HobbyEasy

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

[Bancada]  Mercedes Benz 540K - Revell - 1/48

Fórum dedicado aos modelos de Veículos que se encontram na linha de montagem.

Moderador: Moderadores Veículos

Avatar do usuário
Tiago Guilger
Super Membro
Mensagens: 6606
Registrado em: 13 Ago 2015, 14:07
Nome: Tiago Guilger
Localização: Itu - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Mercedes Benz 540K - Revell - 1/48

Mensagem por Tiago Guilger »

vendo as fotos do motor, a gente até esquece que é todo em scratch, e pior, em 1/48!! incrível!! :shock: :shock:
Avatar do usuário
Raphael Vital
Membro
Mensagens: 888
Registrado em: 10 Jul 2012, 09:06
Nome: Raphael Vital Mello
Localização: São João Nepomuceno - MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 5 vezes

Re: Mercedes Benz 540K - Revell - 1/48

Mensagem por Raphael Vital »

Pintado, ficou razoável para atender ao objetivo do detalhamento...
Ah meu Deus... modéstia deveria pagar imposto aqui nesse hobby.. :rir_muito: :rir_muito:
Razoável?Razoável? Tens coragem de dizer isso? rsrs...

Brincadeira mas só 50%! Os outros 50% é indignação por falar "razoável" num trabalho tão minuncioso e detalhado. Ainda mais nessa escala.
Razoável é até ofensa! Incrível seria mais condizente.
Olha que montando 1/24 eu acha fico meio "chateado" com alguns detalhes... 1/48 eu nem chego perto.

Parabéns, está incrível. O que eu mais gosto aqui no seu trabalho, fora o kit, obviamente, é a aula "integrada" ao processo de montagem.
Quisera eu ter esse talento. :oops: :oops:

Abração e estou sempre de olho por aqui.
Raphael
Legal é tacar fogo na ponta do aerógrafo cheio de thinner.....
R.R=1 (I'll love you ForEver!)
Avatar do usuário
ALEXANDRE REZENDE
Super Membro
Mensagens: 1799
Registrado em: 16 Jul 2012, 14:08
Nome: Alexandre Almeida Rezende
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 5 vezes

Mercedes Benz 540K - Revell - 1/48

Mensagem por ALEXANDRE REZENDE »

NightRider escreveu:Incrível como você transformou dois pedaços de palito de sorvete em um bloco de motor. Com os outros "adereços" e depois de pintado não há como não dizer que fazia parte do kit desde o início.
Um abraço !
NightRider,
O scratch é nosso recurso para melhoria de kits incompletos ou imperfeitos!
Obrigado pela presença e comentários!
[]s :tchau:
anghinoni escreveu::espantado: :espantado: :espantado: :espantado:
é por essas que as vezes da vontade de desistir do Hobby
merso escreveu:
anghinoni escreveu::espantado: :espantado: :espantado: :espantado:
é por essas que as vezes da vontade de desistir do Hobby
X2
Marco e Emerson,
Não desista! Insista!
[]s :tchau:
Tiago Reis escreveu:Incrível! :clap: :clap: :clap:
Ruffuswood escreveu:Criatividade é tudo! Sem palavras... :clap:
Tiago e Vinícius,
Obrigado pelas palavras!
Acredito que a fase da pintura não vai agradar muito, mas como já falei, não sou da área!
Depois opinem o resultado!
[]s :tchau:
silasaria escreveu:Caramba!!
Monto carros e detalhar motor 1/24 já é dose, imagine nesta escala construir um motor!
Show!!!
Olá Silas!
Detalhar realmente não é fácil!
Eu mantenho um pequeno estoque de "bugigangas" para ajudar nessa tarefa!
Obrigado pelas palavras e pela presença nesse tópico!
[]s :tchau:
kmsampaio escreveu::clap: :clap: :clap:
Ficou melhor que se o motor fosse do kit. E essa peneira, de onde você tirou?
Parabéns.
Kleber,
Obrigado pelas palavras! A peneira é metálica tirada de um coador de chá que minha esposa ia jogar fora...
Esse tipo de material ajuda muito em certas situações de detalhamento.
[]s :tchau:
Tiago Guilger escreveu:vendo as fotos do motor, a gente até esquece que é todo em scratch, e pior, em 1/48!! incrível!! :shock: :shock:
Tiago Guilger,
O objetivo depois de pintar uma peça em scratch é esse mesmo!
Uma pena que os fabricantes de kits não acompanhem os fóruns de modelismo para aprender a corrigir seus kits incompletos!
O scrathbuilding é bacana, mas tem kits que acabamos por ter que aplicar tanto essa técnica de correção que torna extensa e cansativa a montagem!
Obrigado pela presença e pelo elogio!
[]s :tchau:
Johnnn escreveu:Hahahaha, gostei da avaliação do Alexandre sobre o motor: "Razoável"
Melhor que isso só se o motor funcionasse de verdade. Parabéns mestre pelo excelente trabalho que esta fazendo nesta Mercedes.
Abraços e até+
Jonatas,
Não sei se o conjunto final da obra vai ser taxado de "excelente"... Acho que estou velho e muito exigente...
Obrigado pela presença!
[]s :tchau:

Raphael Vital escreveu:
Pintado, ficou razoável para atender ao objetivo do detalhamento...
Ah meu Deus... modéstia deveria pagar imposto aqui nesse hobby.. :rir_muito: :rir_muito:
Razoável?Razoável? Tens coragem de dizer isso? rsrs...
Brincadeira mas só 50%! Os outros 50% é indignação por falar "razoável" num trabalho tão minuncioso e detalhado. Ainda mais nessa escala.
Razoável é até ofensa! Incrível seria mais condizente.
Olha que montando 1/24 eu acha fico meio "chateado" com alguns detalhes... 1/48 eu nem chego perto.
Parabéns, está incrível. O que eu mais gosto aqui no seu trabalho, fora o kit, obviamente, é a aula "integrada" ao processo de montagem.
Quisera eu ter esse talento. :oops: :oops:
Abração e estou sempre de olho por aqui.
Raphael
Raphael,

Desculpe ter usado esse termo "razoável"...
É que o motor que fiz só tem 70% dos componentes criados (veja na imagem abaixo o motor no estado "completo" e o que fiz não chegou a isso)...

Imagem

No modelismo, passo a ser bem exigente depois que estudo todos os componentes de determinado conjunto, e, se faço incompleto o conjunto estudado, já começo a taxar de "razoável" o resultado final desse conjunto (afinal, algo razoável é algo que atende ao objetivo, mas que poderia ser melhor).

Neste modelo por exemplo, não poderia criar a hélice do motor por questões de espaço dentro da grade do radiador e alguns outros adendos também não foram criados porque ficariam tão ocultos que não seriam vistos (lembre-se que avisei que essa montagem deveria ser "rápida", tipo OOB).

Peço desculpas a todos se parece excesso de modéstia ou coisa parecida. Tento usar termos não ofensivos em todos os meus comentários e peço a todos que me alertem se eu fugir a essa regra.

Com a idade e a experiência (não só no modelismo), tendemos a ser muito exigentes com nós mesmos em tudo que fazemos e, as vezes, isso é interpretado por outros como "falsa modéstia". Meu objetivo aqui no Fórum é "passar pra frente" o que aprendi e ao mesmo tempo tentar "inspirar" outros a fazer igual (ou melhor)!
Não se menospreze caso esteja achando que seus detalhamentos são insuficientes... apenas arrisque mais no scratch como complemento aos belos trabalhos que já faz!
[]s :tchau:

Senhores,
Segue pequena continuação.
É chegada a hora da pintura (que é o meu "calcanhar de Aquiles" nos carros), mas vou tentar deixar o modelo "apresentável"...
Obrigado a todos que acompanham e comentam! É com os comentários que aprendemos a melhorar continuamente! :mrgreen:

CARROCERIA:

Os desenhistas que conceberam a carroceria do Mercedes 540K em 1936 fizeram um ótimo trabalho quanto a um design elegante...

Imagem

Tanto é que o modelo de 1937 do 540K chegou a ganhar o concurso de elegância do Pebble Beach na Califórnia (USA)...

Imagem

Nessa montagem, chegou o momento de trabalhar a carroceria. Como eu havia planejado fazer as portas do modelo abrirem, esse é o momento de conceber as dobradiças para atuação dessa característica. Primeiramente, estudei como elas são no veículo real.

As dobradiças das duas portas do 540K são externas e bem cromadas, caracterizando o requinte da época...

Imagem

Pelo fato das portas serem do tipo “Suicida”, as duas dobradiças ficam localizadas próximas a roda traseira e as portas, após abertas, apresentam um posicionamento que não estamos muito acostumados quando comparamos aos carros atuais, mas convenhamos: esse tipo de abertura (contrário ao atual) privilegia o conforto ao entrar no carro (embora negligencie a segurança dos ocupantes)...

Imagem

Conjecturas à parte, desenhei um sistema de dobradiças que ficasse parecido com o que é usado neste automóvel...

Imagem

Depois de cortadas e montadas as peças das dobradiças, o resultado ficou bom, sendo agora possível o modelo abrir e fechar as portas...

Imagem

Imagem

Como optei por apresentar um motor (que logicamente deve ter o capô escamoteável), tive que criar também a parede “corta fogo” que separa o motor da carroceria (ausente no kit)...

Imagem

Imagem

Imagem

Alguns reforços para conter o fechamento das portas também tiveram que ser agregados...

Imagem

Imagem

Para a pintura, eu não queria usar o vermelho sugerido no manual. Cheguei até a pensar numa versão militar, mas no fim, devido ao luxo mais comum das versões customizadas deste automóvel, optei pela versão civil e uma cor escura que se parecesse com as cores da época e que ao mesmo tempo fosse uma cor não muito usual. Um tom “Verde Mar” foi o que optei (desculpem-me os mais céticos)...

Imagem

Imagem

O conjunto da carroceria (agora pintado) é testado sobre o chassi para ajustar os espaços e ver o comportamento com o motor feito em scratch...

Imagem

Imagem

Imagem

É claro que a pintura ainda está fosca e isso não ajuda muito na visualização de um automóvel civil, entretanto, excetuando-se minha péssima pintura (para carros sou uma completa “negação”), ainda tinha uma coisa que estava me incomodando nos resultados do dry-fit das fotos acima... Vou mostrar o que é no próximo post!

CONTINUA NA PRÓXIMA ETAPA... :tchau:
Editado pela última vez por ALEXANDRE REZENDE em 09 Jul 2017, 11:04, em um total de 2 vezes.
Avatar do usuário
Raphael Vital
Membro
Mensagens: 888
Registrado em: 10 Jul 2012, 09:06
Nome: Raphael Vital Mello
Localização: São João Nepomuceno - MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 5 vezes

Re: Mercedes Benz 540K - Revell - 1/48

Mensagem por Raphael Vital »

Alexandre,

Entendo sua visão sobre ser fiel. Acho bacana demais pensamentos como o seu. Não foi nada ofensivo, que isso..
Eu brinquei em relação ao "razoável" porque, no meu modo de ver, qualquer criação, seja ela incompleta ou não, que se faça para aumentar o nível e detalhamento de qualquer modelo nesse hobby, um tesouro! Nem de longe você usou de "falsa modéstia". Talvez minhas palavras é que foram mal colocadas, mas o intuito era de "puxar" suas orelhas no bom sentido ao nível do excelente trabalho que fez/faz e ainda está por fazer.

Se me inspira isso? Não faz idéia! Eu monto carros a bom tempo, sou hiper-ultra-extra-mega doente de perfeccionismo. Alguns aqui no fórum lembram o quanto eu reclamava tempos atrás sobre meu estado "mental" perfeccionista, chegando ao ponto de a abandonar várias vezes o hobby porque não conseguia os resultados esperados, exigência comigo mesmo e mesmo no alto dos meus 48 anos de vida, ainda não aprendi. Hoje, montando minha Chevy SSR, estou lá fazendo modificações que antes, antes de inspirações como a sua e de outros aqui, não faria porque "já sei que vai dar errado mesmo...", entende?
Não se menospreze caso esteja achando que seus detalhamentos são insuficientes... apenas arrisque mais no scratch como complemento aos belos trabalhos que já faz!
E por incrível que pareça, sua frase foi aplicada antes de ser escrita.

Desculpe se meu tom foi um tanto mal colocado, rude talvez. Não foi e nem nunca será minha intenção. Às vezes eu acho que posso falar qualquer coisa... esqueço que me falta uma boa dose de "noção"... rsrs.

Só uma coisa posso lhe dizer: Trabalhos como o seu, são fonte inspiradora para meros modelistas como eu. É para aplaudir.

Em relação à pintura, que também é um dos meus calcanhares de Aquiles, que tinta/base usa?

Abração
Raphael
Legal é tacar fogo na ponta do aerógrafo cheio de thinner.....
R.R=1 (I'll love you ForEver!)
Avatar do usuário
Ruffuswood
Membro
Mensagens: 738
Registrado em: 03 Jan 2015, 13:37
Nome: Vinicius Marques
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Mercedes Benz 540K - Revell - 1/48

Mensagem por Ruffuswood »

Alexandre,

Em relação à pintura, se o que quer é realismo é mais fácil do que imagina, pois nessa época não existia pinturas extremamente brilhantes e cores estravagantes. Caso deseje uma sugestão, uma simples pintura laca/duco sem verniz e com um bom polimento é mais que suficiente para atingir o realismo necessário, um pouco de bare metal caseiro para os cromados dará o toque final nessa mini preciosidade!
Avatar do usuário
ALEXANDRE REZENDE
Super Membro
Mensagens: 1799
Registrado em: 16 Jul 2012, 14:08
Nome: Alexandre Almeida Rezende
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 5 vezes

Re: Mercedes Benz 540K - Revell - 1/48

Mensagem por ALEXANDRE REZENDE »

Raphael Vital escreveu:Alexandre,

Entendo sua visão sobre ser fiel. Acho bacana demais pensamentos como o seu. Não foi nada ofensivo, que isso..
Eu brinquei em relação ao "razoável" porque, no meu modo de ver, qualquer criação, seja ela incompleta ou não, que se faça para aumentar o nível e detalhamento de qualquer modelo nesse hobby, um tesouro! Nem de longe você usou de "falsa modéstia". Talvez minhas palavras é que foram mal colocadas, mas o intuito era de "puxar" suas orelhas no bom sentido ao nível do excelente trabalho que fez/faz e ainda está por fazer.

Se me inspira isso? Não faz idéia! Eu monto carros a bom tempo, sou hiper-ultra-extra-mega doente de perfeccionismo. Alguns aqui no fórum lembram o quanto eu reclamava tempos atrás sobre meu estado "mental" perfeccionista, chegando ao ponto de a abandonar várias vezes o hobby porque não conseguia os resultados esperados, exigência comigo mesmo e mesmo no alto dos meus 48 anos de vida, ainda não aprendi. Hoje, montando minha Chevy SSR, estou lá fazendo modificações que antes, antes de inspirações como a sua e de outros aqui, não faria porque "já sei que vai dar errado mesmo...", entende?
Não se menospreze caso esteja achando que seus detalhamentos são insuficientes... apenas arrisque mais no scratch como complemento aos belos trabalhos que já faz!
E por incrível que pareça, sua frase foi aplicada antes de ser escrita.

Desculpe se meu tom foi um tanto mal colocado, rude talvez. Não foi e nem nunca será minha intenção. Às vezes eu acho que posso falar qualquer coisa... esqueço que me falta uma boa dose de "noção"... rsrs.

Só uma coisa posso lhe dizer: Trabalhos como o seu, são fonte inspiradora para meros modelistas como eu. É para aplaudir.

Em relação à pintura, que também é um dos meus calcanhares de Aquiles, que tinta/base usa?

Abração
Raphael
Raphael,
Tudo esclarecido! Sem neuras!
Quanto as tintas, limito-me a usar somente as acrílicas pois as tintas próprias para um melhor acabamento em carros tem um cheiro muito forte e minhas filhas tem alergia (aliado ao fato de morarmos em um apartamento) inviabilizando o uso de PU / Laca, Duco etc.
Neste modelo usei TAMIYA acrílica. Não uso primmer porque considero uma camada à mais de tinta no modelo. Por opinião particular, acredito que quanto mais camadas de tinta, menos visíveis os detalhes da superfície e se você pensar em "escala" imagine um carro real com uma tinta 48 vezes mais densa que o normal... não ficaria bom e por isso que evito seu uso (reforço que é minha opinião pessoal... tem muito modelista que obtêm ótimos resultados usando primmer, mas não é o meu caso).
[]s :tchau:
Ruffuswood escreveu:Alexandre,
Em relação à pintura, se o que quer é realismo é mais fácil do que imagina, pois nessa época não existia pinturas extremamente brilhantes e cores estravagantes. Caso deseje uma sugestão, uma simples pintura laca/duco sem verniz e com um bom polimento é mais que suficiente para atingir o realismo necessário, um pouco de bare metal caseiro para os cromados dará o toque final nessa mini preciosidade!
Vinícius,
Obrigado pelas dicas!
As pinturas usando PU, laca/duco eu já conheço, mas não posso usá-las no apartamento que moro por causa do forte cheiro e minhas crianças tem muita alergia, tornando impraticável seu uso. Tem também o verniz bi-componente que é excelente, mas também, por ter igualmente um cheiro muito forte, não rola.
Agora, o "bare metal caseiro" eu gostaria de mais explicações... tem algum link ou explicação que eu possa me aprofundar mais?
Obrigado!
[]s :tchau:
Avatar do usuário
Raphael Vital
Membro
Mensagens: 888
Registrado em: 10 Jul 2012, 09:06
Nome: Raphael Vital Mello
Localização: São João Nepomuceno - MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 5 vezes

Re: Mercedes Benz 540K - Revell - 1/48

Mensagem por Raphael Vital »

Alexandre,

Em se falando de 1/48, realmente, uma camada de primer pode fazer uma diferença sim. Em 1/24, dependendo do baixo relevo do kit, também. Aí já vai mais a "mão leve" do modelista...
Mas entendi. Realmente, no seu caso, não tem como usar automotivas. Uma saída para o verniz, seria usar o verniz brilhante da Acrilex. Acredito que ele substituirá em bom nível o verniz automotivo.

No mais, obrigado por compreender. Abração
Raphael
Legal é tacar fogo na ponta do aerógrafo cheio de thinner.....
R.R=1 (I'll love you ForEver!)
Avatar do usuário
Tiago Guilger
Super Membro
Mensagens: 6606
Registrado em: 13 Ago 2015, 14:07
Nome: Tiago Guilger
Localização: Itu - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Mercedes Benz 540K - Revell - 1/48

Mensagem por Tiago Guilger »

Muito bom Alexandre!

suas montagens são uma verdadeira aula, e espero conseguir por em prática alguma coisa assim nos meus kits um dia rss

abraços!
Avatar do usuário
Ruffuswood
Membro
Mensagens: 738
Registrado em: 03 Jan 2015, 13:37
Nome: Vinicius Marques
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Mercedes Benz 540K - Revell - 1/48

Mensagem por Ruffuswood »

Alexandre,

Vamos lá, o caso do bare metal foil, é simplesmente você pegar um papel alumínio de boa qualidade e verniz mordente (tem da acrilex e corfix, é bem barato coisa de 3 ou 4 reais um potinho) que é usado para fazer folheados a ouro e prata em artesanato e um bom pedaço de papel base de adesivo autocolante (tipo aquele papel de etiqueta adesiva depois de usada, que é como um papel manteiga mas não sei o nome daquilo).
estenda a face do papel alumínio mais fosca e deixe esticada em cima da mesa (um pedaço de uns 20x20cm deve ser mais que suficiente) e com um pincel passe uma camada do verniz (parece cola pva rala) no papel alumínio sem deixar muito melado, ele vai ficar com um aspecto leitoso e depois de uns 10 ou 15min mais ou menos vai sair esse aspecto e vai ficar transparente igual a um adesivo auto colante, passe mais uma demão da mesma maneira e deixe secar novamente.
Feito isso, com o papel manteiga de adesivo usado coloque por cima dessa face do alumínio que vai estar transparente mas com um filme colante e cole com cuidado para não deixar enrugado ou amassado e bingo, está pronto seu bare metal foil caseiro, o qual pode ser recortado da maneira que desejar e ser aplicado para fazer os frisos cromados, fechaduras, para-choques, centros de volantes, e tudo que sua criatividade permitir, só tendo o cuidado de ir aplicando com um cotonete e ir ajeitando os vincos com um palito sem ponta aguda para não rasgar.
Esse material é ótimo para mascaramento de canopi também, mas nesse caso é bom fazer com uma só camada de verniz para facilitar a retirada, e como ele é bem fininho, o risco de vazar tinta por debaixo dele é menor que com fita adesiva. Já vi gente usando bare metal para substituir pintura cromada também, com resultado muito bacana!

Que pena que não dá para usar tintas com solvente no seu caso, pois seria excelente o resultado! Experimenta Mr. Hobby Aqueous que também tem um acabamento fantástico e não é o fim do mundo de fedida o que acha? Lembrando que o carro original não tem acabamento muito reluzente como os restaurados que vemos em fotos, logo o acabamento da própria tinta encerada deve ficar ótimo e bem próximo ao original!

No mais vamos acompanhando que está ficando lindo!
Avatar do usuário
Henricão
Super Membro
Mensagens: 3438
Registrado em: 13 Jan 2013, 11:13
Nome: Henrique Afonso Rodrigues
Localização: Telêmaco Borba - Paraná
Agradeceu: 1 vez
Curtiram: 47 vezes

Re: Mercedes Benz 540K - Revell - 1/48

Mensagem por Henricão »

Fala, Alexandre!!!
Me atrasei novamente no acompanhamento e tive de recomeçar a ler um bom pedaço da "matéria", :D .
O motor ficou sensacional. Mostrou muitos detalhes do motor original e que deram um acabamento maravilhoso ao modelo.
Gostei muito também do mecanismo das portas e ficam um charme quando abrem como portas suicidas, :clap: :clap: :clap: .
A explicação do Ruffus quanto ao "bare metal" tupiniquim, :lol: , já está anotada e assim que der já vou experimentar, pois creio que o efeito desse para o original vai ser o mesmo. :clap: . O negócio é acertar a mão na fabricação do mesmo, :pensando: .
Manda brasa aí, amigo.
Responder

Voltar para “Veículos”