HobbyEasy

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

[Expositor]  Toyota GT-One TS020 - Tamiya - 1/24

Fórum dedicado aos modelos de Veículos que se encontram na linha de montagem.

Moderador: Moderadores Veículos

Avatar do usuário
pabloaantunes
Super Membro
Mensagens: 2078
Registrado em: 07 Dez 2016, 16:25
Nome: Pablo Antunes
Localização: Jundiaí/SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 2 vezes

Re: Toyota GT-One TS020 - Tamiya - 1/24

Mensagem por pabloaantunes »

Raphael Vital escreveu:Pablo,

Nao expliquei direito, desculpa. O vermelho, pode ser o mesmo da carroceria, e para passar por cima da cola depois so para acabamento.
Eu uso a Cascorez do rotulo azul... aquilo cola ate mentira de politico safado... Passo generosamente (ate porque a grande maioria nao aparece) e se precisar coloco um peso para forcar a transparência para baixo. No seu caso, talvez uma fitinha por fora resolva. teria que testar.

Essas de escola são uma versão com mais água da cascorez. Que seca relativamente rápido porem eu deixo da noite pro dia por seguranca.

Quanto a cola testors, nao posso dizer nada porque não conheço.. A cascorez tem a vantagem de se ficar melequento, limpa ate depois de seco com um cotonete e água, ou palito de dentes com algodão e água.

Ai, fica a seu critério...

Abração amigo..
Raphael
kmsampaio escreveu:
Opa, com certeza! Fita Tamiya é sagrada!

Sobre a cola, na loja de materiais de artesanato daqui, comprei essa cola, ela é baseada em cianoacrilato igual ao Bonder, cola em 2 segundos e não deixa marca queimada de branco igual ao Bonder.

Belo trabalho Pablo! :bala:
Valente escreveu:Olá Pablo
Excelente trabalho, as rodas ficaram no capricho
Para color os vidros eu fixo com fita e passo cola branca com um pincel por dentro e depois de seco se ficar alguma marca aparente eu passo um cotonete umidecido e sai tudo.
Capricha aí que eu tambem gosto muito desse carro

Carlos
Valeu pelas dicas galera!

Vou tentar ajustar aqui da melhor forma o parabrisa para colar com a cola de transparência. No entanto, estou tentado a usar um pinguinho de bonder porque vai uns decals no vidro, o vermelho abaixo:

Imagem

Sobre a fita crepe, se encostar na pintura ela mancha ou retira a tinta?

Abs
Avatar do usuário
Valente
Super Membro
Mensagens: 3399
Registrado em: 13 Jul 2016, 12:26
Nome: Carlos Valente Junior
Agradeceu: 0
Curtiram: 2 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: Ford 1930 Monogram 1/24 GT 26 - Carros de Fórmula - Montagem: Mclaren M23 Tamiya 1/12 GT 26 - Carros de Fórmula - Montagem: FERRARI F1 87/88 1/20 FUJIMI GT 26 - Carros de Fórmula - Montagem: Ferrari 312T 1/12 Tamiya GT 26 - Carros de Fórmula - Montagem: RED BULL RB6 1/20 Tamiya GT 26 - Carros de Fórmula - Montagem: Tyrrell P34 1/12 Tamiya GT 26 - Carros de Fórmula - Montagem: LOLA T87/50 F-3000 MODELER´S 1/20 GT 42 - Carros Americanos - Montagem: Monte Carlo Nascar 2006 Revell 1/24 GT 42 - Carros Americanos - Montagem: #48 NASCAR 1/24 Revell GT 42 - Carros Americanos - Montagem: NASCAR MONTE CARLO Comemorativo Olimpiada 1996 GT 51 - Primeira Guerra Mundial - Montagem: Sopwith Camel 1/32 Academy GT 60 - GT Ferrari - Montagem: Ferrari 126 C2 1/12 Revell GT 60 - GT Ferrari - Montagem: Ferrari F40 LM - Fujimi - 1/16 GT 61 - Anos 60 - Montagem: Ferrari 250GTO 1/24 Revell GT 71 - Carros alemães - Montagem: Porsche 917K GT 71 - Carros alemães - Montagem: Sauber Mercedes C9 1/24 Tamiya GT 74 - Duas Rodas - Montagem: Honda CB750F 1/12 Tamiya GT 74 - Duas Rodas - Montagem: Yamaha YZ250 Tamiya 1/6 GT 74 - Duas Rodas - Montagem: Honda Africa Twin 1/6 Tamiya GT 75 - Embarcações - Montagem: Cutty Sark REVELL 1/162 GT 76 - Carros Orientais - Montagem: Nissan Kure 1/24 Tamiya GT 76 - Carros Orientais - Montagem: Toyota Taka-Q 1/24 Tamiya GT 78 - Corvette - Montagem: Corvette Stingray 1/12 Doyusha GT 82 - Transportes e Serviços - Montagem: CAMINHÃO MAN F90 1/24 ITALERI GT 94 - Plasti*Brasil 10 Anos - Montagem: LAMBORGHINI LP500S 1/12 DOYUSHA
 
GTs em Andamento:
GT 42 - Carros Americanos - Montagem: Ford GT40 MKII 1/12 Trumpeter GT 76 - Carros Orientais - Montagem: Honda RA273 1/12 Tamiya GT 76 - Carros Orientais - Montagem: Toyota GT One 1/24 Tamiya GT 92 - ThunderBolt (Guilherme Augusto Sorrenti) - Montagem: Supermarine Spitfire MK VIII 1/72 AZ Model
 

Re: Toyota GT-One TS020 - Tamiya - 1/24

Mensagem por Valente »

pabloaantunes escreveu:
Raphael Vital escreveu:Pablo,

Nao expliquei direito, desculpa. O vermelho, pode ser o mesmo da carroceria, e para passar por cima da cola depois so para acabamento.
Eu uso a Cascorez do rotulo azul... aquilo cola ate mentira de politico safado... Passo generosamente (ate porque a grande maioria nao aparece) e se precisar coloco um peso para forcar a transparência para baixo. No seu caso, talvez uma fitinha por fora resolva. teria que testar.

Essas de escola são uma versão com mais água da cascorez. Que seca relativamente rápido porem eu deixo da noite pro dia por seguranca.

Quanto a cola testors, nao posso dizer nada porque não conheço.. A cascorez tem a vantagem de se ficar melequento, limpa ate depois de seco com um cotonete e água, ou palito de dentes com algodão e água.

Ai, fica a seu critério...

Abração amigo..
Raphael
kmsampaio escreveu:
Opa, com certeza! Fita Tamiya é sagrada!

Sobre a cola, na loja de materiais de artesanato daqui, comprei essa cola, ela é baseada em cianoacrilato igual ao Bonder, cola em 2 segundos e não deixa marca queimada de branco igual ao Bonder.

Belo trabalho Pablo! :bala:
Valente escreveu:Olá Pablo
Excelente trabalho, as rodas ficaram no capricho
Para color os vidros eu fixo com fita e passo cola branca com um pincel por dentro e depois de seco se ficar alguma marca aparente eu passo um cotonete umidecido e sai tudo.
Capricha aí que eu tambem gosto muito desse carro

Carlos
Valeu pelas dicas galera!

Vou tentar ajustar aqui da melhor forma o parabrisa para colar com a cola de transparência. No entanto, estou tentado a usar um pinguinho de bonder porque vai uns decals no vidro, o vermelho abaixo:

Imagem

Sobre a fita crepe, se encostar na pintura ela mancha ou retira a tinta?

Abs
A tinta sai Pablo, a cola da fita crepe é muito forte e meio melada, gruda na pintura e é quase certo que sai tudo junto
Aproveitando nunca use papel absorvente do tipo higienico ou papel toalha pois eles absorvem a tinta e passam para o kit.

Carlos
Avatar do usuário
pabloaantunes
Super Membro
Mensagens: 2078
Registrado em: 07 Dez 2016, 16:25
Nome: Pablo Antunes
Localização: Jundiaí/SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 2 vezes

Re: Toyota GT-One TS020 - Tamiya - 1/24

Mensagem por pabloaantunes »

Valente escreveu: Aproveitando nunca use papel absorvente do tipo higienico ou papel toalha pois eles absorvem a tinta e passam para o kit.

Carlos
Eita...eu uso papel higiênico durante as sessões de lixamento entre camadas já secas (primer, tinta, verniz) para retirar a água e verificar o resultado.

Mesmo assim não é recomendado? Qual seria alternativa?

Abs.
Avatar do usuário
Valente
Super Membro
Mensagens: 3399
Registrado em: 13 Jul 2016, 12:26
Nome: Carlos Valente Junior
Agradeceu: 0
Curtiram: 2 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: Ford 1930 Monogram 1/24 GT 26 - Carros de Fórmula - Montagem: Mclaren M23 Tamiya 1/12 GT 26 - Carros de Fórmula - Montagem: FERRARI F1 87/88 1/20 FUJIMI GT 26 - Carros de Fórmula - Montagem: Ferrari 312T 1/12 Tamiya GT 26 - Carros de Fórmula - Montagem: RED BULL RB6 1/20 Tamiya GT 26 - Carros de Fórmula - Montagem: Tyrrell P34 1/12 Tamiya GT 26 - Carros de Fórmula - Montagem: LOLA T87/50 F-3000 MODELER´S 1/20 GT 42 - Carros Americanos - Montagem: Monte Carlo Nascar 2006 Revell 1/24 GT 42 - Carros Americanos - Montagem: #48 NASCAR 1/24 Revell GT 42 - Carros Americanos - Montagem: NASCAR MONTE CARLO Comemorativo Olimpiada 1996 GT 51 - Primeira Guerra Mundial - Montagem: Sopwith Camel 1/32 Academy GT 60 - GT Ferrari - Montagem: Ferrari 126 C2 1/12 Revell GT 60 - GT Ferrari - Montagem: Ferrari F40 LM - Fujimi - 1/16 GT 61 - Anos 60 - Montagem: Ferrari 250GTO 1/24 Revell GT 71 - Carros alemães - Montagem: Porsche 917K GT 71 - Carros alemães - Montagem: Sauber Mercedes C9 1/24 Tamiya GT 74 - Duas Rodas - Montagem: Honda CB750F 1/12 Tamiya GT 74 - Duas Rodas - Montagem: Yamaha YZ250 Tamiya 1/6 GT 74 - Duas Rodas - Montagem: Honda Africa Twin 1/6 Tamiya GT 75 - Embarcações - Montagem: Cutty Sark REVELL 1/162 GT 76 - Carros Orientais - Montagem: Nissan Kure 1/24 Tamiya GT 76 - Carros Orientais - Montagem: Toyota Taka-Q 1/24 Tamiya GT 78 - Corvette - Montagem: Corvette Stingray 1/12 Doyusha GT 82 - Transportes e Serviços - Montagem: CAMINHÃO MAN F90 1/24 ITALERI GT 94 - Plasti*Brasil 10 Anos - Montagem: LAMBORGHINI LP500S 1/12 DOYUSHA
 
GTs em Andamento:
GT 42 - Carros Americanos - Montagem: Ford GT40 MKII 1/12 Trumpeter GT 76 - Carros Orientais - Montagem: Honda RA273 1/12 Tamiya GT 76 - Carros Orientais - Montagem: Toyota GT One 1/24 Tamiya GT 92 - ThunderBolt (Guilherme Augusto Sorrenti) - Montagem: Supermarine Spitfire MK VIII 1/72 AZ Model
 

Re: Toyota GT-One TS020 - Tamiya - 1/24

Mensagem por Valente »

pabloaantunes escreveu:
Valente escreveu: Aproveitando nunca use papel absorvente do tipo higienico ou papel toalha pois eles absorvem a tinta e passam para o kit.

Carlos
Eita...eu uso papel higiênico durante as sessões de lixamento entre camadas já secas (primer, tinta, verniz) para retirar a água e verificar o resultado.

Mesmo assim não é recomendado? Qual seria alternativa?

Abs.
Não Pablo, eu disse para não usar no mascaramento pois a tinta que pega no papel passa para o modelo, entendeu?
Avatar do usuário
pabloaantunes
Super Membro
Mensagens: 2078
Registrado em: 07 Dez 2016, 16:25
Nome: Pablo Antunes
Localização: Jundiaí/SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 2 vezes

Re: Toyota GT-One TS020 - Tamiya - 1/24

Mensagem por pabloaantunes »

Valente escreveu:
pabloaantunes escreveu:
Valente escreveu: Aproveitando nunca use papel absorvente do tipo higienico ou papel toalha pois eles absorvem a tinta e passam para o kit.

Carlos
Eita...eu uso papel higiênico durante as sessões de lixamento entre camadas já secas (primer, tinta, verniz) para retirar a água e verificar o resultado.

Mesmo assim não é recomendado? Qual seria alternativa?

Abs.
Não Pablo, eu disse para não usar no mascaramento pois a tinta que pega no papel passa para o modelo, entendeu?
Ah tá rsss. Entendi outra coisa. Valeu Valente!
Avatar do usuário
pabloaantunes
Super Membro
Mensagens: 2078
Registrado em: 07 Dez 2016, 16:25
Nome: Pablo Antunes
Localização: Jundiaí/SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 2 vezes

Re: Toyota GT-One TS020 - Tamiya - 1/24

Mensagem por pabloaantunes »

E aí galera!

Iniciando o polimento no carrinho.

Adaptei uma peça de feltro (acho) na maquininha de lixar que eu tenho. Uso para a massa de polir n. 2 ou o course da Tamiya.

Imagem

Aqui antes de iniciar o polimento:

Imagem

Polimento com o composto course da Tamiya (deu uma lascadinha na tinta no final da carroceria. Corrigi no final):

Imagem

Polimento com o composto fine:

Imagem

Polimento com o composto finish:

Imagem

E após cera Tamiya:

Imagem

O brilho para mim esta Ok, mas acho que deveria ter caprichado um pouco mais na hora de lixar. Ficaram umas marcas/imperfeições visíveis da aplicação do verniz. :( :cry: :thumbdown:

Prosseguindo aqui com o polimento. Atualizo depois.
Avatar do usuário
merso
Super Membro
Mensagens: 1702
Registrado em: 02 Jun 2016, 15:33
Nome: Emerson Gonçalves
Localização: Piên-PR
Agradeceu: 0
Curtiram: 2 vezes

Re: RE: Re: Toyota GT-One TS020 - Tamiya - 1/24

Mensagem por merso »

pabloaantunes escreveu:
RAFA SS escreveu:
pabloaantunes escreveu:
xandão escreveu:Geralmente eu aplico verniz nesta etapa para aplicar os decais e somente depois faço essas pinturas menores sem maiores problemas.

Abraço,
Caraca...ótima colocação Xandão. Não tinha pensado nessa possibilidade. Vou partir para lixa decais e verniz.

Muito obrigado parceiro.Abraço.
Vocês lixam a carroceria e depois aplicam o verniz?

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk
Fala RAFA SS, blz?

Cara, até hoje eu não sei se faço certo ou errado, se é melhor ou pior, se é mais rápido ou demorado, enfim, mas eu venho usando nas minhas pinturas desde o início.

Depois que eu termino de pintar, eu tenho umas lixas da micromesh que vão de 1.500 até 12.000, vou passando elas na manhã. Geralmente eu começo com a 4.000 e vou até a 12.000. A pintura fica muito, muito, lisa e já fica brilhante.

Com esse esquema acabo eliminando essa passagem de verniz para aplicação de decal. Mas como disse acima, não sei se isso é o melhor e/ou mais adequado.

Não sou tão avançado no hobby assim e nas técnicas de pintura. Acho que a opinião da galera que monta carro daqui do fórum pode afirmar com mais precisão sobre o assunto.

Abs.
Pablo, onde consigo essas lixas da micromesh? pois o máximo que encontrei aqui são as lixas comum até a 3000. E só para constar está muito lindo seu modelo.
Avatar do usuário
pabloaantunes
Super Membro
Mensagens: 2078
Registrado em: 07 Dez 2016, 16:25
Nome: Pablo Antunes
Localização: Jundiaí/SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 2 vezes

Re: RE: Re: Toyota GT-One TS020 - Tamiya - 1/24

Mensagem por pabloaantunes »

merso escreveu:
Pablo, onde consigo essas lixas da micromesh? pois o máximo que encontrei aqui são as lixas comum até a 3000. E só para constar está muito lindo seu modelo.
Fala Merso, blz?

Ebay cara. Comprei por lá (https://www.ebay.com/itm/Schleifpapier- ... wpTOxYBFmQ)

Abs.
Avatar do usuário
Valente
Super Membro
Mensagens: 3399
Registrado em: 13 Jul 2016, 12:26
Nome: Carlos Valente Junior
Agradeceu: 0
Curtiram: 2 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: Ford 1930 Monogram 1/24 GT 26 - Carros de Fórmula - Montagem: Mclaren M23 Tamiya 1/12 GT 26 - Carros de Fórmula - Montagem: FERRARI F1 87/88 1/20 FUJIMI GT 26 - Carros de Fórmula - Montagem: Ferrari 312T 1/12 Tamiya GT 26 - Carros de Fórmula - Montagem: RED BULL RB6 1/20 Tamiya GT 26 - Carros de Fórmula - Montagem: Tyrrell P34 1/12 Tamiya GT 26 - Carros de Fórmula - Montagem: LOLA T87/50 F-3000 MODELER´S 1/20 GT 42 - Carros Americanos - Montagem: Monte Carlo Nascar 2006 Revell 1/24 GT 42 - Carros Americanos - Montagem: #48 NASCAR 1/24 Revell GT 42 - Carros Americanos - Montagem: NASCAR MONTE CARLO Comemorativo Olimpiada 1996 GT 51 - Primeira Guerra Mundial - Montagem: Sopwith Camel 1/32 Academy GT 60 - GT Ferrari - Montagem: Ferrari 126 C2 1/12 Revell GT 60 - GT Ferrari - Montagem: Ferrari F40 LM - Fujimi - 1/16 GT 61 - Anos 60 - Montagem: Ferrari 250GTO 1/24 Revell GT 71 - Carros alemães - Montagem: Porsche 917K GT 71 - Carros alemães - Montagem: Sauber Mercedes C9 1/24 Tamiya GT 74 - Duas Rodas - Montagem: Honda CB750F 1/12 Tamiya GT 74 - Duas Rodas - Montagem: Yamaha YZ250 Tamiya 1/6 GT 74 - Duas Rodas - Montagem: Honda Africa Twin 1/6 Tamiya GT 75 - Embarcações - Montagem: Cutty Sark REVELL 1/162 GT 76 - Carros Orientais - Montagem: Nissan Kure 1/24 Tamiya GT 76 - Carros Orientais - Montagem: Toyota Taka-Q 1/24 Tamiya GT 78 - Corvette - Montagem: Corvette Stingray 1/12 Doyusha GT 82 - Transportes e Serviços - Montagem: CAMINHÃO MAN F90 1/24 ITALERI GT 94 - Plasti*Brasil 10 Anos - Montagem: LAMBORGHINI LP500S 1/12 DOYUSHA
 
GTs em Andamento:
GT 42 - Carros Americanos - Montagem: Ford GT40 MKII 1/12 Trumpeter GT 76 - Carros Orientais - Montagem: Honda RA273 1/12 Tamiya GT 76 - Carros Orientais - Montagem: Toyota GT One 1/24 Tamiya GT 92 - ThunderBolt (Guilherme Augusto Sorrenti) - Montagem: Supermarine Spitfire MK VIII 1/72 AZ Model
 

Re: Toyota GT-One TS020 - Tamiya - 1/24

Mensagem por Valente »

Olá Pablo

Ficou muito boa sua pintura, aposto que não se nota essas imperfeições que voce disse a olho nu, só mesmo no close da camera.

Falando em Ebay alguem tá com problema na entrega? Eu tenho 5 compras que fiz em novembro e dezembro que teriam que chegar até janeiro e até agora nada, algumas já estão com o prazo vencido a mais de mes, já to dando como perdido, ainda bem que é tudo coisa barata
Avatar do usuário
Raphael Vital
Membro
Mensagens: 888
Registrado em: 10 Jul 2012, 09:06
Nome: Raphael Vital Mello
Localização: São João Nepomuceno - MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 5 vezes

Re: Toyota GT-One TS020 - Tamiya - 1/24

Mensagem por Raphael Vital »

Pablo,

Ficou legal mas ao meu ver poderia ter jogado mais um pouco de verniz.
Nessa foto dá pra notar que o decal ainda tem relevo. Ele não deveria ter.
Já quanto às imperfeições, sim, faltou lixa mesmo e aí volta a questão do verniz, deveria ter um pouco mais para poder lixar melhor essas imperfeições sem chegar na tinta.

Imagem

Mas cara, isso é coisa que a gente faz, erra, aprende e corrige no próximo. No balanço geral, está bem legal mesmo e é isso que importa.
Agora, se você quiser, pode aí lavar muuuuuuuito bem essa carroceria com água e detergente para tirar a massa e devagar, dando mãos poeiradas de início para não atacar os decais já que lixou e poliu tirou material de cima deles, reaplicar mais verniz.

Necessita? Não... Só por capricho seu, se quiser.. ok? No mais, parabéns pelo resultado e estou aguardando as finalizações.

Abração :tchau:
Raphael
Legal é tacar fogo na ponta do aerógrafo cheio de thinner.....
R.R=1 (I'll love you ForEver!)
Responder

Voltar para “Veículos”