Master-Model

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

[Na Caixa]  M.L.E.V. 5 - Pegasus - 1:32

Moderador: Moderadores GT

Avatar do usuário
Vrykolakas
Super Membro
Mensagens: 5153
Registrado em: 11 Abr 2014, 20:37
Nome: Paulo Ayres Muselli de Mendonca
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: M.L.E.V. 5 - Pegasus - 1:32

Mensagem por Vrykolakas »

Oi

Meu inglês está razoável... hehehehe
Minha grande dúvida no momento eh se posso fazer um jump no switch de on/off e principalmente até onde tenho de soldar a perninhas do resistor
Outra coisa, o SR falou sobre preparar os fios para soldagem. Como seria isto, achei que era só desencapar a ponta e soldar. Rola algo mais? Tipo sacrifício humano?
Trespassors will be shot
Survivors will be shot again
Avatar do usuário
TioDrakul
Super Membro
Mensagens: 3114
Registrado em: 04 Mar 2013, 14:27
Nome: Daniel Campos
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 6 vezes

Re: M.L.E.V. 5 - Pegasus - 1:32

Mensagem por TioDrakul »

Vrykolakas escreveu:Oi

Meu inglês está razoável... hehehehe
Minha grande dúvida no momento eh se posso fazer um jump no switch de on/off e principalmente até onde tenho de soldar a perninhas do resistor
Outra coisa, o SR falou sobre preparar os fios para soldagem. Como seria isto, achei que era só desencapar a ponta e soldar. Rola algo mais? Tipo sacrifício humano?
Sacrifícios humanos costumam ajudar quando você quer agradar os Deuses da Fumaça Mágica Azul (aquela fumacinha que sai quando você frita circuitos eletrônicos), então se você souber de algum vizinho que não vai fazer falta vai em frente :thumbup: :mrgreen:

Well, você pode colocar um jumper no lugar do interruptor se você não se importar do negócio ligar de imediato ao conectar a fonte de força (9 volts viu? nada de ligar direto na tomada), e quanto à questão das pernas do resistor é por essa razão que eu tenho que estudar a placa com atenção (se puder fazer uma foto dos dois lados dela ajuda bastante para ver aonde as trilhas estão indo e assim entender o objetivo do autor do kit de iluminação).

Quanto ao preparar os fios para soldagem é basicamente o que você estava pensando: desencapar a ponta e aplicar um pouquinho de solda para que depois fique mais fácil de soldar o fio na placa e/ou nos leds e resistores. E ajuda bastante se você tiver disponível "fluxo de solda", normalmente parece um tipo de "graxa" amarelo translúcido que ajuda bastante no processo de solda: Você com um palito de dente coloca um pouquinho de fluxo de solda encima da parte aonde você pretende colocar a solda, o fluxo irá ajudar a formar uma conexão melhor quando o estanho derrete
Avatar do usuário
Vrykolakas
Super Membro
Mensagens: 5153
Registrado em: 11 Abr 2014, 20:37
Nome: Paulo Ayres Muselli de Mendonca
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: M.L.E.V. 5 - Pegasus - 1:32

Mensagem por Vrykolakas »

Blz!!!

Tem foto da frente e verso da placa ao longo do post. Mas a noite em casa eu posto de novo. Minha maior dúvida agora é justamente quanto as perninhas do resitor

Mas vcs estão me ajudando muito!!!! Valeu mesmo

Fico te devendo ajudar vc no caso de vc querer tirar um apêndice de outra pessoa... ;)
Trespassors will be shot
Survivors will be shot again
Avatar do usuário
Vrykolakas
Super Membro
Mensagens: 5153
Registrado em: 11 Abr 2014, 20:37
Nome: Paulo Ayres Muselli de Mendonca
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: M.L.E.V. 5 - Pegasus - 1:32

Mensagem por Vrykolakas »

Quanto a foto das placas e a dúvida, é até onde deve ir a perna do resistor... em qual seta?
Imagem

E aqui a foto da parte de cima da placa...
Imagem
Trespassors will be shot
Survivors will be shot again
Avatar do usuário
S[R]
Super Membro
Mensagens: 1477
Registrado em: 04 Jul 2012, 17:16
Nome: Sérgio Rocha
Localização: SãoPaulo
Agradeceu: 0
Curtiram: 4 vezes

Re: M.L.E.V. 5 - Pegasus - 1:32

Mensagem por S[R] »

Vamos lá...
a posição do resistor está certa, porém você deve deixar as pernas retas para cima como no exemplo abaixo:
Imagem

Não precisa deitar o resistor como nessa foto pois você não tem espaço para isso, o jeito que você encaixou está correto como disse anteriormente.
Sobre os fios é como o Tio Drakul explicou!

Vou ver se consigo explicar com imagens...

Abraços.
Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Vrykolakas
Super Membro
Mensagens: 5153
Registrado em: 11 Abr 2014, 20:37
Nome: Paulo Ayres Muselli de Mendonca
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: M.L.E.V. 5 - Pegasus - 1:32

Mensagem por Vrykolakas »

Entendi!!!

E o excesso, corto fora?
Trespassors will be shot
Survivors will be shot again
Avatar do usuário
Vrykolakas
Super Membro
Mensagens: 5153
Registrado em: 11 Abr 2014, 20:37
Nome: Paulo Ayres Muselli de Mendonca
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: M.L.E.V. 5 - Pegasus - 1:32

Mensagem por Vrykolakas »

Enquanto espero para saber se trato as perninhas do resistor igual trato fimose, verniz brilhante...
Imagem
Trespassors will be shot
Survivors will be shot again
Avatar do usuário
Vrykolakas
Super Membro
Mensagens: 5153
Registrado em: 11 Abr 2014, 20:37
Nome: Paulo Ayres Muselli de Mendonca
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: M.L.E.V. 5 - Pegasus - 1:32

Mensagem por Vrykolakas »

Ainda na dúvida se corto as perninhas do resistor ou não...

Enquanto isto... wash...
Imagem
Trespassors will be shot
Survivors will be shot again
Avatar do usuário
TioDrakul
Super Membro
Mensagens: 3114
Registrado em: 04 Mar 2013, 14:27
Nome: Daniel Campos
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 6 vezes

Re: M.L.E.V. 5 - Pegasus - 1:32

Mensagem por TioDrakul »

Vrykolakas escreveu:Ainda na dúvida se corto as perninhas do resistor ou não...

Enquanto isto... wash...
Imagem
Como o S[R] descreveu, você deixa as "pernas" do resistor para cima, aplica a solda para fixar o resistor na placa como mostra na imagem de exemplo dele, e depois de fazer isso você corta fora o que ficar sobrando da perna do resistor. Às vezes você vai ver algum circuito em que o autor aproveitou as pernas do resistor para fazer algumas "trilhas" adicionais mas não me parece ser o caso do seu circuito, então você deve poder cortar os excessos sem problemas. Só preste atenção no detalhe de que você só corta o que sobrar das "pernas" depois de você se certificar que a solda ficou boa, assim você evita complicações depois se tiver que tirar o resistor e ter que refazer a solda

EDIT: Abaixo um exemplo de como deve ficar a solda pronta:
Imagem
Na imagem aparece seis soldas, as três soldas da parte de cima são soldas que ficaram boas, na parte de baixo à direita (indicado pela seta) mostra uma solda que ficou ruim (uma solda fria que quebrou). Como mostra na imagem você corta a parte da perna que ficar para cima da solda
Avatar do usuário
Vrykolakas
Super Membro
Mensagens: 5153
Registrado em: 11 Abr 2014, 20:37
Nome: Paulo Ayres Muselli de Mendonca
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: M.L.E.V. 5 - Pegasus - 1:32

Mensagem por Vrykolakas »

TioDrakul escreveu:
Vrykolakas escreveu:Ainda na dúvida se corto as perninhas do resistor ou não...

Enquanto isto... wash...
Imagem
Como o S[R] descreveu, você deixa as "pernas" do resistor para cima, aplica a solda para fixar o resistor na placa como mostra na imagem de exemplo dele, e depois de fazer isso você corta fora o que ficar sobrando da perna do resistor. Às vezes você vai ver algum circuito em que o autor aproveitou as pernas do resistor para fazer algumas "trilhas" adicionais mas não me parece ser o caso do seu circuito, então você deve poder cortar os excessos sem problemas. Só preste atenção no detalhe de que você só corta o que sobrar das "pernas" depois de você se certificar que a solda ficou boa, assim você evita complicações depois se tiver que tirar o resistor e ter que refazer a solda

EDIT: Abaixo um exemplo de como deve ficar a solda pronta:
Imagem
Na imagem aparece seis soldas, as três soldas da parte de cima são soldas que ficaram boas, na parte de baixo à direita (indicado pela seta) mostra uma solda que ficou ruim (uma solda fria que quebrou). Como mostra na imagem você corta a parte da perna que ficar para cima da solda
Bem... não ficou lindo... mas até o final fica top...
Imagem

E verniz fosco...
Imagem
Trespassors will be shot
Survivors will be shot again
Responder

Voltar para “GT 91 - Cenas e Impressoes”