Master-Model

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

[Expositor]  Supermarine Spitfire PR.XIX - AIRFIX - 1/72

Fórum dedicado aos modelos de Aviação que se encontram na linha de montagem.

Moderador: Moderadores Aviação

Avatar do usuário
Eduardo_Correa
Membro
Mensagens: 830
Registrado em: 22 Ago 2017, 13:28
Nome: Eduardo Correa
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Supermarine Spitfire PR.XIX - AIRFIX - 1/72

Mensagem por Eduardo_Correa »

Olá, este é meu primeiro modelo. Nunca montei um Plastimodelo na minha vida, então o resultado não será aquela maravilha mesmo, mas vamos lá mesmo assim.

Escolhi o Spitfire porque esté é um avião clássico. Belas linhas, principalmente as versões com asa elípticas sem as pontas cortadas. O Spitfire foi o unico avião de caça aliado a atuar do início ao fim da WWII. A versão deste kit na verdade é o desenvolvimento derradeiro do Spitfire como versão de reconhecimento, sem armamentos porém com autonomia bastante ampliada (3,5 vezes maior do que a versão original do Spitfire), teto operacional de 40.000 ft de altitude, algo em torno dos 11.000 metros e grande velocidade. Foram prodixidos 25 unidades da versão XIX (ou Mk 19) entre 1944 e 1946, sendo que o avião foi operacional até 1954.

O kit eu escolhi por ser relativamente barato, já que de antemão sabemos que não ficará bom....

Imagem

A versão que eu escolhi para montar será a Sueca, já que esta a pintura da fuselagem é em um único tom, sem camuflagens.

Para iniciar, comprei algumas ferramentas que me pareceram essenciais, como um alicate de corte e pinças de eletrônicos, alguns pinceis e 3 tintas.

De cara já identifiquei algumas dificuldades. As peças são realmente pequenas, me surpreendi. Seguindo as instruções comecei pelo cockpit e pintei alguns pequenos detalhes do piloto e manche para começar a trabalhar e me acostumar com as tintas. Também devido ao tamanho das peças, não soube muito bem como diluir a tinta e acabei pintando sem nenhum tipo de diluição mesmo.

Imagem
Imagem

O conjunto spinner/hélice até que ficou razoável. Descobri que ou não esperei a tinta secar suficientemente ou a cola remova a tinta... Vou ter que tomar bastante cuidado....
Imagem

Aqui fiz uma tentativa de diluição da tinta e arrisquei pintar o interior da cabine... Acho que o tamanho do pincel não foi o correto... Vai ficar só com uma demão de tinta mesmo, pois a ideia era fazer o teste com a tinta mesmo...
Imagem

Começando a juntar as partes....
Imagem
Avatar do usuário
profalexandre
Super Membro
Mensagens: 1986
Registrado em: 04 Out 2016, 08:46
Nome: Alexandre R T Souza
Localização: Campinas
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: MIG-21 MF Fishbed J - Academy 1/48 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Arado Ar 196A-3 Revell 1:72 GT 62 - Vought F4 Corsair - Montagem: F4U-5N Corsair - Revell - 1/72 - CONCLUIDO GT 63 - Porta Aviões - Montagem: USS Enterprise (CVN 65) - Revell - 1:720 GT 72 - BLINDADOS MILITARES SOBRE RODAS - Montagem: SpPz 2 Luchs A1/A2 Revell 1:35 GT 75 - Embarcações - Montagem: Submarino Chines Type 33G - Trumpeter - 1/144
 
GTs em Andamento:
GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: T-34/85 No 112 Academy 1/35 GT 75 - Embarcações - Montagem: US Navy Landing Ship Medium LSM-201 - Revell - 1/144 GT 79 - Aeronaves torpedeiras - Montagem: Fairey Swordfish Mk I - Airfix - 1/72 GT 82 - Transportes e Serviços - Montagem: Porta aviões Liao Ning - Trumpeter - 1/700
 

Re: Supermarine Spitfire PR.XIX - AIRFIX - 1/72

Mensagem por profalexandre »

Opa! Seja bem vindo, Eduardo!!
Começando logo com um super clássico, hein! Parabéns pela escolha.
Realmente você já descobriu um dos segredos. A cola remove a tinta. Uma saída é mascarar com fita adesiva onde for aplicar a cola depois, ou então lixar levemente o local antes de aplicar a cola. Assim tira a camada de tinta só de onde realmente é necessário.
Acredito que você vai gostar bastante deste forum. O que não falta aqui é mestre pra nos dar dicas. Eu aprendo constantemente.

Abraço!
Imagem
Avatar do usuário
felipecadena
Super Membro
Mensagens: 1648
Registrado em: 03 Out 2016, 20:05
Nome: Felipe Cadena
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Supermarine Spitfire PR.XIX - AIRFIX - 1/72

Mensagem por felipecadena »

Opa Eduardo meu filho este kit e muito bom os detalhes são realmente muito bem feitos, e além de tudo é um clássico, cara eu antes de pintar o kit sempre testo a diluição com uma garrafa pet e simples e funciona quando vc charmoso que está bom aí vc já aprendeu a diluição, a cola realmente tira tudo mais vc pode dar uma raspadinha na área de colagem como o professor já falou, é o spinner ficou massa parabéns pra primeira montagem está indo bem amigo !

Enviado de meu Lenovo A6020l36 usando Tapatalk
Avatar do usuário
magnetorj
Super Membro
Mensagens: 12727
Registrado em: 09 Jun 2012, 16:14
Nome: romilson
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Supermarine Spitfire PR.XIX - AIRFIX - 1/72

Mensagem por magnetorj »

Imagem
pintou com o pincel ou aerografo????? :pensando: :pensando: :pensando:
Imagem
Avatar do usuário
TioDrakul
Super Membro
Mensagens: 3114
Registrado em: 04 Mar 2013, 14:27
Nome: Daniel Campos
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 6 vezes

Re: Supermarine Spitfire PR.XIX - AIRFIX - 1/72

Mensagem por TioDrakul »

Mas você está fazendo certo mesmo em comprar um kit barato para experimentar, nem se preocupe
Avatar do usuário
Eduardo_Correa
Membro
Mensagens: 830
Registrado em: 22 Ago 2017, 13:28
Nome: Eduardo Correa
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Supermarine Spitfire PR.XIX - AIRFIX - 1/72

Mensagem por Eduardo_Correa »

magnetorj escreveu:Imagem
pintou com o pincel ou aerografo????? :pensando: :pensando: :pensando:
Pincel. Não tenho aerógrafo.... ainda.... :lol:
Avatar do usuário
Eduardo_Correa
Membro
Mensagens: 830
Registrado em: 22 Ago 2017, 13:28
Nome: Eduardo Correa
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Supermarine Spitfire PR.XIX - AIRFIX - 1/72

Mensagem por Eduardo_Correa »

TioDrakul escreveu:Mas você está fazendo certo mesmo em comprar um kit barato para experimentar, nem se preocupe
Acho que ainda vou ficar um bom tempo nos kits baratos....
Avatar do usuário
magnetorj
Super Membro
Mensagens: 12727
Registrado em: 09 Jun 2012, 16:14
Nome: romilson
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Supermarine Spitfire PR.XIX - AIRFIX - 1/72

Mensagem por magnetorj »

Eduardo_Correa escreveu:
magnetorj escreveu:Imagem
pintou com o pincel ou aerografo????? :pensando: :pensando: :pensando:
Pincel. Não tenho aerógrafo.... ainda.... :lol:
ficou ótimo com pincel :aeee: :aeee: :aeee: :aeee:
Imagem
Avatar do usuário
Eduardo_Correa
Membro
Mensagens: 830
Registrado em: 22 Ago 2017, 13:28
Nome: Eduardo Correa
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: RE: Re: Supermarine Spitfire PR.XIX - AIRFIX - 1/72

Mensagem por Eduardo_Correa »

magnetorj escreveu:
Eduardo_Correa escreveu:
magnetorj escreveu:Imagem
pintou com o pincel ou aerografo????? :pensando: :pensando: :pensando:
Pincel. Não tenho aerógrafo.... ainda.... Imagem
ficou ótimo com pincel :aeee: :aeee: :aeee: :aeee:
São duas peças. O spinner é separado da hélice. Pintei separado e depois colei. E a foto esconde as imperfeições...

Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk
Avatar do usuário
Tiago Guilger
Super Membro
Mensagens: 6606
Registrado em: 13 Ago 2015, 14:07
Nome: Tiago Guilger
Localização: Itu - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Supermarine Spitfire PR.XIX - AIRFIX - 1/72

Mensagem por Tiago Guilger »

Fala Eduardo!

chegando pra acompanhar aqui também!
sim, a cola remove a tinta, e a tinta por sua vez atrapalha a colagem, então sempre nas partes de contato ou pinos guia das peças a serem coladas, dê uma lixadinha na pintura, e aplique uma quantidade mínima de cola, já é o suficiente...

pelo que deu pra ver nas fotos, a pintura da helice e spinner ficaram muito bom, sem marcas de cerdas, ou perda de detalhes... e a do interior, talvez se tivesse dado mais uma ou duas demãos teria conseguido uma ótima cobertura...

está usando primer ou esta pintando direto?

abraços!
Responder

Voltar para “Aviação”