora fica mais claro como deve ser renovado.

GTs de sucesso podem ser mantidos vivos por meses e até anos, só depende do número de participações e inscrições.

5.3. O prazo para a nova data de encerramento obedece o mesmo critério do Item 2.2.

5.4. As montagens em andamento no GT, desde que não consideradas abandonadas conforme Item 3.4, podem ser automaticamente contabilizadas como voto a favor da Renovação.

5.5. Novas inscrições serão aceitas seguindo o descrito no Item 1.2.2.
Para que a renovação seja feita é necessário que o número de montagens em andamento, não abandonadas, e novas inscrições somem valor igual ou maior que a quantidade mínima necessária já conhecidas do Item 2.2.

Além disso, não há impedimento nenhum para novas inscrições em GT, segundo o Item 1.2.2., facilitando assim sua renovação por mais 6 meses.


Finalmente, as Regras Gerais para GTs pode ser acessada no link abaixo, peço que todos as leiam com atenção.
http://www.plastibrasil.com/viewtopic.php?f=30&t=355


Esperamos que todos se divirtam nos novos GTs que virão, que a criação de um GT seja uma festividade e que a conclusão da montagem seja um prêmio para todos e um troféu para o membro!

Estamos abertos a dúvidas, sugestões e críticas.
Uma nova avaliação e revisão das regras está prevista para o próximo ano, mas se necessário poderá ser antecipada.

Um forte abraço a todos e boas montagens!
Inté!
Avatar do usuário
Hartmann
Super Membro
Mensagens: 6841
Registrado em: 26 Jul 2012, 23:07
Nome: Alexandre Fontoura
Localização: Manaus - Amazonas
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Anúncio das Novas Regras para GTs

Mensagem por Hartmann »

Gostei! :thumbup:

Agora, deixa eu tocar minha montagem lá no GT 00, pois acho que fui um dos poucos que comecei aqui no PlastiBrasil com montagens em vários GTs, sem ter começado com um modelo inscrito no GT 00... :mrgreen:
Hartmann
Alexandre Fontoura
Manaus - AM
Avatar do usuário
overdark999
Super Membro
Mensagens: 2113
Registrado em: 26 Abr 2013, 14:30
Nome: Milton Soares
Localização: São Paulo
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Anúncio das Novas Regras para GTs

Mensagem por overdark999 »

Achei interessante as regras novas.
Mas to com uma duvida. Vou tomar meu proprio caso como padrao para esclarecimento.

O fato de uma membro não poder ser fundador de um GT se ele ja estiver em mais de 2 GTs em atividade não acaba restringindo um pouco a possibilidade de participação ?
Digo isso por minha causa e de outros como o Senhor da montagens HArtmann. Eu mesmo estou com varios projetos em aberto, todos sendo feitos , cada um a seu passo, mas com uma atualização semanal pelo menos em TODOS eles.
E isto acaba tirando um pouco de poder de participação.

Neste momento estou me inscrevendo em pelo menos mais 4 GTs , e tenho plena capacidade de fazer estes 4 modelos extras.
Ate entendo o motivo desta regra e acho ela justa, mas ( ainda que não saiba exatamente como implementar ) deveria haver excessoes nela.

Como poderiamos tentar fazer um ajuste nisso?
Avatar do usuário
Galttar
Conselheiro
Mensagens: 8490
Registrado em: 10 Jun 2012, 22:15
Nome: Artur Barbosa
Localização: Santa Rita do Sapucaí - MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: UH-1C Huey Hog - Revell 1/48 GT 36 - Marines - Montagem: HV-22A Osprey - ESCI - 1/72
 
GTs em Andamento:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Libyan МиГ-23MF Flogger-B - Trumpeter 1/48 GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14A - Hasegawa 1/48
 

Re: Anúncio das Novas Regras para GTs

Mensagem por Galttar »

Hartmann escreveu:Gostei! :thumbup:

Agora, deixa eu tocar minha montagem lá no GT 00, pois acho que fui um dos poucos que comecei aqui no PlastiBrasil com montagens em vários GTs, sem ter começado com um modelo inscrito no GT 00... :mrgreen:
Grande Hartmann, você foi citado várias vezes e muito cuidado foi tomado para não prejudicar suas participações.

Por sorte eu inscrevi meu Huey no GT00!

Abraço amigo.

Enviado do meu Atari via RS232 a 9600bps
Avatar do usuário
Galttar
Conselheiro
Mensagens: 8490
Registrado em: 10 Jun 2012, 22:15
Nome: Artur Barbosa
Localização: Santa Rita do Sapucaí - MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: UH-1C Huey Hog - Revell 1/48 GT 36 - Marines - Montagem: HV-22A Osprey - ESCI - 1/72
 
GTs em Andamento:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Libyan МиГ-23MF Flogger-B - Trumpeter 1/48 GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14A - Hasegawa 1/48
 

Re: Anúncio das Novas Regras para GTs

Mensagem por Galttar »

overdark999 escreveu:Achei interessante as regras novas.
Mas to com uma duvida. Vou tomar meu proprio caso como padrao para esclarecimento.

O fato de uma membro não poder ser fundador de um GT se ele ja estiver em mais de 2 GTs em atividade não acaba restringindo um pouco a possibilidade de participação ?
Digo isso por minha causa e de outros como o Senhor da montagens HArtmann. Eu mesmo estou com varios projetos em aberto, todos sendo feitos , cada um a seu passo, mas com uma atualização semanal pelo menos em TODOS eles.
E isto acaba tirando um pouco de poder de participação.

Neste momento estou me inscrevendo em pelo menos mais 4 GTs , e tenho plena capacidade de fazer estes 4 modelos extras.
Ate entendo o motivo desta regra e acho ela justa, mas ( ainda que não saiba exatamente como implementar ) deveria haver excessoes nela.

Como poderiamos tentar fazer um ajuste nisso?
Fala doutor!

Nada impede a participação em vários GTs e com várias montagens.

Só que para fundar um novo GT é necessário estar participando de menos de dois GTs, mas pode ter mais de uma montagem no GT participado.

Ou seja, se você estiver participando de dois ou mais GTs, entrará como Inscrito no novo e não como fundador. Assim que o GT for criado, poderá abrir normalmente o tópico e participar desse novo GT!

Enviado do meu Atari via RS232 a 9600bps
Avatar do usuário
Hartmann
Super Membro
Mensagens: 6841
Registrado em: 26 Jul 2012, 23:07
Nome: Alexandre Fontoura
Localização: Manaus - Amazonas
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Anúncio das Novas Regras para GTs

Mensagem por Hartmann »

galttar escreveu:
Hartmann escreveu:Gostei! :thumbup:

Agora, deixa eu tocar minha montagem lá no GT 00, pois acho que fui um dos poucos que comecei aqui no PlastiBrasil com montagens em vários GTs, sem ter começado com um modelo inscrito no GT 00... :mrgreen:
Grande Hartmann, você foi citado várias vezes e muito cuidado foi tomado para não prejudicar suas participações.

Por sorte eu inscrevi meu Huey no GT00!

Abraço amigo.

Enviado do meu Atari via RS232 a 9600bps
Galttar,
Obrigado por terem considerado meu empenho nas participações nos diversos GTs. :lol:
Avaliando com calma as regras completas, que acabei de ler, percebi o quanto o conselho foi justo e, ao mesmo tempo, procurou resolver o problema de baixa conclusão de alguns GTs. Repito aqui o exemplo do GT 23, dos aviões de combate noturno, que tinha tudo para ser um GT de sucesso, mas teve participação abaixo do esperado. :cry:
Por outro lado, mesmo querendo muito, minha capacidade de montagens simultâneas está quase que esgotada e, antes mesmo da edição das novas regras, eu já havia tomado a decisão de não abrir novos tópicos além dos que já estou inscrito sem antes terminar a maior parte das montagens atuais. Minha intenção é terminar o meu digrama inscrito no GT 00 até o prazo de setembro, quando o tópico completa um ano, para poder ficar com uma média de seis a oito GTs com montagens em paralelo, sempre com o cuidado de postar as atualizações semanais. :thumbup:

Agora, voltando às novas regras, precisa de uma revisão lá, pois passaram alguns errinhos. O item 7.3.1, por exemplo, não existe. Imagino que deva ter sido suprimido, mas as referências a ele permanecem. Do mesmo modo, do item 7.3, pulou-se para o 7.5. O item 7.4 sumiu, acho que junto com o 7.3.1... :pensando:

No mais, como disse, achei as novas regras muito boas. Simplificou bastante, sem mexer com a liberdade de criação de GTs e a inscrição dos membros nos mesmos, apenas cobrando de cada um um mínimo de compromisso com os GTs de que participa. Gostei muito mesmo! :thumbup:
Hartmann
Alexandre Fontoura
Manaus - AM
Avatar do usuário
Hartmann
Super Membro
Mensagens: 6841
Registrado em: 26 Jul 2012, 23:07
Nome: Alexandre Fontoura
Localização: Manaus - Amazonas
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Anúncio das Novas Regras para GTs

Mensagem por Hartmann »

galttar escreveu:
overdark999 escreveu:Achei interessante as regras novas.
Mas to com uma duvida. Vou tomar meu proprio caso como padrao para esclarecimento.

O fato de uma membro não poder ser fundador de um GT se ele ja estiver em mais de 2 GTs em atividade não acaba restringindo um pouco a possibilidade de participação ?
Digo isso por minha causa e de outros como o Senhor da montagens HArtmann. Eu mesmo estou com varios projetos em aberto, todos sendo feitos , cada um a seu passo, mas com uma atualização semanal pelo menos em TODOS eles.
E isto acaba tirando um pouco de poder de participação.

Neste momento estou me inscrevendo em pelo menos mais 4 GTs , e tenho plena capacidade de fazer estes 4 modelos extras.
Ate entendo o motivo desta regra e acho ela justa, mas ( ainda que não saiba exatamente como implementar ) deveria haver excessoes nela.

Como poderiamos tentar fazer um ajuste nisso?
Fala doutor!

Nada impede a participação em vários GTs e com várias montagens.

Só que para fundar um novo GT é necessário estar participando de menos de dois GTs, mas pode ter mais de uma montagem no GT participado.

Ou seja, se você estiver participando de dois ou mais GTs, entrará como Inscrito no novo e não como fundador. Assim que o GT for criado, poderá abrir normalmente o tópico e participar desse novo GT!

Enviado do meu Atari via RS232 a 9600bps
No espírito de colaborar, mais uma vez, talvez fosse o caso de dar uma revisada na regra, para deixar ela mais clara. Sua explicação para o Milton agora a deixou bem mais explicita. :thumbup:
Hartmann
Alexandre Fontoura
Manaus - AM
Avatar do usuário
Galttar
Conselheiro
Mensagens: 8490
Registrado em: 10 Jun 2012, 22:15
Nome: Artur Barbosa
Localização: Santa Rita do Sapucaí - MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: UH-1C Huey Hog - Revell 1/48 GT 36 - Marines - Montagem: HV-22A Osprey - ESCI - 1/72
 
GTs em Andamento:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Libyan МиГ-23MF Flogger-B - Trumpeter 1/48 GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14A - Hasegawa 1/48
 

Re: Anúncio das Novas Regras para GTs

Mensagem por Galttar »

Obrigado Hartmann, vou revisar esses itens.

No caso da criação dos GTs é como se cada membro tivesse duas fichas para apostar na criação de um GT, aposta no que mais o atrai. Depois da participação a ficha volta para ele apostar em outro.

Com isso, o membro dará mais atenção aos GTs participados antes de procurar criar outro.

Abraço.

Enviado do meu Atari via RS232 a 9600bps
Avatar do usuário
Hartmann
Super Membro
Mensagens: 6841
Registrado em: 26 Jul 2012, 23:07
Nome: Alexandre Fontoura
Localização: Manaus - Amazonas
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Anúncio das Novas Regras para GTs

Mensagem por Hartmann »

galttar escreveu:Obrigado Hartmann, vou revisar esses itens.

No caso da criação dos GTs é como se cada membro tivesse duas fichas para apostar na criação de um GT, aposta no que mais o atrai. Depois da participação a ficha volta para ele apostar em outro.

Com isso, o membro dará mais atenção aos GTs participados antes de procurar criar outro.

Abraço.

Enviado do meu Atari via RS232 a 9600bps
Perfeito! :thumbup:
Hartmann
Alexandre Fontoura
Manaus - AM
Avatar do usuário
otto nielsen
Membro
Mensagens: 525
Registrado em: 15 Fev 2014, 08:03
Nome: Otto Nielsen
Localização: Caicó - RN e Rio de Janeiro - RJ
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Anúncio das Novas Regras para GTs

Mensagem por otto nielsen »

Como o amigo Hartman já disse.
Acho que as novas regras só vieram a acrescentar... e não prejudicaram em nada as participações, apenas colocaram critérios para criação de milhões de temáticas semelhantes e simultaneas.. tendo que o pessoal dar uma olhada e se enquadrar nos existentes.. ótimo..

Sou novo no fórum, mas tenho percebido que muitos moderados de Gts estão bem atarefados.. digo isto pois tenho algumas montagens concluídas, dais quais já informei a conclusão.. inclusive via MP e ainda consta como aberta... e lendo aqui vi que tem de outras pessoas.. acho que isto poderia ser mais dinamico..

Como contribuição em outras áreas... sinto que falta um local para comparativo de modelos.. pois temos diversos reviews e quase todos fabricantes de um determinando modelo aquino forum.. mas ninguem parou para comparar um com os ouros e ajudar nas compras futuras... acho que um sistema simples de notas.. do tipo: qualidade, acabamento, facilidade de encaixe com escala de 1-5 para um modelo tipo c-130 hercules.. abre-se os fabricantes.. e todos podem dar as notas... de modo que rapidamente quem procura um modelo específico.. pode saber o que vem num kit ou não...

O mesmos para as montagens dentro de um GT... acho que terminadas,, podiam ser postas a votação das melhores montagens.. em quesitos: acabamento, técnicas, scrath... com respectivos diplomas diferenciados.. é uma outra forma de parabenizar o espero nas montagem....colocando um pouco de campeonato na história.. valorizando o avanço de todos no hobby... mas mantendo a diplomação da montagem...

estas são algumas ideias para manter o forum mais interativo...
abrs!!!
Att.,
Otto Araujo Nielsen
Trancado

Voltar para “Grupos Temáticos em Andamento”