Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:


[Concluído]  RA-5C Vigilante - Trumpeter - 1/72

Moderador: Moderadores GT

Avatar do usuário
zelaorainmaker
Super Membro
Mensagens: 6387
Registrado em: 26 Jun 2012, 18:40
Nome: José Eduardo
Localização: Atibaia-SP
Agradeceu: 21 vezes
Curtiram: 31 vezes

RA-5C Vigilante - Trumpeter - 1/72

Mensagem por zelaorainmaker »

RA-5C Vigilante:

Imagem

O A-5 Vigilante foi um bombardeiro nuclear estratégico operado a partir de porta-aviões. Produzido pela North American substituiu na mesma função no inventário da Marinha dos Estados Unidos o A-3 Skywarrior. Inicialmente designado A3J foi posteriormente alterado para A-5, por força da reorganização interna das forças armadas norte-americanas.

Era o segundo avião mais pesado a operar embarcado, imediatamente a seguir à aeronave substituída, iniciou a sua carreira operacional em Junho de 1961 e realizou o seu primeiro cruzeiro a bordo do USS Enterprise (CVN-65) em Fevereiro de 1962. Empregue na sua função original (como bombardeiro) durante um curto período de tempo, desempenhou outras funções como plataforma de guerra electrónica e foi talvez a mais eficaz e bem sucedida aeronave de reconhecimento aéreo dedicado, na história da aviação naval.

Tal como a maioria da aeronaves militares contemporâneas, foi também envolvido extensivamente na guerra do Vietname na função de reconhecimento aéreo táctico, inicialmente apenas na metade sul do Vietname, devido ao receio norte-americano de perder unidades militares recheadas de tecnologia avançada, posteriormente foi também utilizado na metade norte onde e apesar do muito útil e excelente desempenho, foi a aeronave com a maior taxa de perdas da US Navy durante o conflito vietnamita.

Retirado oficialmente desde 20 de Novembro de 1979, permanece como uma das aeronaves mais elegantes e impressionantes, que operou quotidianamente no convés dos porta-aviões norte-americanos ao longo de quase duas décadas. Devido à sua versatilidade, sofisticação tecnológica e mecânica, continuaria (se operacional) a ser um avião extraordinário, mesmo pelos padrões atuais.

Imagem

Origens

A génese do A-5 Vigilante surgiu da determinação da Marinha dos Estados Unidos em adquirir capacidade de ataque nuclear, utilizando o North American AJ Savage e o A-3 Skywarrior os quais rapidamente se tornaram obsoletos para as missões para as quais foram originalmente concebidos.
A North American em Novembro de 1953 iniciou um programa de desenvolvimento por iniciativa própria, liderado por Frank G. Compton, destinado a construir uma aeronave de características avançadas para a missão de bombardeamento nuclear.
A nova aeronave foi originalmente conhecida como NAGPAW (General Purpose Attack Weapon)[nota 1] e posteriormente recebeu a designação da empresa NA-233.[1]
Projecto e desenvolvimento

O projecto foi apresentado como um bimotor, monolugar dotado de aviónicos de combate avançados, desempenho ao nível de mach 2 em altitude e um inovador compartimento para transporte de uma arma nuclear, na parte traseira da fuselagem, sob a cauda e entre os exaustores dos motores, aumentando assim as hipóteses de sobrevivência à explosão atómica, no mesmo sentido foi ainda proposto pelos projectistas a adopção de um foguete alimentado pelo combustível do avião, ao qual era misturado peróxido de hidrogénio para se obter um acréscimo de velocidade instantânea sob a área do alvo logo após o lançamento da arma nuclear, o que de imediato foi posto de lado, devido a ser demasiado perigoso transportar e manusear a bordo de um navio uma substância desagradável, reactivo e instável.
Dado o interesse da Marinha dos Estados Unidos, foram alteradas no entanto pelo BuAer[nota 2] as especificações do projecto, passando a ser uma aeronave de penetração a baixa altitude, obedecendo aos seguintes critérios:

Capacidade de atingir velocidade supersónica equivalente ou superior a mach 2
Capacidade para descolar do convés de voo de um porta-aviões, assistido por catapulta, com o máximo de combustível e armamento, em condições de vento nulo.

Se estes dois critérios não eram insuperáveis, concilia-los numa única fuselagem era uma missão quase impossível, devido à incompatibilidade da baixa área alar, requerida para uso e parqueamento em porta-aviões e benéfica em velocidade supersónica e a área alar necessariamente maior, para produzir o efeito de sustentação suficiente em condições de vento nulo e optimizar o comportamento a baixa velocidade.[2]
Tudo teria sido diferente com a utilização de uma asa de geometria variável, solução que no entanto foi descartada logo no início , devido à falta de experiência e uma base de trabalho viável, o que se tornou num elemento crítico obrigando à adopção de uma asa de geometria fixa, que esteticamente agradável, era significativamente menos eficiente, ficando muito aquém dos objectivos requeridos.[3]

Face aos resultados apresentados, as regras foram novamente alteradas, passando a ser requerido uma aeronave com a missão primária, de penetração em velocidade supersónica a grande altitude e penetração a baixa altitude como missão secundária. Em face dos novos requisitos uma proposta revista, foi rapidamente apresentada ao BuAer no início de Abril de 1955, decorrendo daí a assinatura de uma carta de intenções a 29 de Junho de 1956 para a construção de dois protótipos, oficialmente designados YA3J-1, tendo a North American proposto o nome Vigilante para a nova aeronave.

Imagem

Inovação

Sob todos os aspectos o Vigilante foi um avião inovador introduzindo novas tecnologias ao nível aerodinâmico, estrutural e electrónico, algumas das quais só foram novamente aplicadas em aviões de produção, passadas quase duas décadas.

Características aerodinâmicas avançadas incluídas:

Asa alta com uma baixa carga alar.
Eliminação dos Ailerons, o controle de rolamento ventral efectuado recorrendo aos Spoilers.
Cauda vertical numa só peça.
Tomadas de ar dos motores com perfil variável, ajustável à velocidade da aeronave.
Compartimento interno para alojamento de armas.
Fuselagem estreita e delgada configurada para mach 2.
Sonda de reabastecimento em voo integralmente retráctil.

Estruturas

As estruturas principais construídas em titânio.
Cobertura da estrutura alar revestida em uma só peça em liga de alumínio e lítio.
Uso de nitrogénio em estado puro, substituindo o fluido hidráulico.
Canopy construída em acrílico à prova de colisão de aves
Revestimento em folha de ouro nos compartimentos do motor para reflectir o calor.

Electrónica

Primeira utilização do sistema de controlo de voo fly-by-wire em avião de produção não experimental.
Computador digital de navegação e bombardeamento.
Utilização operacional pela primeira vez do dispositivo HUD.[nota 3]
sistema automático de bombardeamento por navegação inercial auto-acoplado ao radar e câmara de televisão para verificação de coordenadas, previamente inseridas.
Primeira utilização de radar monopulso para seguimento do terreno, evitando obstáculos.

Nota: dados compilados[5]

Pouco tempo depois de iniciada a actividade operacional embarcada, a estratégia da US Navy para o bombardeamento nuclear foi assumida pelos submarinos nucleares da classe Polaris. Após esta decisão os A-5 foram rapidamente relegados para missões de treino e retirados do activo como avião de ataque nuclear, até à entrada em serviço do versão de reconhecimento RA-5C.
Variantes
RA-5C Vigilante armed with AGM-12 Bullpup missiles.jpg

YA3J-1 / YA-5A, dois protótipos construídos, voou pela primeira vez a 31 de Agosto de 1958, com o chefe dos pilotos de teste da North American Dick Wenzel aos comandos.
A3J-l / A·5A, bombardeiro de ataque nuclear, em todas as condições meteorológicas dia e noite, baseado em porta-aviões, iniciou a actividade operacional a bordo do USS Enterprise (CVN-65) em Agosto de 1962. Construídos 57 exemplares.
A3J-2 / A-5B similar ao A3J-l / A·5A, mas incorporando um depósito central de combustível maior, e FLAPS de bordo de ataque[nota 4] , para aumentar a sustentação e estabilidade em baixa e muito baixa velocidade. Dezoito unidades encomendadas, mas devido à mudança, entretanto ocorrida, da missão atribuída ao Vigilante, a qual passou de ataque nuclear para reconhecimento estratégico, a produção foi mudada para a variante RA-5C e todos foram convertidos, dos quais os quatro primeiros serviram de protótipos (YRA-5C).
A3J-3 / RA-5C versão embarcada de reconhecimento estratégico, inicialmente produzidos 43 aeronaves, posteriormente encomendados mais 36, para reposição das perdas no conflito do Vietname bem como ao reconhecimento por parte da US Navy da sua indispensável actuação.

História operacional

O RA-5C iniciou o seu envolvimento no Sudeste Asiático em Agosto de 1964 e apenas na parte Sul do Vietname, devido aos receios Norte-Americanos de perderem aviões sofisticados, sobre o Vietname do Norte[8] . A evolução do conflito ditou no entanto, o seu uso sobre o Vietname do Norte, o que tornou o Vigilante a aeronave da Marinha dos Estados Unidos com a maior taxa de perdas. Ao todo, dezanove RA-5C Vigilante foram perdidos em combate de um total de 26 durante a guerra do Vietname.[9]

(resumo de perdas no Vietname)[10]

11 devido a fogo de artilharia anti-aérea.
2 foram abatidos pelo míssil terra-ar SA-2 Guideline.
1 foi destruído por um míssil ar-ar K-13 (designação NATO AA-2 Atoll), disparado por um MIG-21.
4 perdidos sobre o Vietname do Norte por causas desconhecidas.
1 perdido em local não divulgado, também por caudas desconhecidas.
7 por causas não directamente relacionadas com acções de combate.

Trinta e uma comissões de serviço foram executadas pelos esquadrões de RA-5C Vigilante na Indochina. No início das operações os esquadrões eram constituídos por seis aeronaves, progressivamente esse número foi diminuindo, primeiramente para cinco, depois para quatro e finalmente no período 1974/1975 para três aviões por esquadrão.

Imagem

Especificações
Especificações: A-5A e RA-5C Vigilante[11] A3J-1/A-5A A3J-3/RA-5C A3J-1/A-5A A3J-3/RA-5C
Tripulação 2 2 Carga útil 13,730 kg
Comprimento 23,32 m 23,30 m Peso máx. à descol. 28,580 kg 36,100 kg
Envergadura 16,15 m 16,20 m Velocidade máxima Mach 2.0 Mach 2.0
Altura 5,90 m 5,90 m Alcance de travessia 2,075 km 3,300 km
Área alar 70 m² 70.05 m² Tecto de serviço 15,880 m 15,900 m
Peso vazio 14,800 kg 17,000 kg Relação de subida 40.60 m/s 33,53 m/s
Peso carregado 21,580 kg 25,220 kg Relação potência/peso 0.72
Motores

Quatro modelos do motor General Electric J79, foram utilizados nas diversas versões do Vigilante, com o seguinte escalonamento:[12]

YJ79-GE-2 - Nos dois protótipos e nos modelos de produção inicial do A3J-1/A-5A;

- impulso: 46.04Kn sem pós combustão,
- impulso: 67.39Kn com pós combustão.

J79-GE-4 - Nos A3J-1/A-5A de produção interina, na qual foi utilizado aço em substituição da liga de magnésio nos exaustores de escape e nas molduras frontais das tomadas de ar;

- impulso:- 46,48Kn sem pós combustão,
- impulso:- 73,40Kn com pós combustão.

J79-GE-8 - Nos últimos A3J-1/A-5A, em todos os A3J-21/A-5B e nos modelos de produção inicial da versão A3J-3/RA-5C;

- impulso:- 46,48Kn sem pós combustão,
- impulso:- 73,40Kn com pós combustão.

J79-GE-10/10B - Nos últimos 36 exemplares produzidos do A3J-3/RA-5C

- impulso:- 52,80Kn sem pós combustão,
- impulso:- 79,44Kn com pós combustão.

O motor J79 foi desenvolvido no inicio da década de 1950, para dar resposta à necessidade de um propulsor da classe mach 2 para o Convair B-58 Hustler, foi ainda utilizado pelos: F-104 Starfighter, F-4 Phantom II e IAI Kfir
RA-5C Vigilante parqueado na Estação Naval de Sanford
Armamento

Apenas usado na versão A3J-1/A-5A.

1× Bomba nuclear de queda livre Mark 27 ou B28 ou B43 em compartimento interno.

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Arturius
Super Membro
Mensagens: 1849
Registrado em: 23 Jun 2012, 03:16
Nome: Artur Vicente Geronazzo
Localização: Curitiba/PR
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 54 - RAAF - Royal Australian Air Force - Montagem: F/A-18 Hornet - Italeri - 1/48
 
GTs em Andamento:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: CAPITAO AMERICA - Polar Lights GT 40 - Royal Air Force (RAF) - Montagem: Spitfire MK II - Douglas Bader - Revell 1/48 GT 40 - Royal Air Force (RAF) - Montagem: Merlin HC3 - Airfix - 1/48 GT 56 - Pick up´s e Caminhões - Montagem: Chevy Sport Pick-up - Monogram - 1/24
 

Re: RA-5C Vigilante - Trumpeter - 1/72

Mensagem por Arturius »

Primeirão!!!!!! :agitado: :agitado: :agitado:

Bela introdução.
Acompanhando aqui!
Imagem"Uma nova jornada! Oss!"
Avatar do usuário
Nerum
Super Membro
Mensagens: 10286
Registrado em: 05 Jun 2013, 12:44
Nome: Nerum Mortagua
Localização: Curitiba, Pr
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: RA-5C Vigilante - Trumpeter - 1/72

Mensagem por Nerum »

Excelente introdução ... :clap: :clap: :clap:
Acompanhando por aqui ... :thumbup:
Imagem
Avatar do usuário
leaopersico
Super Membro
Mensagens: 16202
Registrado em: 27 Set 2014, 06:07
Nome: Lenilson Leão
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: MiG-29 "The Swifts" - 1:144 - Revell GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F-4E Phantom II - Academy - 1/144 GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F-4E Phantom II - Academy - 1/144 GT XX - Inacabados & Restauração - Montagem: U.S. Navy LST Landing Craft - Testors - 1:613 GT XX - Inacabados & Restauração - Montagem: Resgate no Paredão Noroeste - 1/35 GT XX - Inacabados & Restauração - Montagem: Porta aviões - Revell - 1/700 GT 05 - Modelos Famosos - Montagem: F117 A Stealth Fighter - Revell - 1/144 GT 06 - Militaria "Buzão" - Montagem: Monty's Caravan - Revell - 1:76 GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: Panzer II Ausf B - Dragon 1/144 (2014) GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: Panzer III Ausf. E - Dragon 1/144 (2014) GT 08 - Trucks Militares - Montagem: Pak 40 75mm Anti-tank Gun & Truck - Airfix - 1/76 GT 10 - Figuras - Montagem: North American Black Bear & Cubs - Atlantis - 1/12 GT 10 - Figuras - Montagem: Avanço Lento - Figura Genérica - 1/35 GT 10 - Figuras - Montagem: Destruidor - Impressão 3D - sem escala GT 10 - Figuras - Montagem: Estátua Feminina - Impressão 3D - Sem escala GT 10 - Figuras - Montagem: Estátua Leão (Musei Capitolini) - Impressão 3D - Sem escala GT 10 - Figuras - Montagem: Estátua Leão (Kerepesi Cemetery) - Impressão 3D - Sem escala GT 10 - Figuras - Montagem: Agnes - Impressão 3D - Sem escala GT 10 - Figuras - Montagem: Hulk - Impressão 3D - Sem escala GT 10 - Figuras - Montagem: American Eagle - Lindberg - 1/6 GT 10 - Figuras - Montagem: The Batman (Busto) - 1/4 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Suchoj S-37 Berkut - Revell - 1/144 GT 13 - Pendurados no Pincel - Montagem: F4U-1A Corsair - Revell - 1/72 GT 14 - Artilharias - Montagem: 105mm Howitzer - Testors/Italeri - 1/35 GT 16 - Debaixo D'agua - Montagem: USS Balao SS-285 - Hobby Boss - 1/700 GT 17 - Ficção Científica - Montagem: Baby Groot - scratch building - 1/1 GT 20 - Guerra no Deserto - Montagem: US 1/4 ton 4x4 M38A1C - Skybow - 1/35 GT 26 - Carros de Fórmula - Montagem: Lotus 79 - Nitto - 1/28 GT 27 - Aviação Civil - Montagem: Boeing 737-200 British Airways - Revell - 1/200 GT 29 - Bombardeiros - Montagem: Horten Go 229 - Revell 1/72 GT 29 - Bombardeiros - Montagem: B-25G Mitchell - Academy - 1/144 GT 32 - Tornado - Montagem: Tornado ECR TigerMeet - Revell - 1/144 GT 36 - Marines - Montagem: F/A-18C Hornet - Revell - 1/144 GT 37 - USAF - Montagem: F-15 Eagle - Academy - 1/144 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: F-104 G Starfighter - Revell - 1/144 GT 39 - Protótipos - Montagem: Salt Flat Racers Turbo Go - Testors - 1/32 GT 39 - Protótipos - Montagem: SpaceShipTwo & WhiteKnightTwo - Revell - 1/144 GT 42 - Carros Americanos - Montagem: Sting Ray III - Revell - 1/25 GT 42 - Carros Americanos - Montagem: Chevy Corvette Coupe 2012 - AMT - 1/25 GT 43 - Navio a Vela - Montagem: Optimist Sailboat - Scratchbuilding - 1/25 GT 44 - STAR WARS 2015 - Montagem: R2-D2 - Metal Earth - 1/12 GT 44 - STAR WARS 2015 - Montagem: X-Wing - sem escala - Brinde Genérico GT 44 - STAR WARS 2015 - Montagem: Jedi Starfighter - Bandai - sem escala GT 44 - STAR WARS 2015 - Montagem: Star Wars First Order TIE Fighter Set - Bandai - sem escala GT 45 - Blindados na WWII - Montagem: White Half-track M3A1 & 1 Ton trailer - Airfix - 1/76 GT 46 - Guerra ao Terror - Montagem: EA-6B Prowler - Hasegawa - 1/72 GT 47 - Vietnam War - Montagem: Mig-21 Fishbed - Academy - 1/72 GT 48 - Carros Europeus - Montagem: Ferrari 360 Modena Spyder - Revell - 1/24 GT 49 - Pinturas e Camuflagens 'What if?' - Montagem: Mistel 5 - He162-A2 w/Arado E377-a - Dragon - 1/72 GT 51 - Primeira Guerra Mundial - Montagem: Nieuport N.28 C-1 - Revell - 1/72 GT 50 - The Fifties - Montagem: Fiat G.91R - Airfix - 1/72 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Sabriali Interceptor Mk I - Scratch - 1:72 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Ferrari 360 Modena Spyder (Autobot) - Revell - 1/24 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Mjölnir - Papercraft e Scratchbuilding - s/ escala GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Drone - Scratchbuilding - 1/1 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Lightsaber Mestre Jedi Niellos - scratchbuilding - 1/4 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Lightsaber Mestre Jedi Sim-1 - scratchbuilding - 1/4 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Halo Commander Sarah Palmer - Bandai - Sem Escala GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Sv-262Hs Draken III - Bandai - 1/144 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: VF-31J Siegfried - Bandai - 1/144 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Grogu - Impressão 3D - Sem Escala GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Iron Man Helmet - Impressão 3D - Sem Escala GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: SVD Rifle (Dragunov) - Platz - 1/12 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Howa Type 89 Rifle - Platz - 1/12 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: M4A1 Rifle - Platz - 1/12 GT 53 - Pacific - Montagem: F4U-1 - Academy - 1/72 GT 54 - RAAF - Royal Australian Air Force - Montagem: BAE Hawk Series Mk. 100 - Italeri - 1/72 GT 55 - Harrier - Montagem: AV-8B Harrier II Plus - Revell - 1/144 GT 58 - Aces High - Montagem: Yak 1 (Lydia Litvyak) - ZTS - 1/72 GT 59 - SAR - Search and Rescue - Montagem: A-109 K2 Rega - Revell - 1/72 GT 59 - SAR - Search and Rescue - Montagem: Resgate no Paredão Noroeste - Diorama - 1/35 GT 59 - SAR - Search and Rescue - Montagem: Brincadeira ou Diversão - Diorama - 1/35 GT 59 - SAR - Search and Rescue - Montagem: Us-2 - Platz - 1/300 GT 59 - SAR - Search and Rescue - Montagem: Us-1/1a - Platz - 1/300 GT 59 - SAR - Search and Rescue - Montagem: Silverado CK 99 - Revell - 1/25 GT 60 - GT Ferrari - Montagem: Ferrari 512 S - Union - 1/24 GT 63 - Porta Aviões - Montagem: Shinano - Revell - 1/1200 GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14 - Academy - 1/144 GT 67 - Grandes Modelos - Montagem: Samurai Sword - Doyusha - 1/3 GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: Em Busca de Sombra e Água Fresca -  Sem escala GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: O Homem Que Puxava o Gatilho - 1/35 GT 69 - Piores Goiabas Possíveis - Montagem: Supermarine Spitfire Mk XVI E - Heller - 1/72 GT 71 - Carros alemães - Montagem: VW Buggy - Revell - 1/32 GT 72 - BLINDADOS MILITARES SOBRE RODAS - Montagem: M998 Desert Patrol - Italeri - 1/35 GT 72 - BLINDADOS MILITARES SOBRE RODAS - Montagem: Daimler Dingo Scout Car - Revell - 1/76 GT 72 - BLINDADOS MILITARES SOBRE RODAS - Montagem: Sd.Kfz.234/2 "Puma" - Roden - 1/72 GT 72 - BLINDADOS MILITARES SOBRE RODAS - Montagem: Autoblinda AB 43 - Italeri - 1/72 GT 73 - F-16 Viper - Montagem: F-16 Fighting Falcon - Academy - 1/144 GT 74 - Duas Rodas - Montagem: Vespa Futurista P.Mk1 - Scratchbuilding - S/escala GT 75 - Embarcações - Montagem: JMSDF Harushio Class - Hobby Boss - 1/700 GT 75 - Embarcações - Montagem: Jangada - "Gravetobuilding" - Sem escala GT 75 - Embarcações - Montagem: Ship in The Bottle (Goleta) - Madeira Balsa - Sem Escala GT 75 - Embarcações - Montagem: Arca de Noé - Madeira Balsa - 1/500 GT 75 - Embarcações - Montagem: USS Balao SS-285 - Hobby Boss - 1/700 GT 75 - Embarcações - Montagem: Longboard - scratch building - S/escala GT 75 - Embarcações - Montagem: PLA Navy Type 039A - Hobby Boss - 1/700 GT 76 - Carros Orientais - Montagem: Lexus Zent Cerumo – Bandai – 1/43 GT 76 - Carros Orientais - Montagem: Mobil 1 SC - Bandai - 1/43 GT 77 - F-15 Eagle - Montagem: F-15 Eagle - Academy - 1/144 GT 78 - Corvette - Montagem: Chevy Corvette Coupe 2012 - AMT - 1/25 GT 79 - Aeronaves torpedeiras - Montagem: Aichi M6A1-K Nanzan (Seiran Kai) - Tamiya - 1/72 GT 80 - Forças Aéreas Desconhecidas - Montagem: Aero L-29 Delfin - Egito - Mark I Models - 1/144 GT 80 - Forças Aéreas Desconhecidas - Montagem: Mig-21 - Czech Air Force - Eduard - 1/144 GT 81 - Aeronaves de treinamento - Montagem: Zlín Z-42M - HobbyBoss - 1/72 GT 81 - Aeronaves de treinamento - Montagem: Folland Gnat T.1 - Airfix - 1/72 GT 82 - Transportes e Serviços - Montagem: Bedford QLT - Airfix - 1:76 GT 82 - Transportes e Serviços - Montagem: Bedford QLD - Airfix - 1:76 GT 82 - Transportes e Serviços - Montagem: Bike Tuk Tuk - Scratchbuilding - 1/76 GT 83 - Art Attack - Acrilex Challenge - Montagem: F-15 Eagle Strike - Revell - 1/144 GT 84 - Aeronaves do Bureau Mikoyan-Gurevich (MiG) - Montagem: Mig-15 - Eduard - 1/72 GT 85 - Guerra das Falklands/Malvinas - Montagem: LWB Landrover and Trailer - Airfix - 1/76 GT 87 - Força Aérea Italiana - Montagem: Macchi MC.200 - Sweet - 1/144 (373ª Esquadrilha; 153 grupo 1941) GT 90 - Blindados sobre lagartas - Montagem: Pz. IV Ausf.F2 - Dragon - 1/144 GT 90 - Blindados sobre lagartas - Montagem: Hornisse - Dragon - 1/144 GT 92 - ThunderBolt (Guilherme Augusto Sorrenti) - Montagem: A-10 Thunderbolt II - Revell - 1/144 GT 94 - Plasti*Brasil 10 Anos - Montagem: Pz. IV Ausf.F2 + Hornisse - Dragon - 1/144 [Mini Diorama]

Re: RA-5C Vigilante - Trumpeter - 1/72

Mensagem por leaopersico »

Chegando aqui!
Sempre aprendendo...
Avatar do usuário
Onildo Junior
Super Membro
Mensagens: 1508
Registrado em: 18 Jul 2015, 18:05
Nome: Onildo Junior
Localização: Gama - DF
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: RA-5C Vigilante - Trumpeter - 1/72

Mensagem por Onildo Junior »

Acompanhando :thumbup:
“Na falta de ter o que fazer, ache algo pra montar.“

Visite: http://101divisao.blogspot.com.br/
Avatar do usuário
alvarenga
Super Membro
Mensagens: 3048
Registrado em: 08 Mai 2015, 10:55
Nome: Marco Aurélio Alvarenga Garcia
Localização: Niterói - RJ
Agradeceu: 0
Curtiram: 74 vezes

Re: RA-5C Vigilante - Trumpeter - 1/72

Mensagem por alvarenga »

Acompanhando.
:thumbup:
NA BANCADA
USS TICONDEROGA CV-14 1/350
viewtopic.php?t=10464

NA BANCADA
USS ARIZONA BB-39 1/200
viewtopic.php?f=227&t=14878&p=451860#p451860
Avatar do usuário
zelaorainmaker
Super Membro
Mensagens: 6387
Registrado em: 26 Jun 2012, 18:40
Nome: José Eduardo
Localização: Atibaia-SP
Agradeceu: 21 vezes
Curtiram: 31 vezes

Re: RA-5C Vigilante - Trumpeter - 1/72

Mensagem por zelaorainmaker »

Arturius escreveu:Primeirão!!!!!! :agitado: :agitado: :agitado:

Bela introdução.
Acompanhando aqui!
Obrigado Arturius!!!

Abraço!!!
Avatar do usuário
zelaorainmaker
Super Membro
Mensagens: 6387
Registrado em: 26 Jun 2012, 18:40
Nome: José Eduardo
Localização: Atibaia-SP
Agradeceu: 21 vezes
Curtiram: 31 vezes

Re: RA-5C Vigilante - Trumpeter - 1/72

Mensagem por zelaorainmaker »

Nerum escreveu:Excelente introdução ... :clap: :clap: :clap:
Acompanhando por aqui ... :thumbup:
Obrigado Nerum!!!

Abraço!!!
Avatar do usuário
zelaorainmaker
Super Membro
Mensagens: 6387
Registrado em: 26 Jun 2012, 18:40
Nome: José Eduardo
Localização: Atibaia-SP
Agradeceu: 21 vezes
Curtiram: 31 vezes

Re: RA-5C Vigilante - Trumpeter - 1/72

Mensagem por zelaorainmaker »

leaopersico escreveu:Chegando aqui!
Bem vindo Leão!!!

Abraço!!!
Avatar do usuário
zelaorainmaker
Super Membro
Mensagens: 6387
Registrado em: 26 Jun 2012, 18:40
Nome: José Eduardo
Localização: Atibaia-SP
Agradeceu: 21 vezes
Curtiram: 31 vezes

Re: RA-5C Vigilante - Trumpeter - 1/72

Mensagem por zelaorainmaker »

Onildo Junior escreveu:Acompanhando :thumbup:
Bem vindo Onildo!!!

Abraço!!!
Responder

Voltar para “GT 47 - Vietnam War”