Página 1 de 1

[GT 68 - Cenas e Impressões] Referências

Enviado: 05 Abr 2017, 17:19
por leaopersico
Tópico para Referências.

Re: [GT 68 - Cenas e Impressões] Referências

Enviado: 06 Abr 2017, 10:14
por Onildo Junior
Um pouco sobre “Dioramas”

Gostaria de começar com essa definição sobre diorama: (do Grego dia, através + horama, vista, espetáculo.). Reprodução de ambiente, natural ou não, que conta visualmente, uma situação histórica ou ficcional.

Segundo a Wikipédia o primeiro diorama foi criado por Daguerre e Charles Marie Bouton, sendo exposto em Londres em 29 de setembro de 1823. O significado “réplica de uma cena em pequena escala, etc.” surgiu em 1902.

Em se tratando de dioramas, a palavra similitude é a que mais nos aproxima de uma melhor compreensão, quando produzimos um diorama em sua maioria é aplicada uma escala. Existem várias escalas de miniaturas. A escala é dada pela relação entre o objeto real e o objeto em tamanho reduzido (similitude ou semelhança). A escala 1/35, significa que a miniatura é 35 vezes menor do que o objeto real. É uma escala muito utilizada em dioramas de militaria moderna ou da Segunda Guerra Mundial.

Os plastimodelista ou modelistas, como são chamados os que criam dioramas ou montam modelos em escala, trabalham quase que em sua totalidade utilizando-se de escalas, sempre haverá essa relação, pois a escala deve ser aplicada a todas as quantidades de interesse do protótipo, observando os requisitos de similitude do modelo, aproximando-o da realidade e permitindo inclusive comparações reais com o fato retratado.

O modelista dispõe de uma infinidade de materiais para reproduzir uma cena, ao construir um diorama ele os usa de forma a criar toda uma semelhança entre o real e o que está sendo proposto para que o resultado final seja alcançado e sua imaginação chegue ao público. Cada modelista tenta expressar algo com seu trabalho, tornando-se um artista onde cada peça, demonstra uma obra única.

Os temas militares mais abordados estão ligados a Primeira e Segunda Guerra, mas, com o desenvolvimento desta arte outros temas foram incorporados como: desenho, filmes de ação e as ideias não param de florescer trazendo toda sorte de imaginação, onde realidade e ficção se fundem a cada momento.

No mundo moderno a construção ou confecção de dioramas está presente no ramo do plastimodelismo ou modelismo em escala, as montagens mais comuns estão ligadas aos aviões militares, blindados, figuras (soldados) da Primeira e Segunda Guerra, presentes nas diversas escalas: 1:144, 1:72, 1:48, 1:35 e 1:32, sendo estas as mais comuns. Partindo destes temas é que são compostos os dioramas, recriando uma cena histórica ou criando de sua imaginação.

Por fim o diorama é a combinação de uma cena histórica real ou fictícia, que podem ter em sua composição simultaneamente veículos blindados, figuras e representações de um prédio, casa ou ponte ou a recriação de uma cena estática de um avião abatido entre um rio ou escombros de um prédio, relembrando que além destes itens, ainda são encontrados lindas cachoeiras, montanhas, que tornam o diorama uma cena singular e rica em detalhes, todos amparados pela similitude e em escala apropriada.

Re: [GT 68 - Cenas e Impressões] Referências

Enviado: 06 Abr 2017, 18:05
por leaopersico
Ótima introdução às referências! :thumbup:

Re: [GT 68 - Cenas e Impressões] Referências

Enviado: 10 Abr 2017, 08:29
por leaopersico
Galera, ajudando os colegas a gente acaba encontrando muito material de referência.
Então sempre que encontrarem, postem aqui pra ajudar!
Também ajuda se colocar o assunto sobre o que é. :thumbup:

Criação de gramas




Re: [GT 68 - Cenas e Impressões] Referências

Enviado: 14 Abr 2017, 16:38
por leaopersico
O Tiago postou isso em outro tópico e eu trouxe pra cá!
Não queria postar se o devido crédito!

Tutoriais Diversos (árvores, feno, fotografia...)
Tiago Guilger escreveu:Uma matéria com um cara que faz dioramas ultra realistas :thumbup: :thumbup:

https://www.flatout.com.br/isto-nao-e-a ... rrealista/