HobbyEasy

Próximos Eventos Programados:


[Concluído]  SpPz 2 Luchs A1/A2 - Revel - 1/35

Moderador: Moderadores GT

Avatar do usuário
LRFOGA
Super Membro
Mensagens: 5561
Registrado em: 14 Jun 2012, 22:50
Nome: Luiz Renato Fogagnolo
Agradeceu: 0
Curtiram: 2 vezes

SpPz 2 Luchs A1/A2 - Revel - 1/35

Mensagem por LRFOGA »

Pessoal, boa tarde. Vou me aventurar na montagem de blindados e não tenho idéia do que me espera pela frente! Já montei há muitos anos atrás um merkava na escala 1/144, e só. Como sempre montei aviação e ficção científica, decidi experimentar a experiência de montar militaria, na escala 1/35. Dizem que é mais fácil que aviação, pois monta-se quase tudo e somente depois vem a pintura, mas o fato é que as técnicas são totalmente diferentes, há técnicas de envelhecimento, chipping, além de técnicas de desgastes estruturais que apenas uma vez recentemente usei na montagem da Slave One. Portanto, é um terreno totalmente novo para mim :D

Esse GT será uma grande experiência para mim, e pretendo montar pelo menos três blindados para aprender mais sobre as técnicas do plastimodelismo. Após analisar os kits que pretendo montar, decidi escolher para montar primeiro o que me parece mais "fácil", do meu ponto de vista (se eu estou certo, eu não sei). Desta forma, escolhi o SpPz 2 Luchs A1/A2, da Revel, na escala 1/35 e vamos ver o que me espera pela frente! :D

APRESENTAÇÃO DO MODELO ESCOLHIDO
Imagem

O Spähpanzer Luchs é um veículo de combate blindado de reconhecimento anfíbio alemão (Spähpanzer) de tração 8x8 em serviço desde 1975 com o exército alemão, que usou 408 unidades em seus batalhões blindados de reconhecimento. Foi desenvolvido pela Daimler-Benz entre 1968 e 1975, substituindo o M41 e o Schützenpanzer SPz 11-2 Kurz
Imagem

O SpPz de tração integral desenvolvido pela empresa Thyssen-Henschel (agora: Rheinmetall) é bem blindada, tem um sistema de proteção NBC e caracteriza-se pela baixa operação de ruído. Os oito grandes pneus de baixa pressão possuem boas propriedades de blindagem e desenvolvem velocidades de até 50 km/h, todos os quatro eixos podem ser orientados
Imagem

Como uma característica especial, o veículo está equipado com um driver virado para trás com sua própria posição de condução. Até a primeira atualização da efetividade de combate em 1986, o Luchs era totalmente anfíbio e podia superar os obstáculos da água de forma rápida e independente usando hélices na parte traseira e a palheta traseira na frente
Imagem

A pistola Rheinmetall MK 20 Rh 202 de 20 mm na torre é semelhante à do Marder IFV. A atualização para o Luchs A1, que começou em 1986, incluiu a incorporação de um sistema de observação térmica e artilharia, que substituiu o sistema de visão noturna de infravermelho / luz branca original montado à esquerda da torre
Imagem

Os rádios VHF foram os rádios de curto alcance alemães SEM 25 / SEM 35 FM da LORENZ. O rádio de longa distância HF foi o AN / GRC 9 com o amplificador RF LV 80 100 Watts para código Morse. Este foi substituído pelo rádio XK 405 100 Watts SSB HF feito pela Rohde & Schwarz na Alemanha e a incorporação do novo sistema de rádio SEM 80/90 deu-lhe a designação SpPz 2 Luchs A2. O Luchs foi substituído pelo serviço Fennek no Bundeswehr
Imagem

Pelas imagens de referência acima já vejo que tem muita sujeira para ser aplicada no modelo, se eu quiser montar num aspecto mais "realista", e já estou pensando em montar uma base para ele. Quanto às versões disponíveis no kit, são quatro:
Imagem

Entre as 4 versões, estou em dúvida se escolho a primeira, ou a última, que acredito, lutou na guerra de Kosovo, na Sérvia, mas ainda não decidi. Seguem imagens de montagem para referência :pensando:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

E para finalizar a apresentação inicial, segue um vídeo desse blindado em exercício
Editado pela última vez por LRFOGA em 12 Out 2017, 22:12, em um total de 1 vez.
Imagem
Avatar do usuário
profalexandre
Super Membro
Mensagens: 1986
Registrado em: 04 Out 2016, 08:46
Nome: Alexandre R T Souza
Localização: Campinas
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: MIG-21 MF Fishbed J - Academy 1/48 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Arado Ar 196A-3 Revell 1:72 GT 62 - Vought F4 Corsair - Montagem: F4U-5N Corsair - Revell - 1/72 - CONCLUIDO GT 63 - Porta Aviões - Montagem: USS Enterprise (CVN 65) - Revell - 1:720 GT 72 - BLINDADOS MILITARES SOBRE RODAS - Montagem: SpPz 2 Luchs A1/A2 Revell 1:35 GT 75 - Embarcações - Montagem: Submarino Chines Type 33G - Trumpeter - 1/144
 
GTs em Andamento:
GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: T-34/85 No 112 Academy 1/35 GT 75 - Embarcações - Montagem: US Navy Landing Ship Medium LSM-201 - Revell - 1/144 GT 79 - Aeronaves torpedeiras - Montagem: Fairey Swordfish Mk I - Airfix - 1/72 GT 82 - Transportes e Serviços - Montagem: Porta aviões Liao Ning - Trumpeter - 1/700
 

Re: SpPz 2 Luchs A1/A2 - Revel - 1/35

Mensagem por profalexandre »

Primeiro da fila!!
Cara, depois de uma super apresentação dessas, quando for apresentar o meu, vou só botar a foto da caixa.... :rir_muito:
Imagem
Avatar do usuário
profalexandre
Super Membro
Mensagens: 1986
Registrado em: 04 Out 2016, 08:46
Nome: Alexandre R T Souza
Localização: Campinas
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: MIG-21 MF Fishbed J - Academy 1/48 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Arado Ar 196A-3 Revell 1:72 GT 62 - Vought F4 Corsair - Montagem: F4U-5N Corsair - Revell - 1/72 - CONCLUIDO GT 63 - Porta Aviões - Montagem: USS Enterprise (CVN 65) - Revell - 1:720 GT 72 - BLINDADOS MILITARES SOBRE RODAS - Montagem: SpPz 2 Luchs A1/A2 Revell 1:35 GT 75 - Embarcações - Montagem: Submarino Chines Type 33G - Trumpeter - 1/144
 
GTs em Andamento:
GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: T-34/85 No 112 Academy 1/35 GT 75 - Embarcações - Montagem: US Navy Landing Ship Medium LSM-201 - Revell - 1/144 GT 79 - Aeronaves torpedeiras - Montagem: Fairey Swordfish Mk I - Airfix - 1/72 GT 82 - Transportes e Serviços - Montagem: Porta aviões Liao Ning - Trumpeter - 1/700
 

Re: SpPz 2 Luchs A1/A2 - Revel - 1/35

Mensagem por profalexandre »

Foga, vou compartilhar uma angústia que me aflige, veja se vc me ajuda. Na penúltima foto de referência que vc postou as rodas da frente estão um pouco viradas para a esquerda. Pelo que vi no manual, não dá pra montar assim (essa é a minha angústia... :rir_muito: ).

Vc tem alguma ideia (que não seja derreter o plástico... :cry: ) pra montar com as rodas assim?
Ou vc não tem essa intenção?
Imagem
Avatar do usuário
LRFOGA
Super Membro
Mensagens: 5561
Registrado em: 14 Jun 2012, 22:50
Nome: Luiz Renato Fogagnolo
Agradeceu: 0
Curtiram: 2 vezes

Re: SpPz 2 Luchs A1/A2 - Revel - 1/35

Mensagem por LRFOGA »

profalexandre escreveu:Primeiro da fila!!
Cara, depois de uma super apresentação dessas, quando for apresentar o meu, vou só botar a foto da caixa.... :rir_muito:
profalexandre escreveu:Foga, vou compartilhar uma angústia que me aflige, veja se vc me ajuda. Na penúltima foto de referência que vc postou as rodas da frente estão um pouco viradas para a esquerda. Pelo que vi no manual, não dá pra montar assim (essa é a minha angústia... :rir_muito: ).

Vc tem alguma ideia (que não seja derreter o plástico... :cry: ) pra montar com as rodas assim?
Ou vc não tem essa intenção?
Primeiramente obrigado pela visita Alexandre!

Eu não tinha percebido esse negócio de as rodas serem "travadas" na mesma posição, e isso me pegou de surpresa, já que eu também acho que a montagem fica mais bonita com as rodas levemente viradas :pensando:

Nas últimas fotografias de referência tem uma montagem com as rodas esterçadas. De qualquer forma, como estaremos montando o mesmo kit, vamos descobrir juntos uma forma de resolver esse problema :thumbup:
Imagem
Avatar do usuário
Thunderbolt
Super Membro
Mensagens: 15596
Registrado em: 17 Jun 2013, 20:52
Nome: Guilherme Augusto Sorrenti
Localização: Sorocaba-SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 11 vezes

Re: SpPz 2 Luchs A1/A2 - Revel - 1/35

Mensagem por Thunderbolt »

Chegando para acompanhar.
Esse blindado é realmente muito bonito.

Enviado de meu SM-T530 usando Tapatalk
Avatar do usuário
Thunderbolt
Super Membro
Mensagens: 15596
Registrado em: 17 Jun 2013, 20:52
Nome: Guilherme Augusto Sorrenti
Localização: Sorocaba-SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 11 vezes

Re: RE: Re: SpPz 2 Luchs A1/A2 - Revel - 1/35

Mensagem por Thunderbolt »

profalexandre escreveu:Foga, vou compartilhar uma angústia que me aflige, veja se vc me ajuda. Na penúltima foto de referência que vc postou as rodas da frente estão um pouco viradas para a esquerda. Pelo que vi no manual, não dá pra montar assim (essa é a minha angústia... :rir_muito: ).

Vc tem alguma ideia (que não seja derreter o plástico... :cry: ) pra montar com as rodas assim?
Ou vc não tem essa intenção?
Na escala que monto (1/72) basta alargar a furação das rodas para que crie espaço suficiente para colá-las na diagonal nos eixos do veículo.
Tem que ver se essa técnica se aplica na escala 1/35.
Creio que funcione.

Enviado de meu SM-T530 usando Tapatalk
Avatar do usuário
Rogerio Kocuka
Super Membro
Mensagens: 9036
Registrado em: 17 Out 2012, 01:38
Nome: Rogerio Kocuka
Agradeceu: 92 vezes
Curtiram: 219 vezes

Re: SpPz 2 Luchs A1/A2 - Revel - 1/35

Mensagem por Rogerio Kocuka »

Chegando para acompanhar!
Bela apresentação do histórico da Viatura Blindada. :thumbup: :thumbup: :thumbup:
Estou montando uma viatura que é pai ou avô da sua máquina, :D :D :D :D :D
Avatar do usuário
LRFOGA
Super Membro
Mensagens: 5561
Registrado em: 14 Jun 2012, 22:50
Nome: Luiz Renato Fogagnolo
Agradeceu: 0
Curtiram: 2 vezes

Re: RE: Re: SpPz 2 Luchs A1/A2 - Revel - 1/35

Mensagem por LRFOGA »

Thunderbolt escreveu:Na escala que monto (1/72) basta alargar a furação das rodas para que crie espaço suficiente para colá-las na diagonal nos eixos do veículo. Tem que ver se essa técnica se aplica na escala 1/35. Creio que funcione.
Enviado de meu SM-T530 usando Tapatalk
Thunderbolt, obrigado por aparecer por aqui! Acho que entendi o que você disse: seria modificar o ângulo da furação da roda, possibilitando colá-la em diagonal. É isso? Me parece uma solução interessante :thumbup:
Imagem
Avatar do usuário
Thunderbolt
Super Membro
Mensagens: 15596
Registrado em: 17 Jun 2013, 20:52
Nome: Guilherme Augusto Sorrenti
Localização: Sorocaba-SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 11 vezes

Re: RE: Re: RE: Re: SpPz 2 Luchs A1/A2 - Revel - 1/35

Mensagem por Thunderbolt »

LRFOGA escreveu:
Thunderbolt escreveu:Na escala que monto (1/72) basta alargar a furação das rodas para que crie espaço suficiente para colá-las na diagonal nos eixos do veículo. Tem que ver se essa técnica se aplica na escala 1/35. Creio que funcione.
Enviado de meu SM-T530 usando Tapatalk
Thunderbolt, obrigado por aparecer por aqui! Acho que entendi o que você disse: seria modificar o ângulo da furação da roda, possibilitando colá-la em diagonal. É isso? Me parece uma solução interessante Imagem
Isso mesmo.

Enviado de meu SM-T530 usando Tapatalk
Avatar do usuário
LRFOGA
Super Membro
Mensagens: 5561
Registrado em: 14 Jun 2012, 22:50
Nome: Luiz Renato Fogagnolo
Agradeceu: 0
Curtiram: 2 vezes

Re: SpPz 2 Luchs A1/A2 - Revel - 1/35

Mensagem por LRFOGA »

Rogerio Kocuka escreveu:Chegando para acompanhar!
Bela apresentação do histórico da Viatura Blindada. :thumbup: :thumbup: :thumbup:
Estou montando uma viatura que é pai ou avô da sua máquina, :D :D :D :D :D
Muito obrigado pela visita, Rogério Kocuka! Não esqueci da sua lição sobre as rodas no chão de terra vermelha, cujas explicações serão referência para essa montagem aqui, já que nunca montei blindados e pintar pneus de borracha é outra novidade para mim, e nesse caso, conto com ajuda do expert no assunto, ou seja, você :D

Eu considero essa fotografia da sua montagem uma obra de arte
Imagem

E quanto ao modelo SpPz Luchs, eu nem tinha percebido que realmente é avô do veículo Sd.Kfz que você está montando :thumbup:
Imagem
Responder

Voltar para “GT 72 - Blindados Militares sobre Rodas”