Master-Model

Próximos Eventos Programados:


[Expositor]  U.S.S. Bon Homme Richard - Revell 05113 - 1/132

Fórum dedicado aos modelos de Naval que se encontram na linha de montagem.

Moderador: Moderadores Naval

Avatar do usuário
anselmoasa
Novato
Mensagens: 24
Registrado em: 02 Jun 2017, 22:07
Nome: Anselmo da Silva Augusto
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

U.S.S. Bon Homme Richard - Revell 05113 - 1/132

Mensagem por anselmoasa »

Abaixo os links para os álbuns com as fotos da construção e do modelo finalizado. Utilizei tintas acrílicas Revell, Humbrol e Vallejo além de pigmentos e giz pastel seco para o envelhecimento. Nas fotos concluídas mais recentes já dá para observar que troquei as bandeiras de decalque por tecido bordado. Vale a pena dar uma olhada e espero que gostem.

Link para o álbum de fotos do modelo finalizado:
https://goo.gl/photos/W1H17AVZBner99QN7


Link para o álbum de fotos da construção:
https://goo.gl/photos/1BwdmvERPDm8Eifa9


Duas fotos abaixo para ter uma ideia dos resultados. Nos álbuns há fotos com bem mais detalhes.


Imagem
Imagem
Editado pela última vez por anselmoasa em 07 Jun 2017, 21:48, em um total de 4 vezes.
Abraços
Anselmo S.A.
Na bancada: Delorean Back to the Future Polar Lights
Imagem
Avatar do usuário
Andre L B Ferro
Super Membro
Mensagens: 9781
Registrado em: 08 Jun 2012, 12:17
Nome: Andre Ferro
Localização: Santos/SP - BRASIL
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: U.S.S. Bon Homme Richard - 1/132 - Revell 05113

Mensagem por Andre L B Ferro »

Muito legal, Anselmo.
Tenho inveja de quem consegue ter a paciência necessária para esse cordoamento nessas caravelas.
Parabéns !
Abçs
André

NA BANCADA

Imagem
Avatar do usuário
Raphael Vital
Membro
Mensagens: 888
Registrado em: 10 Jul 2012, 09:06
Nome: Raphael Vital Mello
Localização: São João Nepomuceno - MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 5 vezes

Re: U.S.S. Bon Homme Richard - 1/132 - Revell 05113

Mensagem por Raphael Vital »

Preciosíssimo trabalho! Parabéns!
Também penso o mesmo que o André... haja paciência.

Que venham os próximos

Abração
Raphael
Legal é tacar fogo na ponta do aerógrafo cheio de thinner.....
R.R=1 (I'll love you ForEver!)
Avatar do usuário
Katchenga
Acabei de Chegar
Mensagens: 2
Registrado em: 09 Set 2017, 22:45
Nome: MARCELO BARBOSA DA SILVA
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: U.S.S. Bon Homme Richard - Revell 05113 - 1/132

Mensagem por Katchenga »

Olá anselmoasa sou novo por aqui e também no hobby , comprei um kit igual o seu , vai ser o meu primeiro , gostaria de algumas dicas,por exemplo sobre o envelhecimento das velas e do casco , agradeço, parabéns pela montagem ficou show
Avatar do usuário
anselmoasa
Novato
Mensagens: 24
Registrado em: 02 Jun 2017, 22:07
Nome: Anselmo da Silva Augusto
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: U.S.S. Bon Homme Richard - Revell 05113 - 1/132

Mensagem por anselmoasa »

Katchenga, iria lhe mandar mensagem particular, mas ainda não posso (pq estou a pouco tempo no fórum). Portanto irei responder por aqui mesmo. Bem, qualquer dúvida específica é só dizer por aqui, que respondo.
Antes de mais nada, eu sugiro que você assista a vídeos do YouTube referentes a plastimodelismo. Se você for fluente em Inglês, melhor, pois há muito mais material nessa língua. Caso contrário, não se preocupe, há uma boa quantidade de vídeos em português. Procure, além de plastimodelismo (`plastic model building`) em si, dicas de envelhecimento (`weathering model`) e pintura com pincel e aerógrafo (`airbrush`).
Falando em aerógrafo, recomendo, se você for entrar de cabeça nesse hobby, que compre um. Os resultados são excelentes, tornando a pintura profissional. No começo é um pouco complicado se acostumar com a ferramenta, mas vale o investimento.
Já referente ao envelhecimento, recomendo que leia (ou veja vídeos) a respeito do assunto antes de botar a mão na massa. É necessário que conheça boa parte das técnicas utilizadas.
Bem, focando nesse meu modelo.
- Pintura: Como pintura eu usei tintas acrílicas revell, gunze e vallejo. Boa parte compradas no exterior. Pintei quase todo o barco com aerógrafo. Os detalhes foram pintados com pincel 3/0 toray da condor sintético. Atualmente abandonei os pinceis sintéticos por `pelo de marta`. Os pinceis de origem animal são mais caros, porém MUITO mais duráveis e apresentam melhores resultados. De qualquer forma, tenha em mente que os detalhes desse barco devem ser pintados com pinceis muito pequenos, geralmente de dois ou mais `zeros` (00 3/0 5/0 10/0). Verá que o texto da placa e os detalhes dourados são minúsculos. Tenha paciência, se borrar, não se estresse, pinte por cima o borrado. Faça isso 10x vezes se for preciso.
- Montagem e colagem: nada demais nesse kit. Só tome MUITO cuidado quando for juntar as duas metades do casco para não vazar cola e borrar o rosto da `musa inspiradora`. As velas adoram ficar descolando tb. Paciência.
- Envelhecimento do barco (exceto as velas): O casco foi envelhecido com pigmento cor 'argila verde' diluído em um solvente especial (humbrol decal fix). Dá para diluir em água, mas na hora de envernizar você corre o risco do verniz tirar ou borrar todo o envelhecimento. O restante do barco barco foi envelhecido com pigmentos cor `areia` e `argila escura`, usando o mesmo diluente. Já as saídas dos canhões foram envelhecidas com pigmento cor `preta` passada com o dedo e seco (sem diluir em nenhum líquido), dando a impressão de fuligem. Alguns pontos metálicos (canhões, âncora, etc), foram envelhecidos aplicando-se pigmento ferrugem sobre uma camada grossa de verniz. Todo o conjunto foi envernizado utilizando-se aerógrafo e um verniz Acrílico Toque de Seda da True Colors. Verá que o barco é todo acetinado (lembrando madeira envernizada), portanto o verniz utilizado manteve o brilho de seda. Tem um kit da revell com boa parte dos pigmentos importantes utilizados em envelhecimentos desse tipo: `Conj WEATHERING SET (6 Pigmentos) - Revell - 39066`.
- Envelhecimento da placa com texto e das velas: Utilizei a técnica do giz pastel seco. Usei um kit bem baratinho (dentro dos padrões de giz pastel seco) e de qualidade média: 'Giz Pastel Seco 24 Cores Da Reeves'. Agora estou usando outros, mas esse é muito bom para começar. Basicamente, você pega o giz e raspa ele fazendo uma 'farinha', ou melhor, cria um pigmento em pó. Eu escolhi gizes e fiz pigmentos deles nas cores preto, marrom escuro, marrom claro, bege, amarelo ocre e amarelo. Após isso, eu esfreguei com os dedos os pigmentos (secos mesmo), passando cores mais escuras nas bordas e gradativamente cores mais claras no meio. O importante é fazer um gradiente bem suave do mais escuro para o mais claro. Cuidado com as cores muito extremas (preto e amarelo), use-as com muita moderação. No final envernizei passando com o aerógrafo um verniz fosco.
- Cordas: A parte mais chata. O importante é sempre manter as cordas bem esticadas, para dar 'rigidez' aos mastros e trazer um aspecto realístico. Eu usei duas pinças de precisão (você acha em locais que vendem materiais cirúrgicos) para me ajudar a passar as cordas, segurar os pontos de nó e dar o nó em si. Usei também aqueles passa-fio-dental (acha em mercado ou farmácia). Algumas vezes precisei da ajuda de uma terceira ou quarta mão (sim, terá que incomodar a esposa um pouquinho, rs).

Abraços e boa sorte
Abraços
Anselmo S.A.
Na bancada: Delorean Back to the Future Polar Lights
Imagem
Avatar do usuário
Katchenga
Acabei de Chegar
Mensagens: 2
Registrado em: 09 Set 2017, 22:45
Nome: MARCELO BARBOSA DA SILVA
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: U.S.S. Bon Homme Richard - Revell 05113 - 1/132

Mensagem por Katchenga »

Puxa anselmoasa nem sei como te agradecer pela atenção e todas explicações bem detalhadas, obrigado mesmo ,no manual do kit eles indicam para usar tintas esmalte mais andei pesquisando bastante e vi que a tinta Acrílica é bem mais fácil de trabalhar principalmente para alguém que está começando como eu , Mas estou bem empolgado para começar e conto com suas dicas aqui e de outros usuários que se disporem a me ajudar , eu vou ir postando aqui o meu progresso valeu pelas explicações vai me ajudar bastante para iniciar um abraço e até breve!
Responder

Voltar para “Naval”