HobbyEasy

Próximos Eventos Programados:


[Expositor]  FMA IA-58 Pucará - Special Hobby - 1/72

Fórum dedicado aos modelos de Aviação que se encontram na linha de montagem.

Moderador: Moderadores Aviação

Avatar do usuário
Rafael Guerra
Super Membro
Mensagens: 5260
Registrado em: 14 Abr 2013, 19:54
Nome: Rafael Guerra
Agradeceu: 11 vezes
Curtiram: 70 vezes

FMA IA-58 Pucará - Special Hobby - 1/72

Mensagem por Rafael Guerra »

Oi pessoal,

como muitos colegas aqui do fórum sabem, eu sou aficionado pelo tema da guerra das Falklands/Malvinas e esse modelo aqui já estava na minha lista há tempos.

Imagem

Breve histórico:

Na metade da década de 1960 a Força Aérea Argentina emitiu uma especificação para uma nova aeronave de ataque ao solo com capacidade para suporte aéreo aproximado para o Exército. O requerimento foi assumido pela Força Aérea, que era a dona da Fábrica Militar de Aviões (FMA).

A proposta formalmente apresentada à Força Aérea em 29 de janeiro de 1968 foi a de uma aeronave bimotor, biplace com asa longa e cauda em T, que seria capaz de voar baixo e lentamente para o cumprimento da missão requerida.

Em 20 de agosto de 1969, foi realizado o primeiro voo, com o protótipo propulsado por turbinas Garret TPE-331-U303. se seguiram mais dois protótipos porém problemas com os motores americanos e algumas dificuldades nas relações internacionais entre os dois países levaram à adoção do motor francês Turbomeca Aztazou. Pouco depois, foi sugerido pela esposa de um dos pilotos de teste, 1º tenente Digier, que o avião poderia receber o nome Quechua para 'Fortaleza'. O nome Pucará foi aceito e o primeiro exemplar de produção voou pela primeira vez em 14 de novembro de 1974, na época em que um grupo de trabalho estava preparando a base onde eles operariam: Base Aérea Militar (BAM) Reconquista, na província de Santa Fé.

Quando os dois primeiros Pucarás, A-501 e A-502, chegaram na base em 27 de agosto de 1975, o país estava sofrendo infiltração de guerrilhas comunistas, principalmente a partir da vizinha Bolívia, nas áreas de fronteira ao norte. O exército argentino obteve autorização para organizar a Operação Independência para remover o problema do solo argentino. Durante a bem sucedida operação, quatro Pucarás operaram suportando o exército a partir da Escola Militar de Aviação, na província de Córdoba. A tensão com o vizinho Chile ao final de 1978 fez a Força Aérea deslocar seus Pucarás em duas bases na Patagônia: BAM Puerto Santa Cruz, na província de Santa Cruz e na BAM Fuerte General Roca, na província do Rio Negro. Para o bem de todos o bom senso prevaleceu e as aeronaves retornaram estado normal logo após o fim das tensões, mas a crise serviu para provar que ambos aeronaves e pessoal estavam consideravelmente operacionais.

Em 1982 o governo militar estava em declínio e os comandantes do Exército e da Marinha organizaram a tomada das ilhas Falklands/Malvinas com o objetivo de promover a sua imagem, nunca desconfiando que a Grã Bretanha moveria um esforço descomunal para retomar as ilhas. Não importa a razão da causa mas é muito triste que aquele conflito tenha acontecido. A Força Aérea foi forçada pelos eventos a prover o completo suporte para as operações. Após a tomada das ilhas, em 2 de abril de 1982, foi verificado que poucas aeronaves de combate teriam condições de operar de lá devido à inadequação das instalações e das pistas. Entretanto, o Pucará foi selecionado para ser uma delas devido à sua rusticidade e trem de pouso reforçado. Em época de paz, os Pucarás sempre foram deixados em acabamento de metal natural, mas as aeronaves operando no teatro de guerra foram camufladas, recebendo uma camada de marrom claro, verde claro e azul claro.
Somente três Pucarás na verdade foram derrubados em combate: Um por um míssil Stinger, um por um Sea Harrier e outro por fogo de armas leves.

Operadores estrangeiros são a força Aérea Uruguaya e a força Aérea do Sri Lankan, a última tendo combatido rebeldes Tamil e sofrido a perda de dois de seus Pucarás. A Colômbia está devolvendo os três Pucarás que foram doados pelo governo Argentino em 1989 devido à falta de material sobressalente e orçamento para manter a sua pequena força. A produção foi encerrada em outubro de 1988, atingindo 108 aeronaves e três protótipos. Umas poucas aeronaves foram entregues à força Aérea ao final de 1996, entretanto, com três aeronaves faltando por falta de verba.

Levando isto em conta, não há dúvida que o Pucará continuará na força Aérea Argentina ainda por vários anos.

Fonte: Special Hobby

O kit:

Imagem

Posso dizer que não é um kit dos fáceis não. Após diversos testes, resolvi colar um lado de cada vez na base da fuselagem. Em vez de fechar o pastel, como seria mais comum.
Imagem

Precisei dar essa forçada de barra para a fuselagem ficar da largura correta.
Imagem

Depois disso colei uma das laterais usando JET. Fui colando com calma pra ficar certinho e depois corrigi o rebaixamento das linhas.
também abri os orifícios das metralhadoras com broca.
Imagem

Em seguida iniciei a montagem do cockpit com os seus lindos photo-etcheds.
Imagem

Na foto abaixo, a cartela de photo-etcheds e as peças dos painéis. Notem os filmes para o detalhamento dos mostradores.
Imagem

Agora sim os filmes:
Imagem

E por fim, comecei a me dedicar às asas. Serrei os flaps para montá-los ligeiramente baixados.
Também aprofundei as linhas dos painéis.
Imagem

Além disto, venho pesquisando para decidir qual aeronave representarei. Tenho aqui disponíveis 4 opções e estou preparando um documento para publicar aqui com os detalhes de cada uma.
No próximo post, contarei um pouco sobre os armamentos em resina que adquiri para valorizar o modelo, já que esse kit vem 'desarmado'.

Abraços :tchau:
Rafael Guerra
Avatar do usuário
zelaorainmaker
Super Membro
Mensagens: 6387
Registrado em: 26 Jun 2012, 18:40
Nome: José Eduardo
Localização: Atibaia-SP
Agradeceu: 21 vezes
Curtiram: 31 vezes

Re: FMA IA-58 Pucará - Special Hobby - 1/72

Mensagem por zelaorainmaker »

Vou acompanhar com certeza Rafa!!!!
Poderia rolar um GT sobre o tema né?
Abraço
Avatar do usuário
Andre L B Ferro
Super Membro
Mensagens: 9781
Registrado em: 08 Jun 2012, 12:17
Nome: Andre Ferro
Localização: Santos/SP - BRASIL
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: FMA IA-58 Pucará - Special Hobby - 1/72

Mensagem por Andre L B Ferro »

Aqui de olho nessa montagem, Rafa! :shock:


E gostei da tua idéia, Zelão! :thumbup: :thumbup: :thumbup:
Pena que pelas novas ( velhas) regras, não vai ser fácil. :pensando:
Mas já me pré-candidato a interessado, com um Sea Harrier da Royal Navy, um Dagger e um Pucará Argentinos.
Abçs
André

NA BANCADA

Imagem
Avatar do usuário
Thunderbolt
Super Membro
Mensagens: 15596
Registrado em: 17 Jun 2013, 20:52
Nome: Guilherme Augusto Sorrenti
Localização: Sorocaba-SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 11 vezes

Re: FMA IA-58 Pucará - Special Hobby - 1/72

Mensagem por Thunderbolt »

Chegando para acompanhar.
:thumbup: :thumbup: :thumbup: :thumbup:
Avatar do usuário
Luís Pacheco
Super Membro
Mensagens: 2410
Registrado em: 10 Jun 2012, 07:36
Nome: Luís Carlos Pereira Pacheco
Localização: Açores, Portugal
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:

Re: FMA IA-58 Pucará - Special Hobby - 1/72

Mensagem por Luís Pacheco »

Tenho 3 no stock e não vejo hora de começar um. Boa sorte na montagem.
Avatar do usuário
Tiago Guilger
Super Membro
Mensagens: 6606
Registrado em: 13 Ago 2015, 14:07
Nome: Tiago Guilger
Localização: Itu - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: FMA IA-58 Pucará - Special Hobby - 1/72

Mensagem por Tiago Guilger »

Chegando por aqui também Rafael! muito legal esse PE e o film para o cockpit :thumbup: :thumbup:
Avatar do usuário
Fab-Wan
Super Membro
Mensagens: 2206
Registrado em: 27 Jul 2012, 10:52
Nome: Fabiano
Localização: Tatooine
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: FMA IA-58 Pucará - Special Hobby - 1/72

Mensagem por Fab-Wan »

Rafa, esse kit da SH é o mesmo da Airfix?
Na bancada:
F-4S Black Bunny - Fujimi 1/72
F-14D Super Tomcat - Revell 1/72
Mirage IIIEBR - Modelsvit 1/72
Bell X1 - Tamiya 1/72
EE Lightning F.2 - Airfix 1/72
Supermarine Swift FR.5 - Airfix 1/72

Encostado:
RF-4C Phantom II - ESCI 1/72
Mirage F1CG - Special Hobby 1/72
Avatar do usuário
Coelho
Membro
Mensagens: 899
Registrado em: 22 Ago 2013, 15:33
Nome: Bruno Coelho
Localização: Joinville/SC
Agradeceu: 19 vezes
Curtiram: 20 vezes

Re: FMA IA-58 Pucará - Special Hobby - 1/72

Mensagem por Coelho »

Opa, chegando aqui pra acompanhar!
Avatar do usuário
Rafael Guerra
Super Membro
Mensagens: 5260
Registrado em: 14 Abr 2013, 19:54
Nome: Rafael Guerra
Agradeceu: 11 vezes
Curtiram: 70 vezes

Re: FMA IA-58 Pucará - Special Hobby - 1/72

Mensagem por Rafael Guerra »

zelaorainmaker escreveu:Vou acompanhar com certeza Rafa!!!!
Poderia rolar um GT sobre o tema né?
Abraço
Obrigado pela presença, amigo!
Esse seria o GT dos meus sonhos... é o meu tema favorito.
Andre L B Ferro escreveu:Aqui de olho nessa montagem, Rafa! :shock:
E gostei da tua idéia, Zelão! :thumbup: :thumbup: :thumbup:
Pena que pelas novas ( velhas) regras, não vai ser fácil. :pensando:
Mas já me pré-candidato a interessado, com um Sea Harrier da Royal Navy, um Dagger e um Pucará Argentinos.
Fala André!
esse mês recebi um Sea Harrier e um Dagger da Kinetic na 1/48. Ainda tenho os 1/72 pra botar pra rolo!
Thunderbolt escreveu:Chegando para acompanhar.
:thumbup: :thumbup: :thumbup: :thumbup:
Obrigado pela presença, amigão :saudacao: :saudacao: :saudacao:
Luís Pacheco escreveu:Tenho 3 no stock e não vejo hora de começar um. Boa sorte na montagem.
Eu também não vejo a hora de você começar :thumbup:
Vou adorar acompanhar essas montagens.
Tiago Guilger escreveu:Chegando por aqui também Rafael! muito legal esse PE e o film para o cockpit :thumbup: :thumbup:
Fala Tiagão!
O kit me surpreendeu... uma goiaba cheia de afters :mrgreen:
Mas sabe que está divertido?
Fab-Wan escreveu:Rafa, esse kit da SH é o mesmo da Airfix?
Fab, é exatamente o mesmo molde da Airfix, mas acho que o da Airfix não vem com PE.
Coelho escreveu:Opa, chegando aqui pra acompanhar!
bem-vindo, Bruno :saudacao: :saudacao:

Mais uns poucos avanços...

Início da pintura do cockpit:
Imagem

Linhas das asas rebaixadas e aplicação de putty:
Imagem

Observem que eu precisei incluir uma tira de plasticard na raiz da asa devido à um vão...

Por enquanto é só...

Abraços :tchau:
Rafael Guerra
Avatar do usuário
Thunderbolt
Super Membro
Mensagens: 15596
Registrado em: 17 Jun 2013, 20:52
Nome: Guilherme Augusto Sorrenti
Localização: Sorocaba-SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 11 vezes

Re: FMA IA-58 Pucará - Special Hobby - 1/72

Mensagem por Thunderbolt »

Show de bola ter rebaixado os relevos.
Muito legal.

Enviado de meu SM-T530 usando Tapatalk
Responder

Voltar para “Aviação”