Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

[Concluído]  Mitsubishi J2M3 Raiden (Jack) - Hasegawa - 1/72

Moderador: Moderadores GT

Avatar do usuário
Thunderbolt
Super Membro
Mensagens: 15596
Registrado em: 17 Jun 2013, 20:52
Nome: Guilherme Augusto Sorrenti
Localização: Sorocaba-SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 11 vezes

Mitsubishi J2M3 Raiden (Jack) - Hasegawa - 1/72

Mensagem por Thunderbolt »

Olá pessoal.
Iniciando minha participação neste GT com a montagem do interceptador J2M3 Raiden.
Kit da Hasegawa, escala 1/72, baixo relevo, boa qualidade de injeção e detalhamento.
Possui decais para duas marcações da IJN.

Mitsubishi J2M3 Raiden (Jack)

O Mitsubishi J2M Raiden foi um caça monomotor baseado em terra utilizado pela Marinha Imperial Japonesa (IJN) durante a WWII. Os aliados se reportavam a ele como “Jack”.

Design e Desenvolvimento

O J2M foi projetado por Jiro Horikoshi, criador do A6M Zero, para atender a 14ª Shi (14º ano do reinado de Showa, ou 1939) segundo especificação oficial. Era para ser um interceptador estritamente de defesa local, destinado a combater a ameaça de bombardeios de grande altitude, e, portanto, invocada velocidade, aumentar o desempenho, e armamento à custa da capacidade de manobra. O J2M era um avião elegante, mas curto e grosso com o seu motor Mitsubishi Kasei over-sized enterrado atrás de um longo capô, resfriado por um ventilador de tomada e conectado à hélice com um eixo de extensão.

Problemas iniciais de desenvolvimento que decorreram do sistema de arrefecimento do motor Kasei, e as principais partes de material rodante levaram a uma desaceleração na produção. Um conjunto contínuo de modificações resultou em novas variantes sendo introduzido com a variante final de alta altitude, o modelo J2M4 34 que voou pela primeira vez em agosto de 1944. Tinha um motor Kasei 23C de 1.420 cv equipado com um compressor turbo (montado na parte lateral da fuselagem logo atrás do motor) que permitiu a potência nominal para ser mantida até 9.100 m (29.900 pés). Dois canhões de 20mm foram montados apontados para cima (destinado a setenta graus) no estilo alemão Musik Schrage. Problemas não resolvidos com o supercharger turbo causou o cancelamento do projeto após apenas dois J2M4s experimentais serem construídos.

História Operacional

Os primeiros J2M2s produzidos foram entregues para as unidades de desenvolvimento em Dezembro de 1942, mas problemas graves foram encontrados com os motores. Tentativas e melhorias levaram quase um ano e o primeiro lote da série construída J2M2 Modelo 11 foi entregue a 381ª Kokutai em dezembro de 1943. Em paralelo com a J2M2, a produção do J2M3 Raiden Modelo 21 começou. Os primeiros J2M3 apareceram em outubro de 1943, mas as entregas para as unidades de combate começaram no início de fevereiro 1944.

O Raiden fez sua estréia combate em junho de 1944 durante a Batalha do Mar das Filipinas. Vários J2M operados a partir de Guam e Saipan e um pequeno número de aviões foram mobilizados para as Filipinas. Mais tarde, alguns J2M foram baseados em aeródromos escolhido, Genzan (Wonsan), Ranan (Nanam), Funei (Nuren), Rashin (Najin) e Konan sob Genzan Ku, para a defesa dessas áreas e lutando contra unidades Soviética aviação naval.

Principalmente projetado para se defender contra o Boeing B-29 Superfortress, a falta de um turbo compressor prejudicou a aeronave em alta altitude. No entanto, seu armamento quatro canhões fornecia poder de fogo eficaz e o uso de táticas de mergulho lhe permitiu acertos ocasionais. Número insuficiente e a mudança para bombardeios noturnos em março de 1945 limitou a sua eficácia.

Dois J2M capturados foram ao US Técnico Air Intelligence Command (TAIC) que testou o uso de combustível de 92 octanas (metanol), atingindo com o J2M2 (Jack 11) atingir uma velocidade de 655 km/h (407 mph) a 5.520 m (17.400 pés), e com o J2M3 (Jack 21) atingir uma velocidade de 671 km/h (417 mph) a 4.980 m (16.600 pés).

Características Gerais

Tripulação: 01 (piloto)
Comprimento: 9,70m
Envergadura: 10,80m
Altura: 3,81m
Área alar: 20m²
Peso vazio: 2839Kg
Peso carregado: 3211Kg
Motor: 01 Mitsubishi MK4R-A Kasei 23A Radial duplo de 14 cilindros e 1850 hp
Velocidade máxima: 655Km/h (407 mph)
Autonomia: 560Km
Teto de serviço: 11430m
Razão de subida: 1402m/min
Armamento: 04 canhões Type 99 de 20mm
Carga externa: 02 bombas de 60Kg ou 02 tanques alijáveis de 200l (53 US gallons)

Foram construídos um total de 671 J2M e ele foi retirado do serviço em agosto de 1945.

Imagens de referência:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O kit:
Imagem

Bag com as peças:
Imagem

As transparências vieram num bag à parte:
Imagem

O manual:
Imagem

Etapas da montagem:
Imagem

Imagem

Imagem

Instruções de pintura e aplicação dos decais das duas versões:
Imagem

Desenho dos sprues:
Imagem

E a cartela de decais:
Imagem

É isso.
Breve estarei iniciando a montagem do Raiden.
Até +...
Editado pela última vez por Thunderbolt em 15 Abr 2018, 20:10, em um total de 3 vezes.
Avatar do usuário
Gylber Soares
Super Membro
Mensagens: 1824
Registrado em: 05 Jan 2015, 12:26
Nome: Gylber Emmanuel Soares Cavalcanti
Localização: João Pessoa-PB/Natal-RN
Agradeceu: 39 vezes
Curtiram: 6 vezes

Re: Mitsubishi J2M3 Raiden (Jack) - Hasegawa - 1/72

Mensagem por Gylber Soares »

Já cheguei e acabo de verificar que o Sgt Thunderbolt é um traidor. O cara pilota um Mosquito pra Austrália e ao mesmo tempo um Raiden pro Japão!! Corte Macial Britânica vai chegar.
Brincadeiras à parte, muito bom o avião. Os raidens se destacam pela razão de subida pois iam alcançar bombardeiros!

Enviado de meu SM-G110B usando Tapatalk
Amazing Grace, how sweet the sound ... that saved a wretch like me! I once was lost, but now I'm found. Was blind, but now I see...
Avatar do usuário
Thunderbolt
Super Membro
Mensagens: 15596
Registrado em: 17 Jun 2013, 20:52
Nome: Guilherme Augusto Sorrenti
Localização: Sorocaba-SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 11 vezes

Re: RE: Re: Mitsubishi J2M3 Raiden (Jack) - Hasegawa - 1/72

Mensagem por Thunderbolt »

Gylber Soares escreveu:Já cheguei e acabo de verificar que o Sgt Thunderbolt é um traidor. O cara pilota um Mosquito pra Austrália e ao mesmo tempo um Raiden pro Japão!! Corte Macial Britânica vai chegar.
Brincadeiras à parte, muito bom o avião. Os raidens se destacam pela razão de subida pois iam alcançar bombardeiros!

Enviado de meu SM-G110B usando Tapatalk
Esse aqui não é pilotado pelo Sgt. Thunderbolt mas sim pelo Tenente Gylber Takano Kola Nokit.
Bem vindo Gylber, sinta-se em casa.

Enviado de meu SM-T530 usando Tapatalk
Avatar do usuário
Gylber Soares
Super Membro
Mensagens: 1824
Registrado em: 05 Jan 2015, 12:26
Nome: Gylber Emmanuel Soares Cavalcanti
Localização: João Pessoa-PB/Natal-RN
Agradeceu: 39 vezes
Curtiram: 6 vezes

Re: RE: Re: RE: Re: Mitsubishi J2M3 Raiden (Jack) - Hasegawa - 1/72

Mensagem por Gylber Soares »

Thunderbolt escreveu:
Gylber Soares escreveu:Já cheguei e acabo de verificar que o Sgt Thunderbolt é um traidor. O cara pilota um Mosquito pra Austrália e ao mesmo tempo um Raiden pro Japão!! Corte Macial Britânica vai chegar.
Brincadeiras à parte, muito bom o avião. Os raidens se destacam pela razão de subida pois iam alcançar bombardeiros!

Enviado de meu SM-G110B usando Tapatalk
Esse aqui não é pilotado pelo Sgt. Thunderbolt mas sim pelo Tenente Gylber Takano Kola Nokit.
Bem vindo Gylber, sinta-se em casa.

Enviado de meu SM-T530 usando Tapatalk
Kkkkkkkkk. Quer ver o Leão fazer a mesma coisa!?

Enviado de meu SM-G110B usando Tapatalk
Amazing Grace, how sweet the sound ... that saved a wretch like me! I once was lost, but now I'm found. Was blind, but now I see...
Avatar do usuário
Thunderbolt
Super Membro
Mensagens: 15596
Registrado em: 17 Jun 2013, 20:52
Nome: Guilherme Augusto Sorrenti
Localização: Sorocaba-SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 11 vezes

Re: RE: Re: RE: Re: RE: Re: Mitsubishi J2M3 Raiden (Jack) - Hasegawa - 1/72

Mensagem por Thunderbolt »

Gylber Soares escreveu:
Thunderbolt escreveu:
Gylber Soares escreveu:Já cheguei e acabo de verificar que o Sgt Thunderbolt é um traidor. O cara pilota um Mosquito pra Austrália e ao mesmo tempo um Raiden pro Japão!! Corte Macial Britânica vai chegar.
Brincadeiras à parte, muito bom o avião. Os raidens se destacam pela razão de subida pois iam alcançar bombardeiros!

Enviado de meu SM-G110B usando Tapatalk
Esse aqui não é pilotado pelo Sgt. Thunderbolt mas sim pelo Tenente Gylber Takano Kola Nokit.
Bem vindo Gylber, sinta-se em casa.

Enviado de meu SM-T530 usando Tapatalk
Kkkkkkkkk. Quer ver o Leão fazer a mesma coisa!?

Enviado de meu SM-G110B usando Tapatalk
Não duvido.

Enviado de meu SM-T530 usando Tapatalk
Avatar do usuário
ezstyle
Membro
Mensagens: 565
Registrado em: 22 Jan 2013, 19:47
Nome: jose antonio dos reis
Localização: Sumaré - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Mitsubishi J2M3 Raiden (Jack) - Hasegawa - 1/72

Mensagem por ezstyle »

Chegando para acompanhar :thumbup:
P.S. passe longe das baterias antiaéreas do meu cruzador :rir_muito:
Imagem
Avatar do usuário
Thunderbolt
Super Membro
Mensagens: 15596
Registrado em: 17 Jun 2013, 20:52
Nome: Guilherme Augusto Sorrenti
Localização: Sorocaba-SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 11 vezes

Re: RE: Re: Mitsubishi J2M3 Raiden (Jack) - Hasegawa - 1/72

Mensagem por Thunderbolt »

ezstyle escreveu:Chegando para acompanharImagem
P.S. passe longe das baterias antiaéreas do meu cruzador :rir_muito:
Pode deixar, um interceptador não é páreo para um cruzador.
Valeu a companhia ezstyle.

Enviado de meu SM-T530 usando Tapatalk
Avatar do usuário
Gylber Soares
Super Membro
Mensagens: 1824
Registrado em: 05 Jan 2015, 12:26
Nome: Gylber Emmanuel Soares Cavalcanti
Localização: João Pessoa-PB/Natal-RN
Agradeceu: 39 vezes
Curtiram: 6 vezes

Re: RE: Re: RE: Re: Mitsubishi J2M3 Raiden (Jack) - Hasegawa - 1/72

Mensagem por Gylber Soares »

Thunderbolt escreveu:
ezstyle escreveu:Chegando para acompanharImagem
P.S. passe longe das baterias antiaéreas do meu cruzador :rir_muito:
Pode deixar, um interceptador não é páreo para um cruzador.
Valeu a companhia ezstyle.

Enviado de meu SM-T530 usando Tapatalk
No caso, eu que não devo passar perto! O Thunder é o piloto do meu Mosquito!

Enviado de meu SM-G110B usando Tapatalk
Amazing Grace, how sweet the sound ... that saved a wretch like me! I once was lost, but now I'm found. Was blind, but now I see...
Avatar do usuário
Diego Natanael
Super Membro
Mensagens: 2798
Registrado em: 10 Mai 2015, 11:54
Nome: Diego Natanael R
Localização: Cláudio-MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Mitsubishi J2M3 Raiden (Jack) - Hasegawa - 1/72

Mensagem por Diego Natanael »

Credo , o negócio aqui já tá quente. e tá no começo ainda. imagino quando o pacific estiver mandando cartucho pra todo lado. vou ter de liberar umas armas secretas pra rebater isso...... :twisted: :rolando: .

Ótimo kit Thunder!
Vou vendo daqui.
GT 14-ARTLHARIAS-CANHÃO FERROVIÁRIO K(E) "DORA" 800 mm - Hobby Boss- 1/72
viewtopic.php?f=127&t=9056

GT 53-PACIFIC - YAMATO - TAMIYA - 1/350
viewtopic.php?f=198&t=9798

Imagem

" A sabedoria vem com o tempo, a perfeição inatingível é a constância da vida... "
Avatar do usuário
Thunderbolt
Super Membro
Mensagens: 15596
Registrado em: 17 Jun 2013, 20:52
Nome: Guilherme Augusto Sorrenti
Localização: Sorocaba-SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 11 vezes

Re: RE: Re: Mitsubishi J2M3 Raiden (Jack) - Hasegawa - 1/72

Mensagem por Thunderbolt »

Diego Natanael escreveu:Credo , o negócio aqui já tá quente. e tá no começo ainda. imagino quando o pacific estiver mandando cartucho pra todo lado. vou ter de liberar umas armas secretas pra rebater isso...... :twisted: :rolando: .

Ótimo kit Thunder!
Vou vendo daqui.
Seja muito bem vindo Diego.
Espero que curta a montagem.

Enviado de meu SM-T530 usando Tapatalk
Responder

Voltar para “GT 53 - Pacific”