DryColors

[Canto da Bancada]  SS-1C "SCUD B! w/MAZ-543 TEL 1/35

Moderador: Moderadores GT

Avatar do usuário
Blackhawk
Super Membro
Mensagens: 1157
Registrado em: 27 Jul 2012, 21:40
Nome: Roberto Marcos Luciano

SS-1C "SCUD B! w/MAZ-543 TEL 1/35

Mensagempor Blackhawk » 16 Out 2017, 15:40

Boa tarde senhores,depois de um tempo meio afastado,sem dedicar tanto ao Hobby,cuidando da saúde do meu paidecidi retornar pro hobby.
E para este retorno,resolvi declarar guerra a certo dragão,que fica ameaçando o pessoal com um sistema patriot. :lol: :lol:
Desta forma o kit escolhido,foi um modelo adquirido alguns anos atras,que foi o kit que representa o sistema scud.
Imagem
Mas vamos falar um pouco do Scud,ou do carinhosamente tambem chamado de A destruição que vem do céu:

Os Scuds sao uma familia de misseis balisticos taticos moveis sovieticos de curto alcance, terra-superfície (daí a nomenclatura SS) dos sistemas de mísseis. A serie SCUD de mísseis guiados sao compostos de um único estágio, utilizando propelentes líquidos. O Scud é derivado da II Guerra Mundial tendo como base o foguetes V-2 alemão. Ao contrário da série de mísseis FROG desgovernados, os Scuds tem barbatanas móveis para aumentar o controle durante o voo.
As ogivas pode ser químicas ou nucleares alem de convencionais e o míssil, lançado verticalmente de uma pequena plataforma, tem um alcance de 300 km.
Giroscópios pouco refinados guiam o missil apenas durante o vôo motorizado, depois o motor do foguete e desligado e entao o míssil com a ogiva caem desgovernados na área-alvo. Por conseguinte, Scuds tem precisão notoriamente pobre, e quanto mais eles voavam, mais impreciso se tornavam. Esse misseis equipam principalmente as brigadas de frente do exército vermelho. A série de mísseis SCUD deu aos comandantes do exército soviético a capacidade nuclear nas batalhas taticas.Variantes não-nucleares dos mísseis Scud foram exportados para as nações do Pacto de Varsóvia e tambem nao pertencentes a este pacto como no caso o Iraque.

O Scud-B substituiu o SCUD-A, que estava em serviço desde meados da década de 1950.
As diferenças principais sao maior alcance do Scud B, tambem um metro maior em comprimento e presença de duas garrafas de ar na lateral da superestrutura no lugar do frasco utilizado no SCUD A. O SCUD B usa dimetilhidrazina assimétrica (UDMH), um combustivel mais poderoso e tóxico do que a querosene usada na SCUD A, isto exigiu uma reformulação do motor.
Eram transportados inicialmente em um veículo pesado, baseado no chassis do tanque pesado JS da segunda guerra. Este veículo serve também como um montador e um lançador de mísseis. O Scud-b foi introduzido no chassi do JS-3 e em 1961 e foi desenvolvido o chassis MAZ-543 e a versao com rodas em 1965.

A introdução deste novo e poderoso veiculo maleavel de rodas em lugar do antecessor de esteiras deram a este sistema de mísseis maior mobilidade rodoviária, reduzindo o número de veículos de apoio necessário, e ainda preserva uma grande escolha na seleção de posições de tiro off-road. No início de 1980, o Scud-B foi substituído pelo SS-23, que aumentou muito o alcance(500 km), tendo maior precisão, e redução de reação e tempos recarregamento do veiculo.
O Scud-C ou SS-1D alcançou sua capacidade operacional inicial com as forças soviéticas em torno de 1965. Tinha um intervalo mais longo, embora menor precisão, que o B SCUD, e foi implantado em menor número. A partir do final dos anos 1990 alguns permaneceram em serviço das forças terrestres russas.
O Scud-D tem um sistema de orientação melhor, possivelmente incorporando um terminal de radar ativo, e mais opçoes de que seus antecessores. Inicialmente operacional em 1980, ele pode não ter sido implantado pelo ex-forças terrestres soviéticas.
No lançamento, um Scud base contém cerca de 3.500 kgdo IRFNA e cerca de 1.000 kg de combustível. A maioria dos IRFNA e o combustível sao utilizados nos primeiros 80 segundos de voo quando o míssil está ganhando velocidade suficiente para atingir o seu objetivo. Quando esta velocidade é atingida, o Scud é projetado para desligar o motor, fechando os tanques de propelente (um tanque de combustível e um tanque de oxidante).
No início dos anos 1970, o Exército soviético procurou um substituto para o Scud B que teve um tempo muito lento de reação, cerca de 90 minutos para preparar e fogo, alem de sua baixa precisão quando da utilização de ogivas convencionais .
Na decada de 90 um esforço foi feito para substituir os Scuds e sugriu o SS-26 que aparentemente entrou em serviço no ano de 1999. Espera-se que SRBM SS-26 possa ser um substituto parao Scud tambem na area de exportaçoes. No início dos anos 1990 o sistema Scud ficou indiscutivelmente obsoleto e muitos veículos lançadores foram retirados de serviço devido à idade avançada do projeto e da fabricaçao.

ESPECIFICAÇOES
País de Origem: Uniao Sovietica
comprimento:11,25m
Diâmetro:850mm
Peso ao ser lançado:6300kg
sistema de Direçao:Inercial
Propulsão:Combustivel liquido,1 estagio
Ogiva:Nuclear ou de alto-explosivo
Alcance:280km

MAZ 543 TEL
Conforme ja dito senhores,no inicio do projeto os scuds eram montados sobre o chassis baseado no tanque pesado JS da segunda guerra.
Imagem

Imagem

Imagem
Mas a partir de em 1961 e foi desenvolvido o chassis MAZ-543,A introdução deste novo e poderoso veiculo maleavel de rodas em lugar do antecessor de esteiras deram a este sistema de mísseis maior mobilidade rodoviária, reduzindo o número de veículos de apoio necessário, e ainda preserva uma grande escolha na seleção de posições de tiro off-road.
Na verdade é uma família de possantes veículos, (MAZ 7310 e TEL 9P117M) destinados a rebocar grandes peças de artilharia ou transportes pesados, caminhão bombeiro e guindaste.
Este video do Youtube,mostra as diversas versões que este caminhão apresenta!
[YouTubeID]https://youtu.be/bzkf3ThWaDs[/YouTubeID] obs: nao sei colocar video!
Ele possui um motor diesel D-12A de 525hp, permitindo uma velocidade máxima de 60km/h, quatro eixos de acionamento e um gerador elétrico de 10KW, sendo sua autonomia de 620km. A equipagem completa, veículo lançador e míssil é composta por uma tripulação que pode variar de 3 a 5 homens. Seus usuários mais importantes foram a Líbia, Coréia do Norte, Síria, Iraque, Vietnã, Omã, Azerbaijão e outros paises, com algumas poucas unidades.
Ha versalidade deste chassis,veio a ser comprovada desde o inicio e a com o passar dos anos,onde semelhante ao Hemtt americano,que é encontrado nos mais diversos modelos,o mesmo se deu com o MAZ 543 TEL.
Porem nesta minha montagem,vou procurar apresentar o modelo,lança misseis.

Imagem

Imagem

Imagem
Uma Curiosidade:
Esses,veículos ficaram mais famosos ainda,na primeira guerra do Golfo onde Sadan Russein,querendo forçar a entrada de Israel,na guerra algo que acabaria com a aliança,disparou alguns misseis contra Tel Aviv,onde alguns foram abatidos pelos patriots.
Diante disto,o sistema passa a ser alvo da coalizão.
Sobre esta caçada,informaçoes os amigos teram nestes dois links:
http://www.defesanet.com.br/sof/noticia/256/Cacada-aos-Scuds/
http://tropasearmas3.xpg.uol.com.br/CACADA%20AOS%20SCUDS.htm

Agora acho que ja falei de mais.
Pra você,que leu este meu testamento muito obrigado,e ja convido desde ja a acompanhar esta montagem.
lembrando,sugestões e criticas desde que sejam construtivas sempre são bem vindas e desejadas.
Jaja nois volta,e vapt vupt!

Avatar do usuário
profalexandre
Super Membro
Mensagens: 1045
Registrado em: 04 Out 2016, 08:46
Nome: Alexandre R T Souza
Localização: Campinas
Contato:
 
Troféus:
GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Arado Ar 196A-3 Revell 1:72 GT 63 - Porta Aviões - Montagem: USS Enterprise (CVN 65) - Revell - 1:720 GT 72 - BLINDADOS MILITARES SOBRE RODAS - Montagem: SpPz 2 Luchs A1/A2 Revell 1:35
 
GTs em Andamento:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: MIG-21 MF Fishbed J - Academy 1/48

Re: SS-1C "SCUD B! w/MAZ-543 TEL 1/35

Mensagempor profalexandre » 16 Out 2017, 18:03

Opa! Tô dentro! Esse não perco por nada!!!
Imagem

Avatar do usuário
Blackhawk
Super Membro
Mensagens: 1157
Registrado em: 27 Jul 2012, 21:40
Nome: Roberto Marcos Luciano

Re: SS-1C "SCUD B! w/MAZ-543 TEL 1/35

Mensagempor Blackhawk » 16 Out 2017, 19:07

Voltando,ha nossa conversa senhores:
Para representar,o MAZ 543 tel, temos hoje no mercado dois excelentes kits,o da trumpeter e o da dragon ambos são na 1/35.
O da trumpeter,foi lançado ha quase 3 anos é um kit totalmente novo,podemos assim dizer,e o danado merecia.Aos poucos esta empresa esta trazendo as outras versões.
Imagem
Neste site,os amigos vao encontrar um excelente review do mesmo:
http://www.britmodeller.com/forums/index.php?/topic/234971971-trumpeter-135-scud-b-reviewsprue-shots/.
Ao fazer este lançamento,ha trumpeter possibilitou que o dragon viesse de volta a ativa,e hj um kit que chegou ate ser vendido bem salgado ,voce consegue adquirir por um preço ate que bom.
No meu caso,o kit escolhido foi o da dragon,por sinal este eu comprei la em 2004,e ele estava aqui na kitkumba.
Imagem
Vamos falar do kit da dragon.
Ha Dragon,lançou este kit em 1997,ou seja é um kit com 20 anos no mercado,e cerca de 17 anos de diferença para seu irmão mais novo.Por isto o modelista,que o adquiri vai se decepcionar se pensar que ambos sejam o mesmo kit.
Os dois kits serão iguais somente no modelo,que procuram representar,onde o trumpeter e infinitamente melhor.
Mas significa,isto que o da Dragon não presta? De forma alguma,para a epoca é um kit que se destaca,e hj vale pelo custo e beneficio.
Assim que recebe o kit,o modelista ao ver a caixa,ja recebe uma tremenda sugestão para um diorama,acho a arte da caixa ponto para a Dragon,pois mostra o mesmo em preparação.
O Kit,segue os moldes da dragon o tradicional plastico cinza,e como sempre as arvores vem embaladas em plastico transparente.Sendo 4 embalagens com as peças maiores:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
As peças pequenas,são embaladas em saquinhos a parte:
Imagem.
Enquanto,o trumpeter da ao modelista a oportunidade de montar,uma miniatura ,voltada para o Oriente Medio e Asia,a Dragon oferece marcaçoes para Polonia,Alemanha Oriental,Tchecoslovakia,USRR,e Iraque guerra do golfo.
E uma curiosidade,sobre este é que ao optar pelo Iraque,o modelista se depara com o que seria a foto do ditador.
Ate a guerra era costume,os scuds estarem com a foto do ditador em suas marcaçoes.
Imagem
Falar sobre o manual,quem ja teve a oportunidade de montar os kits da dragon,não tera dificuldade,é um manual simples e de facil entendimento.
Onde e descrito 34 passos.
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
E olhando,no kit parece que a montagem transcorrera tranquila.
vamos la então!
Partiu montar o danado e jaja,nois volta.

Avatar do usuário
Blackhawk
Super Membro
Mensagens: 1157
Registrado em: 27 Jul 2012, 21:40
Nome: Roberto Marcos Luciano

Re: SS-1C "SCUD B! w/MAZ-543 TEL 1/35

Mensagempor Blackhawk » 16 Out 2017, 19:10

profalexandre escreveu:Opa! Tô dentro! Esse não perco por nada!!!

Opa amigo seja bem vindo.
espero nao decepcionar!

Avatar do usuário
Hudy Jatai
Membro
Mensagens: 135
Registrado em: 11 Jun 2012, 19:22
Nome: Iury Gomes Jatai

Re: SS-1C "SCUD B! w/MAZ-543 TEL 1/35

Mensagempor Hudy Jatai » 16 Out 2017, 19:21

Opa! Tô de olho!

Avatar do usuário
TioDrakul
Super Membro
Mensagens: 1613
Registrado em: 04 Mar 2013, 14:27
Nome: Daniel Campos
Localização: Curitiba

Re: SS-1C "SCUD B! w/MAZ-543 TEL 1/35

Mensagempor TioDrakul » 16 Out 2017, 20:08

Patriot é um sistema defensivo, vocês humanos é que estão ameaçando a civilização ocidental com esses lançadores de mísseis de médio alcance :think: :think: :think: :think:




:P :mrgreen:

Avatar do usuário
Diego Natanael
Super Membro
Mensagens: 2673
Registrado em: 10 Mai 2015, 11:54
Nome: Diego Natanael R
Localização: Cláudio-MG

Re: SS-1C "SCUD B! w/MAZ-543 TEL 1/35

Mensagempor Diego Natanael » 16 Out 2017, 20:24

Estarei seguindo essa obra, bela máquina e artefato de combate.
Abraço e boa montagem!
GT 14-ARTLHARIAS-CANHÃO FERROVIÁRIO K(E) "DORA" 800 mm - Hobby Boss- 1/72
viewtopic.php?f=127&t=9056

GT 53-PACIFIC - YAMATO - TAMIYA - 1/350
viewtopic.php?f=198&t=9798

Imagem

" A sabedoria vem com o tempo, a perfeição inatingível é a constância da vida... "

Avatar do usuário
LRFOGA
Super Membro
Mensagens: 4734
Registrado em: 14 Jun 2012, 22:50
Nome: Luiz Renato Fogagnolo

Re: SS-1C "SCUD B! w/MAZ-543 TEL 1/35

Mensagempor LRFOGA » 16 Out 2017, 23:10

Chegando aqui, para dar força ao amigo de combate, rumo ao império do TioDrakul com essa bela máquina de fogo

Aproveitei nosso espírito de combate entre duas nações amigas e estou publicando o vídeo sobre essa máquina que você tentou apresentar


Acompanhando com interesse porque vou seguir os mesmos passou que você, já que o kit comprado é o mesmo, indicação inclusive sua :thumbup:
Forte abraço, estimado amigo! :D
Imagem

Avatar do usuário
Blackhawk
Super Membro
Mensagens: 1157
Registrado em: 27 Jul 2012, 21:40
Nome: Roberto Marcos Luciano

Re: SS-1C "SCUD B! w/MAZ-543 TEL 1/35

Mensagempor Blackhawk » 17 Out 2017, 01:13

TioDrakul escreveu:Patriot é um sistema defensivo, vocês humanos é que estão ameaçando a civilização ocidental com esses lançadores de mísseis de médio alcance :think: :think: :think: :think:

:P :mrgreen:

Ja começou a sentir,o medo da chuva de fogo que vira sobre voce?

Avatar do usuário
Blackhawk
Super Membro
Mensagens: 1157
Registrado em: 27 Jul 2012, 21:40
Nome: Roberto Marcos Luciano

Re: SS-1C "SCUD B! w/MAZ-543 TEL 1/35

Mensagempor Blackhawk » 17 Out 2017, 01:14

Hudy Jatai escreveu:Opa! Tô de olho!

seja bem vindo,e pode palpitar.


Voltar para “GT 72 - Blindados Militares sobre Rodas”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante