Master-Model

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

[Concluído]  SA-9 Gaskin - Dragon 1/35

Moderador: Moderadores GT

Avatar do usuário
LRFOGA
Super Membro
Mensagens: 5561
Registrado em: 14 Jun 2012, 22:50
Nome: Luiz Renato Fogagnolo
Agradeceu: 0
Curtiram: 4 vezes

SA-9 Gaskin - Dragon 1/35

Mensagem por LRFOGA »

O SA-9 Gaskin, também identificado como 9K31 Strela-1 (em russo: 9К31 "Стрела-1"; em português: Flecha) é um sistema de defesa antiaérea desenvolvido pela União Soviética. Ele recebe da OTAN a designação SA-9 "Gaskin"
Imagem

É uma plataforma de defesa anti aérea com misseis terra-ar 9M31 montada sobre um blindado BRDM-2
Imagem

Cada veículo carrega quatro mísseis prontos para disparar, mas normalmente nenhum míssil para recarga
Imagem

O recarregamento é realizado manualmente e geralmente leva aproximadamente 5 minutos. As caixas de mísseis são baixadas para transporte para diminuir a altura total do veículo
Imagem

O motorista e o comandante têm periscópios para visualização fora do veículo quando as portinholas estão fechadas
Imagem

Além da nova torre, a outra grande mudança no chassi do BRDM-2 é a remoção das rodas da cava, que supostamente melhoram o desempenho fora-de-estrada
Imagem

Mas essa alteração não ocorre em todos os veículos, alguns permanecem usando as rodas da cava, conforme provas fotográficas adiante
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Existem variações de plataforma lançadora de mísseis sobre o chassi do BRDM-2 e que também mantém as rodas cavas que auxiliam o deslocamento em todo tipo de terreno
Imagem

Imagem

O motorista e o comandante possuem sistemas de visão por infra-vermelho. O veículo tem proteção padrão NBC (Nuclear, Biológica e Química), incluindo sobrepressão. Os mísseis dobram-se para os lados da torre, o que reduz bastante a altura do veículo durante a viagem e aumenta a sua estabilidade já que baixa-se o centro de gravidade do mesmo
Imagem

Cada veículo pesa cerca de 7 toneladas e tem um motor de 104 kW (140 cv) e um sistema central de controle de pressão dos pneus
Imagem

De acordo com fontes russas o míssil 9M31 original (designação US DoD SA-9A "Gaskin-Mod0" ) tinha uma zona de destruição de alvo confiável de 900 a 4200 metros. Várias fontes ocidentais e também algumas russas fornecem estimativas de alcance muito mais altas de 800 a 6500 m (0,5 a 4 milhas); estes podem se referir a faixa máxima de disparo contra um alvo próximo e mínimo contra recuo, que são obviamente envelopes maiores, pois o alvo só tem que alcançar a zona de interceptação no momento em que o míssil a atingir
Imagem

O míssil é eficaz contra alvos recuando a uma velocidade máxima de 220 m / s, ou aproximando-se de 310 m/s
Imagem

A ogiva tinha como objetivo principal impactar diretamente o alvo, continha fusíveis de contato e magnéticos, mas também continha um detonador óptico de proximidade para detonar a ogiva no caso de um quase acidente. O míssil também tinha um mecanismo de segurança incomum em caso de falha; em vez de um fusível de autodestruição, se o detonador óptico não detectasse um alvo dentro de 13 a 16 segundos, o mecanismo de segurança de ogiva seria acionado para impedir sua detonação por impacto
Imagem

A propulsão é feita por um motor de foguete de combustível sólido de estágio único, que é aceso a uma distância de poucos metros do tubo de lançamento: enquanto a carga descartável ejeta o míssil de seu canister, ele está arrastando um fio de sua traseira. O foguete principal acende quando o míssil atinge o final do fio a poucos metros de distância e é cortado dele
Imagem

Entrada em serviço
O Strela-1 foi instalado em baterias de defesa aérea de curto alcance de rifles soviéticos e regimentos de tanques. A bateria consistia de um pelotão de arma de quatro ZSU-23-4 Shilkas e um pelotão SAM com quatro veículos Strela-1
Imagem

O pelotão Strela-1 contém, além de um veículo de comando, um TEL equipado com um sistema de detecção de radar passivo similar a um Radar Warning Receiver, e vários outros (geralmente três) sem qualquer sistema de radar. O sistema de detecção de radar é o 9S16 "Flat Box" e consiste em quatro sensores montados em torno do veículo BRDM , dando-lhe uma cobertura de 360 ​​graus. Este sistema não emite energia de radar, mas pode detectar ondas de rádio emitidas por aeronaves, dando ao veículo aviso sobre a chegada de aeronaves e auxiliando na aquisição da aeronave alvo com o sistema óptico. Táticas típicas pedem o lançamento de dois mísseis contra cada alvo para melhorar a chance de destruí-lo
Imagem

Na Rússia, o sistema 9K31 Strela-1 foi substituído pelo 9K35 Strela-10
Imagem

Países que ainda usam o SA-9 Gaskin

Argélia; Angola; Armênia; Benin; Bulgária; Cuba; Croácia; Bósnia e Herzegovina; Egito; Etiópia; Hungria; Índia; Líbia; Mauritânia; Mongólia; Moçambique; Nicarágua; Rússia (200 unidades nas forças terrestres russas a partir de 2012 e 50 unidades no corpo de fuzileiros navais russos a partir de 2012; Romênia (48 unidades, produzidas sob licença como CA-95); República Democrática Árabe Sarauí; Sérvia; Síria; Uganda; Ucrânia; Uzbequistão; Vietnã; e Iémen
Imagem

Ex-operadores: Checoslováquia; Alemanha Oriental; Iugoslávia; Iraque; Polônia; Eslovênia e União Soviética
Imagem

Em breve apresentarei o kit

LRFOGA
Imagem
Avatar do usuário
Ironfox
Super Membro
Mensagens: 4641
Registrado em: 29 Mai 2013, 21:59
Nome: Roberto
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: SA-9 Gaskin - Dragon 1/35

Mensagem por Ironfox »

Espetáculo de apresentação!!
Curto antiaereas, acompanhando com interesse!

Enviado de meu SM-G610M usando o Tapatalk
Clear to engage!
Imagem
Avatar do usuário
Rogerio Kocuka
Super Membro
Mensagens: 9049
Registrado em: 17 Out 2012, 01:38
Nome: Rogerio Kocuka
Agradeceu: 94 vezes
Curtiram: 222 vezes

Re: SA-9 Gaskin - Dragon 1/35

Mensagem por Rogerio Kocuka »

Chegando para acompanhar!!!
Excelente apresentação e seleção de fotos da máquina.
:thumbup: :thumbup: :thumbup: :thumbup:
Avatar do usuário
LRFOGA
Super Membro
Mensagens: 5561
Registrado em: 14 Jun 2012, 22:50
Nome: Luiz Renato Fogagnolo
Agradeceu: 0
Curtiram: 4 vezes

Re: SA-9 Gaskin - Dragon 1/35

Mensagem por LRFOGA »

Ironfox escreveu:Espetáculo de apresentação!!
Curto antiaereas, acompanhando com interesse!

Enviado de meu SM-G610M usando o Tapatalk
Muito obrigado Ironfox, se você gosta desse veículo, provavelmente vai gostar do S-400 Triumph 1/35 da Hobbyboss que eu comprei no final do ano, pretendo inscrever ele aqui, mas só depois de eu conseguir montar o SS-1C Scud B que já está inscrito neste GT :D
Imagem
Avatar do usuário
LRFOGA
Super Membro
Mensagens: 5561
Registrado em: 14 Jun 2012, 22:50
Nome: Luiz Renato Fogagnolo
Agradeceu: 0
Curtiram: 4 vezes

Re: SA-9 Gaskin - Dragon 1/35

Mensagem por LRFOGA »

Rogerio Kocuka escreveu:Chegando para acompanhar!!!
Excelente apresentação e seleção de fotos da máquina.
:thumbup: :thumbup: :thumbup: :thumbup:
Muito obrigado Rogério, pretendo começar a montar esse kit nos próximos dias :D
Imagem
Avatar do usuário
Ironfox
Super Membro
Mensagens: 4641
Registrado em: 29 Mai 2013, 21:59
Nome: Roberto
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: RE: Re: SA-9 Gaskin - Dragon 1/35

Mensagem por Ironfox »

LRFOGA escreveu:
Ironfox escreveu:Espetáculo de apresentação!!
Curto antiaereas, acompanhando com interesse!

Enviado de meu SM-G610M usando o Tapatalk
Muito obrigado Ironfox, se você gosta desse veículo, provavelmente vai gostar do S-400 Triumph 1/35 da Hobbyboss que eu comprei no final do ano, pretendo inscrever ele aqui, mas só depois de eu conseguir montar o SS-1C Scud B que já está inscrito neste GT :D
Wow!! Aí sim!! Tenho a versão de transporte desse blindado q vc está montando, e tinha um Scud da Dragon q em algum momento eu achei que iria montar kkkk
Só fiquei com o BRDM pq tá começado, mas o Scud já virou aviões kkk

Enviado de meu SM-G610M usando o Tapatalk
Clear to engage!
Imagem
Avatar do usuário
LRFOGA
Super Membro
Mensagens: 5561
Registrado em: 14 Jun 2012, 22:50
Nome: Luiz Renato Fogagnolo
Agradeceu: 0
Curtiram: 4 vezes

Re: SA-9 Gaskin - Dragon 1/35

Mensagem por LRFOGA »

Apresentação do kit
Imagem

manual de instruções
Imagem

observem que a versão da caixa e sem as rodas da cava
Imagem

Imagem

Imagem

mas montarei a versão com as rodas da cava, tal como usado em alguns países, e por essa razão procurei na internet o manual do BRDM-2 da Dragon na mesma escala, já que se trata do mesmo kit e encontrei a parte do manual que ensina como montar essas rodas e o sistema de suspensão delas
Imagem

chassi, rodas de borracha e decais para versões polonesa, checoslováquia, alemanha oriental, iraque, exército soviético, e infantaria naval soviética
Imagem

demais peças
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

ainda não decidi que versão irei fazer mas estou considerando fazer a versão do Iraque
Imagem
Avatar do usuário
Ironfox
Super Membro
Mensagens: 4641
Registrado em: 29 Mai 2013, 21:59
Nome: Roberto
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: RE: Re: SA-9 Gaskin - Dragon 1/35

Mensagem por Ironfox »

LRFOGA escreveu:Apresentação do kit
Imagem

manual de instruções
Imagem

observem que a versão da caixa e sem as rodas da cava
Imagem

Imagem

Imagem

mas montarei a versão com as rodas da cava, tal como usado em alguns países, e por essa razão procurei na internet o manual do BRDM-2 da Dragon na mesma escala, já que se trata do mesmo kit e encontrei a parte do manual que ensina como montar essas rodas e o sistema de suspensão delas
Imagem

chassi, rodas de borracha e decais para versões polonesa, checoslováquia, alemanha oriental, iraque, exército soviético, e infantaria naval soviética
Imagem

demais peças
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

ainda não decidi que versão irei fazer mas estou considerando fazer a versão do Iraque
Eu escolheria a iraquiana também, mas sou.meio suspeito kkkk

Enviado de meu SM-G610M usando o Tapatalk
Clear to engage!
Imagem
Avatar do usuário
LRFOGA
Super Membro
Mensagens: 5561
Registrado em: 14 Jun 2012, 22:50
Nome: Luiz Renato Fogagnolo
Agradeceu: 0
Curtiram: 4 vezes

Re: RE: Re: SA-9 Gaskin - Dragon 1/35

Mensagem por LRFOGA »

Ironfox escreveu:
LRFOGA escreveu:
Ironfox escreveu:Espetáculo de apresentação!!
Curto antiaereas, acompanhando com interesse!

Enviado de meu SM-G610M usando o Tapatalk
Muito obrigado Ironfox, se você gosta desse veículo, provavelmente vai gostar do S-400 Triumph 1/35 da Hobbyboss que eu comprei no final do ano, pretendo inscrever ele aqui, mas só depois de eu conseguir montar o SS-1C Scud B que já está inscrito neste GT :D
Wow!! Aí sim!! Tenho a versão de transporte desse blindado q vc está montando, e tinha um Scud da Dragon q em algum momento eu achei que iria montar kkkk
Só fiquei com o BRDM pq tá começado, mas o Scud já virou aviões kkk

Enviado de meu SM-G610M usando o Tapatalk
O kit é este aqui, gigante, e muito bem detalhado. Paguei 800 reais pelo kit, comprado diretamente da China, e com imposto de importação. Não encontrei por aqui mas se paguei 800 pelo kit aqui no Brasil provavelmente eu iria pagar uns 2000 mil
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Ironfox
Super Membro
Mensagens: 4641
Registrado em: 29 Mai 2013, 21:59
Nome: Roberto
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: RE: Re: RE: Re: SA-9 Gaskin - Dragon 1/35

Mensagem por Ironfox »

LRFOGA escreveu:
Ironfox escreveu:
LRFOGA escreveu:
Ironfox escreveu:Espetáculo de apresentação!!
Curto antiaereas, acompanhando com interesse!

Enviado de meu SM-G610M usando o Tapatalk
Muito obrigado Ironfox, se você gosta desse veículo, provavelmente vai gostar do S-400 Triumph 1/35 da Hobbyboss que eu comprei no final do ano, pretendo inscrever ele aqui, mas só depois de eu conseguir montar o SS-1C Scud B que já está inscrito neste GT :D
Wow!! Aí sim!! Tenho a versão de transporte desse blindado q vc está montando, e tinha um Scud da Dragon q em algum momento eu achei que iria montar kkkk
Só fiquei com o BRDM pq tá começado, mas o Scud já virou aviões kkk

Enviado de meu SM-G610M usando o Tapatalk
O kit é este aqui, gigante, e muito bem detalhado. Paguei 800 reais pelo kit, comprado diretamente da China, e com imposto de importação. Não encontrei por aqui mas se paguei 800 pelo kit aqui no Brasil provavelmente eu iria pagar uns 2000 mil
Imagem
Coisa linda heim!!? Faz um review pra gente!!

Enviado de meu SM-G610M usando o Tapatalk
Clear to engage!
Imagem
Responder

Voltar para “GT 72 - Blindados Militares sobre Rodas”