SemperFi

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

[Bancada]  Mercedes Benz 540K - Revell - 1/48

Fórum dedicado aos modelos de Veículos que se encontram na linha de montagem.

Moderador: Moderadores Veículos

Avatar do usuário
NightRider
Conselheiro
Mensagens: 8433
Registrado em: 04 Jun 2012, 12:39
Nome: Luis
Localização: São Caetano do Sul - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 29 vezes

Re: Mercedes Benz 540K - Revell - 1/48

Mensagem por NightRider »

Muito interessante as modificações realizadas. Sobre as rodas dianteiras esterçarem, somente kit´s mais modernos (alguns) tem tal possibilidade, de tal sorte que fazer isso acontecer em um kit mais "idoso" é muito bacana. A solução para o final dos canos do escapamento é simples e engenhosa ao mesmo tempo. Alguns modelistas usam uma peça de pesca (luva, se não me falha a memória) com a mesma finalidade.

Um abraço !
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Mercedes Benz 540K - Revell - 1/48

Mensagem por anghinoni »

NightRider escreveu:Muito interessante as modificações realizadas. Sobre as rodas dianteiras esterçarem, somente kit´s mais modernos (alguns) tem tal possibilidade, de tal sorte que fazer isso acontecer em um kit mais "idoso" é muito bacana. A solução para o final dos canos do escapamento é simples e engenhosa ao mesmo tempo. Alguns modelistas usam uma peça de pesca (luva, se não me falha a memória) com a mesma finalidade.

Um abraço !
luva mesmo eheh
nao é so para os escapes, tem varias outras situacoes, como fazer o mecanismo de abertura de portas/porta malas, suspencoes....
vale a pena ter um estoque

Imagem
Avatar do usuário
magnetorj
Super Membro
Mensagens: 12727
Registrado em: 09 Jun 2012, 16:14
Nome: romilson
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Mercedes Benz 540K - Revell - 1/48

Mensagem por magnetorj »

acompanhando mais essa montagem nervosa do mestre ET Rezende :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
Imagem
Avatar do usuário
Tiago Reis
Super Membro
Mensagens: 3276
Registrado em: 01 Set 2016, 13:34
Nome: Tiago Reis
Localização: Amparo/SP
Agradeceu: 2 vezes
Curtiram: 13 vezes

Re: Mercedes Benz 540K - Revell - 1/48

Mensagem por Tiago Reis »

Progresso sensacional! :thumbup:
Na Bancanda:
Buick Grand Nacional - Monogram - 1/24 = viewtopic.php?t=14756
Dodge Charger 'Fast and Furious' - MPC 1/16 = viewtopic.php?f=181&t=13357
Snake Street Machine - Usual Plastic = viewtopic.php?t=11252
Imagem
Avatar do usuário
Raphael Vital
Membro
Mensagens: 888
Registrado em: 10 Jul 2012, 09:06
Nome: Raphael Vital Mello
Localização: São João Nepomuceno - MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 5 vezes

Re: Mercedes Benz 540K - Revell - 1/48

Mensagem por Raphael Vital »

Eu também gostei do sistema de esterçamento. Dá maior realidade ao kit. Também uso luvas de pesca para escapes mas essa fininha aí nunca vi por aqui... e olha que eu moro na roça...

Continuo de olho e com interesse.

Abração
Raphael
Legal é tacar fogo na ponta do aerógrafo cheio de thinner.....
R.R=1 (I'll love you ForEver!)
Avatar do usuário
Johnnn
Super Membro
Mensagens: 1075
Registrado em: 28 Jul 2012, 10:56
Nome: Jonatas Endo Capuchim
Localização: Novo Hamburgo - RS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Mercedes Benz 540K - Revell - 1/48

Mensagem por Johnnn »

Mestre é mestre, não tem jeito.

Fazer um nível de detalhamento em um carro na 1/48, é coisa de louco..hhahaha

Espero que tenha chegado a tempo para acompanhar o show mestre. Como um mero aprendiz, admiro seu trabalhos e sempre tento aprender um pouco.

Abraços
Avatar do usuário
ALEXANDRE REZENDE
Super Membro
Mensagens: 1800
Registrado em: 16 Jul 2012, 14:08
Nome: Alexandre Almeida Rezende
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 6 vezes

Mercedes Benz 540K - Revell - 1/48

Mensagem por ALEXANDRE REZENDE »

Tiago Guilger escreveu:Fala Alexandre!
gostei muito das modificações no eixo dianteiro, simples de fazer e com um resultado muito bom! parabéns!
a unica correção fica por conta da afirmação dos kits não poderem esterçar, muitos Tamiya e até alguns Revell por exemplo, já vem com essa possibilidade no próprio kit :thumbup: :thumbup:
abraços!
Obrigado Tiago pelo elogio e por acompanhar.
Fique à vontade para corrigir se continuar a achar mais pontos divergentes neste tópico!
[]s
Ruffuswood escreveu:Belo automóvel que sem dúvida será retratado em sua melhor forma! Manda bala e melhoras!
Obrigado pelo apoio Vinícius!
[]s
NightRider escreveu:Muito interessante as modificações realizadas. Sobre as rodas dianteiras esterçarem, somente kit´s mais modernos (alguns) tem tal possibilidade, de tal sorte que fazer isso acontecer em um kit mais "idoso" é muito bacana. A solução para o final dos canos do escapamento é simples e engenhosa ao mesmo tempo. Alguns modelistas usam uma peça de pesca (luva, se não me falha a memória) com a mesma finalidade.
Um abraço !
Obrigado por elevar minha estima com seu comentário e mostrar os pontos que foram destaque!
Confesso que não sabia dessas "luvas", pois a solução que fiz em enrolar a chapa de alumínio no diâmetro do escapamento... Acho que resultou a mesma coisa... Só dá mais um pouco de trabalho!
Continue com seus comentários, pois eles (não só o seu) são de grande valia para meu eterno aprendizado!
[]s
anghinoni escreveu:luva mesmo eheh
nao é so para os escapes, tem varias outras situacoes, como fazer o mecanismo de abertura de portas/porta malas, suspencoes....
vale a pena ter um estoque
magnetorj escreveu:acompanhando mais essa montagem nervosa do mestre ET Rezende :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
Tiago Reis escreveu:Progresso sensacional! :thumbup:
anghinoni, magnetoRJ e Tiago Reis: Muito obrigado pela presença e comentários! Espero não decepcionar!
[]s
Raphael Vital escreveu:Eu também gostei do sistema de esterçamento. Dá maior realidade ao kit. Também uso luvas de pesca para escapes mas essa fininha aí nunca vi por aqui... e olha que eu moro na roça...
Continuo de olho e com interesse.
Abração
Raphael
Pois é Raphael...
Eu nem conhecia a aplicação para essas luvas... Viver é aprender!
Obrigado pela presença e por acompanhar!
[]s
Johnnn escreveu:Mestre é mestre, não tem jeito.
Fazer um nível de detalhamento em um carro na 1/48, é coisa de louco..hhahaha
Espero que tenha chegado a tempo para acompanhar o show mestre. Como um mero aprendiz, admiro seu trabalhos e sempre tento aprender um pouco.
Abraços
Bem vindo para acompanhar, caro Jonatas!
Não sei bem se vai ser um "Show", mas segui meus instintos durante essa rápida montagem e estou postando aqui para ver se pelo menos "passei perto"...
Você falou um ponto importante: "Aprender" !
Se todos se dedicassem a aprender mais ao invés de desdenhar, tudo seria diferente neste mundo!
[]s

Gostaria de agradecer a todos que acessam, comentam e que estão aguardando novas atualizações!
O tempo é curto, mas consegui redigir mais uma atualização! Segue abaixo! Espero que gostem!

PORTAS E PNEUS:

Como todo carro da época também o Mercedes 540K usava as portas do tipo “Suicida”...

Imagem

Para quem não sabe, esse apelido foi dado às portas cuja maçaneta e trincos são instalados à frente e as dobradiças no lado oposto. Esse tipo de instalação proporcionava maior conforto no ato de entrar e sair do veículo, pois abria “ao contrário” do que hoje vemos nos automóveis atuais...

Imagem

Tal “conforto” se traduziu em “dor de cabeça” quando motorista e/ou passageiro se esquecia de fechar direito a porta e (rodando com certa velocidade) o vento a abria e a empurrava para fora, podendo (em uma curva) os ocupantes serem atirados para fora do veículo (visto que não se usavam os cintos de segurança nestes tipos de carro na época).
Neste modelo Revell (e na maioria dos kits de carros que já vi) as portas são moldadas com a carroceria, não sendo possível apresentá-las abertas...

Imagem
Versão Cabriolet na escala 1/24 do Mercedes 540K. Notem que também nessa escala as portas do kit são fixas...

Mas eu estava decidido a fazer neste modelo adaptações que proporcionassem abrir e fechar as portas, daí, cortei-as fora para trabalhá-las posteriormente...

Imagem

O habitáculo interno apresenta-se moldado com a parte interna da porta, sendo também necessário cortar fora estes pontos (que serão usados em conjunto com as peças removidas da carroceria)...

Imagem

Após cortar tudo, apliquei um polimento na carroceria e efetuei um dryfit com as rodas para ver como ficava...

Imagem

Notem que entre o estribo, carroceria e habitáculo ficou um tremendo “rombo” que necessitava ser preenchido...

Imagem

Assim, usando chapa de alumínio sobreposta com putty, tampei os “rombos” laterais do habitáculo e até aproveitei para adicionar a alavanca de câmbio e o freio de mão (perdidos quando na recuperação do kit)...

Imagem

Imagem

Imagem

Ainda observando o conjunto simulado percebi que estava mais para um “carro de brinquedo” do que para um modelo realista...

Imagem

Fiquei tentando descobrir o motivo da falta de realismo: Seriam as partes cromadas? As rodas?

Imagem

Acabei descobrindo: Eram os PNEUS!

Os pneus precisavam de mais realismo, daí decidi transformar os pneus para o tradicional modelo da época “Faixa branca”, onde o primeiro passo foi confeccionar um molde para pintura deste detalhe. Primeiro cortei uma chapa de alumínio, fiz um furo e fui alargando-o através de lixa até atingir o diâmetro pretendido...

Imagem

Imagem

O pneu foi usado o tempo todo para medir o diâmetro correto que deve ser exato ao padrão usado neste automóvel (faixa branca nem muito pequena, nem muito exagerada)...

Imagem

Imagem

Imagem

Uma vez estipulado o tamanho definitivo do diâmetro, fixo a máscara/molde numa base, coloco o pneu por baixo e aplico tinta branca no padrão “fosco”...

Imagem

Imagem

Removido o pneu da máscara/molde, percebo que o resultado é satisfatório...

Imagem

Em seguida, pintei a roda com tinta automotiva spray cromo para juntá-la ao pneu...

Imagem

Imagem

Imagem

Em novo dryfit, finalmente fiquei satisfeito com o resultado, achando-o bem melhor quanto ao realismo do conjunto...

Imagem

Imagem

Imagem

CONTINUA NA PRÓXIMA ETAPA... :tchau:
Editado pela última vez por ALEXANDRE REZENDE em 08 Jul 2017, 20:52, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
NightRider
Conselheiro
Mensagens: 8433
Registrado em: 04 Jun 2012, 12:39
Nome: Luis
Localização: São Caetano do Sul - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 29 vezes

Re: Mercedes Benz 540K - Revell - 1/48

Mensagem por NightRider »

Pneus de faixa branca dão um charme todo especial para o carro (pelo menos eu acho isso - :lol: ) e casam bem com o estilo deste modelo. Portas suicidas são bacanas. Fiquei curioso como será o sistema para abertura. Já vi a técnica que alguns modelistas usam, mas confesso que não me entendi muito bem com elas. Vamos ver qual será a solução aplicada aqui. Quem sabe não aprendo uma que eu consiga utilizar ? Com relação à grade dianteira, pensei num primeiro momento que seria legal vazá-la, mas aí percebi que para fazer isso teria que ter o radiador atrás, peça que não existe. A solução seria, na minha modesta opinião, fazer uma wash cuidadoso para destacar os relevos do radiador ou reaproveitar um de uma sucata (devidamente redimensionado) ou fazer "na unha". Já pensou em algo nessa parte da montagem ?

Um abraço !
Avatar do usuário
Tiago Guilger
Super Membro
Mensagens: 6606
Registrado em: 13 Ago 2015, 14:07
Nome: Tiago Guilger
Localização: Itu - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Mercedes Benz 540K - Revell - 1/48

Mensagem por Tiago Guilger »

excelente evolução! e com certeza a faixa branca dos pneus deram outra cara ao kit!
Avatar do usuário
Claudio Drago
Super Membro
Mensagens: 3283
Registrado em: 28 Set 2016, 22:11
Nome: Claudio Dalmau Drago
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: P-38L-5-LO Lightning - 1:72 - Hobbyboss GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: NA T6 Texan - 1:72 - Academy GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Kamov KA-52 Alligator - Italeri - 1:72 GT 29 - Bombardeiros - Montagem: Lancaster B.III Dambuster - Revell - 1:72 GT 46 - Guerra ao Terror - Montagem: F-15 - 1:144 - Academy GT 47 - Vietnam War - Montagem: Fairchild AU23-A Peacemaker - Roden - 1/48 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Stearman Kaydet - Revell - 1/72 GT 61 - Anos 60 - Montagem: English Electric Lightning F.6 Airfix 1:72 GT 62 - Vought F4 Corsair - Montagem: F-4U-1A Corsair - MisterKraft - 1:72 GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: T 34/76 m42 - 1:72 - Italeri GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: M3 'Lee/Grant' Medium Tank - Airfix - 1:76 GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: Panzer IV F1/F2 - 1/76 - Airfix GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14A - 1:72 - Academy
 
GTs em Andamento:
GT 29 - Bombardeiros - Montagem: Petljakov PE-2 - Italeri - 1:72 GT 59 - SAR - Search and Rescue - Montagem: UH-60L Black Hawk - Academy - 1/48 GT 63 - Porta Aviões - Montagem: Admiral Kuznetsov - Trumpeter - 1:700 GT 67 - Grandes Modelos - Montagem: MIG-15 BIS - Trumpeter - 1/32 GT 79 - Aeronaves torpedeiras - Montagem: B5N2 "Kate" - 1:72 - Hasegawa GT 80 - Forças Aéreas Desconhecidas - Montagem: Kfir C2 - Sri Lanka - Hasegawa - 1/72
 

Re: Mercedes Benz 540K - Revell - 1/48

Mensagem por Claudio Drago »

Está lindo. E ainda falta um pouquinho!
Imagem
ESSE FINALZINHO DE ANO NUM TÁ FÁCIL...
Responder

Voltar para “Veículos”