SemperFi

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

[Concluído]  F-4U-1A Corsair - MisterKraft - 1:72

Moderador: Moderadores GT

Avatar do usuário
Thunderbolt
Super Membro
Mensagens: 15596
Registrado em: 17 Jun 2013, 20:52
Nome: Guilherme Augusto Sorrenti
Localização: Sorocaba-SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 11 vezes

Re: F-4U-1A Corsair - MisterKraft - 1:72

Mensagem por Thunderbolt »

Legal!
Acho linda a vista frontal desse avião com essas asas de gaivota.

Enviado de meu SM-T530 usando Tapatalk
Avatar do usuário
Claudio Drago
Super Membro
Mensagens: 3283
Registrado em: 28 Set 2016, 22:11
Nome: Claudio Dalmau Drago
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: P-38L-5-LO Lightning - 1:72 - Hobbyboss GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: NA T6 Texan - 1:72 - Academy GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Kamov KA-52 Alligator - Italeri - 1:72 GT 29 - Bombardeiros - Montagem: Lancaster B.III Dambuster - Revell - 1:72 GT 46 - Guerra ao Terror - Montagem: F-15 - 1:144 - Academy GT 47 - Vietnam War - Montagem: Fairchild AU23-A Peacemaker - Roden - 1/48 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Stearman Kaydet - Revell - 1/72 GT 61 - Anos 60 - Montagem: English Electric Lightning F.6 Airfix 1:72 GT 62 - Vought F4 Corsair - Montagem: F-4U-1A Corsair - MisterKraft - 1:72 GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: T 34/76 m42 - 1:72 - Italeri GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: M3 'Lee/Grant' Medium Tank - Airfix - 1:76 GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: Panzer IV F1/F2 - 1/76 - Airfix GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14A - 1:72 - Academy
 
GTs em Andamento:
GT 29 - Bombardeiros - Montagem: Petljakov PE-2 - Italeri - 1:72 GT 59 - SAR - Search and Rescue - Montagem: UH-60L Black Hawk - Academy - 1/48 GT 63 - Porta Aviões - Montagem: Admiral Kuznetsov - Trumpeter - 1:700 GT 67 - Grandes Modelos - Montagem: MIG-15 BIS - Trumpeter - 1/32 GT 79 - Aeronaves torpedeiras - Montagem: B5N2 "Kate" - 1:72 - Hasegawa GT 80 - Forças Aéreas Desconhecidas - Montagem: Kfir C2 - Sri Lanka - Hasegawa - 1/72
 

Re: F-4U-1A Corsair - MisterKraft - 1:72

Mensagem por Claudio Drago »

Thunderbolt escreveu:Legal!
Acho linda a vista frontal desse avião com essas asas de gaivota.
É. Mas este MisterKraft deu o maior trabalhão para encaixar e alinhar. Ow coisinha mal desenhada.
Imagem
ESSE FINALZINHO DE ANO NUM TÁ FÁCIL...
Avatar do usuário
Claudio Drago
Super Membro
Mensagens: 3283
Registrado em: 28 Set 2016, 22:11
Nome: Claudio Dalmau Drago
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: P-38L-5-LO Lightning - 1:72 - Hobbyboss GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: NA T6 Texan - 1:72 - Academy GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Kamov KA-52 Alligator - Italeri - 1:72 GT 29 - Bombardeiros - Montagem: Lancaster B.III Dambuster - Revell - 1:72 GT 46 - Guerra ao Terror - Montagem: F-15 - 1:144 - Academy GT 47 - Vietnam War - Montagem: Fairchild AU23-A Peacemaker - Roden - 1/48 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Stearman Kaydet - Revell - 1/72 GT 61 - Anos 60 - Montagem: English Electric Lightning F.6 Airfix 1:72 GT 62 - Vought F4 Corsair - Montagem: F-4U-1A Corsair - MisterKraft - 1:72 GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: T 34/76 m42 - 1:72 - Italeri GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: M3 'Lee/Grant' Medium Tank - Airfix - 1:76 GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: Panzer IV F1/F2 - 1/76 - Airfix GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14A - 1:72 - Academy
 
GTs em Andamento:
GT 29 - Bombardeiros - Montagem: Petljakov PE-2 - Italeri - 1:72 GT 59 - SAR - Search and Rescue - Montagem: UH-60L Black Hawk - Academy - 1/48 GT 63 - Porta Aviões - Montagem: Admiral Kuznetsov - Trumpeter - 1:700 GT 67 - Grandes Modelos - Montagem: MIG-15 BIS - Trumpeter - 1/32 GT 79 - Aeronaves torpedeiras - Montagem: B5N2 "Kate" - 1:72 - Hasegawa GT 80 - Forças Aéreas Desconhecidas - Montagem: Kfir C2 - Sri Lanka - Hasegawa - 1/72
 

Re: F-4U-1A Corsair - MisterKraft - 1:72

Mensagem por Claudio Drago »

Nunca comprem esse kit. Ruim demais. Nem estou contando o alto relevo, porque essa parte da escolha foi proposital.
Mas está dando gosto montar: estou me sentindo como montando meus primeiros kits - xingando e lixando.
Ganhou um bom primmer principalmente para me facilitar a massa e lixa.

Imagem
Imagem
ESSE FINALZINHO DE ANO NUM TÁ FÁCIL...
Avatar do usuário
Johnnn
Super Membro
Mensagens: 1075
Registrado em: 28 Jul 2012, 10:56
Nome: Jonatas Endo Capuchim
Localização: Novo Hamburgo - RS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: RE: Re: F-4U-1A Corsair - MisterKraft - 1:72

Mensagem por Johnnn »

Claudio Drago escreveu:Nunca comprem esse kit. Ruim demais. Nem estou contando o alto relevo, porque essa parte da escolha foi proposital.
Mas está dando gosto montar: estou me sentindo como montando meus primeiros kits - xingando e lixando.
Ganhou um bom primmer principalmente para me facilitar a massa e lixa.

Imagem
Hahaha. Xingando e lixando foi boa. Mas esses desafios nos ensinam muito, com certeza.
Gostei dos cavaletes em escala, da impressão de uma fabrica mesmo.

Abraços

Enviado de meu ASUS_Z00VD usando Tapatalk
Avatar do usuário
Thunderbolt
Super Membro
Mensagens: 15596
Registrado em: 17 Jun 2013, 20:52
Nome: Guilherme Augusto Sorrenti
Localização: Sorocaba-SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 11 vezes

Re: F-4U-1A Corsair - MisterKraft - 1:72

Mensagem por Thunderbolt »

Ao invés de cantar "Caminhando e cantando e seguindo a canção..." você deve estar cantando "Xingando e lixando e seguindo a canção..." da música Pra Dizer Que Não Falei Das Rebarbas de Claudio Drago.

Enviado de meu SM-T530 usando Tapatalk
Avatar do usuário
Claudio Drago
Super Membro
Mensagens: 3283
Registrado em: 28 Set 2016, 22:11
Nome: Claudio Dalmau Drago
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: P-38L-5-LO Lightning - 1:72 - Hobbyboss GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: NA T6 Texan - 1:72 - Academy GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Kamov KA-52 Alligator - Italeri - 1:72 GT 29 - Bombardeiros - Montagem: Lancaster B.III Dambuster - Revell - 1:72 GT 46 - Guerra ao Terror - Montagem: F-15 - 1:144 - Academy GT 47 - Vietnam War - Montagem: Fairchild AU23-A Peacemaker - Roden - 1/48 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Stearman Kaydet - Revell - 1/72 GT 61 - Anos 60 - Montagem: English Electric Lightning F.6 Airfix 1:72 GT 62 - Vought F4 Corsair - Montagem: F-4U-1A Corsair - MisterKraft - 1:72 GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: T 34/76 m42 - 1:72 - Italeri GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: M3 'Lee/Grant' Medium Tank - Airfix - 1:76 GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: Panzer IV F1/F2 - 1/76 - Airfix GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14A - 1:72 - Academy
 
GTs em Andamento:
GT 29 - Bombardeiros - Montagem: Petljakov PE-2 - Italeri - 1:72 GT 59 - SAR - Search and Rescue - Montagem: UH-60L Black Hawk - Academy - 1/48 GT 63 - Porta Aviões - Montagem: Admiral Kuznetsov - Trumpeter - 1:700 GT 67 - Grandes Modelos - Montagem: MIG-15 BIS - Trumpeter - 1/32 GT 79 - Aeronaves torpedeiras - Montagem: B5N2 "Kate" - 1:72 - Hasegawa GT 80 - Forças Aéreas Desconhecidas - Montagem: Kfir C2 - Sri Lanka - Hasegawa - 1/72
 

Re: F-4U-1A Corsair - MisterKraft - 1:72

Mensagem por Claudio Drago »

Johnnn escreveu:
Claudio Drago escreveu:Nunca comprem esse kit. Ruim demais. Nem estou contando o alto relevo, porque essa parte da escolha foi proposital.
Mas está dando gosto montar: estou me sentindo como montando meus primeiros kits - xingando e lixando.
Ganhou um bom primmer principalmente para me facilitar a massa e lixa.
...
Hahaha. Xingando e lixando foi boa. Mas esses desafios nos ensinam muito, com certeza.
Gostei dos cavaletes em escala, da impressão de uma fabrica mesmo.
Abraços
John, como eu disse: montando meus primeiros kits. Aprendendo sempre, mesmo que novamente.
Quanto aos cavaletes, uma beleza colocar os bichinhos em cima deles.
Thunderbolt escreveu:Ao invés de cantar "Caminhando e cantando e seguindo a canção..." você deve estar cantando "Xingando e lixando e seguindo a canção..." da música Pra Dizer Que Não Falei Das Rebarbas de Claudio Drago.
kkkkk
Por ai Thunder. Nem falei das rebarbas: são de menos.
Imagem
ESSE FINALZINHO DE ANO NUM TÁ FÁCIL...
Avatar do usuário
Nerum
Super Membro
Mensagens: 10286
Registrado em: 05 Jun 2013, 12:44
Nome: Nerum Mortagua
Localização: Curitiba, Pr
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: F-4U-1A Corsair - MisterKraft - 1:72

Mensagem por Nerum »

Isso mesmo, relaxe e curta o kit ... :thumbup:
Imagem
Avatar do usuário
Claudio Drago
Super Membro
Mensagens: 3283
Registrado em: 28 Set 2016, 22:11
Nome: Claudio Dalmau Drago
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: P-38L-5-LO Lightning - 1:72 - Hobbyboss GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: NA T6 Texan - 1:72 - Academy GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Kamov KA-52 Alligator - Italeri - 1:72 GT 29 - Bombardeiros - Montagem: Lancaster B.III Dambuster - Revell - 1:72 GT 46 - Guerra ao Terror - Montagem: F-15 - 1:144 - Academy GT 47 - Vietnam War - Montagem: Fairchild AU23-A Peacemaker - Roden - 1/48 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Stearman Kaydet - Revell - 1/72 GT 61 - Anos 60 - Montagem: English Electric Lightning F.6 Airfix 1:72 GT 62 - Vought F4 Corsair - Montagem: F-4U-1A Corsair - MisterKraft - 1:72 GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: T 34/76 m42 - 1:72 - Italeri GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: M3 'Lee/Grant' Medium Tank - Airfix - 1:76 GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: Panzer IV F1/F2 - 1/76 - Airfix GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14A - 1:72 - Academy
 
GTs em Andamento:
GT 29 - Bombardeiros - Montagem: Petljakov PE-2 - Italeri - 1:72 GT 59 - SAR - Search and Rescue - Montagem: UH-60L Black Hawk - Academy - 1/48 GT 63 - Porta Aviões - Montagem: Admiral Kuznetsov - Trumpeter - 1:700 GT 67 - Grandes Modelos - Montagem: MIG-15 BIS - Trumpeter - 1/32 GT 79 - Aeronaves torpedeiras - Montagem: B5N2 "Kate" - 1:72 - Hasegawa GT 80 - Forças Aéreas Desconhecidas - Montagem: Kfir C2 - Sri Lanka - Hasegawa - 1/72
 

Re: F-4U-1A Corsair - MisterKraft - 1:72

Mensagem por Claudio Drago »

Nerum escreveu:Isso mesmo, relaxe e curta o kit ... :thumbup:
kkkkk
E foi o que fiz essa semana toda, até deixar o bichinho pronto.

Para a pintura deste modelo, usei selador para plástico Acrilex e tintas acrílicas Acrilex e Decorfix, misturadas by Alquimia, para chegar nas cores indicadas (Humbrol): Intermediate blue e Dark sea blue.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Para mascarar a camuflagem, usei massa Pritt Talk
Imagem

Apliquei verniz e passei aos decais
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Por último, trens de pouco, hélice e um wash (a base de tinta a óleo cinza e algum giz pastel, principalmente nos pretos) Imagem

Finalmente, o menino pronto
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Tenho dois kits deste. O primeiro está com cockpit pronto e pastel fechado - parado há alguns anos.
Ao me inscrever no GT, ia dar prosseguimento mas resolvi abrir a segunda caixa e depois lembrei porque arei o primeiro: o kit é uma porcaria.
Como já disse no decorrer da montagem, os encaixes não batem, há muita rebarba, peças faltantes (não vi canhões e pitot e também não coloquei: vou deixar para fazer em um futuro momento de reflexão) e detalhes que impressionam pela ausência.

Não reclamo do alto relevo pois na minha época só tinha isso. Baixo relevo vira sobremesa. Por outro lado, não consegui descobrir nas imagens pela net se as chapas são sobrepostas ou não, o que daria motivo ao alto relevo, uma vez que há partes em baixo relevo no kit (ailerons, profundores e algumas linhas).

De qualquer modo, os problemas com o kit começam no manual. É um manual colorido, todo bonito mas mostra peças que não existem nos sprues e pula algumas que existem, além de apresentar desenhos muito detalhados de peças que na verdade não possuem detalhe algum. Uma outra falha está na lista de cores: as cores são citadas pelo nome comum (sea blue, intermediate blue, white, aluminium, etc) e conta também o código FS e RAL. Um detalhe: são citadas 11 cores e apenas 4 códigos FS ou RAL, que são repetidos por duas ou três colunas.

Outra falha são as folhas de decal. São duas folhas, cada uma do tamanho de um maço de cigarros: uma para com as insígnias dos esquadrões americanos (única caracterização mostrada no manual), britânicos e francês. A outra folha apresenta todas a instruções técnicas das aeronaves (no push, no pise, no isso, no aquilo), nomes dos pilotos e dos aviões - só que não há numeração e não dá para saber que dizer colocar aonde. Alguns a gente até sabe o que é por serem comuns. Além do manual indicar decais que não estão na folha. Imaginem cerca de 40 dizeres, números e símbolos numa folhinha deste tamanho.

Os decais das insígnias são excelentes: espessos pero no mucho mas os decais técnicos... afff: desmancham na água. Alguma linha foi feita a pincel mesmo. Nota-se nas fotos, principalmente do lado esquerdo de quem olha.

O hominho não vem no kit. Escalei um da minha turminha de hominhos.

Enfim, evitem esse kit.

E, por fim, um comentário acerca do verniz brilhante que eu iria usar - usei verniz brilhante PR Colors para aplicar e selar os decais e finalizei com verniz fosco acrilex, diluido em tinner.

Mas eu ia usar o verniz brilhante Acrilex, a base de aguarrás: dilui o verniz em aguarrás Anjo (ou marca parecida) e quando fui testar o aerografo, me senti o próprio Homem-aranha: uma fábrica de teia.

Não sei se o verniz estava vencido ou não, pois tenho usado mais Future. O que me falaram é que parece que a Acrilex incrementou a fórmula do seu verniz de modo que ele só é dissolvido pela aguarrás da própria Acrilex; outra marca estraga o verniz.

De qualquer maneira, antes de partir para o PR Colors, tentei passar o verniz com pincel: o dorso do modelo está bem envelhecido mas quem ajudou este envelhecimento foi esta aplicação com pincel - reagiu com a tinta acrílica, que enrugou e esticou depois de seca. Pensei em lixar para repintar mas começou a dar um efeito craqueado que preferi deixar.

De resto, acho que valeu o trabalho - semana divertida.
Imagem
ESSE FINALZINHO DE ANO NUM TÁ FÁCIL...
Avatar do usuário
Thunderbolt
Super Membro
Mensagens: 15596
Registrado em: 17 Jun 2013, 20:52
Nome: Guilherme Augusto Sorrenti
Localização: Sorocaba-SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 11 vezes

Re: F-4U-1A Corsair - MisterKraft - 1:72

Mensagem por Thunderbolt »

Ficou muito bonito seu Corsair Claudio.
As cores feitas no alquimia ficaram excelentes.
O weathering ficou bem suave, sem exageros.
À respeito da "teia de aranha" no verniz isso já aconteceu comigo com um vetniz da Gato Preto.
Foi só acrescentar mais aguarrás (diluente) e as teias sumiram.
Parabéns pelo resultado da montagem.

Enviado de meu SM-T530 usando Tapatalk
Avatar do usuário
Tiago Reis
Super Membro
Mensagens: 3276
Registrado em: 01 Set 2016, 13:34
Nome: Tiago Reis
Localização: Amparo/SP
Agradeceu: 2 vezes
Curtiram: 13 vezes

Re: F-4U-1A Corsair - MisterKraft - 1:72

Mensagem por Tiago Reis »

Eita que esse te deu trabalho heim.
Mas mesmo assim ficou muito legal, parabéns Claudio!
:clap: :clap: :clap:
Na Bancanda:
Buick Grand Nacional - Monogram - 1/24 = viewtopic.php?t=14756
Dodge Charger 'Fast and Furious' - MPC 1/16 = viewtopic.php?f=181&t=13357
Snake Street Machine - Usual Plastic = viewtopic.php?t=11252
Imagem
Responder

Voltar para “GT 62 - Vought F4 Corsair”