Master-Model

Próximos Eventos Programados:


[Bancada]  F-86F Sabre - Academy - 1/72

Fórum dedicado aos modelos de Aviação que se encontram na linha de montagem.

Moderador: Moderadores Aviação

Avatar do usuário
magnetorj
Super Membro
Mensagens: 12727
Registrado em: 09 Jun 2012, 16:14
Nome: romilson
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: RE: Re: F-86F Sabre - Academy - 1/72

Mensagem por magnetorj »

Johnnn escreveu:
magnetorj escreveu:já que é pra ser malvado segue mais uma moeda
Imagem
:rir_muito: :rir_muito: :rir_muito: :rir_muito: :rir_muito: :rir_muito:
o ultimo que postar fotos com moedas é a mulher do padre :rolando: :rolando: :rolando: :rolando:
Hahaha. Eu coloquei um assento com uma moeda. Maldade é o cara colocar um kit inteiro com uma moeda.....Hahaha

Aaaa, e sobre o pires, pode deixar que na próxima atualização vou tirar uma foto do sabre com ele hahaha

Abraços

Enviado de meu ASUS_Z00VD usando Tapatalk
:rir_muito: :rir_muito: :rir_muito: :rir_muito: :rir_muito:
Imagem
Avatar do usuário
Johnnn
Super Membro
Mensagens: 1075
Registrado em: 28 Jul 2012, 10:56
Nome: Jonatas Endo Capuchim
Localização: Novo Hamburgo - RS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: F-86F Sabre - Academy - 1/72

Mensagem por Johnnn »

Boa noite modelistas...
Thunderbolt escreveu:Excelente trabalho Johnnn
Detalhamento do cockpit ficou ótimo.
O tubo ficou bem legal também.
Começou muito bem.
Abraços.

Enviado de meu SM-T530 usando Tapatalk
Thunderbolt: Obrigado, sempre, a visita e aos elogios amigo. Gosto dos acentos de jatos pela possibilidade de incrementos. Que bom que gostou. Abraços

zelaorainmaker escreveu:Ficou show o cockpit!!!!!

belo começo!!!!

Abraço
Zelão: Obrigado a visita e aos elogios amigo. Espero que eu me mantenha na linha...hahaha. Abraços

anghinoni escreveu:nem pisquei o olho e ja fez o cockpit... eu ja tava pensando "po, gastar uma broca para isso?" ai continuei lendo e ate a parte que voce tira ela... ufs ate que ele é esperto hehe
Anghinoni: Hahaha, sacrificar uma broca para um tubo corrugado que nem vai aparecer tanto é demais, se eu fizesse isso poderia me internar. Que bom que gostou amigo. Obrigado a visita e aos elogios. Abraços

Rafael Guerra escreveu:Lindo cockpit!
Foi engenhoso no lance do tubo. Muito bom.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Rafael: Obrigado a visita e aos elogios amigo. Que bom que gostou, tentei me inspirar um pouco nas tuas montagens para incrementa-lo. Abraços

Ruffuswood escreveu:Fala Jhonnn!

Ótimas soluções para seu cockpit! Sigo aqui acompanhando!
Ruffuswood: Que bom que gostou amigo, na real essa montagem só esta saindo por causa de um comentário passado teu ai no fórum, mais para frente vai saber...hahaha. Abraços

felipecadena escreveu:Cara curti a técnica do tubo e já mim! Parabéns pra variar muito bom até aqui!

Enviado de meu Lenovo A6020l36 usando Tapatalk
Felipe: Sempre presente amigo, que bom que gostou da técnica, espero que consiga usa-la em algum projeto teu em breve. Obrigado aos elogios. Abraços

denis bonetti escreveu:Cheguei por aqui para acompanhar mais um trabalho digno de prêmio, com toda certeza.

Boa montagem amigo.

Abraços
Denis: Rapaz, digno de prêmio? Só se for em sonho......hahaha. Nunca fui num open, ja prometi umas duas vezes e acabei não indo, mas esse ano vou tentar ir no de Porto Alegre, ver se aprendo um pouco com os mestres. Obrigado aos elogios. Abraços

Eduardo_Correa escreveu:Sensacional a montagem e as técnicas.... Só aprendendo...

Perguntinha bem básica. Do que são feitas aquelas"bolas" em que você prende as peças para pintar. Parece uma massa ou chiclete...

Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk
Eduardo: Obrigado a visita e aos elogios, espero que consiga aproveitar algo das minhas montagens malucas. Bom, sobre a massinha ja lhe respondi, quando precisar é só perguntar. Abraços

jairo.regio-jr. escreveu:Acompanharei. :thumbup: :thumbup:
Jairo: Opa, com certeza sempre será bem-vindo amigo. Abraços!

magnetorj escreveu:Imagem
muito bom,mais kd o pires mágico??? :raiva: :raiva: :raiva: :raiva:
Magneto: Rapazzz, estou reduzindo o uso do pires, agora uso só para aplicar os decais, para ver se ajuda amolecer....hahahaha. Mas fica por ai que logo ele aparece amigo. Abraços!

SR da guerra escreveu:De olho Johnnn!

boa montagem amigo!
Sr da guerra: Obrigado a visita amigo, seja muito bem-vindo e sinta-se em casa para dar pitaco. Abraços


E depois de uma calorosa conversa com os amigos, seguimos com a montagem...

...começamos a desmembrar as peças do sprue. Começando pelas asas em flecha, uma herança do 262.
Imagem

Essas superfícies vão me dar uma DOR DE CABEÇA, logo mais vamos saber porque:
Imagem

Removi também os tanques auxiliares:
Imagem

Colados:
Imagem

Um problema da academy é seu relevo, muitas vezes é meio irregular, alguns pontos quase some:
Imagem

Neste modelo vou reforçar todos os relevos pois eles terão uma função vital no modelo.

Mas enquanto isso, colocamos a chumbada e fechamos o pastel:
Imagem

Bico ja fora do sprue:
Imagem

E colado:
Imagem

E aqui ja fiz um trabalho de reescribe nas asas, antes de colar, pois o trabalho fica mais facilitado:
Imagem

Asas coladas:
Imagem

Resultado pós-reescribe:
Imagem

E partimos para a colagem das asas na fuselagem:
Imagem

Emendas em evidencia, vai ser necessário um belo trabalho de massa/lixa:
Imagem

E uma descansada sobre o pires mágico (Viu Magneto, eu disse que ele ia aparecer...hahaha)
Imagem

Enquando o Sabre descansa, vou removendo e limpando as demais peças:
Imagem

E aqui todas as peças organizadas, assim evito perde-las:
Imagem

Começando o exaustivo trabalho de reescriber, lixa e acerto da superficie:
Imagem

Se um modelo pintado ja exige um cuidado especial as emendas, modelos com acabamento de metal natural exigem o triplo de cuidado, qualquer diferença é evidenciado, portanto essa fase é de suma importância para um resultado bacana.
Portanto seguimos com a aplicação da massa:
Imagem
Imagem

Agora é esperar a massa secar e lixar, lixar, lixar, massa, lixar, lixar, massa e lixar mais um pouco.

Assim que concluído essa etapa vou iniciar a "pintura", mas nesse caso não vou utilizar tinta, depois de exaustivos testes e pesquisas, decidi utilizar bare metal para revestir o modelo.
Vai ser uma epopeia, mas acho que vai dar certo.

Nos próximos capítulos eu detalho todo o processo.

Agora podem malhar a vontade.

Abraços a todos.

Até+
Avatar do usuário
Thunderbolt
Super Membro
Mensagens: 15596
Registrado em: 17 Jun 2013, 20:52
Nome: Guilherme Augusto Sorrenti
Localização: Sorocaba-SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 11 vezes

Re: F-86F Sabre - Academy - 1/72

Mensagem por Thunderbolt »

Malhar o que amigo?
O trabalho está muito bom.
O reescriber ficou com um resultado excelente.
Dá-lhe lixa agora que o resultado com o bare metal promete ser algo fora de série.
Sigo acompanhando.
Abraços.

Enviado de meu SM-T530 usando Tapatalk
Avatar do usuário
felipecadena
Super Membro
Mensagens: 1648
Registrado em: 03 Out 2016, 20:05
Nome: Felipe Cadena
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: F-86F Sabre - Academy - 1/72

Mensagem por felipecadena »

Pra variar uma montagem massa, cara gostei deste kit, apesar de gostar só de hélices curti muito e meu filho que organização em.

Enviado de meu Lenovo A6020l36 usando Tapatalk
Avatar do usuário
Ruffuswood
Membro
Mensagens: 738
Registrado em: 03 Jan 2015, 13:37
Nome: Vinicius Marques
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: F-86F Sabre - Academy - 1/72

Mensagem por Ruffuswood »

Fala Jhonnn!

Seu trabalho está indo no caminho certo, um coisa de cada vez é muito bem feito!

Sobre o bare metal, acredito que vá ficar muito legal, única coisa que eu daria um pitaco é para que preparasse uma superfície extremamente lisa para ele aderir com mais facilidade, depois só polir o danado com um pouquinho de kaol com muito cuidado que vai ficar coisa de doido! Outra coisa legal do alumínio polido é que as marcações naturalmente tem relevo, ou seja decais ficam mais realistas!

Fiquei curioso sobre o que eu disse que lhe trouxe inspiração hehehehe

Abraços e siga em frente!
Avatar do usuário
Coelho
Membro
Mensagens: 899
Registrado em: 22 Ago 2013, 15:33
Nome: Bruno Coelho
Localização: Joinville/SC
Agradeceu: 19 vezes
Curtiram: 20 vezes

Re: F-86F Sabre - Academy - 1/72

Mensagem por Coelho »

Isso não é uma montagem, é uma aula!

Chegando aqui pra acompanhar.
Avatar do usuário
denis bonetti
Super Membro
Mensagens: 11206
Registrado em: 06 Ago 2013, 19:38
Nome: denis pace bonetti
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: F-86F Sabre - Academy - 1/72

Mensagem por denis bonetti »

Tudo no caminho certo Johnnn, muito bom.

Quando terá OPEN aqui em Porto Alegre? De repente vou também.

Abraços

Enviado de meu SM-G610M usando Tapatalk
Avatar do usuário
Adriano JFMG
Membro
Mensagens: 451
Registrado em: 05 Nov 2016, 11:00
Nome: Adriano Giraldelli
Localização: Juiz de Fora - MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: F-86F Sabre - Academy - 1/72

Mensagem por Adriano JFMG »

Acompanhando a sua montagem, tudo mto bom.
Bancada:Imagem

Concluídos:ImagemImagemImagemImagemImagem
Avatar do usuário
Johnnn
Super Membro
Mensagens: 1075
Registrado em: 28 Jul 2012, 10:56
Nome: Jonatas Endo Capuchim
Localização: Novo Hamburgo - RS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: F-86F Sabre - Academy - 1/72

Mensagem por Johnnn »

Boa noite modelistas
Thunderbolt escreveu:Malhar o que amigo?
O trabalho está muito bom.
O reescriber ficou com um resultado excelente.
Dá-lhe lixa agora que o resultado com o bare metal promete ser algo fora de série.
Sigo acompanhando.
Abraços.

Enviado de meu SM-T530 usando Tapatalk
Thnderbolt: Olha, esse reescriber deu trabalho, mas acho sempre uma fase prazerosa, o resultado traz muita satisfação. Sim, o bare metal esta dando um belo efeito, mas se arrependimento matasse, eu ja tinha morrido 10 vezes...hahaha. Mas ajoelhou, vai ter de rezar. Obrigado a visita e aos elogios amigo. Abraços

felipecadena escreveu:Pra variar uma montagem massa, cara gostei deste kit, apesar de gostar só de hélices curti muito e meu filho que organização em.

Enviado de meu Lenovo A6020l36 usando Tapatalk
Felipe: Obrigado a visita e aos elogios amigo. Também prefiro as hélices, tanto que sempre procuro as hélices, só depois lembro que o Sabre não tem...hahaha. A tento manter sempre organizado, assim o risco de perder as peças é menor. Abraços amigo.

Ruffuswood escreveu:Fala Jhonnn!

Seu trabalho está indo no caminho certo, um coisa de cada vez é muito bem feito!

Sobre o bare metal, acredito que vá ficar muito legal, única coisa que eu daria um pitaco é para que preparasse uma superfície extremamente lisa para ele aderir com mais facilidade, depois só polir o danado com um pouquinho de kaol com muito cuidado que vai ficar coisa de doido! Outra coisa legal do alumínio polido é que as marcações naturalmente tem relevo, ou seja decais ficam mais realistas!

Fiquei curioso sobre o que eu disse que lhe trouxe inspiração hehehehe

Abraços e siga em frente!
Ruffuswood: Obrigado a visita e aos elogios amigo. Sempre gosto de fazer as coisas com calma. Sobre o bare metal eu ja tive esse cuidado de deixar a superfície lisa, nos meus testes eu percebi que alem de aderir melhor, da um melhor acabamento.
Sobre o que tu disse, vou mencionar mais para frente......hahaha. Abraços!

Coelho escreveu:Isso não é uma montagem, é uma aula!

Chegando aqui pra acompanhar.
Coelho: Obrigado a visita amigo. Fico muito contente em considerar que é uma aula, eu posto no fórum com objetivo de compartilhar as dificuldades e as saídas, se alguém conseguir aproveitar 1% das minhas montagens, o dever foi cumprido. Abraços

denis bonetti escreveu:Tudo no caminho certo Johnnn, muito bom.

Quando terá OPEN aqui em Porto Alegre? De repente vou também.

Abraços

Enviado de meu SM-G610M usando Tapatalk
Denis: Obrigado a visita e aos elogios. Então amigo, vai ter o Open da UPPA, o Éverton postou até o banner aqui no fórum, vai ser no DC shopping em novembro, se não me engano dias 18 e 19. Acredito que vou levar o 262 e vou tentar terminar o Sabre até la. Vai sim, derrepente nos vemos por la para eu poder apreciar seus trabalhos. Abraços

Adriano JFMG escreveu:Acompanhando a sua montagem, tudo mto bom.
Adriano: Seja bem-vindo amigo e obrigado aos elogios. Sei que gosta dos jatos, espero não desaponta-lo......hahaha. Abraços.



Bom amigos, agora senta que la vem história.

Comprei esse kit pois gosto muito do Sabre e quero, ao longo da minha coleção, montar os principais caças de cada geração, portanto o Sabre é uma peça indispensável.
Porém queria um acabamento próximo do real. O Alclad faz milagres, mas não possuo equipamento adequado para aplicação (Entenda por aerografo+compressor+cabine).

O Mestre Alexandre estava montando a Mercedes dele quando, o Ruffuswood comentou do uso de bare metal caseiro para fazer os detalhes cromados. Quando li seu comentário minha cabeça começou a borbulhar ideias, lembrei do kit do Sabre que estava anos guardado e pensei "Nada melhor que representar o alumínio usando alumínio."

Comecei as pesquisas e testes, cheguei a conclusão que era possível e viável com o material que disponho.

Mas chega de lenga-lenga e vamos as fotos (Desculpem, mas são muitas)

Iniciamos com o trabalho de lixa, para isso conto com 3 lixas: 600, 1200 e 2000:
Imagem

e dá-lhe lixa:
Imagem

Os detalhes do rebites gosto de usar uma agulha como "broca", a sua ponta permite que eu controle o diâmetro dos rebites:
Imagem

resultado:
Imagem

Aqui um detalhe que percebi nas referências e que considerei que esta diferente no kit da academy. Existe uma chapa que separa a porta das metralhadoras do bico, no kit parece que é uma única chapa:
Imagem

Então vamos as correções, isso fará diferença no acabamento das chapas:
Imagem

Depois de finalizado os relevos, comecei o trabalho de lixa do modelo, aqui com a "barriga" lisa:
Imagem

Como o bare metal é muito sensível a imperfeições da superfície, decidi polir o plástico:
Imagem

Aqui o resultado do polimento:
Imagem
Imagem


Pronto para o bare-metal:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Material para aplicação do bare-metal:
Pinça, palito de dente, scribber, cotonete, um pedaço de algodão, papel toalha, régua, bare-metal, álcool isopropílico e um estilete com lâmina nova (bisturi e lamina de barbear também servem).
Imagem

Primeiro é feito uma limpeza da área com álcool:
Imagem

Corto um pedaço de alumínio, maior que a área a cobrir:
Imagem

Coloco de leve sobre a superfície:
Imagem

Com o cotonete eu começo a "sentar" o alumínio na superfície, cuidando para não criar rugas:
Imagem

Com o palito de dente marco os relevos, uso o palito pois ele marca o relevo sem rasgar o alumínio:
Imagem

Relevo marcado:
Imagem

O relevo é importante pois ele será a guia para a lâmina, assim consigo cortar o bare metal somente na região que desejo. Depois de passar lamina nos relevos, eu utilizo uma pinça para remover os excessos:
Imagem

Removido os excessos, eu utilizo o pano de algodão para "sentar" mais ainda o alumínio sem marca-lo. Aqui o resultado:
Imagem

Relevos que estão dentro da chapa podem ser evidenciados com o palito de dente:
Imagem

Poderia tentar aplicar uma única folha em toda a asa, porém isso implica em:
- Quanto maior o bare-metal mais difícil é manipular pois ele tende a enrolar
- o risco de rugas, rasgar, marcar, etc é maior
- Caso algo der errado, ira ter de substituir uma grande área, não somente uma chapa.
- Não é possível fazer efeitos de diferença dos painéis.

Portando a aplicação deve ser chapa a chapa. É chato, é difícil, é cansativo. Como respondi ao Thunderbolt, se arrependimento matasse, eu já havia morrido, pois, as vezes, uma única chapa deve ser refeita 3 ou 4 vezes até ficar bom.

No Sabre, há tres acabamentos de alumínio, o "jateado" sobre os tanques das asas, o polido na fuselagem e o alumínio queimado nas metralhadoras e saída do motor.

Para o alumínio jateado utilizei o lado fosco do alumínio. Para fazer a diferença dos painéis eu somente apliquei o alumínio em diferentes direções, folha na vertical e na horizontal.
Aqui o resultado da "alma" da asa, com a diferença nos painéis:
Imagem

Para o alumínio polido, utilizei o lado brilhante do alumínio e dei diferentes acabamentos (kaol, massa de polir, pasta de dente) para diferenciar os painéis.

A borda das asas utilizam alumínio polido, portanto vamos a aplicação:
Imagem

Nos pontos onde a chapa termina, podemos utilizar uma lixa fina para "cortar" o alumínio, lixamos na quina até desgastar o aluminio:
Imagem

Resultado final da asa:
Imagem

Infelizmente algumas marcas ficam, o alumínio é muito sensível, deixa-lo 100% liso seria absurdamente trabalhoso, portanto algumas imperfeições eu deixei passar, seria stress desnecessário que descaracterizam o objetivo do hobby.

Uma prévia do trabalho:
Imagem

Depois de dois dias trabalhando (Computando umas 6 horas), cheguei a este ponto:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Reflexo da pinça na fuselagem:
Imagem
Imagem

Estou bem feliz com o resultado, porém levará mais tempo que imaginei. Apliquei alumínio em superfícies retas, já levei todo esse tempo, imagino quando chegar nos pontos críticos (base do estabilizador vertical, etc). Estimo que mais dois fins-de-semana bem trabalhados para finalização, mas vai valer a pena.

Agora, ainda estou na duvida sobre as faixas, vi no tópico do Thunder que não foi recomendado o uso dos decais, mas pintar sobre o alumínio seria uma segunda epopeia, que estava querendo evitar. Mas vamos ver como a coisa anda até la.

Desculpem mais uma vez ao longo texto e o excesso de fotos, mas tentei documentar bem pois não encontrei nada em português sobre esse processo, assim fica de passo-a-passo para os colegas que querem se aventurar (Ja adianto que o nível de paciência exigido é, no minimo, Jedi.........hahaha)

Agora, podem malhar a vontade amigos.

Obrigado as visitas e abraços a todos!

Até+
Avatar do usuário
felipecadena
Super Membro
Mensagens: 1648
Registrado em: 03 Out 2016, 20:05
Nome: Felipe Cadena
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: F-86F Sabre - Academy - 1/72

Mensagem por felipecadena »

Meu irmão que trabalho do inferno.... Espantado com a qualidade deste material e a paciência do senhor mestre Jedi, que coisa linda eu imagino tua cara de felicidade em cada aplicação isso deve estar a coisa mais linda do mundo pessoalmente, mais uma vez parabéns pelo trabalho magnífico, meu querido amigo me diga por favor onde você comprou este danado deste Metal.

Enviado de meu Lenovo A6020l36 usando Tapatalk
Editado pela última vez por felipecadena em 08 Out 2017, 14:18, em um total de 1 vez.
Responder

Voltar para “Aviação”