Master-Model

Próximos Eventos Programados:


Morris Mini Cooper 1275S - Tamiya - 1/24

Moderador: Moderadores GT

Avatar do usuário
NightRider
Conselheiro
Mensagens: 8429
Registrado em: 04 Jun 2012, 12:39
Nome: Luis
Localização: São Caetano do Sul - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 28 vezes

Morris Mini Cooper 1275S - Tamiya - 1/24

Mensagem por NightRider »

Ele foi considerado em 1999 o segundo carro mais significativo do século XX, atrás apenas do Ford T e à frente do Citroen DS, VW Fusca e Porsche 911. Estamos falando do Mini, um ícone do automobilismo britânico dos anos 60.

Imagem

Este pequeno automóvel, fabricado pela British Motor Company (BMC) e suas sucessoras, desde 1959 até o ano de 2000, com uma revolucionária forma de economia de espaço com o motor transversal, possibilitando que 80% da plataforma fosse utilizada para os passageiros e bagagens, como pode ser visto abaixo, influenciou toda uma geração de fabricantes de carros. Inicialmente comercializados como “Morris” e “Austin” (as duas marcas da BMC), somente posteriormente teve o nome “Mini” incorporado como sendo marca.

Imagem

Este carro, projetado por Alec Issigonis, teve sete gerações (MK I de 1959 à 1967, MK II de 1967 à 1970, MK III de 1969 à 1976 e MK IV de 1976 à 1983, MK V de 1984 à 1989, MK VI de 1990 à 1995, MK VII de 1996 à 2000), além de diversas variantes, incluindo pick up, van e uma espécie de buggy (moke, uma palavra do inglês arcaico usado como gíria para burro), que podemos ver abaixo:

Imagem

Mas, o que nós interessa é a versão esportiva, já que o Mini, pela sua estabilidade e robustez, acabou sendo usado, com sucesso não só no rali, mas também em competições de endurance na Austrália, de turismo na Europa e “saloon” na Inglaterra. Foi John Cooper, amigo de Issigonis e dono da equipe de Fórmula 1 que levava seu nome que primeiro atentou para o potencial dos Mini. Apesar da relutância do criador, Cooper conseguiu da direção da BMC autorização para criar uma versão esportiva do pequenino carro. Em 1961 surge o Mini Cooper, com motor de 997 cc (contra 848 cc do original), potência de 55 hp (contra 34 hp do original), dupla carburação SU, nova relação de marchas e freios à disco na dianteira, algo incomum naquela época para esse tipo de carro. Uma nova versão, o Mini Cooper S (de “Special”) foi feita em 1963, com motor de 1.071 cc com freios à disco maiores. Em agosto de 1964 é lançado um novo motor, de 1.275 cc.

O sucesso nos ralis começa em 1962, quando o Mini Cooper vence quatro provas européias e recebe o prêmio para mulheres do Rali de Monte Carlo, com Pat Moss (irmã de Stirling Moss) e Ann Wisdom. Em 1963, o carro pilotado por Raauno Altonen e Tony Ambrose chega em 3º em Monte Carlo. Para o ano de 1964, com o Mini Cooper 1275S, começa o domínio efetivo: quatro vitórias dentre as quais o Rali de Monte Carlo com Paddy Hopkirk e Henry Lindon (além de outro Mini em quarto lugar). Para o ano seguinte, 1965, vitória de Timo Mäkine e Paul Easter e sete outras vitórias em provas pelo mundo.

O ano de 1966 merece um capítulo à parte: a Mini tinha uma das melhores equipes de pilotos da época e o carro, se não era o mais potente, tinha uma excelente estabilidade e ótima capacidade de manobra, o que, nas mãos certas, o transformava num carro vencedor. Essa supremacia britânica despertou, segundo historiadores, um ressentimento junto aos franceses que cuidavam da organização do Rali de Monte Carlo. O regulamento de 1966 teve inúmeras modificações, segundo estudiosos apenas para prejudicar a Mini, mas não adiantou muito: no final vitória de Timo Mäkine e Paul Easter, com Aaltonen/Ambrose em 2º e Hopkirk/Lindon em 3º. Aí começou a confusão, numa decisão até hoje contestada, os juízes desclassificaram os MInis alegando que os faróis estavam fora do regulamento (e segundo entendidos, nada havia de expresso no regulamento). Pelo mesmo motivo, foi desclassificado o 4º colocado, Roger Clark com um Lotus Cortina (piloto e carro ingleses), ficando a vitória com Pauli Toivonen, piloto finlandês que dirigia um... Citroen DS, carro francês. O Citroen tinha o mesmo tipo de farol, mas segundo os fiscais eram de fábrica ao passo que os demais não eram... No ano seguinte, 1967, a vitória ficou com Raauno Aaltonen e Henry Lindon, além de seis outras vitórias em provas pelo mundo.

Mas, a fase de ouro dos Mini Cooper nos ralis havia passado, outros carros, mais modernos e potentes acabaram por superar os valentes ingleses que, mesmo assim, ainda conseguiram ficar 3º, 4º e 5º lugares no rali de 1968 em Monte Carlo, além de uma vitória isolada em 1972 no Rali da Nova Zelândia. Ao todo foram mais de 30 vitórias ao longo desses anos. O carro vencedor de 1967 e ao qual se refere o kit é esse aí embaixo:

Imagem

Aqui uma foto dele, em ação:

Imagem

As especificações técnicas desse pequeno inglês que reinou absoluto em Monte Carlo nos anos 60 são as seguintes:

Motor: aspirado, 4 cilindros em linha, com 1.275 cc, montado na dianteira, transversalmente, dois carburadores SU HS2, 75 HP de potência
Chassis: totalmente em aço
Suspensão dianteira: sistema hidrolastic
Suspensão traseira: sistema hidrolastic
Direção: pinhão e cremalheira
Freios: dianteiros à disco, traseiros tambor
Câmbio: manual de 04 marchas
Peso: 698 Kg
Comprimento: 3,05 metros
Altura: 1,40 metros
Largura: 1,34 metros
Relação peso/potência: 9,3 Kg/HP
Velocidade máxima: 156 KM/h
Aceleração: 0 à 100 KM/h em 10,5 segundos

Para encerrar, esse simpático carrinho é o tradicional meio de transporte de Mr. Bean, como abaixo podemos ver:

Imagem

Estou com muitas montagens atrasadas em função de ter quebrado a mão no meio do ano e do meu trabalho, então essa montagem vai ser um pouco lenta, até para me dar tempo de concluir as demais que estão em andamento.

Um abraço !
Avatar do usuário
Thunderbolt
Super Membro
Mensagens: 15596
Registrado em: 17 Jun 2013, 20:52
Nome: Guilherme Augusto Sorrenti
Localização: Sorocaba-SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 11 vezes

Re: Morris Mini Cooper 1275S - Tamiya - 1/24

Mensagem por Thunderbolt »

Bela apresentação Nigjt.
O carro do Mr. Bean?
Essa vai ser legal.
Chegando para acompanhar.
Avatar do usuário
Tiago Guilger
Super Membro
Mensagens: 6606
Registrado em: 13 Ago 2015, 14:07
Nome: Tiago Guilger
Localização: Itu - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Morris Mini Cooper 1275S - Tamiya - 1/24

Mensagem por Tiago Guilger »

Fala Night!

Chegando pra acompanhar também! vai montar a versão de rali ou a civil mesmo?

abraço! :thumbup:
Avatar do usuário
Della Coletta
Membro
Mensagens: 980
Registrado em: 11 Jun 2012, 11:05
Nome: Gustavo Coletta
Localização: Curitiba, PR
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Morris Mini Cooper 1275S - Tamiya - 1/24

Mensagem por Della Coletta »

Excelente apresentação... conheci o carrinho só depois do Mr. Been!!! Sempre achei ele feinho o suficiente pra que fosse "bunitinhu"!!! [FACE WITH TEARS OF JOY][FACE WITH TEARS OF JOY][FACE WITH TEARS OF JOY]
Mas to acompanhando... abraços!

Enviado de meu GT-I9515L usando Tapatalk
Gustavo COLETTA
INICIANTE antigo no hobby!!! :rolando:
Avatar do usuário
NightRider
Conselheiro
Mensagens: 8429
Registrado em: 04 Jun 2012, 12:39
Nome: Luis
Localização: São Caetano do Sul - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 28 vezes

Re: Morris Mini Cooper 1275S - Tamiya - 1/24

Mensagem por NightRider »

Thunderbolt escreveu:Bela apresentação Nigjt.
O carro do Mr. Bean?
Essa vai ser legal.
Chegando para acompanhar.
Obrigado. Eu gosto de fazer uma introdução caprichada, acho que faz parte. É o carro dele mesmo, mas vai ser na versão de rali.
Tiago Guilger escreveu:Fala Night!

Chegando pra acompanhar também! vai montar a versão de rali ou a civil mesmo?

abraço! :thumbup:
Seja bem vindo ! Como disse acima, vai ser a versão de rali, primeira vez que vou me arriscar com esse tipo de veículo.
Della Coletta escreveu:Excelente apresentação... conheci o carrinho só depois do Mr. Been!!! Sempre achei ele feinho o suficiente pra que fosse "bunitinhu"!!! [FACE WITH TEARS OF JOY][FACE WITH TEARS OF JOY][FACE WITH TEARS OF JOY]
Mas to acompanhando... abraços!

Enviado de meu GT-I9515L usando Tapatalk
Obrigado ! Muita gente foi como você: só conheceu o carro com o Mr. Bean. E ele é bem isso que você falou: de tão feinho acaba ficando engraçadinho.

Em breve coloco as fotos do kit e mais detalhes.

Um abraço !
Avatar do usuário
Gundam_Maister
Super Membro
Mensagens: 1137
Registrado em: 21 Jun 2012, 17:03
Nome: Dalton Miura
Localização: Curitiba-PR
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Morris Mini Cooper 1275S - Tamiya - 1/24

Mensagem por Gundam_Maister »

Só lembrando de um filme the italian job o original! de 1973 acompanhando o pequeno guerreiro
Avatar do usuário
NightRider
Conselheiro
Mensagens: 8429
Registrado em: 04 Jun 2012, 12:39
Nome: Luis
Localização: São Caetano do Sul - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 28 vezes

Re: Morris Mini Cooper 1275S - Tamiya - 1/24

Mensagem por NightRider »

Boa lembrança, Dalton ! Fique por aqui para ajudar nessa montagem !

Um abraço !
Avatar do usuário
silasaria
Super Membro
Mensagens: 1832
Registrado em: 17 Jul 2013, 15:06
Nome: Silas Renato Silva
Localização: São Paulo
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Morris Mini Cooper 1275S - Tamiya - 1/24

Mensagem por silasaria »

Fala Night!

Este um dos carros mais importantes da história do mundo!

Já montei um destes . . . deu um pouco de trabalho na hora de fechar

Vou acompanhar com certeza!
Abraços!

Silas
Avatar do usuário
NightRider
Conselheiro
Mensagens: 8429
Registrado em: 04 Jun 2012, 12:39
Nome: Luis
Localização: São Caetano do Sul - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 28 vezes

Re: Morris Mini Cooper 1275S - Tamiya - 1/24

Mensagem por NightRider »

silasaria escreveu:Fala Night!

Este um dos carros mais importantes da história do mundo!

Já montei um destes . . . deu um pouco de trabalho na hora de fechar

Vou acompanhar com certeza!
E aí, Silas ?

Me lembro da montagem, você postou no AC não foi ? E era presenta para sua mãe, isso eu guardei bem. Você disse que o motor deu trabalho para colocar no compartimento e que acabou entortando e quebrando alguma coisa. Acho que o Alê também havia alertado sobre o problema de unir chassis e carroceria. Com tantas advertências, vou tomar cuidado redobrado na montagem.

Um abraço !
Avatar do usuário
silasaria
Super Membro
Mensagens: 1832
Registrado em: 17 Jul 2013, 15:06
Nome: Silas Renato Silva
Localização: São Paulo
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Morris Mini Cooper 1275S - Tamiya - 1/24

Mensagem por silasaria »

NightRider escreveu:
silasaria escreveu:Fala Night!

Este um dos carros mais importantes da história do mundo!

Já montei um destes . . . deu um pouco de trabalho na hora de fechar

Vou acompanhar com certeza!
E aí, Silas ?

Me lembro da montagem, você postou no AC não foi ? E era presenta para sua mãe, isso eu guardei bem. Você disse que o motor deu trabalho para colocar no compartimento e que acabou entortando e quebrando alguma coisa. Acho que o Alê também havia alertado sobre o problema de unir chassis e carroceria. Com tantas advertências, vou tomar cuidado redobrado na montagem.

Um abraço !
Fala Night!

Isso mesmo, foi um presente para a minha mãe, e foi pintado de vinho e o teto e interior brancos.

Foi uma zica só para fazer o encaixe final, e tive ue forçar muito para encaixar, mas no final encaixou.

O meu grande erro neste modelo, foi o acabamento com o bare-metal, se eu posse montá-lo hoje, eu pintaria o cromado dos vidros, pois a área é grande e o acabamento no ficou bom, de resto o modelo é bacana.3

Quando estava montando este modelo, em uma avenida perto de minha casa, passou um destes . . . foi muito louco, pois eu fui atrás do cara e fiz ele parar para eu tirar umas fotos . . . depois levei o modelo pronto para ele dar uma olhada, e não nos falamos mais. tenho as fotos ainda . . . rsrsrs

Espero que se divirta!!!
Abraços!

Silas
Responder

Voltar para “GT 61 - Anos 60”