Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:


[Expositor]  Supermarine Spitfire MkIa - Airtix - 1/72

Fórum dedicado aos modelos de Aviação que se encontram na linha de montagem.

Moderador: Moderadores Aviação

Avatar do usuário
Eduardo_Correa
Membro
Mensagens: 830
Registrado em: 22 Ago 2017, 13:28
Nome: Eduardo Correa
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Supermarine Spitfire MkIa - Airtix - 1/72

Mensagem por Eduardo_Correa »

Olá, estou iniciando meu segundo kit. Mais um Spitfire. Escolhi esse kit porque foi o mais barato que eu achei e teoricamente ser simples de montar. Este só não foi meu primeiro kit porque comprei um outro kit que tinha um padrão de pintura de uma cor única e me pareceu mais fácil.

Bom, o Spitfire dispensa apresentações... Quanto ao kit, apesar de simples, achei bem detalhado e caprichado, dentro dos meus parcos conhecimentos plastimodelisticos...

Caixa simples, traz o esquema de cores na parte traseira.
Imagem

Imagem

São duas árvores, aqui já lavadas e secando ao sol...
Imagem
Imagem

Interior da cabine, que eu achei detalhado. Vai ser, junto com a pintura camuflada, outro desafio.
Imagem

Manual pequeno, mas acho bastante intuitivo. O que dá um pouco de trabalho é descobrir o nome da cores, que aqui só sai referenciadas por números.

Imagem
Imagem
Imagem

Decais. O kit tem apenas uma opção.

Imagem

Começando pela cabine, não vou colocar o piloto. Usando o programa Alquimia, tentei criar o verde da cabine. Como não tenho muitas opções de tintas nem prática, achei o resultado satisfatório. Achei que as peças por serem muito pequenas, não fosse necessário primer.... Vai ser necessário algumas demãos mas vai dar certo. Talvez não devesse ter diluído a tinta. No caso das laterais da fuselagem e piso da cabine, vou passar o primer primeiro antes de aplicar o verde...
Imagem


Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk
Avatar do usuário
Tiago Guilger
Super Membro
Mensagens: 6606
Registrado em: 13 Ago 2015, 14:07
Nome: Tiago Guilger
Localização: Itu - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Supermarine Spitfire MkIa - Airtix - 1/72

Mensagem por Tiago Guilger »

Fala Eduardo!

chegando aqui pra acompanhar mais essa empreitada!

fez certo em diluir a tinta sim, mas talvez o primer antes ajudasse na aderência... quanto a cobertura, no pincel é assim mesmo, umas 4 ou 5 demãos de tinta bem finas!

abraços.
Avatar do usuário
magnetorj
Super Membro
Mensagens: 12727
Registrado em: 09 Jun 2012, 16:14
Nome: romilson
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Supermarine Spitfire MkIa - Airtix - 1/72

Mensagem por magnetorj »

esse vai ter que rolar desgastes :rir_muito: :rir_muito: :rir_muito: :rir_muito: não tem escapatória agora :thumbup: :thumbup: :thumbup:
Imagem
Avatar do usuário
Johnnn
Super Membro
Mensagens: 1075
Registrado em: 28 Jul 2012, 10:56
Nome: Jonatas Endo Capuchim
Localização: Novo Hamburgo - RS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Supermarine Spitfire MkIa - Airtix - 1/72

Mensagem por Johnnn »

Boa Eduardo, chegando aqui para acompanhar mais uma.montagem.

Eu montei este kit, realmente é um excelente kit, bons encaixes e detalhes. Vai ser um ótimo aprendizado.

Sobre as cores, eu também acho ruim somente o número, e demorei para perceber que era código da.humbrol. Depois que descobri eu escrevi o nome da cor em todos os pontos que indicava. Assim só tive que procurar uma vez só.

Gostei muito dos resultados ate aqui, esta seguindo um bom caminho, parabéns!

A, me perguntou sobre a massinha la no tópico do Sabre. Aquela massinha se chama multi tak, é da Pritt (mesma marca da cola bastão), pode ser encontrada em papelarias, etc. Uso ela para fazer as camuflagens e agora para segurar as peças para pintura. Ela tem a vantagem de não manchar a pintura, só deve tomar cuidado pois ja houve relatos, aqui no fórum, que ela arranca tinta.
Uma alternativa é a silly putty da crayola, mas esta é mais dificil de encontrar.

Abraços

Enviado de meu ASUS_Z00VD usando Tapatalk
Avatar do usuário
Eduardo_Correa
Membro
Mensagens: 830
Registrado em: 22 Ago 2017, 13:28
Nome: Eduardo Correa
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Supermarine Spitfire MkIa - Airtix - 1/72

Mensagem por Eduardo_Correa »

Tiago Guilger escreveu:Fala Eduardo!

chegando aqui pra acompanhar mais essa empreitada!

fez certo em diluir a tinta sim, mas talvez o primer antes ajudasse na aderência... quanto a cobertura, no pincel é assim mesmo, umas 4 ou 5 demãos de tinta bem finas!

abraços.
Tiago, sem dúvida, da próxima vez aplico o primer.... Quanto a diluição, preciso mesmo acertar a mão... Mas é questão de tempo e paciência...

Valeu pelos incentivos, abraços
magnetorj escreveu:esse vai ter que rolar desgastes :rir_muito: :rir_muito: :rir_muito: :rir_muito: não tem escapatória agora :thumbup: :thumbup: :thumbup:
Já estou pesquisando sobre o assunto.... Não sei se faço um pre-shade. As cores da camuflagem são meio escuras... porém a barriga é uma cor clara... vamos ver... Mas um wash depois acho que sai... :D :D

Abraços
Johnnn escreveu:Boa Eduardo, chegando aqui para acompanhar mais uma.montagem.

Eu montei este kit, realmente é um excelente kit, bons encaixes e detalhes. Vai ser um ótimo aprendizado.

Sobre as cores, eu também acho ruim somente o número, e demorei para perceber que era código da.humbrol. Depois que descobri eu escrevi o nome da cor em todos os pontos que indicava. Assim só tive que procurar uma vez só.

Gostei muito dos resultados ate aqui, esta seguindo um bom caminho, parabéns!

A, me perguntou sobre a massinha la no tópico do Sabre. Aquela massinha se chama multi tak, é da Pritt (mesma marca da cola bastão), pode ser encontrada em papelarias, etc. Uso ela para fazer as camuflagens e agora para segurar as peças para pintura. Ela tem a vantagem de não manchar a pintura, só deve tomar cuidado pois ja houve relatos, aqui no fórum, que ela arranca tinta.
Uma alternativa é a silly putty da crayola, mas esta é mais dificil de encontrar.

Abraços

Enviado de meu ASUS_Z00VD usando Tapatalk
Johnn, obrigado pelas dicas... Vou procurar essa massa. Fiz umas bolinhas de fita crepe para segurar essas peças menores, até que funcionou, mas fica meio precário....

Comprei uma fita crepe 3M azul achando que era para pintura de carro, mas na verdade é para pintura de paredes. Diz que a cola não solta em 14 dias, se for mesmo, ótimo. Vi uma outra fita 3M 233+ (acho) de 3 mm, mas ainda não me animei a comprar.... Vamos ver como me saio no mascaramento da camuflagem....

Esse sistema da Airfix/Humbrol de só colocar o numero das tintas é meio chato mesmo, mas nada que um Google não resolva. Estou me divertindo com o programa Alquimia também. Vai ficar meio aproximado, mas o que vale é a diversão.

Abraços
Avatar do usuário
jairo.regio-jr.
Membro
Mensagens: 929
Registrado em: 16 Jul 2016, 16:45
Nome: Jairo de Paula Jr.
Localização: Recife - PE
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Supermarine Spitfire MkIa - Airtix - 1/72

Mensagem por jairo.regio-jr. »

Olá, Eduardo !

Eu uso primer sempre. Imagino que vc esteja utilizando Acrilex ou similar. Realmente a diluição é a chave da utilização dela junto com a mistura das cores.

Eu recomendo muito, mas muito mesmo, que vc faça a camuflagem com a massa multitak. Procure no youtube o Canal Tom plasti. Tiago tem um vídeo mostrando a utilização dela nesse processo. Não coloquei o link pq estou em um local onde o acesso ao YT não é permitido. :? :?

Quanto ao uso da fita automotiva para mascaramento eu recomendo tomar muito cuidado no uso junto com Acrilex.
Se diluído demais e tinta vai entrar por baixo da fita e manchar outras áreas.

Acompanhando aqui e com inveja da sua visão para essas peças de 1/72 das aeronaves da 2a guerra.
Isso é muito pequeno pra eu enxergar. :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Um abraço !! :thumbup: :thumbup:
"Don't waste your time always searching for those wasted years.
Face up! Make your stand and realize you are living in the golden years"
(Iron Maiden)
Avatar do usuário
Eduardo_Correa
Membro
Mensagens: 830
Registrado em: 22 Ago 2017, 13:28
Nome: Eduardo Correa
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Supermarine Spitfire MkIa - Airtix - 1/72

Mensagem por Eduardo_Correa »

jairo.regio-jr. escreveu:Olá, Eduardo !

Eu uso primer sempre. Imagino que vc esteja utilizando Acrilex ou similar. Realmente a diluição é a chave da utilização dela junto com a mistura das cores.

Eu recomendo muito, mas muito mesmo, que vc faça a camuflagem com a massa multitak. Procure no youtube o Canal Tom plasti. Tiago tem um vídeo mostrando a utilização dela nesse processo. Não coloquei o link pq estou em um local onde o acesso ao YT não é permitido. :? :?

Quanto ao uso da fita automotiva para mascaramento eu recomendo tomar muito cuidado no uso junto com Acrilex.
Se diluído demais e tinta vai entrar por baixo da fita e manchar outras áreas.

Acompanhando aqui e com inveja da sua visão para essas peças de 1/72 das aeronaves da 2a guerra.
Isso é muito pequeno pra eu enxergar. :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Um abraço !! :thumbup: :thumbup:
Jairo, grato pelas dicas. Vou assistir sim os videos... Sim, estou usando tintas Acrilex, acho que vale o investimento. Por R$ 5,00 compra um tubo com 60 ml, da pra fazer misturas.... vamos ver...

Quanto a visão, é o ponto positivo dos míopes. Enxergo bem de perto. Mas mesmo assim acho as pecas MUITO pequenas... é difícil. Pretendo comprar uma lente de aumento de bancada. Mas agora não dá....

Estou de olho nas suas montagens também... O Bf-109 ficou sensacional....

Abraços
Avatar do usuário
profalexandre
Super Membro
Mensagens: 1986
Registrado em: 04 Out 2016, 08:46
Nome: Alexandre R T Souza
Localização: Campinas
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: MIG-21 MF Fishbed J - Academy 1/48 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Arado Ar 196A-3 Revell 1:72 GT 62 - Vought F4 Corsair - Montagem: F4U-5N Corsair - Revell - 1/72 - CONCLUIDO GT 63 - Porta Aviões - Montagem: USS Enterprise (CVN 65) - Revell - 1:720 GT 72 - BLINDADOS MILITARES SOBRE RODAS - Montagem: SpPz 2 Luchs A1/A2 Revell 1:35 GT 75 - Embarcações - Montagem: Submarino Chines Type 33G - Trumpeter - 1/144
 
GTs em Andamento:
GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: T-34/85 No 112 Academy 1/35 GT 75 - Embarcações - Montagem: US Navy Landing Ship Medium LSM-201 - Revell - 1/144 GT 79 - Aeronaves torpedeiras - Montagem: Fairey Swordfish Mk I - Airfix - 1/72 GT 82 - Transportes e Serviços - Montagem: Porta aviões Liao Ning - Trumpeter - 1/700
 

Re: Supermarine Spitfire MkIa - Airtix - 1/72

Mensagem por profalexandre »

Opa! Acompanhando mais esse. Tenho esse kit na fila também.

Boa montagem!!
Imagem
Avatar do usuário
Johnnn
Super Membro
Mensagens: 1075
Registrado em: 28 Jul 2012, 10:56
Nome: Jonatas Endo Capuchim
Localização: Novo Hamburgo - RS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Supermarine Spitfire MkIa - Airtix - 1/72

Mensagem por Johnnn »

Cara, sobre as fitas de mascaramento eu sou meio "fora da regra".
O mais adequado é utilizar a fita Tamiya, ela é especifica do hobby, tem boa aderência e não permite deixar a tinta passar por baixo facilmente. Seu problema é o preço.

A primeira alternativa é a crepe. A 3M é de longe a melhor fita crepe, mas isso implica em...alta aderência, isso pode ser prejudicial pois aumenta o risco de arrancar a tinta quando remover.
Usar uma fita de qualidade inferior tem uma menor aderência, mas pode ocorrer o inverso, a cola acabar ficando no modelo.
Por isso que uso uma fita de qualidade média e evito deixar mais de um dia colada. Por isso um planejamento da pintura é fundamental.

Agora eu comprei na China umas fitas que, até onde eu li, são iguais as Tamiyas, porém são utilizadas para scrapbook. São chamadas de washi tape ou fita de arroz, paguei 8 reais em 10 rolos, se forem iguais as Tamiyas nunca mais fita crepe.

Abraços

Enviado de meu ASUS_Z00VD usando Tapatalk
Avatar do usuário
jairo.regio-jr.
Membro
Mensagens: 929
Registrado em: 16 Jul 2016, 16:45
Nome: Jairo de Paula Jr.
Localização: Recife - PE
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Supermarine Spitfire MkIa - Airtix - 1/72

Mensagem por jairo.regio-jr. »

Johnnn escreveu:Cara, sobre as fitas de mascaramento eu sou meio "fora da regra".

Agora eu comprei na China umas fitas que, até onde eu li, são iguais as Tamiyas, porém são utilizadas para scrapbook. São chamadas de washi tape ou fita de arroz, paguei 8 reais em 10 rolos, se forem iguais as Tamiyas nunca mais fita crepe.

Abraços

Enviado de meu ASUS_Z00VD usando Tapatalk
Jonatas, por favor, quando receber coloque aqui no fórum e diga o que achou do produto. :thumbup: :thumbup:
"Don't waste your time always searching for those wasted years.
Face up! Make your stand and realize you are living in the golden years"
(Iron Maiden)
Responder

Voltar para “Aviação”