Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

[Sugestão]edição wiki-PlastiBrasil

Fórum dedicado aos Grupos Temáticos que estão em linha de montagem.

Moderador: Moderadores GT

Avatar do usuário
Hugo
Membro
Mensagens: 199
Registrado em: 01 Jan 2014, 04:08
Nome: Hugo
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

[Sugestão]edição wiki-PlastiBrasil

Mensagem por Hugo »

Sugiro a criação de uma sub-seção no fórum, específica para a criação de tópicos com conhecimento a ser colocado na wiki PlastiBrasil. Um tópico fixo, com tutorial de como a seção funciona e como editar a wiki*.

Funcionaria assim: Alguem cria um tópico dizendo, por exemplo:
Máscara líquida
Na primeira mensagem, a sugestão inicial de texto e entradas:
Informações a serem inseridas no caminho WIKI -> MATERIAIS(A SER CRIADO) -> Máscara Liquida.

Subseções:
Descrição: Material liquido usado para mascaramento, que endurece após algum tempo, permitindo proteger as camadas inferiores de tinta sendo retirado no final da pintura como uma película plástica.

Fabricantes: Maskol da Humbrol, não-sei-se-tem-isso da Tamiya, etc

Alternativas: Produto não-lembro-o-nome da corfix, encontrado em casas de artesanato.
E todos poderiam sugerir mudanças no texto, nas seções, acrescentar fabricantes, materiais alternativos e tudo o mais necessário.

Entre as sugestões alguém iria perguntar, ou dizer, que isso ficaria melhor na parte de ferramentas da bancada. Assim a entrada ficaria na área mais correta, por assim dizer.

No fim, depois de certo tempo de discussão, o criador do tópico iria inserir as informações anotadas por todos os que contribuíram e também o link para o tópico que originou aquela determinada entrada. Ou alguém iria, depende de todos de qualquer forma.

Assim, acho, teríamos mais informações lá pois cada um de nós iria gastar alguns minutos acrescentando detalhes, e não horas correndo atrás de tudo. E sei que muitos aqui tem boa vontade de fazer mas não tem o tempo necessário.

Depois de criar a entrada, tranca o tópico pois fica como é hoje, em que todo mundo pode editar.

Sim, tenho certeza que alguns nunca iriam sugerir pra não ter o trabalho de acompanhar a discussão, editar o texto e inserir no site. Mas, sei também, que muitos fariam isso com muito boa vontade.

Outra sugestão, como incentivo: Criar um selo especial, como aqueles dos GTS abaixo do nome, com o título de Editor Wiki PlastiBrasil. Válido àqueles que criaram o tópico, viram a montagem das informações e concluíram editando o(a) wiki. Como um GT de montagem mesmo.

Um selo apenas, um pra cada tópico poderia ficar pesado em alguns casos :rir_muito:

*Tutorial pra evitar o que eu quase fiz, que foi basicamente apagar tudo o que está dentro de ferramentas da bancada. :oops: :oops: :oops:
Voltando à ativa, mas em ritmo de carnaval.
Avatar do usuário
Hugo
Membro
Mensagens: 199
Registrado em: 01 Jan 2014, 04:08
Nome: Hugo
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: [Sugestão]edição wiki-PlastiBrasil

Mensagem por Hugo »

Acho que vou colocar essa sugestão como sugestão de GT, o GT-wiki. Acho que com as mesmas regras de GT.

Algum moderador pode fazer a gentileza de transferir pra la?
Voltando à ativa, mas em ritmo de carnaval.
Avatar do usuário
Sekiji
Conselheiro
Mensagens: 6898
Registrado em: 02 Jun 2012, 20:08
Nome: Rúben Sekiji Negrão Doi
Localização: Curitiba, PR
Agradeceu: 29 vezes
Curtiram: 25 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: A-4M Skyhawk MB Hasegawa 1/48 GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F4-E Phantom Fujimi 1/48 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: Texan T-6 Ocidental 1/48 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: Mirage 2000 C Especial Edition - Eduard - 1/48 GT 05 - Modelos Famosos - Montagem: SR-71 Blackbird - Testors - 1/48 GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: Sabre F-86 "The Huff" - Academy - 1/48 (2012) GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: MiG 23 ML - Trumpeter - 1/48 (2014) GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Илью́шин Ил-2 - IL-2 Sturmovik - Accurate Miniatures - 1/48 GT 23 - Aviões de Combate Noturno WWII - Montagem: Junkers Ju88 C-6 Zerstorer - Dragon -  1/48 GT 35 - Stealth (Modo Furtivo) - Montagem: F-22 - Hasegawa - 1/48 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Fockewulf fw 190A3 - Tamiya - 1/48 GT 40 - Royal Air Force (RAF) - Montagem: English Electric Lightning F.2A - Airfix - 1/48 GT 46 - Guerra ao Terror - Montagem: US Navy E2C Hawkeye 2000 - Kinetic - 1/48 GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14 D - Grim Reapers - Hasegawa 1/48 GT 73 - F-16 Viper - Montagem: F-16 C "Barak" - Tamiya - 1/48 GT 80 - Forças Aéreas Desconhecidas - Montagem: MiG 29 Ukranian Digital Camouflage -  Great Wall Hobby - 1/48 GT 89 - Países Nórdicos - Montagem: Saab J-35 "Draken" 1/48 - Eduard GT 94 - Plasti*Brasil 10 Anos - Montagem: Grumman Prowler EA-6B 1/48
 
GTs em Andamento:
GT 28 - Kriegsmarine - Montagem: U-Boat Type VII C/41 - Revell - 1/350 GT 93 - Pendurados no Pincel 2 - A revanche da Acrilex - Montagem: Aragorn 1/8 Gambody (Impressão 3D) GT 95 - Esquadrilhas de Demonstração - Montagem: Red Arrows Hawk T1A - Italeri - 1/48
 

Re: [Sugestão]edição wiki-PlastiBrasil

Mensagem por Sekiji »

feito! :thumbup:
Imagem
“Wisdom is the right use of knowledge. To know is not to be wise. Many men know a great deal, and are all the greater fools for it. There is no fool so great a fool as a knowing fool. But to know how to use knowledge is to have wisdom. " Charles Spurgeon
Avatar do usuário
Galttar
Conselheiro
Mensagens: 8490
Registrado em: 10 Jun 2012, 22:15
Nome: Artur Barbosa
Localização: Santa Rita do Sapucaí - MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: UH-1C Huey Hog - Revell 1/48 GT 36 - Marines - Montagem: HV-22A Osprey - ESCI - 1/72
 
GTs em Andamento:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Libyan МиГ-23MF Flogger-B - Trumpeter 1/48 GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14A - Hasegawa 1/48
 

Re: [Sugestão]edição wiki-PlastiBrasil

Mensagem por Galttar »

Hugo, acho que pode dar certo sim.
Fica estranho falar que é um Grupo Temático, mas poderíamos usar a infra dos GTs e criar em GT Especiais ou ainda criar uma mova estrutura de sub-tópicos com a mesma funcionalidade do GT.

Vamos ver o que o pessoal acha disso.
Avatar do usuário
Rodrigo Stulzer
Membro
Mensagens: 204
Registrado em: 18 Mar 2014, 12:03
Nome: Rodrigo Stulzer
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: [Sugestão]edição wiki-PlastiBrasil

Mensagem por Rodrigo Stulzer »

Sou novo aqui, então não sei se a pergunta é pertinente: porque não editar diretamente no wiki? Todos os que tem cadastro no fórum não tem permissão de editar a wiki?

Wiki, pelo que sempre vi funcionam bem quanto mais abertas forem. Quanto mais demorar para editar, inserir as coisas, pior. Pode até ter algo errado lá, mas com muitos "olhos" isso logo é corrigido.

E já existe um material muito rico no próprio fórum, das discussões em geral. Eu acho que quando alguém ver uma resposta interessante, dentro de um tópico, poderia copia-la diretamente para a wiki.

Abraços!
Avatar do usuário
Galttar
Conselheiro
Mensagens: 8490
Registrado em: 10 Jun 2012, 22:15
Nome: Artur Barbosa
Localização: Santa Rita do Sapucaí - MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: UH-1C Huey Hog - Revell 1/48 GT 36 - Marines - Montagem: HV-22A Osprey - ESCI - 1/72
 
GTs em Andamento:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Libyan МиГ-23MF Flogger-B - Trumpeter 1/48 GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14A - Hasegawa 1/48
 

Re: [Sugestão]edição wiki-PlastiBrasil

Mensagem por Galttar »

Rodrigo, o Wiki já é aberto a edição, se não me engano. A ideia de fazer aqui dentro é para incentivar o pessoal e promover a evolução do WiKi.

Aqui dentro, se o participante abrir um tópico e levar até o final ele irá ganhar um troféu pela edição.

Abraço.

Enviado do meu Atari via RS232 a 9600bps
Avatar do usuário
Hugo
Membro
Mensagens: 199
Registrado em: 01 Jan 2014, 04:08
Nome: Hugo
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: [Sugestão]edição wiki-PlastiBrasil

Mensagem por Hugo »

Rodrigo Stulzer escreveu:Sou novo aqui, então não sei se a pergunta é pertinente: porque não editar diretamente no wiki? Todos os que tem cadastro no fórum não tem permissão de editar a wiki?
Na verdade essa discussão nasceu justamente por que isso não está sendo feito. Todo mundo pode editar, eu mesmo quase apaguei tudo uma noite hehehe, mas isso não tem sido feito.

A idéia foi de colocar como GT, ou algo muito próximo a um, pra incentivar o pessoal a fazer um esforço coletivo no sentido de colocar mais informações. Acredito que será mais efetivo e essa informação pode ajudar muito, especialmente os novatos como nós. O troféu é uma maneira de "recompensar" o esforço.
Rodrigo Stulzer escreveu: E já existe um material muito rico no próprio fórum, das discussões em geral. Eu acho que quando alguém ver uma resposta interessante, dentro de um tópico, poderia copia-la diretamente para a wiki.
Concordo, mas isso não acontece hoje e não vejo maneira mais fácil de alterar. Depende de esforço pessoal, que poucos fazem, seja por falta de tempo, de vontade ou qualquer outro motivo pessoal.

Por outro lado, se houver um esforço coletivo muitos vão ajudar, pois não precisam fazer o trabalho todo.
galttar escreveu:Hugo, acho que pode dar certo sim.
Fica estranho falar que é um Grupo Temático, mas poderíamos usar a infra dos GTs e criar em GT Especiais ou ainda criar uma mova estrutura de sub-tópicos com a mesma funcionalidade do GT.
Foi (mais ou menos) o que pensei. Criar uma subseção poderia resolver, mas vez que o esforço seja encerrado o fórum teria uma seção morta. Como GT isso não acontece, pois tem data de validade. E a medalha pode ser um esforço maior no incentivo aos participantes.
Voltando à ativa, mas em ritmo de carnaval.
Avatar do usuário
Gui Monteiro
Membro
Mensagens: 400
Registrado em: 16 Jan 2014, 08:14
Nome: Guilherme N. Monteiro
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:

Re: [Sugestão]edição wiki-PlastiBrasil

Mensagem por Gui Monteiro »

Curti essa ideia do gt, Faria o pessoal querer levar até o fim.
Na bancada: nada....
Na espera para montar: nada tbém....

Pia da cozinha: chapada de coisa...
Avatar do usuário
Arturius
Super Membro
Mensagens: 1849
Registrado em: 23 Jun 2012, 03:16
Nome: Artur Vicente Geronazzo
Localização: Curitiba/PR
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 54 - RAAF - Royal Australian Air Force - Montagem: F/A-18 Hornet - Italeri - 1/48
 
GTs em Andamento:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: CAPITAO AMERICA - Polar Lights GT 40 - Royal Air Force (RAF) - Montagem: Spitfire MK II - Douglas Bader - Revell 1/48 GT 40 - Royal Air Force (RAF) - Montagem: Merlin HC3 - Airfix - 1/48 GT 56 - Pick up´s e Caminhões - Montagem: Chevy Sport Pick-up - Monogram - 1/24
 

Re: [Sugestão]edição wiki-PlastiBrasil

Mensagem por Arturius »

Eu confesso que ainda estou um pouco confuso, mas vou ajudar de qualquer jeito, assim que tiver um tempinho tenho algumas informações para subir. :ugeek:
Imagem"Uma nova jornada! Oss!"
Avatar do usuário
Rodrigo Stulzer
Membro
Mensagens: 204
Registrado em: 18 Mar 2014, 12:03
Nome: Rodrigo Stulzer
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: [Sugestão]edição wiki-PlastiBrasil

Mensagem por Rodrigo Stulzer »

Eu ajudo também!
Responder

Voltar para “Grupos Temáticos em Andamento”