SemperFi

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

[Na Caixa]  J-35F Draken - Eduard - 1:48

Moderador: Moderadores GT

Avatar do usuário
Vrykolakas
Super Membro
Mensagens: 5153
Registrado em: 11 Abr 2014, 20:37
Nome: Paulo Ayres Muselli de Mendonca
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

J-35F Draken - Eduard - 1:48

Mensagem por Vrykolakas »

O Saab 35 Draken ("Dragão") foi um avião de combate sueco desenvolvido e fabricado pela Saab entre 1955 e 1974. Foi o primeiro avião totalmente supersônico a ser implantado na Europa Ocidental. Ele se encaixa no GT, por ter sido a espinha dorsal da aviação de caça sueca na década de 1960 (e 1970).

O Draken foi desenvolvido durante as décadas de 1940 e 1950 para substituir a primeira geração de aviões de combate a jato da Suécia, o Saab J 29 Tunnan e, mais tarde, a variante de combate (J 32B) do Saab 32 Lansen. Apresentava uma inovadora asa "duplo-delta". Para testar esta característica aerodinâmica previamente inexplorada, um avião de teste de sub-escala, o Saab 210, foi produzido e voado. Desenvolvido na Suécia, o Draken foi introduzido no serviço com a Royal Swedish Air Force (RSAF) em 8 de março de 1960. Os primeiros modelos visavam apenas realizar missões de defesa aérea, sendo o tipo considerado um caçador capaz para a era.

O Draken funcionou como um caça supersônico eficaz do período da Guerra Fria. No serviço sueco, sofreu várias atualizações, sendo o último modelo J-35J. Na década de 1980, os Drakens da RSAF foram em grande parte substituídos pelo caça mais avançado da Saab, o 37 Viggen. Como conseqüência de cortes e altos custos de manutenção, a RSAF optou por retirar o Draken definitivamente de serviço em dezembro de 1999. O tipo também foi exportado para a Áustria, Dinamarca, Finlândia e para os Estados Unidos; o último operou o tipo como uma aeronave de treinamento para pilotos de teste.

Versão biplace SK35C Draken
Imagem

O Saab 35 Draken é considerado um dos aviões mais bonitos da história, com um design lipo e arrojado, inovador na epoca, ao incorporar uma configuração distinta de "duplo delta", que contou com um delta em outro delta maior. Talvez a aeronave mais próxima deste design tenha sido o F-16 XL. A borda de ataque da "asa interna" tinha um ângulo de 80 ° para o desempenho de alta velocidade, enquanto a asa exterior, varrida a 60 °, proporcionava um bom desempenho a baixas velocidades. Era um caça projetado para se aproximar do alvo e engaja-lo em dogfight.

O cockpit do Draken apresentou instrumentação principalmente de origem sueca. Modelos sucessivos introduziram várias melhorias nos acessórios do cockpit, como o dossel revisado e a nova aviônica. Para os clientes de exportação, o Draken foi equipado com um radar de controle de tiro Airpass II construído pela Ferranti, que era efetivo para a aquisição de vários alvos ar-ar ou ar-superfície, juntamente com um modo de mapeamento em terra trabalhando em conjunto com os sistemas de navegação da aeronave.

A propulsão era fornecida por um único turbojato Svenska Flygmotor RM6B/C, modelo licenciado do motor Rolls-Royce Avon 200/300. Uma turbina, posicionada sob o nariz da aeronave, fornecia energia de emergência, enquanto o motor também apresentava uma unidade de partida de emergência incorporada. Para reduzir sua velocidade de pouso quando necessário, o Draken era equipado com um pára-quedas na cauda. O armamento principal era transportado em cabides externos, tendo como padrão até quatro mísseis ar-ar AIM-9B. As cargas úteis alternativas incluiam uma variedade de bombas e foguetes, juntamente com possibilidade de instalação de um par de canhões de 30mm, localizados dentro de cada um dos painéis internos das asas. No lugar dos canhões, poderiam ser instalados tanques de combustível adicionais no mesmo espaço. Para missões de reconhecimento aéreo, uma variedade de câmera poderia ser transportada por baixo do fuselagem.

Histórico Operacional
No final de 1959, as entregas do J 35A Draken começaram à RSAF, na ala de combate F13, estacionada em Norrköping. Entrando status operacional em março de 1960. No final de 1960, várias unidades já haviam sido equipadas com o Draken.

Um total de 651 Drakens foram fabricados pela Saab. A frota da Suécia de Drakens compreendeu um total de seis versões diferentes, enquanto dois modelos adicionais do Draken foram oferecidos a futuros clientes de exportação. O modelo final do Draken a ser produzido foi o J-35F, que também foi a versão final para permanecer no serviço sueco. Seus clientes de exportação incluíram a Dinamarca e a Finlândia. Em maio de 1985, a força aérea austríaca comprou 24 J-35Ds, que foi restaurada pela Saab. Os Estados Unidos operaram um avião para testes.

Saab S 35XD (N217FR) operado pela National Test Pilot School decola do Mojave Spaceport
Imagem

O projeto J-35 Draken sofreu várias atualizações. A última delas foi a versão J-35J, que foi produzida no final da década de 1980. Neste ponto, o Draken foi substituído quase inteiramente pelo Saab 37 Viggen no serviço RSAF. O Draken J-35J foi efetivamente um programa de extensão da vida útil, decorrente dos atrasos nas entregas do Saab JAS 39 Gripen, que sofreu vários atrasos. O programa de extensão destinava-se a manter o Draken voltado para os anos 2000, mas, como consequência de cortes orçamentais e custos de manutenção elevados com o tipo, o Draken foi eliminado do serviço sueco em dezembro de 1998, embora a aeronave tenha permanecido operacional em números limitados.

As marcações do Kit possibilitam montar as seguintes versões:
J-35 XD da Fora Aérea Dinamarquesa
Imagem

J-35ÖE Mk.II da Força Aérea Austríaca
Imagem

J-35FS da Força Aérea Finlandesa
Imagem

E a versão que irei montar, um J-35F da RSAF, do F-10, 1 Jaktflygdivision que na década de 1960 estava baseada em Upsala..
Imagem
Trespassors will be shot
Survivors will be shot again
Avatar do usuário
Wemerson_FF
Super Membro
Mensagens: 1169
Registrado em: 31 Jan 2014, 14:12
Nome: Wemerson Freitas
Localização: Betim - MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 16 vezes

Re: J-35F Draken - Eduard - 1:48

Mensagem por Wemerson_FF »

:tchau:

Primeirão da fila para acompanhar. Acho este avião de desenho diferente muito bonito, assim como o J-37 Viggen. Ambos um dia estarão na minha coleção.
Manda ver aí Paulo, terei ótimas referências com a sua montagem.

Abraço e bom montagem.
Wemerson
"A próxima montagem sempre será a melhor"
Avatar do usuário
Rafael Guerra
Super Membro
Mensagens: 5266
Registrado em: 14 Abr 2013, 19:54
Nome: Rafael Guerra
Agradeceu: 11 vezes
Curtiram: 72 vezes

Re: J-35F Draken - Eduard - 1:48

Mensagem por Rafael Guerra »

Fala Vryko! Cheguei entusiasmado para acompanhar essa montagem.
Além de eu adorar o avião, esse kit parece ser 10!
Gostei da sua escolha para a versão. A introdução também ficou legal apesar de eu ter lido na correria.
Abraço


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Rafael Guerra
Avatar do usuário
felipecadena
Super Membro
Mensagens: 1648
Registrado em: 03 Out 2016, 20:05
Nome: Felipe Cadena
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: J-35F Draken - Eduard - 1:48

Mensagem por felipecadena »

Rapaz não perco isso por nada.

Enviado de meu Lenovo A6020l36 usando Tapatalk
Avatar do usuário
profalexandre
Super Membro
Mensagens: 1986
Registrado em: 04 Out 2016, 08:46
Nome: Alexandre R T Souza
Localização: Campinas
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: MIG-21 MF Fishbed J - Academy 1/48 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Arado Ar 196A-3 Revell 1:72 GT 62 - Vought F4 Corsair - Montagem: F4U-5N Corsair - Revell - 1/72 - CONCLUIDO GT 63 - Porta Aviões - Montagem: USS Enterprise (CVN 65) - Revell - 1:720 GT 72 - BLINDADOS MILITARES SOBRE RODAS - Montagem: SpPz 2 Luchs A1/A2 Revell 1:35 GT 75 - Embarcações - Montagem: Submarino Chines Type 33G - Trumpeter - 1/144
 
GTs em Andamento:
GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: T-34/85 No 112 Academy 1/35 GT 75 - Embarcações - Montagem: US Navy Landing Ship Medium LSM-201 - Revell - 1/144 GT 79 - Aeronaves torpedeiras - Montagem: Fairey Swordfish Mk I - Airfix - 1/72 GT 82 - Transportes e Serviços - Montagem: Porta aviões Liao Ning - Trumpeter - 1/700
 

Re: J-35F Draken - Eduard - 1:48

Mensagem por profalexandre »

Acompanhando também!!
Imagem
Avatar do usuário
Vrykolakas
Super Membro
Mensagens: 5153
Registrado em: 11 Abr 2014, 20:37
Nome: Paulo Ayres Muselli de Mendonca
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: J-35F Draken - Eduard - 1:48

Mensagem por Vrykolakas »

Wemerson_FF escreveu::tchau:

Primeirão da fila para acompanhar. Acho este avião de desenho diferente muito bonito, assim como o J-37 Viggen. Ambos um dia estarão na minha coleção.
Manda ver aí Paulo, terei ótimas referências com a sua montagem.

Abraço e bom montagem.
Ops, aumentou a responsabilidade.... Seja bem vindo!
Rafael Guerra escreveu:Fala Vryko! Cheguei entusiasmado para acompanhar essa montagem.
Além de eu adorar o avião, esse kit parece ser 10!
Gostei da sua escolha para a versão. A introdução também ficou legal apesar de eu ter lido na correria.
Abraço


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Obrigado, bem vindo. A introdução até que está simples, pois trata-se de uma aeronave de combate que nunca viu combate. Mas é lindaço!

O Kit é muito bom, um Hasegawa com recheio Eduard
felipecadena escreveu:Rapaz não perco isso por nada.

Enviado de meu Lenovo A6020l36 usando Tapatalk
Então perde não, senta aí que assim que o P-40 for concluído este decola em afterburner...
profalexandre escreveu:Acompanhando também!!
Bem vindo!

E vamos ao kit...
A caixa é grandinha, com uma bela arte com uma foto do modelo montado (justamente na versão que pretendo fazer)...
Imagem

Sprues em plástico cinza claro, muito bem injetados... interessante que dentrod o bag (único padrão hasegawa) tem uma nota escrita (injetado no Japão para a Eduard CZ)...
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Belas transparências...
Imagem

Máscaras e PEs...
Imagem

Assento e rodas de resina...
Imagem

Uma bela folha de decals da Cartograph...
Imagem

Instruções completas padrão Eduard...
Imagem

A versão escolhida e paleta de cores...
Imagem

Um observador atento vai perceber que o kit vem sem armamento... coisa que tenho visto em alguns kits da Hasegawa. Vou usar uns Sidewindr B de um kit de acessórios da Hasegawa... que coincidência...
Trespassors will be shot
Survivors will be shot again
Avatar do usuário
profalexandre
Super Membro
Mensagens: 1986
Registrado em: 04 Out 2016, 08:46
Nome: Alexandre R T Souza
Localização: Campinas
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: MIG-21 MF Fishbed J - Academy 1/48 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Arado Ar 196A-3 Revell 1:72 GT 62 - Vought F4 Corsair - Montagem: F4U-5N Corsair - Revell - 1/72 - CONCLUIDO GT 63 - Porta Aviões - Montagem: USS Enterprise (CVN 65) - Revell - 1:720 GT 72 - BLINDADOS MILITARES SOBRE RODAS - Montagem: SpPz 2 Luchs A1/A2 Revell 1:35 GT 75 - Embarcações - Montagem: Submarino Chines Type 33G - Trumpeter - 1/144
 
GTs em Andamento:
GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: T-34/85 No 112 Academy 1/35 GT 75 - Embarcações - Montagem: US Navy Landing Ship Medium LSM-201 - Revell - 1/144 GT 79 - Aeronaves torpedeiras - Montagem: Fairey Swordfish Mk I - Airfix - 1/72 GT 82 - Transportes e Serviços - Montagem: Porta aviões Liao Ning - Trumpeter - 1/700
 

Re: J-35F Draken - Eduard - 1:48

Mensagem por profalexandre »

Até o manual da Eduard é de babar...
Imagem
Avatar do usuário
pcfviana
Membro
Mensagens: 775
Registrado em: 25 Set 2015, 10:52
Nome: Paulo Viana
Localização: DF
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: Boeing 737-200 British Airways - Revell - 1/200 GT 14 - Artilharias - Montagem: M198 155mm Medium Towed Howitzer - Trumpeter - 1/35 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: EF-2000B Eurofighter Typhoon - Hobby Boss 1/72 GT 51 - Primeira Guerra Mundial - Montagem: Albatross D.III - Revell - 1/72 GT 54 - RAAF - Royal Australian Air Force - Montagem: P-40E - Academy - 1/72
 
GTs em Andamento:
GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Albatros D.V - Eduard - 1:48 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Albatros D.V - Eduard - 1:72 GT 47 - Vietnam War - Montagem: F-4J Phantom II "Showtime 100" - Hasegawa 1/48 GT 47 - Vietnam War - Montagem: F-4E Phantom II - Hasegawa 1/72 GT 51 - Primeira Guerra Mundial - Montagem: Sopwith Camel F.1 - 1:32 - Academy GT 51 - Primeira Guerra Mundial - Montagem: Albatros D.V - Revell - 1:48 GT 50 - The Fifties - Montagem: F4D Skyray - Tamiya - 1/72 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Viper Mk VII - Moebius Models - 1:32 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: X-Wing - Bandai - 1/144 GT 57 - BF-109 Aces - Montagem: Bf-109F-4 - Trumpeter - 1:32 GT 57 - BF-109 Aces - Montagem: Bf 109T-2 - Academy - 1:48 GT 59 - SAR - Search and Rescue - Montagem: SH-60B Seahawk - HobbyBoss - 1/72
 

Re: J-35F Draken - Eduard - 1:48

Mensagem por pcfviana »

Caramba, gostei muito desse caça. Acompanhando com certeza.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
aprendendo...
Avatar do usuário
Andre L B Ferro
Super Membro
Mensagens: 9781
Registrado em: 08 Jun 2012, 12:17
Nome: Andre Ferro
Localização: Santos/SP - BRASIL
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: J-35F Draken - Eduard - 1:48

Mensagem por Andre L B Ferro »

Também tenho esse mesmo kit e estou acompanhando com interesse!
Paguei uma baba no e-bay (coisa de 180 reais com postagem incluída) na época.

Tomara que eu não fique intimidado com sua montagem e deixe o meu aqui, nas kitcumbas 'ad eternun'... :chorando: :chorando:
Abçs
André

NA BANCADA

Imagem
Avatar do usuário
Andre L B Ferro
Super Membro
Mensagens: 9781
Registrado em: 08 Jun 2012, 12:17
Nome: Andre Ferro
Localização: Santos/SP - BRASIL
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: J-35F Draken - Eduard - 1:48

Mensagem por Andre L B Ferro »

Errata: Vc inverteu as legendas das fotos do Draken Austríaco e Dinamarquês ! :thumbup:
Abçs
André

NA BANCADA

Imagem
Responder

Voltar para “GT 61 - Anos 60”