HobbyEasy

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

[Concluído]  Ferrari 360 Modena Spider - Revell - 1/24

Moderador: Moderadores GT

Avatar do usuário
Claudio Drago
Super Membro
Mensagens: 3283
Registrado em: 28 Set 2016, 22:11
Nome: Claudio Dalmau Drago
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: P-38L-5-LO Lightning - 1:72 - Hobbyboss GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: NA T6 Texan - 1:72 - Academy GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Kamov KA-52 Alligator - Italeri - 1:72 GT 29 - Bombardeiros - Montagem: Lancaster B.III Dambuster - Revell - 1:72 GT 46 - Guerra ao Terror - Montagem: F-15 - 1:144 - Academy GT 47 - Vietnam War - Montagem: Fairchild AU23-A Peacemaker - Roden - 1/48 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Stearman Kaydet - Revell - 1/72 GT 61 - Anos 60 - Montagem: English Electric Lightning F.6 Airfix 1:72 GT 62 - Vought F4 Corsair - Montagem: F-4U-1A Corsair - MisterKraft - 1:72 GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: T 34/76 m42 - 1:72 - Italeri GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: M3 'Lee/Grant' Medium Tank - Airfix - 1:76 GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: Panzer IV F1/F2 - 1/76 - Airfix GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14A - 1:72 - Academy
 
GTs em Andamento:
GT 29 - Bombardeiros - Montagem: Petljakov PE-2 - Italeri - 1:72 GT 59 - SAR - Search and Rescue - Montagem: UH-60L Black Hawk - Academy - 1/48 GT 63 - Porta Aviões - Montagem: Admiral Kuznetsov - Trumpeter - 1:700 GT 67 - Grandes Modelos - Montagem: MIG-15 BIS - Trumpeter - 1/32 GT 79 - Aeronaves torpedeiras - Montagem: B5N2 "Kate" - 1:72 - Hasegawa GT 80 - Forças Aéreas Desconhecidas - Montagem: Kfir C2 - Sri Lanka - Hasegawa - 1/72
 

Re: Ferrari 360 Modena Spider - Revell - 1/24

Mensagem por Claudio Drago »

anghinoni escreveu:
Clovis escreveu:Ola pessoal, retornando.

Não tinha gostado dos retrovisores (interno e externos) e resolvi colocar um papel espelhado que tinha aqui de uma luminária velha para dar mais realismo, mas a colagem não deu certo. Como só percebi quando ia tirar as fotos, acabei não as tirando. Vou deixar para quando tiver colado.

Não tinha gostado da traseira e dei um retoques, nela e nas lanternas. Agora está melhor pelos meus critérios.
Imagem

E quanto ao 'espelho dos farois dianteiros', agradeço aos colegas terem me lembrando de solicitar para a Revell. Mas enquanto não chega, quis tentar uma alternativa que acredito fique até melhor.

Não sei se voces se recordam, mas durante a montagem não tinha localizado a peça dos farois. Acabei fazendo de Durepoxi e quando terminei encontrei a peça.

Então, fiz uma experiencia, pintando de amarelo e depois colocando a Veniz Vitral da Acrilex.
Imagem
A principio ficaram umas bolhas mas vou esperar secar pra ver como fica.

Depois vem o dilema de se farei ou não no modelo .....

Espero retornar daqui quinze dias e finalizar a loirinha.

Abs
hehe o F-4 eu perdi uma pecinha e fiz com durepoxi, perdi 3 dias... uma semana depois de concluir eu achei a peça :rolando:
kkkk Acho que é o padrão para montagens com peças pequenas
Imagem
ESSE FINALZINHO DE ANO NUM TÁ FÁCIL...
Avatar do usuário
Raphael Vital
Membro
Mensagens: 888
Registrado em: 10 Jul 2012, 09:06
Nome: Raphael Vital Mello
Localização: São João Nepomuceno - MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 5 vezes

Re: Ferrari 360 Modena Spider - Revell - 1/24

Mensagem por Raphael Vital »

anghinoni escreveu:to aqui pensando qual é a dificuldade do branco/amarelo, pelo menos comigo todas as cores precisam 2 a 4 demaos para cobrir e branco/amarelo foi a mesma coisa que preto.
:lol:
Clovis, se me permite um "à parte" no seu tópico...
Não li os posts depois destes, mas se alguém já falou sobre isso, me perdoem por falar novamente.
Seguinte: eu aprendi assim, com bons modelistas de autos no RJ/SP (sem citar nomes!) para toda cor, especialmente branco, a base deve ser de primer, preto P.U bem brilhante, prata e depois a cor desejada. Até tem aqui no fórum um "manual" bem legal sobre pintura postado pelo meu grande e desaparecido amigo João Pedro, que é uma compilação de um desses modelistas do RJ que falei. Essa base, especialmente para o branco como disse, e sobretudo para kits com plásticos: vermelho, amarelo, preto e azul, serve para "isolar" e "prevenir" a migração da cor do fundo para a frente. Ao pintar o branco, a base prata intensifica o branco, com isso menos demãos serão necessárias. Acredito que, e me corrija se eu estiver errado, já que meus poucos anos de modelista não se equipara ao seu, o tom "mostarda" do seu carro pode até ser uma "migração" do próprio amarelo da carroceria. Pode e não pode... daí só testando para saber.

Quanto à sua explicação sobre uso de tintas, no início de seu post, concordo 100% e acho que sou o menos convencional de todos aqui. Não sigo manual (pelo menos para cores) quase nunca. Me atenho ao básico do carro mas nunca exatamente. Por exemplo, alguns motores antigamente eram pintados de azul (Ford, se não me engano) e outros de vermelho... originalmente. E daí se o carro é reformado e o dono mandou pintar de prata???? Eu pinto de prata às vezes. Retratar um carro a 100% de fidelidade é o top do modelismo sim, bato o pé nisso e brigo com quem discordar, porém também sou de opinião que o hobby é 110% flexível. Há os que são fiéis, há os que querem se divertir... e o hobby permite isso. Se quer pintar os bancos de "oncinha pintada" é contigo.... :rir_muito: Ninguém, ninguém, pode argumentar contra o gosto do modelista. Cabe a nós apenas avaliar o trabalho feito e parabenizar ou criticar construtivamente e com parcimônia o trabalho com intuito de crescimento do modelista e da comunidade como um todo.

Eu particularmente, tô me lixando para cores 100% fiéis. Claro que algumas regras devem ser observadas sim mas não necessariamente comprar a tinta para dar apenas uma aerografada na peça. Sou 100% usuário de automotivas mas, vendo o trabalho de muitos modelistas aqui, estou começando a trabalhar com Acrilex/Decorfix. E cá pra nós, a gama de cores é imensa, a facilidade de aplicação é grande e o resultado é muito bom. Para interiores então, nem se fala... Automotiva é um saco...

No mais, Clóvis, gostei do seu trabalho, achei a amarelinha bem bacana, muito bem executada. Parabéns.
Acho que o problema com as bolhas no verniz vitral é que ele foi aplicado sobre a automotiva amarela. O verniz vitral fica muito bom aplicado sobre base prata... Sobre amarelo não dá efeito algum, penso eu.
Uma curiosidade: Como você pintou as lanternas traseiras? Com verniz vitral por dentro? O ideal é pintar por dentro e no fundo, na carroceria pintar de prata para aumentar a reflexo do verniz vitral. ( :pensando: ficou confuso?). Independente da grossura da transparência...

Desculpe aí atravessar seu post. :oops:

Abração

Raphael
Legal é tacar fogo na ponta do aerógrafo cheio de thinner.....
R.R=1 (I'll love you ForEver!)
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Ferrari 360 Modena Spider - Revell - 1/24

Mensagem por anghinoni »

Raphael Vital escreveu:
anghinoni escreveu:to aqui pensando qual é a dificuldade do branco/amarelo, pelo menos comigo todas as cores precisam 2 a 4 demaos para cobrir e branco/amarelo foi a mesma coisa que preto.
:lol:
Clovis, se me permite um "à parte" no seu tópico...
Não li os posts depois destes, mas se alguém já falou sobre isso, me perdoem por falar novamente.
Seguinte: eu aprendi assim, com bons modelistas de autos no RJ/SP (sem citar nomes!) para toda cor, especialmente branco, a base deve ser de primer, preto P.U bem brilhante, prata e depois a cor desejada. Até tem aqui no fórum um "manual" bem legal sobre pintura postado pelo meu grande e desaparecido amigo João Pedro, que é uma compilação de um desses modelistas do RJ que falei. Essa base, especialmente para o branco como disse, e sobretudo para kits com plásticos: vermelho, amarelo, preto e azul, serve para "isolar" e "prevenir" a migração da cor do fundo para a frente. Ao pintar o branco, a base prata intensifica o branco, com isso menos demãos serão necessárias. Acredito que, e me corrija se eu estiver errado, já que meus poucos anos de modelista não se equipara ao seu, o tom "mostarda" do seu carro pode até ser uma "migração" do próprio amarelo da carroceria. Pode e não pode... daí só testando para saber.

Quanto à sua explicação sobre uso de tintas, no início de seu post, concordo 100% e acho que sou o menos convencional de todos aqui. Não sigo manual (pelo menos para cores) quase nunca. Me atenho ao básico do carro mas nunca exatamente. Por exemplo, alguns motores antigamente eram pintados de azul (Ford, se não me engano) e outros de vermelho... originalmente. E daí se o carro é reformado e o dono mandou pintar de prata???? Eu pinto de prata às vezes. Retratar um carro a 100% de fidelidade é o top do modelismo sim, bato o pé nisso e brigo com quem discordar, porém também sou de opinião que o hobby é 110% flexível. Há os que são fiéis, há os que querem se divertir... e o hobby permite isso. Se quer pintar os bancos de "oncinha pintada" é contigo.... :rir_muito: Ninguém, ninguém, pode argumentar contra o gosto do modelista. Cabe a nós apenas avaliar o trabalho feito e parabenizar ou criticar construtivamente e com parcimônia o trabalho com intuito de crescimento do modelista e da comunidade como um todo.

Eu particularmente, tô me lixando para cores 100% fiéis. Claro que algumas regras devem ser observadas sim mas não necessariamente comprar a tinta para dar apenas uma aerografada na peça. Sou 100% usuário de automotivas mas, vendo o trabalho de muitos modelistas aqui, estou começando a trabalhar com Acrilex/Decorfix. E cá pra nós, a gama de cores é imensa, a facilidade de aplicação é grande e o resultado é muito bom. Para interiores então, nem se fala... Automotiva é um saco...

No mais, Clóvis, gostei do seu trabalho, achei a amarelinha bem bacana, muito bem executada. Parabéns.
Acho que o problema com as bolhas no verniz vitral é que ele foi aplicado sobre a automotiva amarela. O verniz vitral fica muito bom aplicado sobre base prata... Sobre amarelo não dá efeito algum, penso eu.
Uma curiosidade: Como você pintou as lanternas traseiras? Com verniz vitral por dentro? O ideal é pintar por dentro e no fundo, na carroceria pintar de prata para aumentar a reflexo do verniz vitral. ( :pensando: ficou confuso?). Independente da grossura da transparência...

Desculpe aí atravessar seu post. :oops:

Abração

Raphael
interessante o post... complementando, aprendi com meu funileiro que a principal funcao do primer é isolar o que esta embaixo da tinta que vai aplicar para o que esta antes do primer nao reagir com a tinta, ai que esta a razao de eu achar preciosismo aplicar fundo prata para isolar, ja que é a funcao do primer cinza, alias, mesmo quando for usar primer branco, tem que antes dele passar o primer cinza para isolar.
e o resultado em carros é 99% o verniz e nao a tinta, por isso tanto faz vc usar acrilex ou automotiva. pode ate usar tinta fosca que o que da brilho é o verniz. por isso o silas sempre faz cada trabalho espetacular mesmo pintando com acrilex, ele usa acrilex mas nao perdoa no verniz, faz com PU
Avatar do usuário
Raphael Vital
Membro
Mensagens: 888
Registrado em: 10 Jul 2012, 09:06
Nome: Raphael Vital Mello
Localização: São João Nepomuceno - MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 5 vezes

Re: Ferrari 360 Modena Spider - Revell - 1/24

Mensagem por Raphael Vital »

ai que esta a razao de eu achar preciosismo aplicar fundo prata para isolar, ja que é a funcao do primer cinza, alias, mesmo quando for usar primer branco, tem que antes dele passar o primer cinza para isolar


Dá no mesmo, porém o prata tem uma vantagem extra sobre o primer cinza, que, além de ser isolante, melhora a pintura com tinta metálica. Na verdade, para qualquer outra cor, mas para o metálico e branco, é quase indispensável. :thumbup:

No final, cara, isso é igual Neston... 1001 maneiras mas, mais importante do que discutir essas 1001 maneiras, é fazer! As observações sobre seu trabalho é que vão determinar o que virá no futuro, acredito eu. Algumas coisas são mesmo importantes, como o problema da "migração" de cores, de resto, é cada modelista quem vai achar o ponto ideal entre a "banana" e a "maça" no Neston... :rir_muito:

Cada um pensa e faz de um jeito diferente e cada um tem sua "receita infalível" mas o que se adapta bem a A não se aplica, às vezes, para B.
Eu posso falar isso de cadeira, pois custei para descobrir qual era o problema que eu tinha para aplicar primer.... (outra hora conto!).

Importante mesmo é sempre estar conversando com a galera e mostrando os traalhos.

Abração

Raphael
Legal é tacar fogo na ponta do aerógrafo cheio de thinner.....
R.R=1 (I'll love you ForEver!)
Avatar do usuário
Clovis
Membro
Mensagens: 517
Registrado em: 29 Mar 2013, 18:57
Nome: Clovis Bianchini
Localização: São Paulo
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Ferrari 360 Modena Spider - Revell - 1/24

Mensagem por Clovis »

Pessoal grato pela visita e comentários.
Eu uso tintas automotivos e aplico primer. No caso da Ferrari usei primer cinza claro. Apliquei amarelo brilhante e cobertura ficou boa. O problema deve ter sido os retoques (varios)..
Eu tirei as fotos a noite com celular e talvez o amarelo tenha ficado mostarda.
Não sabia Dessa dica do fundo prata. Anotada.
O que acho importante são esses comentários visando aprimorar as técnicas com experiência de cada um. Compartilhar para acrescentar. Obrigado pessoal e fiquem a vontade para invadir esta praia.
Abs
Clovis
Avatar do usuário
Clovis
Membro
Mensagens: 517
Registrado em: 29 Mar 2013, 18:57
Nome: Clovis Bianchini
Localização: São Paulo
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Ferrari 360 Modena Spider - Revell - 1/24

Mensagem por Clovis »

Bem pessoal, dei sequencia na finalização com a aplicação do verniz.
Optei por tentar o verniz Colorfix. Fiz uns testes antes e achei que ficaria bom.
Mas o tonto aqui deixou num lugar pegando pó (eu acho) e quando secou as portas da Ferrari estavam todas horriveis.
Tentei tirar com agua e não saiu. Tentei agua isopropirico e só ficou pior.
Resultado: ficou uma merd... e decidi desmontar a carroceria, tirar a tinta e refazer a pintura toda. Já tinha feito varias camadas e achei que retocar uma ficar ruim.
Agora coloquei a carroceria no fluido de freio e semana que vem recomeço a pintura toda: primer, pintura , verniz.
E neste desmonta alguma peças saltaram que por 'encanto'... :raiva: :raiva: :raiva: :raiva:
Como falei no outro topico, para este hobby precisamos ter paciencia e perseverança.
Queria fazer um teste de como uma Ferrari fica quando colide com uma parede. :raiva: :raiva: :raiva:
Mas como a culpa foi minha, resolvi respirar fundo e recomeçar. :cry: :cry:
Bem, volto na proxima semana...
Abraços.
Clovis
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Ferrari 360 Modena Spider - Revell - 1/24

Mensagem por anghinoni »

Clovis escreveu:Bem pessoal, dei sequencia na finalização com a aplicação do verniz.
Optei por tentar o verniz Colorfix. Fiz uns testes antes e achei que ficaria bom.
Mas o tonto aqui deixou num lugar pegando pó (eu acho) e quando secou as portas da Ferrari estavam todas horriveis.
Tentei tirar com agua e não saiu. Tentei agua isopropirico e só ficou pior.
Resultado: ficou uma merd... e decidi desmontar a carroceria, tirar a tinta e refazer a pintura toda. Já tinha feito varias camadas e achei que retocar uma ficar ruim.
Agora coloquei a carroceria no fluido de freio e semana que vem recomeço a pintura toda: primer, pintura , verniz.
E neste desmonta alguma peças saltaram que por 'encanto'... :raiva: :raiva: :raiva: :raiva:
Como falei no outro topico, para este hobby precisamos ter paciencia e perseverança.
Queria fazer um teste de como uma Ferrari fica quando colide com uma parede. :raiva: :raiva: :raiva:
Mas como a culpa foi minha, resolvi respirar fundo e recomeçar. :cry: :cry:
Bem, volto na proxima semana...
Abraços.
e ai clovis
fluido de freio dizem que tem que estar bem tampado para fazer efeito.
so que comigo nunca funcionou, eu to comecando a achar que fluido de freio é das antigas. acho que funciona com tinta esmalte, nao com acrilicas novas.

testei varias coisas e o tiago matou a parada, o que tira rapido em 5 minutos é removedor de esmalte ou uma mistura de 50% acetona e 50% alcool, nao pode ser acetona pura que arrepia tudo o kit.
soda caustica 99% tambem tira mas demora dias.
Avatar do usuário
Clovis
Membro
Mensagens: 517
Registrado em: 29 Mar 2013, 18:57
Nome: Clovis Bianchini
Localização: São Paulo
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Ferrari 360 Modena Spider - Revell - 1/24

Mensagem por Clovis »

anghinoni escreveu:
Clovis escreveu:Bem pessoal, dei sequencia na finalização com a aplicação do verniz.
Optei por tentar o verniz Colorfix. Fiz uns testes antes e achei que ficaria bom.
Mas o tonto aqui deixou num lugar pegando pó (eu acho) e quando secou as portas da Ferrari estavam todas horriveis.
Tentei tirar com agua e não saiu. Tentei agua isopropirico e só ficou pior.
Resultado: ficou uma merd... e decidi desmontar a carroceria, tirar a tinta e refazer a pintura toda. Já tinha feito varias camadas e achei que retocar uma ficar ruim.
Agora coloquei a carroceria no fluido de freio e semana que vem recomeço a pintura toda: primer, pintura , verniz.
E neste desmonta alguma peças saltaram que por 'encanto'... :raiva: :raiva: :raiva: :raiva:
Como falei no outro topico, para este hobby precisamos ter paciencia e perseverança.
Queria fazer um teste de como uma Ferrari fica quando colide com uma parede. :raiva: :raiva: :raiva:
Mas como a culpa foi minha, resolvi respirar fundo e recomeçar. :cry: :cry:
Bem, volto na proxima semana...
Abraços.
e ai clovis
fluido de freio dizem que tem que estar bem tampado para fazer efeito.
so que comigo nunca funcionou, eu to comecando a achar que fluido de freio é das antigas. acho que funciona com tinta esmalte, nao com acrilicas novas.

testei varias coisas e o tiago matou a parada, o que tira rapido em 5 minutos é removedor de esmalte ou uma mistura de 50% acetona e 50% alcool, nao pode ser acetona pura que arrepia tudo o kit.
soda caustica 99% tambem tira mas demora dias.

Marco, estou acostumado com fluido de freio. Pra mim funciona bem. Dependendo da tinta não tira 100 % . Como usei tinta automotiva, vai sair de boa.
Valeu,
Abraços
Clovis
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Ferrari 360 Modena Spider - Revell - 1/24

Mensagem por anghinoni »

Clovis escreveu:
anghinoni escreveu:
Clovis escreveu:Bem pessoal, dei sequencia na finalização com a aplicação do verniz.
Optei por tentar o verniz Colorfix. Fiz uns testes antes e achei que ficaria bom.
Mas o tonto aqui deixou num lugar pegando pó (eu acho) e quando secou as portas da Ferrari estavam todas horriveis.
Tentei tirar com agua e não saiu. Tentei agua isopropirico e só ficou pior.
Resultado: ficou uma merd... e decidi desmontar a carroceria, tirar a tinta e refazer a pintura toda. Já tinha feito varias camadas e achei que retocar uma ficar ruim.
Agora coloquei a carroceria no fluido de freio e semana que vem recomeço a pintura toda: primer, pintura , verniz.
E neste desmonta alguma peças saltaram que por 'encanto'... :raiva: :raiva: :raiva: :raiva:
Como falei no outro topico, para este hobby precisamos ter paciencia e perseverança.
Queria fazer um teste de como uma Ferrari fica quando colide com uma parede. :raiva: :raiva: :raiva:
Mas como a culpa foi minha, resolvi respirar fundo e recomeçar. :cry: :cry:
Bem, volto na proxima semana...
Abraços.
e ai clovis
fluido de freio dizem que tem que estar bem tampado para fazer efeito.
so que comigo nunca funcionou, eu to comecando a achar que fluido de freio é das antigas. acho que funciona com tinta esmalte, nao com acrilicas novas.

testei varias coisas e o tiago matou a parada, o que tira rapido em 5 minutos é removedor de esmalte ou uma mistura de 50% acetona e 50% alcool, nao pode ser acetona pura que arrepia tudo o kit.
soda caustica 99% tambem tira mas demora dias.

Marco, estou acostumado com fluido de freio. Pra mim funciona bem. Dependendo da tinta não tira 100 % . Como usei tinta automotiva, vai sair de boa.
Valeu,
Abraços
entao clovis, é justamente com automotiva que nao fez nada comigo, duco, poliester, PU, nao sei o que vcs fazem de especial, ou se precisa um fluido especifico, eu vejo voces falando e fico intrigado como que funciona com voces e comigo nao. nao fez nem cocegas nas tintas/vernizes nas 5 vezes que tentei usar :pensando:
Avatar do usuário
Tiago Guilger
Super Membro
Mensagens: 6606
Registrado em: 13 Ago 2015, 14:07
Nome: Tiago Guilger
Localização: Itu - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Ferrari 360 Modena Spider - Revell - 1/24

Mensagem por Tiago Guilger »

bom, vai ver um é dot 4 e o outro é dot 5 :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

brincadeiras a parte, se funciona é só respirar fundo e começar de novo... é chato, mas é melhor que tentar remendar :roll:

boa sorte por aí!

abraços!
Responder

Voltar para “GT 60 - Ferrari”