Master-Model

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

[Expositor]  Rolls Royce Phanton II - Italeri - 1/24

Fórum dedicado aos modelos de Veículos que se encontram na linha de montagem.

Moderador: Moderadores Veículos

Avatar do usuário
sergiopla
Membro
Mensagens: 936
Registrado em: 29 Mar 2013, 20:46
Nome: Sergio Luiz Cordeiro
Localização: Curitiba/PR
Agradeceu: 0
Curtiram: 4 vezes

Re: Rolls Royce Phanton II - Italeri - 1/24

Mensagem por sergiopla »

Olá amigos.
Refiz a pintura cromo das calotas e outras peças. Passei um primer cinza antes, depois o preto brilhante, esperei algumas horas e fiz o cromo. O resultado ficou igual da primeira vez. Não gostei - ficou bem ruim mesmo. Muito pior que o cromo original. O detalhe do 'RR' no radiador quase sumiu com tanta tinta. Vai ficar assim agora, até porque a tinta quase acabou.
Não vou mais mexer com tinta cromo por um bom tempo. :raiva:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Só encaixei as rodas no chassi. Talvez não fique tão ruim na visão do conjunto.
Imagem
Imagem
Imagem

Agora vamos para pinturas mais interessantes, com cores e tintas normais e o verniz que já estou acertando a mão.
visite meu blog e veja minha coleção completa ==> http://sergiolcmodelista.blogspot.com.br

Imagem
Avatar do usuário
pabloaantunes
Super Membro
Mensagens: 2078
Registrado em: 07 Dez 2016, 16:25
Nome: Pablo Antunes
Localização: Jundiaí/SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 2 vezes

Re: Rolls Royce Phanton II - Italeri - 1/24

Mensagem por pabloaantunes »

sergiopla escreveu:
pabloaantunes escreveu:Fala Sérgio!

Sobre o cromo, faço assim. Uso preto PU Dry Colors para base. Como o preto PU é parecido com um verniz, eu deixo umas três horas para não secar totalmente e aí cromo fundir. Passo uma demão muuiiitttooo leve de cromo Dry Colors (fica preto a peça ainda), espero uns 15 min e com um pincel bem macio dou uma tirada do overspray e passo a segunda demão. É nessa hora que o cromado surgi. Se carregar demais aqui virar prata . Vou aplicando contra a luz e na hora que espelhar eu paro imediatamente.

Aí vem o lance de selar o cromo. Nesse ainda não achei a mão. Dizem que tem que esperar mais de uma semana e passar verniz a base de aguá diluído com água. Não fiz teste ainda. O verniz PU tira um pouco do brilho.

Abs
Oi Pablo,
Obrigado pelas dicas. Já tinha lido na sua outra postagem aqui mesmo logo acima da minha. Mas ainda estou errando em alguma coisa. Depois da primeira mão super leve esperei uma meia hora e passei o algodão. Quando comecei com a segunda mão já vi que não ia ficar bom. Começaram a aparer umas manchinhas em toda a peça e as outras demãos não cobriram mais.
Fala Sérgio! É verdade, já tinha dito acima.

Sobre as manchas, nunca vi acontecer e não consigo opinar.

Já sobre o efeito, uma vez o Valente comentou que obteve efeitos distintos usando a mesma técnica, o que faz crer que a qualidade do plástico pode alterar o resultado.

De toda forma, o cromo precisa de prática e testes, o que venho fazendo sempre que posso.

Abs.
Avatar do usuário
pabloaantunes
Super Membro
Mensagens: 2078
Registrado em: 07 Dez 2016, 16:25
Nome: Pablo Antunes
Localização: Jundiaí/SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 2 vezes

Re: Rolls Royce Phanton II - Italeri - 1/24

Mensagem por pabloaantunes »

Adicionando, da próxima vez, pinta de preto e manda verniz PU. Aí acredito que terá um resultado melhor e não aparecerá estas manchas
Avatar do usuário
Valente
Super Membro
Mensagens: 3399
Registrado em: 13 Jul 2016, 12:26
Nome: Carlos Valente Junior
Agradeceu: 0
Curtiram: 2 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: Ford 1930 Monogram 1/24 GT 26 - Carros de Fórmula - Montagem: Mclaren M23 Tamiya 1/12 GT 26 - Carros de Fórmula - Montagem: FERRARI F1 87/88 1/20 FUJIMI GT 26 - Carros de Fórmula - Montagem: Ferrari 312T 1/12 Tamiya GT 26 - Carros de Fórmula - Montagem: RED BULL RB6 1/20 Tamiya GT 26 - Carros de Fórmula - Montagem: Tyrrell P34 1/12 Tamiya GT 26 - Carros de Fórmula - Montagem: LOLA T87/50 F-3000 MODELER´S 1/20 GT 42 - Carros Americanos - Montagem: Monte Carlo Nascar 2006 Revell 1/24 GT 42 - Carros Americanos - Montagem: #48 NASCAR 1/24 Revell GT 42 - Carros Americanos - Montagem: NASCAR MONTE CARLO Comemorativo Olimpiada 1996 GT 51 - Primeira Guerra Mundial - Montagem: Sopwith Camel 1/32 Academy GT 60 - GT Ferrari - Montagem: Ferrari 126 C2 1/12 Revell GT 60 - GT Ferrari - Montagem: Ferrari F40 LM - Fujimi - 1/16 GT 61 - Anos 60 - Montagem: Ferrari 250GTO 1/24 Revell GT 71 - Carros alemães - Montagem: Porsche 917K GT 71 - Carros alemães - Montagem: Sauber Mercedes C9 1/24 Tamiya GT 74 - Duas Rodas - Montagem: Honda CB750F 1/12 Tamiya GT 74 - Duas Rodas - Montagem: Yamaha YZ250 Tamiya 1/6 GT 74 - Duas Rodas - Montagem: Honda Africa Twin 1/6 Tamiya GT 75 - Embarcações - Montagem: Cutty Sark REVELL 1/162 GT 76 - Carros Orientais - Montagem: Nissan Kure 1/24 Tamiya GT 76 - Carros Orientais - Montagem: Toyota Taka-Q 1/24 Tamiya GT 78 - Corvette - Montagem: Corvette Stingray 1/12 Doyusha GT 82 - Transportes e Serviços - Montagem: CAMINHÃO MAN F90 1/24 ITALERI GT 94 - Plasti*Brasil 10 Anos - Montagem: LAMBORGHINI LP500S 1/12 DOYUSHA
 
GTs em Andamento:
GT 42 - Carros Americanos - Montagem: Ford GT40 MKII 1/12 Trumpeter GT 76 - Carros Orientais - Montagem: Toyota GT One 1/24 Tamiya GT 76 - Carros Orientais - Montagem: Honda RA273 1/12 Tamiya GT 92 - ThunderBolt (Guilherme Augusto Sorrenti) - Montagem: Supermarine Spitfire MK VIII 1/72 AZ Model
 

Re: Rolls Royce Phanton II - Italeri - 1/24

Mensagem por Valente »

As calotas pra mim ficaram bem boas, ficou mais para metal polido do que pra cromado o que eu acho que fica mais realista.
Ficou uma pequena maravilha esse chassis Sergio :clap: :thumbup:
Avatar do usuário
Rodrigo Maia
Membro
Mensagens: 532
Registrado em: 19 Out 2015, 17:03
Nome: Rodrigo Maia
Localização: Porto Alegre
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Rolls Royce Phanton II - Italeri - 1/24

Mensagem por Rodrigo Maia »

Tenho acompanhado a montagem, em relação a tinta cromo, eu desisti de usar preto PU, a tinta PU é muito grosa e as vezes pequenos detalhes acabam sumindo por baixo da tinta, sem falar que PU é uma tinta temperamental e nem sempre pega o brilho desejado e além disso tinta PU já é muito chato acertar a diluição correta para pintar um carro de verdade, para nós que usamos aerografo fica mais dificil ainda acertar a mistura e diluição correta. eu costumo usar preto poliester e depois aplico verniz bi componente por cima do preto pra dar o brilho, e depois a tinta cromo, como o Pablo citou acima, obtive resultados melhores desta forma do que com preto PU. E não aplico nenhum tipo de verniz por cima do cromo depois pra não perder o brilho, é só cuidar pra manusear as peças pintadas de cromo depois pra não tirar a tinta em contato com as mãos.
Lembrando que a tinta cromo não faz milagre, mas como aconteceu com você nesta montagem, as vezes parece que a peça não ficou como a gente esperava, mas depois de montar tudo o resultado fica bom. Isso as vezes acontece comigo, que tento fazer alguma coisa no modelo que a primeira vista não parece que ficou legal, mas depois de finalizar o kit o detalhe que não ficou tão bom acaba sumindo, pois a montagem como um todo acaba fazendo o detalhe passar despercebido. Ainda mais em carros antigos que são cheios de detalhes.
Sigo de olho
Abraço
Avatar do usuário
eloy
Super Membro
Mensagens: 1614
Registrado em: 16 Fev 2018, 15:24
Nome: Eloy Silva
Localização: joanopolis
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Rolls Royce Phanton II - Italeri - 1/24

Mensagem por eloy »

Fala Sergio também estou acompanhando a sua saga pois pretendo fazer uso dessa tinta,então estou aprendendo com vc, e pesquisando a respeito do assunto achei um tutorial de um produto nacional bem explicativo.
Reflectchrome da Welckman Ind de Tintas Ltda Me

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... czMzczMzA=

Sigo acompanhando!!!
Avatar do usuário
pabloaantunes
Super Membro
Mensagens: 2078
Registrado em: 07 Dez 2016, 16:25
Nome: Pablo Antunes
Localização: Jundiaí/SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 2 vezes

Re: Rolls Royce Phanton II - Italeri - 1/24

Mensagem por pabloaantunes »

eloy escreveu:Fala Sergio também estou acompanhando a sua saga pois pretendo fazer uso dessa tinta,então estou aprendendo com vc, e pesquisando a respeito do assunto achei um tutorial de um produto nacional bem explicativo.
Reflectchrome da Welckman Ind de Tintas Ltda Me

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... czMzczMzA=

Sigo acompanhando!!!
É um bom tutorial a descrição desse anúncio. Há algumas diferenças em relação às instruções da marca Dry colors, principalmente acerca da secagem do preto PU/Verniz PU.
Avatar do usuário
sergiopla
Membro
Mensagens: 936
Registrado em: 29 Mar 2013, 20:46
Nome: Sergio Luiz Cordeiro
Localização: Curitiba/PR
Agradeceu: 0
Curtiram: 4 vezes

Re: Rolls Royce Phanton II - Italeri - 1/24

Mensagem por sergiopla »

Rodrigo Maia escreveu:Tenho acompanhado a montagem, em relação a tinta cromo, eu desisti de usar preto PU, a tinta PU é muito grosa e as vezes pequenos detalhes acabam sumindo por baixo da tinta, sem falar que PU é uma tinta temperamental e nem sempre pega o brilho desejado e além disso tinta PU já é muito chato acertar a diluição correta para pintar um carro de verdade, para nós que usamos aerografo fica mais dificil ainda acertar a mistura e diluição correta. eu costumo usar preto poliester e depois aplico verniz bi componente por cima do preto pra dar o brilho, e depois a tinta cromo, como o Pablo citou acima, obtive resultados melhores desta forma do que com preto PU. E não aplico nenhum tipo de verniz por cima do cromo depois pra não perder o brilho, é só cuidar pra manusear as peças pintadas de cromo depois pra não tirar a tinta em contato com as mãos.
Lembrando que a tinta cromo não faz milagre, mas como aconteceu com você nesta montagem, as vezes parece que a peça não ficou como a gente esperava, mas depois de montar tudo o resultado fica bom. Isso as vezes acontece comigo, que tento fazer alguma coisa no modelo que a primeira vista não parece que ficou legal, mas depois de finalizar o kit o detalhe que não ficou tão bom acaba sumindo, pois a montagem como um todo acaba fazendo o detalhe passar despercebido. Ainda mais em carros antigos que são cheios de detalhes.
Sigo de olho
Abraço
Obrigado pessoal por acompanhar e dar dicas (estou usando todas).
Como Rodrigo esta dizendo talvez seja melhor aplicar verniz PU sobre o preto e depois o cromo. Estou fazendo este teste nos copinhos de iogurte. Assim que tiver os resultados posto aqui.
Agora, se vou aplicar o cromo sobre o verniz , que diferença faz a cor abaixo do verniz?? :pensando:
Estou testando assim: teste 1) base preto acrílico; teste 2) base alumínio Chromenox que eu tinha aqui, mas tá vencido faz tempo.
Vou esperar uns 2 dias pra secar bem o verniz e dar uma polidinha antes do cromo.
O pior é que se der certo vou querer refazer as calotas e o radiador... como remover o cromo e a base preta??
Se refizer tudo não vou usar verniz sobre o cromo..
visite meu blog e veja minha coleção completa ==> http://sergiolcmodelista.blogspot.com.br

Imagem
Avatar do usuário
Rodrigo Maia
Membro
Mensagens: 532
Registrado em: 19 Out 2015, 17:03
Nome: Rodrigo Maia
Localização: Porto Alegre
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Rolls Royce Phanton II - Italeri - 1/24

Mensagem por Rodrigo Maia »

Eu também já me perguntei isso, se a tinta cromo vai sobre o verniz que diferença faz a cor abaixo do verniz, mas nunca fiz este teste pra saber se influencia no resultado do cromo, por vias das duvida eu sempre acabo passando o preto antes.
Eu também tenho o chromenox e na primeira vez usei ele pra fazer os cromados de um carro, mas ele acaba saindo fácil com o manuseio, depois disso parti para a tinta cromo da Dry Colors e sempre achei que o resultado fica melhor.
Pra remover a tinta eu costumo usar fluido de freio (neste momento minha Classe A está de molho nele) e nunca tive problemas, mas tem um pessoal que usa removedor de esmalte a base de acetona, este já tive alguns problemas e não arrisco mais.
Depois eu posta aqui os meus 3 resultados, Chromenox sobre verniz, Cromo Dry Colors sobre preto PU, e Dry Colors sobre verniz.
Avatar do usuário
pabloaantunes
Super Membro
Mensagens: 2078
Registrado em: 07 Dez 2016, 16:25
Nome: Pablo Antunes
Localização: Jundiaí/SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 2 vezes

Re: Rolls Royce Phanton II - Italeri - 1/24

Mensagem por pabloaantunes »

Quando mais preto e brilhante a base melhor será o reflexo do pigmento cromado.

O preto PU é indicado exatamente para pular a etapa do verniz. Se conseguir uma boa base lisa nele, não tem pq aplicar o verniz. Mas quem não gosta ou não tem, poder mandar verniz PU no preto a vontade!

Eu uso removedor de esmalte a base de acetona para retirar a tinta. Deixo até de molho mas tem colegas que vão com algodão e aos poucos tirando.

Abs
Responder

Voltar para “Veículos”