SemperFi

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

[Concluído]  M 88 A1, EXÉRCITO BRASILEIRO, AFV CLUB, ESCALA 1/35

Moderador: Moderadores GT

Avatar do usuário
Rogerio Kocuka
Super Membro
Mensagens: 9049
Registrado em: 17 Out 2012, 01:38
Nome: Rogerio Kocuka
Agradeceu: 94 vezes
Curtiram: 222 vezes

M 88 A1, EXÉRCITO BRASILEIRO, AFV CLUB, ESCALA 1/35

Mensagem por Rogerio Kocuka »

M 88 A1, EXÉRCITO BRASILEIRO, AFV CLUB, ESCALA 1/35

Imagem
Foto: Rogerio Kocuka

A Viatura Blindada Especial de Socorro M88A1 (MRV) é um blindado sobre lagartas usado para executar missões de resgate e recuperação no campo de batalha. O M88A1 MRV (Medium Recovery Vehicle) realiza operações de içamento, guincho e reboque, suportando operações de recuperação e evacuação de carros de combate e outras viaturas de combate sobre lagartas. Possui capacidade de abastecer e desabastecer combustível e está totalmente equipado para fornecer apoio de manutenção e recuperação para carros de combate e demais viaturas blindadas. Essas funções podem ser executadas em todos os tipos de terreno durante todas as condições climáticas.
Foi utilizado em vários conflitos, como a guerra do Vietnã, Guerra do Golfo, Guerra do Iraque e do Afeganistão.

Imagem
Fonte:

Histórico

A viatura de recuperação blindada M88 foi projetada para operações de recuperação de viaturas médias e pesadas. As tarefas típicas deste veículo de suporte incluem a recuperação de viaturas blindadas danificadas, presas, inundadas ou tombadas no campo de batalha. Ele também fornece serviço de manutenção ou os envia às unidades de manutenção. O M88 foi aceito para servir com o Exército dos EUA em 1959. As entregas começaram em 1961 e mais de 1 000 desses veículos blindados de recuperação foram produzidos até 1964. Esse ARV (Armored Recovery Vehicle) foi acionado durante várias guerras, notadamente no Vietnã e nas duas guerras no Iraque. Os M88 atualizados ainda estão em serviço nos EUA. Esta viatura também foi exportada para vários países.

Imagem
Fonte: http://www.statemaster.com/encyclopedia ... engine.jpg


O M88 baseia-se na suspensão e conjunto de força do M48A2 e M60. O veículo é equipado com lança de elevação tipo "A", guincho e uma escavadeira montada na frente. Foi projetado para suportar os carros de combate da série Patton.

O guindaste tem uma capacidade de 22,3 t. É usado para elevar veículos, torres, conjuntos de força ou outras cargas. Se forem necessários reparos na suspensão de uma viatura, o guindaste eleva a frente da parte traseira do veículo para permitir o acesso ao sistema danificado. Quando não é necessário, o guindaste fica sobre a couraça.

O guincho principal tem capacidade de 40,8 t. É usado para a recuperação de veículos danificados, presos, afundados e capotados. Há também um guincho auxiliar. É usado para a entrega do cabo principal do guincho e outras operações de manuseio de carga.

A lâmina escavadeira montada na frente é usada para estabilizar o veículo durante operações de guindaste e guincho. Também pode ser usado para remover obstáculos e trabalhos leves para cortar a terra, como encobrir valas e assim por diante.

Imagem
Fonte: https://defpost.com/anniston-army-depot ... -vehicles/


O veículo possui um equipamento de soldagem para trabalhos de soldagem e corte em campo. Estes são transportados por um membro da tripulação. O M88 também possui um conjunto de ferramentas para reparos em campo.

O M88 ARV reboca carros de combate ou viaturas blindadas danificadas, com defeito ou não controladas, usando engates rígidos ou não rígidos. Os veículos danificados são rebocados para a retaguarda em locais cobertos e abrigados e locais para realizar serviços de manutenção mais complexos.

A superestrutura deste veículo blindado de recuperação é composta por uma única peça blindada grande. Ele fornece proteção contra disparos de metralhadoras e estilhaços de artilharia. A blindagem do fundo da couraça é semelhante aquelas dos carros de combate médios e suporta a explosão de minas anti-carro. O M88 original não possui o sistema de proteção NBC, com o qual os modelos posteriores são equipados.


Imagem
Foto: Rogerio Kocuka


O M88 está armado com uma única metralhadora .50 (12,7 mm) montada no teto para autodefesa. Esta arma é operada pelo comandante da viatura e transporta 1300 tiros.

A guarnição é de quatro pessoas, incluindo comandante, motorista, mecânico e montador. Todos os membros da tripulação têm suas escotilhas separadas no teto da superestrutura. Há também uma porta em cada lado.




O M88 original era movido por um motor a gasolina. Com a introdução do M1 Abrams, foram necessários dois veículos de recuperação M88 para rebocar este MBT, devido ao seu peso. Para resolver esse problema, uma versão mais poderosa do M88 foi introduzida no início dos anos 90. Em caso de emergência, este veículo de recuperação pode reabastecer os carros de combate a partir de seu próprio tanque de combustível. O M88 pode ser equipado com um kit de transposição de cursos d’água. Após a preparação, ele pode atravessar vaus de até 2,6 m de profundidade.



Variantes

M88A1: versão aprimorada, desenvolvida em 1973. O motor a gasolina foi substituído por uma unidade a diesel. É alimentado pelo motor diesel turboalimentado Continental AVSI-1790-6A, desenvolvendo 750 hp. O motor é acoplado à transmissão Allison XT-1400-2. Este veículo de recuperação também foi equipado com uma unidade de energia auxiliar, que aciona todos os sistemas e equipamentos adicionais quando o motor principal é desligado. Ao contrário do seu antecessor, é equipado com sistema de proteção NBC. A produção do M88A1 começou em 1977 e cessou em 1985, com um total de 1427 veículos produzidos. Além disso, 876 ARVs M88 originais foram atualizados para o padrão A1.

Imagem
Fonte: https://tanks-encyclopedia.com/coldwar- ... hicle-m88/


M88A2 Hercules : versão aprimorada, desenvolvida no início dos anos 90. Melhorou a proteção e suporta projéteis de 30 mm. Este veículo melhorado é um pouco maior e mais pesado. O Hercules está equipado com um motor a diesel mais potente, desenvolvendo 1050 cv. Este ARV melhorou a velocidade e o alcance, comparando com o seu antecessor. O Hercules também possui um guindaste e guincho mais potentes. As entregas do M88A2 começaram em 1997.

Imagem
Fonte: https://veiculosearmamentosmilitares.bl ... cules.html

M88A3 :é uma atualização adicional do M88A2. É o membro mais recente da família M88. Ele usa um conjunto de força modernizado e melhorou a velocidade, a capacidade de elevação e o guincho. Isso permite recuperar as versões mais modernas do carro de combate M1A2.



No Brasil

Através de acordos entre Brasil e EUA, em outubro de 2015, foi efetivada a doação de 50 veículos blindados diversos, que são utilizados para complementar a Força Terrestre Brasileira. Esse lote foi composto por 34 viaturas tipo posto de comando M577 A2, que também podem ser utilizados como VBTP, ambulância blindada e transporte em geral; 12 VBTP M113 A2; 4 veículos de socorro pesado M88 A1, que são peças fundamentais para a operação dos M109 e dos carros de combate M60 A3 TTS que dotam o 20º RCB, em Campo Grande (MS), não somente pela capacidade de suportar o peso destes, mas também pela mecânica que é similar.

Imagem
Foto: Rogerio Kocuka


Os veículos escolhidos estavam em dois depósitos do US Army, no Anniston Army Depot, no Alabama, e o Sierra Army Depot, na California, e foram selecionados por uma equipe de militares e engenheiros do Exército Brasileiro (EB), sempre levando em conta o estado de cada um, sendo escolhidos os veículos que poderiam ser empregados imediatamente, ou seja, que se encontravam em condições de apronto.
No caso dos M88 A1 não foi diferente; uma das viaturas contava com incríveis 40 milhas de rodagem consumidas em apenas 244 horas de uso! Essas viaturas passaram por uma manutenção básica quando foram revisadas e pintadas no Parque Regional de Manutenção da 5ª RM (PqRMnt/5), em Curitiba, PR. Os quatro M88 A1 do primeiro lote já foram recebidos pelas unidades operacionais no 4º B Log (Santa Maria-RS), 5º B Log (Curitiba-PR), 20º RCB e 9º B Mnt (ambos em Campo Grande-MS).

Imagem
Foto: Rogerio Kocuka


No dia 04 de outubro, a Base de Apoio Logístico do Exército (Ba Ap Log Ex), por meio da Divisão de Importação e Exportação de Material (DIEM), iniciou o desembaraço alfandegário de trinta e duas (32) Viaturas Blindadas de Combate Obuseiro Autopropulsado (VBCOAP) M109 A5 BR+ (Plus) e cinco (5) Viaturas Blindadas Especiais Socorro (VBE Soc) M88 A1, que foram desembarcadas no Porto do Rio Grande, no Rio Grande do Sul.

Imagem
Fonte: http://www.cml.eb.mil.br/ultimas-notici ... dadas.html


As VBE Soc M88 A1 fazem parte de uma nova aquisição do EB, via FMS, efetuada em 2018, e se somaram aos quatro já recebidos, aumentando assim a capacidade de manutenção de toda força blindada. Devido a sua demonstrada capacidade, é esperada novas aquisições desse tipo de viatura.

Imagem
Foto: Rogerio Kocuka



Fontes do texto:

M88. Wikipedia, a enciclopédia livre. Disponível em:
https://pt.wikipedia.org/wiki/M88
M88 A1. FAS Military Analasys Network. Disponível em:
https://fas.org/man/dod-101/sys/land/m88a1e1.htm

M88 Armored Recovery Vehicle. Military Today. Disponível em:
http://www.military-today.com/engineering/m88.htm

Novidades na Arma Blindada Brasileira. Tecnologia e Defesa. Disponível em:
https://tecnodefesa.com.br/novidades-na ... rasileira/

Chegam finalmente ao Brasil os M-109A5+ BR Plus modernizados pela BAe Systems. Tecnologia e Defesa. Disponível em:
https://tecnodefesa.com.br/chegam-final ... stems-aco/



Imagem
Foto: Rogerio Kocuka
Avatar do usuário
Rogerio Kocuka
Super Membro
Mensagens: 9049
Registrado em: 17 Out 2012, 01:38
Nome: Rogerio Kocuka
Agradeceu: 94 vezes
Curtiram: 222 vezes

Re: M 88 A1, EXÉRCITO BRASILEIRO, AFV CLUB, ESCALA 1/35

Mensagem por Rogerio Kocuka »

Saudações!
Vamos para a apresentação do kit.

O kit

O kit é o Bergepanzer 1 M88 A1 G, da Revell, na escala 1/35, que traz opções para fazer quatro blindados do Exército Alemão.

Imagem

Imagem


A minha intenção é fazer um blindado em uso no Brasil.

Imagem
Foto: Rogerio Kocuka


Sprues

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Lagartas de vinil, decais, corrente e linha para fazer o cabo de aço.

Imagem


Photo eteched

Imagem


Manual de instruções

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Flying Pancake
Conselheiro
Mensagens: 3378
Registrado em: 18 Dez 2018, 11:48
Nome: Yuri
Agradeceu: 4 vezes
Curtiram: 90 vezes

Re: M 88 A1, EXÉRCITO BRASILEIRO, AFV CLUB, ESCALA 1/35

Mensagem por Flying Pancake »

Que legal Rogério!!

Acho esses blindados utilitários muito interessantes.

Acompanhando aqui com certeza :thumbup: :thumbup:

Abs
Avatar do usuário
Rogerio Kocuka
Super Membro
Mensagens: 9049
Registrado em: 17 Out 2012, 01:38
Nome: Rogerio Kocuka
Agradeceu: 94 vezes
Curtiram: 222 vezes

Re: M 88 A1, EXÉRCITO BRASILEIRO, AFV CLUB, ESCALA 1/35

Mensagem por Rogerio Kocuka »

YuriUB escreveu:Que legal Rogério!!

Acho esses blindados utilitários muito interessantes.

Acompanhando aqui com certeza :thumbup: :thumbup:

Abs
Seja bem vindo Yuri!
:thumbup: :thumbup: :thumbup:

Um abraço!
Avatar do usuário
Rogerio Kocuka
Super Membro
Mensagens: 9049
Registrado em: 17 Out 2012, 01:38
Nome: Rogerio Kocuka
Agradeceu: 94 vezes
Curtiram: 222 vezes

Re: M 88 A1, EXÉRCITO BRASILEIRO, AFV CLUB, ESCALA 1/35

Mensagem por Rogerio Kocuka »

Saudações!
Iniciando a montagem do M88 A1 com o trem de rolamento. Cada par de roda de apoio veio com sua policap. Também montei os rodetes de retorno.

Imagem

Imagem

Imagem


Polias motoras.

Imagem


Dry fit da couraça, que no kit é dividida em parte superior e inferior.

Imagem

Imagem


Trabalho na suspensão e rodetes de retorno.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Thunderbolt
Super Membro
Mensagens: 15596
Registrado em: 17 Jun 2013, 20:52
Nome: Guilherme Augusto Sorrenti
Localização: Sorocaba-SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 11 vezes

Re: M 88 A1, EXÉRCITO BRASILEIRO, AFV CLUB, ESCALA 1/35

Mensagem por Thunderbolt »

Excelente histórico e apresentação do kit.
Muito legal essa viatura, ainda mais sendo do EB.
Perdi o comecinho da montagem mas acompanharei à partir daqui.

Um abraço!
Avatar do usuário
Rogerio Kocuka
Super Membro
Mensagens: 9049
Registrado em: 17 Out 2012, 01:38
Nome: Rogerio Kocuka
Agradeceu: 94 vezes
Curtiram: 222 vezes

Re: M 88 A1, EXÉRCITO BRASILEIRO, AFV CLUB, ESCALA 1/35

Mensagem por Rogerio Kocuka »

Thunderbolt escreveu:Excelente histórico e apresentação do kit.
Muito legal essa viatura, ainda mais sendo do EB.
Perdi o comecinho da montagem mas acompanharei à partir daqui.

Um abraço!

Muito obrigado e seja bem vindo, Thunderbolt!
:thumbup: :thumbup: :thumbup: :thumbup:

Um abraço!
Flying Pancake
Conselheiro
Mensagens: 3378
Registrado em: 18 Dez 2018, 11:48
Nome: Yuri
Agradeceu: 4 vezes
Curtiram: 90 vezes

Re: M 88 A1, EXÉRCITO BRASILEIRO, AFV CLUB, ESCALA 1/35

Mensagem por Flying Pancake »

Muito legal Rogério!

Como militaria não é minha praia, pergunto: a suspensão é fixa ou funcional?

É impressão minha ou o kit já vem com alguns buracos de bala?

Imagem

Sigo de olho.

Abraço!
Avatar do usuário
Rogerio Kocuka
Super Membro
Mensagens: 9049
Registrado em: 17 Out 2012, 01:38
Nome: Rogerio Kocuka
Agradeceu: 94 vezes
Curtiram: 222 vezes

Re: M 88 A1, EXÉRCITO BRASILEIRO, AFV CLUB, ESCALA 1/35

Mensagem por Rogerio Kocuka »

YuriUB escreveu:Muito legal Rogério!

Como militaria não é minha praia, pergunto: a suspensão é fixa ou funcional?

É impressão minha ou o kit já vem com alguns buracos de bala?

Imagem

Sigo de olho.

Abraço!
Muito obrigado Yuri!!!
:bow: :bow: :bow:

Vamos às respostas:
A suspensão é fixa ou funcional?
No kit ela é fixa. Alguns kits tem a suspensão funcional, a exemplo do M60 A3 TTS da AFV Club.

O kit já vem com alguns buracos de bala?
Estes furos serão usados para colar uma série de peças do kit.
Estas peças são acessórios e peças de reposição, que são fixados nas laterais da couraça, como visto nas fotos abaixo:

Imagem

Imagem

Qualquer pergunta a mais é só falar.

Um abraço!
Flying Pancake
Conselheiro
Mensagens: 3378
Registrado em: 18 Dez 2018, 11:48
Nome: Yuri
Agradeceu: 4 vezes
Curtiram: 90 vezes

Re: M 88 A1, EXÉRCITO BRASILEIRO, AFV CLUB, ESCALA 1/35

Mensagem por Flying Pancake »

Rogerio Kocuka escreveu:
YuriUB escreveu:Muito legal Rogério!

Como militaria não é minha praia, pergunto: a suspensão é fixa ou funcional?

É impressão minha ou o kit já vem com alguns buracos de bala?

Sigo de olho.

Abraço!
Muito obrigado Yuri!!!
:bow: :bow: :bow:

Vamos às respostas:
A suspensão é fixa ou funcional?
No kit ela é fixa. Alguns kits tem a suspensão funcional, a exemplo do M60 A3 TTS da AFV Club.

O kit já vem com alguns buracos de bala?
Estes furos serão usados para colar uma série de peças do kit.
Estas peças são acessórios e peças de reposição, que são fixados nas laterais da couraça, como visto nas fotos abaixo:

Qualquer pergunta a mais é só falar.

Um abraço!
O kit tem bastante penduricalhos então, vai ficar show :thumbup: :thumbup:

Abraço!
Responder

Voltar para “GT 82 - Transportes e Serviços”