SemperFi

Próximos Eventos Programados:


[Bancada]  Mercedes Benz 540K - Revell - 1/48

Fórum dedicado aos modelos de Veículos que se encontram na linha de montagem.

Moderador: Moderadores Veículos

Avatar do usuário
NightRider
Conselheiro
Mensagens: 8429
Registrado em: 04 Jun 2012, 12:39
Nome: Luis
Localização: São Caetano do Sul - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 28 vezes

Re: Mercedes Benz 540K - Revell - 1/48

Mensagem por NightRider »

Raphael Vital escreveu:Alexandre,

Em se falando de 1/48, realmente, uma camada de primer pode fazer uma diferença sim. Em 1/24, dependendo do baixo relevo do kit, também. Aí já vai mais a "mão leve" do modelista...
Mas entendi. Realmente, no seu caso, não tem como usar automotivas. Uma saída para o verniz, seria usar o verniz brilhante da Acrilex. Acredito que ele substituirá em bom nível o verniz automotivo.

No mais, obrigado por compreender. Abração
Raphael
Pegando carona na sugestão, acho que o verniz brilhante da Acrilex não é uma boa pois ele é "brilhante" somente no nome. A alternativa mais adequada em termos de brilhos nos vernizes de artesanato é o verniz cristal. Ele tem a cor amarelada, mas é possível aplicá-lo sobre outras cores sem que ele "amarele" a mesma, com exceção do branco, pois nesse caso não tem jeito...

Um abraço !
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Mercedes Benz 540K - Revell - 1/48

Mensagem por anghinoni »

eu pinto em apartamento e uso automotivas, acho perfeitamente possivel, alem disso o cheiro de tintas automotivas sai em segundos pois elas secam muito rapido, é so tomar uns cuidados...
uso uma cabine de pintura que aspira e filtra a nevoa aliado a thinner anjo ecoeficiente que praticamente nao tem cheiro (nao tem xileno, benzeno e tolueno), eu fecho a porta do escritorio, sempre pinto com a janela aberta, a cabine esta do lado da janela, peças pequenas nao precisa fazer nada, peças maiores eu ligo um ventilador para mandar o excesso de nevoa para a janela, dissipa mais rapido, sempre uso mascara com filtro de VO.
pinto e em uns minutos nem parece que pintei. :mrgreen:

o que fede é enamel diluido em aguarras pois demora dias para secar. :raiva:
Avatar do usuário
Bozo
Membro
Mensagens: 880
Registrado em: 05 Jun 2012, 14:52
Nome: Adones Langaro
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: Cord 812 Supercharged 1937 - Monogram - 1/72 GT 01 - Pole Position - Montagem: Chevy 55 Pro Sportsman - Revell 1/25 GT 01 - Pole Position - Montagem: Channellock Sprint Car - Revell 1/24 GT 01 - Pole Position - Montagem: Monster Jam - Teenage Mutant Ninja Turtle - AMT 1/25 GT 05 - Modelos Famosos - Montagem: Munsters Koach - 1/25 AMT GT 05 - Modelos Famosos - Montagem: Le Sabertooth 5000 - Lindberg - 1/20 GT 18 - Carros de Filmes - Montagem: Drag-u-la  (The Munsters) - AMT - 1/25 GT 18 - Carros de Filmes - Montagem: Christine - Plymouth 1958 - AMT - 1/25 GT 26 - Carros de Fórmula - Montagem: Stutz Racer 1914 - Lindberg - 1/16
 
GTs em Andamento:
GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: Tijuana Taxi - 1/24 Monogram (2013)
 

Re: Mercedes Benz 540K - Revell - 1/48

Mensagem por Bozo »

:saudacao: :saudacao: :saudacao:
Mestre Alexandre, sei que isso é "chover no molhado", mas o seu trabalho fantástico e extremamente criativo e detalhado já começa na pesquisa efetuada, o que aliado a sua "facilidade" (quisera eu ter essa facilidade :oops: ) traz esses resultados fora de série.

Que surpresa a minha, após tanto tempo sem montar e sem dar nenhuma passada pelo fórum, ver esse show de montagem do mestre nessa aventura pelos "carrinhos".

Vou ficar encolhidinho aqui no canto, vendo e aprendendo :thumbup:
Abraxx
Adones
Imagem

"Eu faço o que eu gosto e não o que os outros gostariam que eu fizesse."
Oscar Niemeyer
Avatar do usuário
ALEXANDRE REZENDE
Super Membro
Mensagens: 1799
Registrado em: 16 Jul 2012, 14:08
Nome: Alexandre Almeida Rezende
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 5 vezes

Mercedes Benz 540K - Revell - 1/48

Mensagem por ALEXANDRE REZENDE »

Vinícius Marques: Obrigado pela explicação quanto ao Bare Metal. Vou tentar amadurecer a idéia.
Tiago Guilger escreveu:Muito bom Alexandre!
suas montagens são uma verdadeira aula, e espero conseguir por em prática alguma coisa assim nos meus kits um dia rss
abraços!
Fala Tiago!
Obrigado pelo adjetivo "aula"... Segui mais o instinto nessa montagem do que a aplicação de padrões normais.
Acho que ficou agradável o resultado final.
Aguarde mais capítulos!
[]s :tchau:
Henricão escreveu:Fala, Alexandre!!!
Me atrasei novamente no acompanhamento e tive de recomeçar a ler um bom pedaço da "matéria", :D .
O motor ficou sensacional. Mostrou muitos detalhes do motor original e que deram um acabamento maravilhoso ao modelo.
Gostei muito também do mecanismo das portas e ficam um charme quando abrem como portas suicidas, :clap: :clap: :clap: .
A explicação do Ruffus quanto ao "bare metal" tupiniquim, :lol: , já está anotada e assim que der já vou experimentar, pois creio que o efeito desse para o original vai ser o mesmo. :clap: . O negócio é acertar a mão na fabricação do mesmo, :pensando: .
Manda brasa aí, amigo.
Fala Henrique!
Obrigado pela presença. Este pequeno carrinho até ficou bacana. Acho que é uma escala mais rara dessa vertente e foi divertido montá-lo.
Continue acompanhando a evolução e critique o que achar que fiz errado!
[]s :tchau:
Bozo escreveu::saudacao: :saudacao: :saudacao:
Mestre Alexandre, sei que isso é "chover no molhado", mas o seu trabalho fantástico e extremamente criativo e detalhado já começa na pesquisa efetuada, o que aliado a sua "facilidade" (quisera eu ter essa facilidade :oops: ) traz esses resultados fora de série.
Que surpresa a minha, após tanto tempo sem montar e sem dar nenhuma passada pelo fórum, ver esse show de montagem do mestre nessa aventura pelos "carrinhos".
Vou ficar encolhidinho aqui no canto, vendo e aprendendo :thumbup:
Fala Adones!
Que bom que apareceu para acompanhar essa montagem!
Não sei se realmente está um "show", mas se está entretendo vocês que estão assistindo, então está ótimo para mim!
Um abraço e apareça mais vezes!
[]s :tchau:

Depois de um longo e tenebroso inverno "photobucket", segue pequena continuação...

INTERIOR:

Após pintar a carroceria e testar os conjuntos prontos, ainda tinha uma coisa que estava me incomodando visualmente nos resultados dos dry-fits efetuados...

Imagem

Observando fotos reais do veículo, pude perceber o que estava errado: a combinação das cores!
Notem as padronagens de interior nas cores cinza e preto das fotos abaixo:

Imagem
Padronagem de interior na cor cinza...

Imagem
Padronagem de interior na cor preta...

Agora notem que várias versões possuem o interior que foge aos padrões que hoje vemos quanto ao preto e cinza como cores padrão...

Imagem
Padronagem de interior na cor vermelha...

Imagem
Padronagem de interior na cor bege...

Notaram nas fotos que os designers da época aplicaram com bom gosto as cores para “contrastar” com a cor da carroceria? Era isso que estava faltando para meu modelo: O fator Contraste!

Já que eu havia pintado a carroceria com uma cor escura, logicamente deveria “contrastar” o interior usando uma cor clara. Optei pelo bege para criar tal contraste e com isso achei o tom da combinação mais agradável aos olhos (e até ficou mais bonito) ...

Imagem

Imagem

Decidia a cor final, parti para a pintura dos detalhes do radiador e coluna de direção...

Imagem

Imagem

O Capô do motor recebeu um corte (como no original) para passagem dos dutos do escapamento. Em seguida, apliquei a primeira camada de verniz para tentar obter um brilho na cor acrílica aplicada...

Imagem

Imagem

Imagem

O primeiro teste com o interior na cor bege me deixou satisfeito (e a carroceria recebeu igualmente a primeira camada de verniz) ...

Imagem

Em vários ângulos de luz é possível ver melhor os resultados do verniz...

Imagem

Imagem

Imagem

Apliquei a cor cromada numa buzina improvisada e nos dutos dos escapamentos que saem do capô...

Imagem

Imagem

Aproveitei para pintar os estribos com a mesma cor da carroceria (perceptível nas referências das fotos dos carros reais) ...

Imagem

Imagem

Os detalhes do interior recebem pintura (não reparem na precisão da pintura, pois aproveitei o relevo já existente na peça do painel, aliado ao fato de que tudo é muito pequeno e que minhas vistas já não são mais as mesmas) ...

Imagem

Imagem

Imagem

O interior das portas é pintado à parte e fixado na porta gerando bom contraste com a cor da carroceria...

Imagem

Detalhes da parede corta-fogo e da coluna de direção são pintados em prata para melhor destaque e detalhamento (o volante pode girar)...

Imagem

Imagem

Imagem

CONTINUA NA PRÓXIMA ETAPA... :tchau:
Avatar do usuário
Tiago Guilger
Super Membro
Mensagens: 6606
Registrado em: 13 Ago 2015, 14:07
Nome: Tiago Guilger
Localização: Itu - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Mercedes Benz 540K - Revell - 1/48

Mensagem por Tiago Guilger »

Impressionante Alexandre, tudo perfeito!! :clap: :clap: :clap: :thumbup:
Avatar do usuário
Bozo
Membro
Mensagens: 880
Registrado em: 05 Jun 2012, 14:52
Nome: Adones Langaro
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: Cord 812 Supercharged 1937 - Monogram - 1/72 GT 01 - Pole Position - Montagem: Chevy 55 Pro Sportsman - Revell 1/25 GT 01 - Pole Position - Montagem: Channellock Sprint Car - Revell 1/24 GT 01 - Pole Position - Montagem: Monster Jam - Teenage Mutant Ninja Turtle - AMT 1/25 GT 05 - Modelos Famosos - Montagem: Munsters Koach - 1/25 AMT GT 05 - Modelos Famosos - Montagem: Le Sabertooth 5000 - Lindberg - 1/20 GT 18 - Carros de Filmes - Montagem: Drag-u-la  (The Munsters) - AMT - 1/25 GT 18 - Carros de Filmes - Montagem: Christine - Plymouth 1958 - AMT - 1/25 GT 26 - Carros de Fórmula - Montagem: Stutz Racer 1914 - Lindberg - 1/16
 
GTs em Andamento:
GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: Tijuana Taxi - 1/24 Monogram (2013)
 

Re: Mercedes Benz 540K - Revell - 1/48

Mensagem por Bozo »

:clap: :clap: Sempre fico admirado com o seu cuidado e atenção com os pequenos detalhes (apesar dos olhos já não serem os mesmos) :rolando: :rolando:
Abraxx
Adones
Imagem

"Eu faço o que eu gosto e não o que os outros gostariam que eu fizesse."
Oscar Niemeyer
Avatar do usuário
Tiago Reis
Super Membro
Mensagens: 3276
Registrado em: 01 Set 2016, 13:34
Nome: Tiago Reis
Localização: Amparo/SP
Agradeceu: 2 vezes
Curtiram: 13 vezes

Re: Mercedes Benz 540K - Revell - 1/48

Mensagem por Tiago Reis »

Uma aula a cada atualização!
:clap: :clap: :clap:
Na Bancanda:
Buick Grand Nacional - Monogram - 1/24 = viewtopic.php?t=14756
Dodge Charger 'Fast and Furious' - MPC 1/16 = viewtopic.php?f=181&t=13357
Snake Street Machine - Usual Plastic = viewtopic.php?t=11252
Imagem
Avatar do usuário
Ruffuswood
Membro
Mensagens: 738
Registrado em: 03 Jan 2015, 13:37
Nome: Vinicius Marques
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Mercedes Benz 540K - Revell - 1/48

Mensagem por Ruffuswood »

Acho muito legal como tira leite de pedra, pois o kit é bem xexelento e está se tornando em um belo modelo!
Avatar do usuário
Johnnn
Super Membro
Mensagens: 1075
Registrado em: 28 Jul 2012, 10:56
Nome: Jonatas Endo Capuchim
Localização: Novo Hamburgo - RS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Mercedes Benz 540K - Revell - 1/48

Mensagem por Johnnn »

Mestre, que montagem perfeita. A atenção aos detalhes é impressionante, somado a habilidade só pode resultar em um modelo perfeito.
Estou ansioso para ver os próximos passos.

Abraços
Avatar do usuário
ALEXANDRE REZENDE
Super Membro
Mensagens: 1799
Registrado em: 16 Jul 2012, 14:08
Nome: Alexandre Almeida Rezende
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 5 vezes

Mercedes Benz 540K - Revell - 1/48

Mensagem por ALEXANDRE REZENDE »

Tiago Guilger, Adones, Tiago Reis, Vinícius e Jonatas:
Muito obrigado por acompanhar essa montagem e por comentar sempre!
Vocês são nota 10!

Aproveito a todos para informar que todas as minhas montagens neste fórum já estão com as imagens recuperadas (após o suicídio do Photoblucket, o qual em breve não mais serei cliente).
Na minha assinatura temos os links para elas. Fiquem a vontade para ver ou rever quando convier.

Estou com pouco tempo livre para escrever, por isso, segue pequena continuação do 540K... Espero que agrade!

PARA-BRISA:

O Mercedes 540K não era um carro de preço “popular”, por isso, seus compradores “grã-finos” solicitavam diversas customizações ao comprar, personalizando cada carro com detalhes às vezes únicos para a unidade adquirida...

Imagem
Versão Cupê do Mercedes 540K – Notem as customizações no escapamento, lanternas e protetor das rodas traseiras...

As customizações eram tantas que ficava difícil ter um “padrão” para o carro. Os para-brisas também não foram esquecidos quanto às customizações e formas. Notem nas fotos abaixo algumas delas:
Para-brisa fixo em duas peças...

Imagem

Para-brisa fixo em uma única peça plana...

Imagem

Para-brisa móvel (pela inclinação da parte de baixo para frente) ...

Imagem

Para-brisa móvel (pela inclinação da parte de cima para frente (90°) e removendo as capas de pano dos para-sóis para usá-los como pequenos para-brisas em direção esportiva) ...

Imagem

No kit, provavelmente a customização proposta para o para-brisa seria a versão “fixa”, mas eu estava bem a vontade de fazer algo “diferente” no modelo após conhecer tantas customizações reais que existiram para este fantástico veículo da marca Mercedes...

Imagem
Excelente montagem internacional no padrão “OOB” do mesmo kit que estou montando. Neste, notem o para-brisa fixo...

No meu kit, optei por fazer o padrão de inclinação frontal agregando para-sóis transparentes (inexistente no kit e feitos em scratch) ...

Imagem

A transparência que o kit apresenta para o para-brisa é tão densa que acabei substituindo-a por outra bem menos densa e realista...

Imagem

Imagem

Reparem na qualidade da transparência... Nem parece ter!

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Agora reparem nos dois minúsculos pinos inseridos que possibilitam o para-brisa dobrar para frente...

Imagem

Uma visão de como ficou olhando por dentro do veículo...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

A composição do interior na cor bege aliada aos detalhamentos do para-brisa deram um tom ainda mais agradável ao modelo e fugiram ao tradicional do kit (foi interessante aplicar customizações no interior e para-brisa como faziam com os 540K reais) ...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Num dryfit geral, as fotos ficam legais com o esterçamento aplicado nas rodas...

Imagem

Imagem

E no resultado geral (dryfit com o capô e grade) aquele indesejado “ar de brinquedo” desaparece quando visto nas fotos (fica bem realista) ...

Imagem

CONTINUA NA PRÓXIMA ETAPA... :tchau:
Responder

Voltar para “Veículos”