HobbyEasy

Próximos Eventos Programados:


Como mascarar porões de rodas de aviões?

Fórum para Assuntos Aleatórios, típicos de um Boteco

Moderador: Moderadores Boteco

Mutley
Membro
Mensagens: 732
Registrado em: 22 Set 2015, 15:39
Nome: ROC1
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Como mascarar porões de rodas de aviões?

Mensagem por Mutley »

Queria pedir a ajuda dos modelistas mais experientes do fórum para saber a melhor forma de mascarar os porões de roda dos aviões.

Já tentei com massa de modelar, fita crepe, fita amarela da Revell, papel molhado e a última tentativa foi com a massa pritt que até deu um resultado satisfatório, mas grudou bastante e tive que ter muita paciência para tirar.

Sempre escorre alguma coisa e tenho que retocar com o pincel. Não sei se é falta de habilidade ou técnica. :thumbdown:

Agradeço quem estiver disposto a compartilhar a experiência. Quero ver qual forma consigo me adaptar melhor.

:thumbup:
Avatar do usuário
TioDrakul
Super Membro
Mensagens: 3114
Registrado em: 04 Mar 2013, 14:27
Nome: Daniel Campos
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 6 vezes

Re: Como mascarar porões de rodas de aviões?

Mensagem por TioDrakul »

Eu não sei dizer se existe uma melhor forma de mascarar os porões, é meio que caso-a-caso. Em alguns casos é possível colar cuidadosamente fita Tamiya (a amarela) por dentro das bordas do porão então você primeiro pinta o porão e depois a fuselagem, enquanto em outros casos é mais fácil encher o porão com algodão para tentar evitar um pouco que entre tinta nele, depois passar a cor da fuselagem, colocar fita Tamiya contornando as bordas do porão, tirar o algodão e então pintar cuidadosamente a cor do porão no lado de dentro enquanto evita pintar a parte que você mascarou do lado de fora
Avatar do usuário
Joao Marques
Membro
Mensagens: 707
Registrado em: 19 Jun 2012, 17:59
Nome: Joao Marques
Localização: Sao Paulo, SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Como mascarar porões de rodas de aviões?

Mensagem por Joao Marques »

Mutley,

Já mascarei com papel molhado, pedaços de espuma/esponja, e massinhas (essas quase sempre deixam resíduos nas reentrâncias, é mio chato)... mas sem maiores problemas..

Será que o problema não está na aplicação da tinta ? Acredito que esteja usando aerógrafo certo ?
Se sim, tente por menos pressão (se seu compressor tiver esse controle), algo em torno de 15 psi é bem tranquilo, e prefira dar várias demãos finas sucessivas ao invés de uma só demão muito carregada/molhada.
Concluídos : Galeria
Mutley
Membro
Mensagens: 732
Registrado em: 22 Set 2015, 15:39
Nome: ROC1
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Como mascarar porões de rodas de aviões?

Mensagem por Mutley »

TioDrakul escreveu:Eu não sei dizer se existe uma melhor forma de mascarar os porões, é meio que caso-a-caso. Em alguns casos é possível colar cuidadosamente fita Tamiya (a amarela) por dentro das bordas do porão então você primeiro pinta o porão e depois a fuselagem, enquanto em outros casos é mais fácil encher o porão com algodão para tentar evitar um pouco que entre tinta nele, depois passar a cor da fuselagem, colocar fita Tamiya contornando as bordas do porão, tirar o algodão e então pintar cuidadosamente a cor do porão no lado de dentro enquanto evita pintar a parte que você mascarou do lado de fora
Obrigado pela dica TioDrakul :thumbup: Nunca tentei fazer o inverso. Sempre começo pelos porões e depois vou para a fuselagem. Acho que os porões das aeronaves mais modernas que tem ângulos retos seja mais fácil começar pela fuselagem. Vale a pena tentar :thumbup:
Mutley
Membro
Mensagens: 732
Registrado em: 22 Set 2015, 15:39
Nome: ROC1
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Como mascarar porões de rodas de aviões?

Mensagem por Mutley »

Joao Marques escreveu:Mutley,

Já mascarei com papel molhado, pedaços de espuma/esponja, e massinhas (essas quase sempre deixam resíduos nas reentrâncias, é mio chato)... mas sem maiores problemas..

Será que o problema não está na aplicação da tinta ? Acredito que esteja usando aerógrafo certo ?
Se sim, tente por menos pressão (se seu compressor tiver esse controle), algo em torno de 15 psi é bem tranquilo, e prefira dar várias demãos finas sucessivas ao invés de uma só demão muito carregada/molhada.
João, eu uso um Lince 1500 e acho ele muito bom. O compressor não tem controle de pressão (é um wimpell "pé duro" que tem me quebrado o galho :mrgreen: ). Quanto a tinta pode ter alguma razão. Percebi que a tinta um pouco mais grossa evita que ela infiltre pela máscara.

Lendo algumas postagens aqui no fórum vi que o ângulo do aerógrafo com o com o modelo (90º) também ajuda. A última vez que pintei, retirei aquela coroa de proteção da ponta da agulha do aerógrafo e consegui um controle melhor do jato.
Macoy_AbZ
Membro
Mensagens: 51
Registrado em: 05 Dez 2015, 16:27
Nome: Marcio de Souza Maia Junior
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Como mascarar porões de rodas de aviões?

Mensagem por Macoy_AbZ »

Procure Silly Putty no ebay. É a forma mais rápida de mascarar porões de rodas. Só empurrar a massinha e pronto.

Mas como falaram aí em cima, dá pra pintar porões por último, mascarando por fora do porão o que é bem mais fácil do que mascarar por dentro. Dê uma olhada nos vídeos do canal ScaleModelAircraft e PLASMO no YouTube, eles geralmente deixam pra pintar por último.
Avatar do usuário
Vrykolakas
Super Membro
Mensagens: 5153
Registrado em: 11 Abr 2014, 20:37
Nome: Paulo Ayres Muselli de Mendonca
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Como mascarar porões de rodas de aviões?

Mensagem por Vrykolakas »

Macoy_AbZ escreveu:Procure Silly Putty no ebay. É a forma mais rápida de mascarar porões de rodas. Só empurrar a massinha e pronto.

Mas como falaram aí em cima, dá pra pintar porões por último, mascarando por fora do porão o que é bem mais fácil do que mascarar por dentro. Dê uma olhada nos vídeos do canal ScaleModelAircraft e PLASMO no YouTube, eles geralmente deixam pra pintar por último.
A forma mais simples sem a menor sombra de dúvida.

Vc compra aqui:

https://lista.mercadolivre.com.br/silly-putty#D[A:silly-putty,L:1]

E ela agarra mais nela mesma (ou nos seus dedos se estiver usando luvas na montagem do kit) do que em qualquer outra coisa.
Trespassors will be shot
Survivors will be shot again
Avatar do usuário
Correia
Super Membro
Mensagens: 1455
Registrado em: 21 Dez 2012, 11:30
Nome: Ronaldo Magalhães
Localização: Belo Horizonte
Agradeceu: 0
Curtiram: 8 vezes

Re: RE: Re: Como mascarar porões de rodas de aviões?

Mensagem por Correia »

TioDrakul escreveu:Eu não sei dizer se existe uma melhor forma de mascarar os porões, é meio que caso-a-caso. Em alguns casos é possível colar cuidadosamente fita Tamiya (a amarela) por dentro das bordas do porão então você primeiro pinta o porão e depois a fuselagem, enquanto em outros casos é mais fácil encher o porão com algodão para tentar evitar um pouco que entre tinta nele, depois passar a cor da fuselagem, colocar fita Tamiya contornando as bordas do porão, tirar o algodão e então pintar cuidadosamente a cor do porão no lado de dentro enquanto evita pintar a parte que você mascarou do lado de fora
Eu faço desse jeito mesmo, com fita Tamiya por dentro do porão, como nessa foto de Fw190 na 1/72.

A diferença é que eu pinto o interior do porão primeiro, antes de fechar a asa.

Imagem

Enviado de meu SM-A720F usando Tapatalk
Editado pela última vez por Correia em 03 Jan 2018, 15:48, em um total de 1 vez.
Concluído fora de GT: Fokker D VII . Revell 1/72 | A caminho do Cairo | U-Bolt DKM Type IXC | Douglas TBD-1 Devastator
Review: Douglas TBD-1 Devastator Airfix 1:72 | Boeing 737-200 Revel 1:200 | Focke Wulf Fw 56 Stösser - Heller/kiko 1:72
Avatar do usuário
Correia
Super Membro
Mensagens: 1455
Registrado em: 21 Dez 2012, 11:30
Nome: Ronaldo Magalhães
Localização: Belo Horizonte
Agradeceu: 0
Curtiram: 8 vezes

Re: Como mascarar porões de rodas de aviões?

Mensagem por Correia »

Mais um exemplo: fita e algodão em um B-339 também na 1/72.

Não gosto muito de usar algodão porque sempre ficam uns fiapos presos na tinta. Depois eu tenho que ficar puxando com a pinça. Mas se isolar bem, não dá problema e ocupa espaços grandes.Imagem

Enviado de meu SM-A720F usando Tapatalk
Concluído fora de GT: Fokker D VII . Revell 1/72 | A caminho do Cairo | U-Bolt DKM Type IXC | Douglas TBD-1 Devastator
Review: Douglas TBD-1 Devastator Airfix 1:72 | Boeing 737-200 Revel 1:200 | Focke Wulf Fw 56 Stösser - Heller/kiko 1:72
Avatar do usuário
Fab-Wan
Super Membro
Mensagens: 2206
Registrado em: 27 Jul 2012, 10:52
Nome: Fabiano
Localização: Tatooine
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Como mascarar porões de rodas de aviões?

Mensagem por Fab-Wan »

A foto é do meu amigo Rodrigo Bezerra, mas eu assim como ele, essas Massinhas Silly Putty...

Imagem
Na bancada:
F-4S Black Bunny - Fujimi 1/72
F-14D Super Tomcat - Revell 1/72
Mirage IIIEBR - Modelsvit 1/72
Bell X1 - Tamiya 1/72
EE Lightning F.2 - Airfix 1/72
Supermarine Swift FR.5 - Airfix 1/72

Encostado:
RF-4C Phantom II - ESCI 1/72
Mirage F1CG - Special Hobby 1/72
Responder

Voltar para “Conversa Fiada”