Página 1 de 4

Douglas RB-66B 'Destroyer' - Italeri - 1:72

Enviado: 23 Jul 2017, 23:01
por Andre L B Ferro
Bem galera, estou abrindo o tópico dessa montagem que parece simples, kit de poucas peças mas com nível de detalhamento honesto.

Imagem

Primeiro um pouco de história do RB-66"B" - Destroyer (fonte= Wikipédia):

Imagem

O Douglas B-66 Destroyer foi originalmente concebido como um substituto para o Douglas B-26 Invader aeronave com motores a pistão ainda da Segunda Guerra Mundial. O requisito inicial exigiu especificamente um veículo de reconhecimento, mas o requisito foi alterado para incluir bombardeios táticos também. Várias empresas responderam com propostas para atender a esse requisito. A North American propôs uma versão melhorada de seu bombardeiro B-45 Tornado, a Boeing propôs uma adaptação de seu bombardeiro B-47 Stratojet e Martin propôs uma versão do bombardeiro B-51. Entretanto, o projeto mais promissor foi a proposta de Douglas de uma versão terrestre do bombardeiro estratégico baseado em Porta-Aviões da US Navy, o XA3D-1 Skywarrior, que estava em desenvolvimento. No entanto, o XA3D-1 não estava programado para ter seu primeiro protótipo voar por mais um ano e ainda a produção era em uma quantidade desconhecida. Em outubro de 1951, a Junta de Aeronaves e Armas da USAF anunciou que o projeto da Douglas foi aprovado e a designação B-66 foi atribuída.
A Força Aérea originalmente pensou que o B-66 seria mais ou menos uma cópia do A3D, então não haveria necessidade do protótipo XB-66. Em vez disso, um pequeno lote inicial de aeronaves de pré-produção designado RB-66A (modelo Douglas 1326) seria adquirido para fins de avaliação. Seriam adquiridas duas versões de produção separadas - uma versão de reconhecimento designada RB-66B e uma versão de bombardeiro designada B-66B. A versão de reconhecimento teria maior prioridade e seria equipada com capacidade de fotografia noturna e levaria contramedidas eletrônicas e equipamentos de reconhecimento. A proposta requisitava um bombardeiro de reconhecimento tático rápido e altamente manobrável, com um raio de 1000 milhas náuticas. Tinha que ser capaz de transportar pelo menos uma carga de 10.000 libras de armas atômicas, bombas convencionais ou bombas de flash fotográficas. O avião teria que ser capaz de transportar grandes quantidades de equipamentos eletrônicos sem afetar negativamente seu desempenho normal. Além disso, levaria algum armamento defensivo e equipamentos de contramedidas eletrônicas eram necessários para lidar com radares inimigos. Finalmente, a aeronave deveria ser simples e fácil de manter e capaz de operar a partir de pistas improvisadas ou temporárias.
O Douglas Destroyer foi inicialmente fabricado em duas versões distintas - uma versão de reconhecimento designada RB-66B (Modelo Douglas 1329) e uma versão de bombardeiro designada B-66B (Modelo Douglas 1327A). Eles eram basicamente semelhantes na configuração geral, diferindo principalmente no equipamento transportado. O RB-66B carrega bombas flash em seu compartimento de bombas para missões de fotografia noturna e estava equipado com uma bateria de câmeras de reconhecimento. O RB-66B poderia ser equipado com uma sonda de reabastecimento removível em vôo conectada ao lado direito da fuselagem dianteira. O primeiro RB-66B voou em março de 1955 e as entregas começaram em fevereiro de 1956. 145 unidades do RB-66B foram construídos, que tornaram esta versão numericamente a mais importante das variantes do Destroyer. O RB-66B era basicamente similar à aeronave de pré-produção RB-66A, diferindo em ser alimentado por turborreatores Allison J71-A-11. Os turborreatores J71-A-13 de maior impulso foram instalados na fábrica para os últimos 17 RB-66B construídos e unidades anteriormente fabricadas foram adaptadas com esses motores.

Imagem

O primeiro voo oficial do B-66B ocorreu em 1/4/1955. Os B-66B começaram a entrar no Comando Aéreo Tático (TAC) em março de 1956, que foi cerca de um ano depois do esperado originalmente. O primeiro destinatário foi o 17º Light Bombardment Wing, com sede em Hurlburt Field, na Flórida. Em setembro de 1956, o TAC começou a transferir seus B-66B para as Forças Aéreas dos Estados Unidos na Europa. Durante os estágios iniciais da Guerra do Sudeste Asiático, treze B-66Bs foram adaptados para servir no papel de contramedidas eletrônicas como aeronaves de bloqueio de radar. Eles foram re-designados EB-66B. Todo o equipamento de bombardeio foi removido e substituído por equipamentos de interferência eletrônica. A torreta de cauda foi removida e o equipamento de interferência automática foi instalado em seu lugar. Numerosas antenas saíram da aeronave, e foram instalados pods de lançadores de chaff. Eles foram usados durante a Guerra do Vietnã como aeronaves de guerra eletrônica, juntando-se a aeronaves de ataque durante suas missões no Vietnã do Norte para interferir instalações de radar inimigas. Não eram aeronaves "Wild Weasel", pois não tinham armamentos para atacar as instalações de radar diretamente. Dois B-66Bs foram modificados para lançamentos de pára-quedas em alta altitude das cápsulas espaciais Gemini e Apollo. As portas do bomb-bay foram removidas e as cápsulas espaciais foram transportadas semi-externamente por baixo da fuselagem.
As entregas do B-66 à USAF começaram em 1956, com 145 deste modelo produzido. Os RB-66s foram utilizados como o principal avião noturno de foto-reconhecimento da USAF durante esse período, muitos exemplares servindo em esquadrões de reconhecimento tático com sede no Reino Unido e na Alemanha Ocidental. Um total de 72 da versão bombardeira B-66B foram construídos, 69 menos do que originalmente planejado. Um total de 13 aviões B-66B foram modificados em aeronaves de contramedidas eletrônicas EB-66B para a guerra fria com a Rússia e foram estacionados em bases da RAF em Chelveston com o 42º Esquadrão de Reconhecimento Tático que fez a conversão no início da década de 1960. Estes e os RB-66Cs que o 42º teriam eventualmente sido enviados para o Vietnã. Ao contrário do A-3 Skywarrior da Marinha dos EUA, que realizou algumas missões de bombardeio, o Destroyer não foi usado como um bombardeiro no Vietnã.

O RB-66C foi um avião de reconhecimento especializado em Contramedidas Eletrônicas (ECM) com uma tripulação ampliada para sete militares, incluindo os especialistas adicionais em guerra eletrônica. Um total de 36 dessas aeronaves foram construídas com os membros da tripulação adicionais alojados no que era o compartimento da câmera / bomba de outras variantes. Os aviões RB-66C possuíam pods nas pontas das asas e foram usados nas proximidades de Cuba durante a crise dos mísseis cubanos e, mais tarde, no Vietnã. Em 1966, esses aviões foram renomeados para EB-66C.
Em 10 de março de 1964, um RB-66C do 19° Esquadrão de Reconhecimento Tático voando em uma missão foto-reconhecimento a partir da Base Aérea de Toul-Rosières na França, foi abatido sobre a Alemanha Oriental por um MiG-21 soviético depois de ter atravessado a fronteira devido a uma mau funcionamento da bússola. A tripulação conseguiu ejetar em segurança e foram feitos prisioneiros brevemente antes de serem repatriados.

A última variante Douglas B-66, a qual a aeronave de reconhecimento tempo WB-66D; 36 foram construídas.

Os RB-66 foram retirados de serviço na USAF por volta de 1975.


Imagem

Caracteristicas:
Tripulação: 3 (Piloto, Navegador and Oficial de Guerra Eletrônica)
Comprimento: 22.9 m
Envergadura: 22.1 m
Altura: 7.2 m
Area Alar: 72.5 m²
Peso Vazio: 19,300 kg
Peso Cheio: 26,200 kg
Peso Max. na Decolagem: 38,000 kg
Propulsão: 2 turbojets Allison J71-A-11 or -13 , 10,200 lbf (45 kN) each

Performance
Velocidade Maxima : 1,020 km/h
Raio de Combat : 1,500 km
Alcance de Translado: 3,970 km
Teto de Serviço: 12,000 m
Raazão de subida: 5,000 pés/min

Armamento
Canhões: 2 x 20 mm M24 na torreta de cauda, controlados por radar/remotamente operados
Bombas: 15000 lb (6,803.9 kg)


O KIT:

Artbox:
Imagem

Sprues:
Imagem
Imagem

Transparências:
Imagem

Manual de instruções:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Decais:
Imagem

Para três versões possíveis:
Imagem

A versão que irei montar:
Imagem

Algumas montagens pelo mundo que usarei como referências:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Então é isso! Vamos que vamos que a fila está grande !! :agitado: :pensando: :pensando:

Re: Douglas RB-66B 'Destroyer' - Italeri - 1:72

Enviado: 24 Jul 2017, 07:38
por leaopersico
Chegando

Re: Douglas RB-66B 'Destroyer' - Italeri - 1:72

Enviado: 24 Jul 2017, 08:28
por Rafael Guerra
Pqp! Que coisa boa comprar e colocar direto na bancada.
Posso dizer que cobicei esse modelo quando vi que você o havia comprado :lol:
Vai ser ótimo acompanhar essa montagem. Depois vou ler a intro com calma.
Abraço!

Re: Douglas RB-66B 'Destroyer' - Italeri - 1:72

Enviado: 29 Jul 2017, 18:08
por zelaorainmaker
Bela introdução André!!!!
Eu tenho esse kit e pretendo montá-lo no GT do Vietnã!!
Estarei de olho
Boa montagem!!!

Abraço

Re: Douglas RB-66B 'Destroyer' - Italeri - 1:72

Enviado: 29 Jul 2017, 22:44
por marcus882
De olho nesse Destroyer!

Re: Douglas RB-66B 'Destroyer' - Italeri - 1:72

Enviado: 29 Jul 2017, 22:46
por S[R]
Eu novato como sempre não manjo de aviação... mas vou acompanhar! ;)

Abraços!

Re: Douglas RB-66B 'Destroyer' - Italeri - 1:72

Enviado: 06 Ago 2017, 17:41
por Thunderbolt
Avião interessante esse.
Acompanhando desde já.
:thumbup: :thumbup: :thumbup:

Re: Douglas RB-66B 'Destroyer' - Italeri - 1:72

Enviado: 12 Ago 2017, 20:02
por Andre L B Ferro
Obrigado por acompanharem, galera!

Pontapé inicial dado nessa montagem = Cockpit !


Assentos (são três):
Imagem

Já montados:
Imagem

Demais peças prontas para a pintura:
Imagem

Depois de pintado e já montado, o cockpit ficou assim:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Já colei o cockpit na fuselagem, bem como o porão do trem de pouso dianteiro e também coloquei um 'lastro' para o kit não sentar.
Imagem

E segue o baile!!
Até a próxima atualização! :tchau: :tchau:

Re: Douglas RB-66B 'Destroyer' - Italeri - 1:72

Enviado: 12 Ago 2017, 20:10
por Thunderbolt
Começou bem André.
O cockpit ficou muito bom.
Abraços.

Enviado de meu SM-T530 usando Tapatalk

Re: Douglas RB-66B 'Destroyer' - Italeri - 1:72

Enviado: 12 Ago 2017, 20:12
por Ruffuswood
Acompanhando!

Adoro esses jatos de primeira geração!