Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:


[Concluído]  F-4B "VF-111 SUNDOWNERS" - ACADEMY - 1/48

Moderador: Moderadores GT

Avatar do usuário
alvarenga
Super Membro
Mensagens: 3048
Registrado em: 08 Mai 2015, 10:55
Nome: Marco Aurélio Alvarenga Garcia
Localização: Niterói - RJ
Agradeceu: 0
Curtiram: 74 vezes

F-4B "VF-111 SUNDOWNERS" - ACADEMY - 1/48

Mensagem por alvarenga »

(A montagem começa na página 06 - mensagem incluída em 07/12/15)
Caros Senhores,
É com muita satisfação que abro meu segundo tópico aqui no fórum ainda mais com um Phantom.
Com meus agradecimentos ao LRFOGA, inicio o tópico com esse kit deste avião que é um campeão de audiência, muito conhecido. Tanto o kit quanto o avião. Portanto, peço desculpas antecipadamente por eventuais informações, tanto sobre o avião quanto o kit que todos já saibam a muito tempo.
Ainda devo demorar umas duas semanas para começar a montagem pois estou esperando a chegada de um BIG ED e escapamentos, assentos e rodas de resina da Eduard.
Por enquanto farei um breve review e também um pouco da história deste belo avião.

A CAIXA

Imagem

A BOX ART OU ART BOX PROVAVELMENTE FOI BASEADA NESTA FOTO

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Já da pra ver a qualidade pela caixa.

Imagem

O CONTEÚDO
O manual já está rabiscado.

Imagem

A QUALIDADE É IMPRESSIONANTE
Imagem

Imagem

Um zibilhão de decalques

TUDO MUITO BEM EMBALADO
E como todos sabem, em cores diferentes para quem quiser optar por montar sem pintar, o que não é o meu caso.

Imagem

UMA DAS MAIORES VANTAGENS DESSE KIT
A FUSELAGEM INTEIRA

Imagem

MUITO DETALHADO COM LINHAS EM BAIXO RELEVO

Imagem

Imagem

Imagem

PEÇAS DUPLAS PARA UM POSSÍVEL FUTURO LANÇAMENTO DE OUTRA VERSÃO, SE É QUE JÁ NÃO FOI LANÇADO E ESTOU DESATUALIZADO

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

ESSA FOTO E A ANTERIOR NÃO ESTÃO TREMIDAS, SÃO ÁRVORES IDÊNTICAS

Imagem

O ÚNICO DEFEITO QUE CONSEGUI OBSERVAR ATÉ AGORA SÃO ESTAS MARCAS DE INJEÇÃO NO CANOPY, VAI LIXA E POLIMENTO

Imagem

Imagem

Imagem

É, MUITO TRABALHO

Imagem

E MAIS UMA PAPELADA COM AVISOS E ALGUMA INSTRUÇÃO EM PORTUGUÊS

Imagem

O MANUAL. A MEDIDA QUE EU FOR MONTANDO, POSTO FOTOS DETALHADAS

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

OS ESQUEMAS DE ARMAMENTO. QUATRO OPÇÕES, PELO MANUAL

Imagem

Imagem

Assim que os "aftermarkets" chegarem, faço um review detalhado deles. Também postarei fotos detalhadas dos respectivos manuais durante a montagem.

REFERÊNCIAS

ESTES BELOS LIVROS E MAIS UMA INFINIDADE DE FOTOS DA INTERNET

ESPETACULAR ESTE LIVRO DA DACO
Imagem

UMA PEQUENA ENCICLOPÉDIA DA McDONNELL DOUGLAS

Imagem

Imagem

É isso pessoal, mais tarde posto uma breve história do Phantom, versão B.
Editado pela última vez por alvarenga em 07 Dez 2015, 20:33, em um total de 3 vezes.
NA BANCADA
USS TICONDEROGA CV-14 1/350
viewtopic.php?t=10464

NA BANCADA
USS ARIZONA BB-39 1/200
viewtopic.php?f=227&t=14878&p=451860#p451860
Avatar do usuário
Andre L B Ferro
Super Membro
Mensagens: 9781
Registrado em: 08 Jun 2012, 12:17
Nome: Andre Ferro
Localização: Santos/SP - BRASIL
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: F-4B "VF-111 SUNDOWNERS - ACADEMY - 1/48

Mensagem por Andre L B Ferro »

Show de bola, Alvarenga!
Estou de olho aqui! :thumbup:
Abçs
André

NA BANCADA

Imagem
Avatar do usuário
alvarenga
Super Membro
Mensagens: 3048
Registrado em: 08 Mai 2015, 10:55
Nome: Marco Aurélio Alvarenga Garcia
Localização: Niterói - RJ
Agradeceu: 0
Curtiram: 74 vezes

Re: F-4B "VF-111 SUNDOWNERS - ACADEMY - 1/48

Mensagem por alvarenga »

F-4 PHANTOM II – UMA BREVE HISTÓRIA

O Phantom foi concebido como um caça e foi redesenhado como um bombardeiro de ataque, decididamente um patinho feio em comparação com os graciosos Skyrays da Marinha e com os elegantes caças da Força Aérea. Isso foi antes dele ser considerado o maior caça americano desde o Sabre e servisse na primeira linha de mais forças aéreas ocidentais do que qualquer outro caça.

O F-4 apareceu pela primeira vez nas pranchetas da McDonnell em 1953 como um caça bombardeiro bimotor de assento único para a Marinha. O projeto perdeu sua chance para os designers do Vought , que se tornou o F8U Crusader, mas a McDonnell não se intimidou.

Um ano depois, os desenhos foram revistos e aceitos pela marinha como um projeto de um bombardeiro de ataque sob a designação AH-1 (primeiro bombardeiro McDonnell, modelo um). Antes dos dois primeiros protótipos serem concluídos, no entanto, a Marinha decidiu que a aeronave deveria ser um caça de interceptação e a designação mudou para F4H-1 (quarto caça McDonnell, modelo um).

Após uma extensa remodelação, a Marinha dos EUA aceitou a versão F4H-1 em 1955. Dos 47 F4H-1s construídos, 21 foram atribuídos aos primeiros esquadrões de Phantom, VF-101(Grim Reapers) e VF-121(Escola de treinamento da Marinha, mais conhecido como TOP GUN), enquanto que o restante continuou em teste. Os testes levaram em 1961 a versão de produção, designado F4H-1F e a versão de foto-reconhecimento para os fuzileiros navais designado F4H-1P.

Imagem
O canopy do cockpit e o probe do nariz dos primeiros F4H-1 da Marinha eram decididamente diferentes das dos Phantoms posteriores.

Imagem
Phantom II F-4A

Imagem
Phantom F-4B do VF-101 Grim Reapers

Imagem
Phantom F-4B do VF-121(esquadrão mais conhecido como TOP GUN)

O F4H-1 foi equipado com dois motores turbojatos General Eletric J79-GE-2 de 16.150 lbs de empuxo, e os F4H-1F e P por turbojatos J79-GE-8 de 17.000 lbs de empuxo. Ambos foram equipados com controle de fogo por radar de interceptação APQ-72 e um sensor infravermelho AAA-4 sob o radome do nariz e provisão para quatro mísseis Ratheon Sparrow ar-ar sob a fuselagem e a versão P capaz de transportar quatro misseis GE/Philco Sidewinder AAM ar-ar sob as asas e mais uma combinação de variadas bombas, incluindo a nuclear, convencional, napalm, mísseis, foguetes ou três tanques de combustível em lugar de armamento.

O sucesso do Phantom em serviço na Marinha interessou a Força Aérea dos EUA, que “pegou emprestado” 29 F4H-1´s em Janeiro de 1962 sob a designação F-110. Dois meses depois, a Força Aérea anunciou que iria comprar seus próprios Phantoms. Em agosto de 1962 os sistemas independentes de designação da Marinha e da Força Aérea foram fundidos em um sistema comum, com a numeração reiniciando em 1. As denominações F-1, F-2 e F-3 foram para os caças da Marinha existentes (F-2 e F-3 foram atribuídas aos McDonnells Banshee e Demon). F-4 tornou-se a nova designação para os programas F4H / F-110, tanto para a Marinha quanto para a Força Aérea.

Imagem
O F4H-1 da Marinha(F-4A depois de 1962) foi o primeiro modelo de produção do lendário Phantom II.

Imagem
Os primeiros Phantoms da Força Aérea tiveram a designação F-110A, mas esta nomenclatura foi alterada para F-4C em 1962, ao mesmo tempo que os F4H-1 da Marinha tornaram-se F-4B. Estes Phantoms da Força Aérea foram originalmente encomendados a partir do contrato da McDonnell com a Marinha.

O F4HF-1 tornou-se F-4A, o F4A-1F tornou-se F-4B e o F4H-1P tornou RF-4B. A nova versão da Força Aérea, originalmente designado F-110A, foi redesignado F-4C. O primeiro voo do F-4C, em Maio de 1963 resultou em velocidades superiores a duas vezes a velocidade do som, e o primeiro dos 635 F-4Cs foi aceito imediatamente mais de dois meses antes do previsto.

Ele entrou em serviço em 20 de Novembro deste ano. O F-4C foi equipado com motores J79-GE-15 e tinha disposição para uma ampla variedade de mísseis ar-ar, incluindo os Genie e Falcon, bem como os Ratheon Sparrow e os GE/Philco Sidewinder. A munição ar-terra incluía os mísseis anti radar AGM-12 Bullpup e AGM-45 Shrike.

O aparecimento dos F-4B e F-4C deu-se na véspera da guerra no sudeste da Ásia e o F-4B da Marinha entrou em combate com uma escolta de caças no primeiro ataque contra o Vietnam do Norte em agosto de 1964. O primeiro esquadrão de F-4Cs da Força Aérea chegou no Extremo Oriente em Dezembro, e a implantação no Vietnam do Sul no início de 1965. Em Abril, os caças norte-vietnamitas começaram a desafiar os aviões americanos e em 17 de Julho de 1965 o primeiro encontro com os F-4Bs da Marinha resultou na perda de dois MIG-17s.

Imagem
Dois F-4B da Marinha do esquadrão 41 (VF-41) operando no porta-aviões USS Franklin D. Roosevelt (CVA-42).

Imagem
Uma equipe de solo do 431st TFS carregando bombas a bordo de um F-4C em uma base no Sudeste da Ásia em Novembro de 1965. O F-4C foi o primeiro Phantom da Força Aérea que foi guerra.

Em 10 de Julho, a Força Aérea reivindicou dois MIG-17s e com isso a batalha nos céus do Sudeste asiático havia começado. Como as táticas de combate aéreo evoluíram, várias deficiências no Phantom tornaram-se óbvias. A escassez crítica de peças de reposição para os F-4C foi resolvida através da concentração de F-4s em certas bases.

A grande deficiência no armamento também se tornou aparente. A McDonnell havia projetado o Phantom como um interceptador bombardeiro e não como um caça. Os mísseis ar-ar desenvolvidos para uso contra os bombardeiros foram frequentemente considerados inadequados em manobras de combates onde os aviões ficavam muito próximos um do outro. O problema foi corrigido provisoriamente com a montagem sob as asas de um SUU-16 contendo uma Gatling de 20 mm. As armas ajudaram a compensar a falta de uma metralhadora interna, mas isto criou um arrasto e degradou o desempenho dos aviões. O problema foi finalmente corrigido com a montagem interna de uma metralhadora no F-4E implantado no Sudeste Asiático em 1968.

A versão de reconhecimento do F-4C, o RF-4C, fez o primeiro voou em Maio de 1964 e o primeiro contingente de nove aviões chegou no Vietnam do Sul, em Tan Son Nhut AB, em 31 de Outubro de 1965. Em Outubro 1967, um esquadrão de quatro RF-4C chegou no Sudeste Asiático, incluindo um em Udorn RTAFB na Tailândia, que vinha operando os McDonnell RF-101 Voodoos. O RF-4C tinha um nariz 33 polegadas mais longo que o F-4C, contendo sensores infravermelhos AN/AAS-18(mais tarde AN/ AAS18A) e câmeras KS-72.

Em combate, foram detectadas várias deficiências. Para as câmeras eram necessários cartuchos de flash disparados ao lado da fuselagem para a iluminação à noite, o que alertava o inimigo. Em voo, a revelação do filme provou-se impraticável e foi substituído por um furgão estacionado na pista para fornecer processamento imediatamente após o voo.

Apesar do seu curto alcance e de outros problemas, o RF-4C postou um registro impressionante durante os mais intensos anos de guerra. A furiosa defesa norte-vietnamita contabilizou muitas perdas, mas em comparação com o número de missões voadas, as perdas foram baixas.

Imagem
Um RF-4C da Força Aérea de reconhecimento fora de Shaw AFB, Carolina do Sul, está preparado para uma missão em 1981.

Imagem
Um RF-4B dos Fuzileiros de reconhecimento.

A produção do Phantom em todas as versões e clientes(países).

Imagem

Imagem

As diferenças entre as versões.

Imagem

Imagem

Recordes quebrados pelo Phantom.

O F-4 Phantom quebrou quinze recordes mundiais da aviação listados abaixo:

1 - 6 De Dezembro de 1959. Recorde absoluto de altitude de 98.556 pés (30.040 m).
2 – 5 De Setembro de 1960. Atingiu a velocidade média de 1,958 mph durante um percurso triangular de 15 min e 91 seg.
3 – 25 De Setembro de 1960. Recorde de velocidade em circuito fechado de 100 km de 1.390 mph (Mach 2) com uma contínua curva sustentada de 3Gs.
4 – 24 De Maio de 1961. Ontário CA para o Brooklyn, NY (Floyd Bennett), em 2 h 47 min, com velocidade média de 870 mph. 2.446 milhas (3.936 quilômetros).
5 – 28 De Agosto de 1961. Recorde de baixa altitude de 125 pés (38 m) com 902 mph (1,452 km) de 1,86 milhas (3 km).
6 – 5 De Dezembro de 1961. Recorde de altitude sustentada de 66.443 pés (20.252 m).
7 – 21 De Fevereiro de 1962. Recorde de tempo para uma altitude de 9.843(3.000 m) em 34,52 segundos.
8 – 21 De Fevereiro de 1962. Recorde de tempo para uma altitude de 19.685(6.000 m) em 48,78 seg.
9 – 1 De Março de 1962. Recorde de tempo para uma altitude de 29.528(9.000 m) em 61,62 seg.
10 – 1 De Março de 1962. Recorde de tempo para uma altitude de 39.370(12.000 m) em 77,15 seg.
11 – 1 De Março de 1962. Recorde de tempo para uma altitude de 49.213(15.000 m) em 114,54 seg.
12 – 31 De Março de 1962. Recorde de tempo para uma altitude de 65.617(20.000 m) em 178,50 seg.
13 – 03 De Abril de 1962. Recorde de tempo para uma altitude de 82.021(25.000 m) em 230,44 seg.
14 – 04 De Abril de 1962. Recorde de tempo para uma altitude de 98.425(30.000 m) em 371,43 seg.
15 – 04 De Abril de 1962. Recorde absoluto altitude de 100.000 pés(30.480 m). Não oficialmente registrado pela FIA.

Variantes e versões do Phantom.

XF4H-1, F4H-1F (F-4A), TF-4, F4H-1 (F-4B), DF-4B, EF-4B, NF-4B, QF-4B, F4H-1P (RF-4B), F-110ª Spectre, F-4C, EF-4C Wild Weasel IV, RF-4C, YRF-110A (YRF-4C), F-4D, EF-4D Wild Weasel IV, F-4E,F-4E Kurnass 2000, F-4E Peace Icarus 2000, F-4 Terminator 2020, QF-4E, F-4EJ, F-4EJ Kai, EF-4EJ, F-4E(S), RF-4E, RF-4EJ, RF-4EJ Kai, YF-4E, F-4F, F-4F ICE, TF-4F, F-4G, F-4G Wild Weasel V, QF-4G, F-4HF-4J, F-4J(UK), DF-4J, EF-4J, YF-4J, F-4K, YF-4K, F-4L, F-4M, YF-4M, F-4N, QF-4N, F-4S, QF-4S, F-4E/TM Şimşek, RF-4E/TM Işık.

Versões propostas que não foram a frente:

F-4E(F), F-4T, F-4VG, F-4X, Boeing Super Phantom, IAI Super Phantom.

Imagem
Protótipo do Super Phantom IAI.

Me extendi muito nas versões e derivações apenas para ilustrar, baseado num ditado da aviação que diz o seguinte: Quanto mais versões um projeto aeronáutico tiver, melhor foi este projeto.

No caso do F-4 pode-se atestar isso. Eu iria fazer uma ressalva em relação as únicas versões que ele não teve que foram versões civis. Porém descobri que ele foi empregado pela NASA numa missão de fotografia, portanto acho que a única coisa que ele não fez foi transportar passageiros.

A fusão das duas gigantes(McDonnell Company e Douglas Company) aconteceu em Abril de 1965, portanto pelo menos as versões B e C e suas variantes são chamadas de McDonnell apenas.

Imagem
Um F-4N VF-111 sendo lançado do CV-42 em 1977.

Imagem
Um F-4J Phantom II do Esquadrão VF-74 Bedevillers, prestes a ser lançado do USS América.

Imagem
Um F-4J Phantom II do VF-33 em voo em 1970.

Imagem
Um F-4S VF-171 pousando no USS Carl Vinson (CVN-70) em 1984.

Imagem
F-4A, F-8C e A-4B do VC-7 Tallyhoers, baseado em Miramar. 1968.

Imagem
Uma das fotos mais famosas do F-4B VF-111 Sundowners lançando bombas sobre o Vietnan.

A história do Phantom não termina aqui. Foram desenvolvidas várias versões depois da B e C, porém o foco aqui é a versão B, alvo dessa montagem e o assunto é muito extenso, portanto termino esta explanação com a impressão que já me alonguei de mais.
NA BANCADA
USS TICONDEROGA CV-14 1/350
viewtopic.php?t=10464

NA BANCADA
USS ARIZONA BB-39 1/200
viewtopic.php?f=227&t=14878&p=451860#p451860
Avatar do usuário
alvarenga
Super Membro
Mensagens: 3048
Registrado em: 08 Mai 2015, 10:55
Nome: Marco Aurélio Alvarenga Garcia
Localização: Niterói - RJ
Agradeceu: 0
Curtiram: 74 vezes

Re: F-4B "VF-111 SUNDOWNERS - ACADEMY - 1/48

Mensagem por alvarenga »

Andre L B Ferro escreveu:Show de bola, Alvarenga!
Estou de olho aqui! :thumbup:
Obrigado Andre, espero não decepcionar muito.
NA BANCADA
USS TICONDEROGA CV-14 1/350
viewtopic.php?t=10464

NA BANCADA
USS ARIZONA BB-39 1/200
viewtopic.php?f=227&t=14878&p=451860#p451860
AEBell
Super Membro
Mensagens: 1238
Registrado em: 29 Jul 2012, 16:18
Nome: Anthony Bell
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: F-4B "VF-111 SUNDOWNERS - ACADEMY - 1/48

Mensagem por AEBell »

Kitaço!!! :clap: :clap: :clap: Vai ser o cão!!! :bala: :bala:
Avatar do usuário
alvarenga
Super Membro
Mensagens: 3048
Registrado em: 08 Mai 2015, 10:55
Nome: Marco Aurélio Alvarenga Garcia
Localização: Niterói - RJ
Agradeceu: 0
Curtiram: 74 vezes

Re: F-4B "VF-111 SUNDOWNERS - ACADEMY - 1/48

Mensagem por alvarenga »

AEBell escreveu:Kitaço!!! :clap: :clap: :clap: Vai ser o cão!!! :bala: :bala:
É um kitaço mesmo. Talvez nem precisasse de tantos aftermarkets e mais uns scratches que pretendo fazer. :pensando: Mas vamos lá. Espero dar conta do recado.
NA BANCADA
USS TICONDEROGA CV-14 1/350
viewtopic.php?t=10464

NA BANCADA
USS ARIZONA BB-39 1/200
viewtopic.php?f=227&t=14878&p=451860#p451860
Avatar do usuário
Arturius
Super Membro
Mensagens: 1849
Registrado em: 23 Jun 2012, 03:16
Nome: Artur Vicente Geronazzo
Localização: Curitiba/PR
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 54 - RAAF - Royal Australian Air Force - Montagem: F/A-18 Hornet - Italeri - 1/48
 
GTs em Andamento:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: CAPITAO AMERICA - Polar Lights GT 40 - Royal Air Force (RAF) - Montagem: Spitfire MK II - Douglas Bader - Revell 1/48 GT 40 - Royal Air Force (RAF) - Montagem: Merlin HC3 - Airfix - 1/48 GT 56 - Pick up´s e Caminhões - Montagem: Chevy Sport Pick-up - Monogram - 1/24
 

Re: F-4B "VF-111 SUNDOWNERS - ACADEMY - 1/48

Mensagem por Arturius »

Se a montagem seguir a introdução e este pequeno review, vai ser um espetáculo!!! :thumbup: :thumbup: :thumbup:

Abraços
Art
Imagem"Uma nova jornada! Oss!"
Avatar do usuário
denis bonetti
Super Membro
Mensagens: 11206
Registrado em: 06 Ago 2013, 19:38
Nome: denis pace bonetti
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: F-4B "VF-111 SUNDOWNERS - ACADEMY - 1/48

Mensagem por denis bonetti »

Acompanharem com toda a certeza, boa montagem :thumbup:
Avatar do usuário
alvarenga
Super Membro
Mensagens: 3048
Registrado em: 08 Mai 2015, 10:55
Nome: Marco Aurélio Alvarenga Garcia
Localização: Niterói - RJ
Agradeceu: 0
Curtiram: 74 vezes

Re: F-4B "VF-111 SUNDOWNERS - ACADEMY - 1/48

Mensagem por alvarenga »

Arturius escreveu:Se a montagem seguir a introdução e este pequeno review, vai ser um espetáculo!!! :thumbup: :thumbup: :thumbup:

Abraços
Art
Oi Arturius, acho que não, mas vou me esforçar.
Obrigado por acompanhar
Abraços
NA BANCADA
USS TICONDEROGA CV-14 1/350
viewtopic.php?t=10464

NA BANCADA
USS ARIZONA BB-39 1/200
viewtopic.php?f=227&t=14878&p=451860#p451860
Avatar do usuário
alvarenga
Super Membro
Mensagens: 3048
Registrado em: 08 Mai 2015, 10:55
Nome: Marco Aurélio Alvarenga Garcia
Localização: Niterói - RJ
Agradeceu: 0
Curtiram: 74 vezes

Re: F-4B "VF-111 SUNDOWNERS - ACADEMY - 1/48

Mensagem por alvarenga »

denis bonetti escreveu:Acompanharem com toda a certeza, boa montagem :thumbup:
Obrigado por acompanhar Denis.
Espero começar na semana que vem
Abraços
NA BANCADA
USS TICONDEROGA CV-14 1/350
viewtopic.php?t=10464

NA BANCADA
USS ARIZONA BB-39 1/200
viewtopic.php?f=227&t=14878&p=451860#p451860
Responder

Voltar para “GT 47 - Vietnam War”