SemperFi

Próximos Eventos Programados:


[Na Caixa]  Sukhoi Su-30MKK - Trumpeter - 1/32

Moderador: Moderadores GT

Avatar do usuário
TioDrakul
Super Membro
Mensagens: 3114
Registrado em: 04 Mar 2013, 14:27
Nome: Daniel Campos
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 6 vezes

Sukhoi Su-30MKK - Trumpeter - 1/32

Mensagem por TioDrakul »

E lá vai o dragão ser ignorante (lunático eu já sou faz muito, muito tempo), como megalomaníaco assumido do fórum eu não poderia deixar de participar do grupo de trabalho XXL. E o kit em questão é este abaixo:

Imagem

A aeronave

O Sukhoi Flanker Su-30MKK é um variante do Su-30 que emprega algumas tecnologias do Su-35, produzido inicialmente para uso da força aérea Chinesa mas também é usado na Indonésia, Vietn, Venezuela e Uganda. Até a Uganda têm um caça desses quando nós temos no máximo F-5? :chorando:

Imagem
Exemplar da força aérea Chinesa

O kit

O kit é uma variedade mais nova da sequência de Flankers em 1/32 da Trumpeter, o qual eu espero que não tenha tantos erros quanto os dois anteriores. Na foto abaixo está a metade superior da fuselagem ao lado do "irmão" dele em 1/48
Imagem
Avatar do usuário
TioDrakul
Super Membro
Mensagens: 3114
Registrado em: 04 Mar 2013, 14:27
Nome: Daniel Campos
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 6 vezes

Re: Sukhoi Su-30MKK - Trumpeter - 1/32

Mensagem por TioDrakul »

O kit vêm encaixotado de uma forma bem legal (e necessária dado o tamanho e a quantidade de peças)
Imagem
Imagem

Abaixo foto mais de perto com uma moeda de 25 centavos ao lado para dar uma idéia melhor do tamanho da criança. Se estão pensando em montar um desses, preparem uma bancada BEM grande e um expositor igualmente espaçoso
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
TioDrakul
Super Membro
Mensagens: 3114
Registrado em: 04 Mar 2013, 14:27
Nome: Daniel Campos
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 6 vezes

Re: Sukhoi Su-30MKK - Trumpeter - 1/32

Mensagem por TioDrakul »

Transparências, photoetchs e algumas partes avulsas que eu não tirei dos plásticos para proteger e para não perder elas. O trem de pouso é feito em metal (fundamental em um kit que eu presumo que irá pesar mais de 2kg quando concluído) e possui molas para permitir que os amortecedores funcionem, vou ter que estudar com bastante cuidado como fazer para isso funcionar certinho. Os pneus são de borracha (vinil) e é incluso um conjunto de varetas de aço para montar as juntas que irão permitir que as superfícies de controle (flaps, slats, lemes, etc) possam ser movidos
Imagem

Alguns dos sprues. Não deu de tirar as fotos de perto senão os sprues não caberiam nas fotos :rir_muito:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Pencas de armamentos para escolher :twisted:
Imagem
Avatar do usuário
TioDrakul
Super Membro
Mensagens: 3114
Registrado em: 04 Mar 2013, 14:27
Nome: Daniel Campos
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 6 vezes

Re: Sukhoi Su-30MKK - Trumpeter - 1/32

Mensagem por TioDrakul »

As transparências. Também não tirei as proteções para não danificar enquanto eu não for lidar com elas, pois são bastante delicadas considerando a escala
Imagem

O guia dos decais da fuselagem e dos armamentos
Imagem

O manual: Eu achei relativamente simples considerando a quantidade de peças
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
TioDrakul
Super Membro
Mensagens: 3114
Registrado em: 04 Mar 2013, 14:27
Nome: Daniel Campos
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 6 vezes

Re: Sukhoi Su-30MKK - Trumpeter - 1/32

Mensagem por TioDrakul »

Na imagem abaixo é interessante notar a montagem das varetas de aço que eu mencionei anteriormente e que ligam as superfícies de controle na fuselagem, e o uso de parafusos em pontos críticos do kit aonde terá que suportar peso :mrgreen:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
TioDrakul
Super Membro
Mensagens: 3114
Registrado em: 04 Mar 2013, 14:27
Nome: Daniel Campos
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 6 vezes

Re: Sukhoi Su-30MKK - Trumpeter - 1/32

Mensagem por TioDrakul »

Continuando o manual
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
TioDrakul
Super Membro
Mensagens: 3114
Registrado em: 04 Mar 2013, 14:27
Nome: Daniel Campos
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 6 vezes

Re: Sukhoi Su-30MKK - Trumpeter - 1/32

Mensagem por TioDrakul »

O Plano

Como é de praxe eu não tenho a menor preocupação com o padrão de cores e camuflagem originais do kit :mrgreen: , não acho legal o cinza-escuro sugerido como padrão nas instruções de pintura. Eu estava querendo no lugar fazer algo como nas imagens abaixo:
Imagem
Imagem
Imagem

Pode parecer difícil de fazer à primeira vista mas seria trivial de se fazer nessa escala e com o uso de fita Scotch como eu fiz no "irmão" dele em 1/48 (e dessa vez fazer direito, porque quando foi feita a versão em 1/48 eu não sabia fazer painéis e tive alguns acidentes com excesso de tinta)

Impressão inicial sobre o kit

A primeira vista eu esperava um detalhe mais definido nas linhas de painéis, talvez eu tenha pego um exemplar injetado quando o molde começou a dar sinais de desgaste? E a peça superior da fuselagem têm uma "textura" estranha que não têm em nenhuma outra peça, eu não faço idéia se isso seria "normal" ou foi algum defeito incomum de injeção. E alerto mais uma vez que o kit é enorme, daria de pousar alguns P-51 mustangs em 1/48 encima das asas.

E agora é aprender como dividir o tempo e especialmente a bancada com os três kits que estão em andamento, e se vocês notaram dessa vez eu tive que fazer as fotos encima da mesa da sala (luz ruim para ficar tirando fotos) ao invés de tirar na bancada. Foi porquê a caixa do kit não cabia encima da bancada :rir_muito: :rir_muito:
Avatar do usuário
Ironfox
Super Membro
Mensagens: 4641
Registrado em: 29 Mai 2013, 21:59
Nome: Roberto
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Sukhoi Su-30MKK - Trumpeter - 1/32

Mensagem por Ironfox »

Cacetubes Tio!!!
Que coisa impressionante!!!
Acompanhando com muito interesse na primeira fila

Enviado de meu SM-G610M usando Tapatalk
Clear to engage!
Imagem
Avatar do usuário
felipecadena
Super Membro
Mensagens: 1648
Registrado em: 03 Out 2016, 20:05
Nome: Felipe Cadena
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Sukhoi Su-30MKK - Trumpeter - 1/32

Mensagem por felipecadena »

Um dia eu chego aí rapaz um kit deste promete....

Enviado de meu Lenovo A6020l36 usando Tapatalk
Avatar do usuário
Galttar
Conselheiro
Mensagens: 8490
Registrado em: 10 Jun 2012, 22:15
Nome: Artur Barbosa
Localização: Santa Rita do Sapucaí - MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: UH-1C Huey Hog - Revell 1/48 GT 36 - Marines - Montagem: HV-22A Osprey - ESCI - 1/72
 
GTs em Andamento:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Libyan МиГ-23MF Flogger-B - Trumpeter 1/48 GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14A - Hasegawa 1/48
 

Re: Sukhoi Su-30MKK - Trumpeter - 1/32

Mensagem por Galttar »

Caraca Dragão... você é louco mesmo... de verdade... :wtf:
Como é bom ter gente louca assim no grupo... :agitado:
Responder

Voltar para “GT 67 - Grandes Modelos”