Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:


CVN-65 Enterprise - Tamiya - 1:350

Moderador: Moderadores GT

Avatar do usuário
mphenix
Acabei de Chegar
Mensagens: 9
Registrado em: 22 Fev 2018, 17:14
Nome: Mozartt Braz
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: CVN-65 Enterprise - Tamiya - 1:350

Mensagem por mphenix »

Vrykolakas escreveu:
mphenix escreveu:
Vrykolakas escreveu:As cores são:
Haze Gray FS36270
Deck Gray FS36118
Flight Deck Gray FS35076
Anti-fouling Red - Este não consegui achar nenhuma referência do FS, mas seria próximo ao #37 Matt Reddish Brown da Revell
Para as aeronaves, Light Gull Gray

Eu uso estas tintas: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... idades-_JM

Ola Vrykolakas, sou novato de tudo e não entendi nada rsrs, mais lendo o manual vi que a carcaça do Enterprise usa as cores (XF-24,XF-63,XF-2,XF-3,XF-7 e uma cor lá Hull Color que acho que e a do plastico mesmo... eu acho rsrs), mais acho que a Deck Gray seria a XF-24, seguindo neste sentido, outra coisa 10 ml de tinta daria pra pintar a carcaça do Enterprise 1:350 ??

Estou muito precisando de uma ajuda acho que iniciei errado rsrs pois comprei primeiro o USS Enterprise e tb 4 avioes 1:72 eu acho mais esses já vieram com tinta e pincel ( https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... -05797-_JM ) como estava em viagem saiu muito barato e acabei comprando.

Não tenho Aerógrafo e quero iniciar com esse o que vc acha ? ( https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... filtro-_JM ).
Bem... vamos lá:

FS significa Federal Standard e é um padrão internacional para especificar com maior precisão as cores, sendo utilizado por nós como uma referência, não apenas para identificar as devidas correspondências de cores entre tintas de diferentes fabricantes (Tamiya e Humbrol, por exemplo), mas também para a aferir qual a cor mais adequada para ser usada no modelo, uma vez que muitas vezes há erros no manual.

A versão do padrão atual é conhecida com FS595b. Você pode acessar aqui, o arquivo completo com os chips: http://www.spmodelismo.com.br/material/ ... fs595b.pdf

O padrão FS é composto de cinco números assim representados:

O primeiro número pode ser 1,2 ou 3 sendo:

1: Brilhante
2: Acetinado (semi-brilho)
3: Fosco

O Segundo número representa um grupo geral de cores:

0: Marrom
1: Vermelho
2: Laranja
3: Amarelo
4: Verde
5: Azul
6: Cinza
7: Outros (Branco, Preto, Violeta, Metálico)
8: Fluorescentes

Os três dígitos restantes combinam-se em um número que indica a intensidade. Valores menores indicam cores mais escuras e maiores, mais claras. Os números são criados com lacunas para permitir a inserção de novas cores. Assim, essa tabela é uma coleção de cores e não um sistema de cores. Isso traz algumas implicações:

A existência de uma cor 1xxxx não implica que haja equivalente em 2xxxx ou 3xxxx. No entanto, referências podem ser virtualizadas, pois assume-se que a cor será a mesma apenas mudando de brilho. Além disso, a tabela FS não é extensível, ou seja, se você comparar uma cor RLM, por exemplo, você terá um valor FS que se aproxima à mesma, mas não necessariamente é uma equivalência exata. Na prática, o FS pode ser usado como uma aproximação boa para se encontrar praticamente qualquer cor. Mas mesmo assim, para a Luftwaffe recomendo seguir o padrão RLM e para a Wehrmacht o RAL.

Sendo assim, quando você perguntou sobre quais as cores utilizar, te informei o padrão FS e não pelo fabricante. Inclusive se vc for comprar tintas da PR Colours ou Drycolors (também são excelentes), basta pedir pelo FS desejado. Quanto ao vermelho do casco, já o Red Hull da tamiya é um pouco diferente do Anti-fouling Red, mas serve.

Mas não encana com isto não. Se você quiser usar as tintas da Tamiya, não há nenhum problema, o importante é vc gostar do resultado. O primeiro a ser agradado é vc e danem-se os críticos.

Quanto aos kits que vc comprou, o Enterprise é pedreira. Mas vc pode, se achar que ajuda, acompanhar a minha montagem aqui. Mas estou usando muitos aftermarket, que sao acessórios comprados para um kit que não vem na caixa original, então a montagem está mais complexa do que se você montar direto da caixa.

Quanto aos 4 kits, são todos excelentes. Mas as tintas que vem nele não são suficiente. Sugiro vc navegar pelos GTs e verá diversas montagens de cada um deles, que poderá lhe servir de referência. Sugiro começar com o F-104, embora o EF-2000 seja mais "fácil" a montagem, a pintura comemorativa e mais complicada. Se inscrever nos GTs em que eles se encaixem seria interessante, pois o pessoal pode ir te ajudando e dando dicas ao longo da montagem.

E recomendo fortemente o uso do aerógrafo. O cabra tem de ser bom para conseguir um resultado equivalente no pincel, ainda mais em grandes extensões.

Vou reproduzir abaixo uma postagem minha em outro tópico sobre este mesmo assunto:
Para mim, o equipamento a ser comprado, depende do quanto vc está dispostos a gastar.

Mas mesmo que seja muito, não entendo que valha a pena comprar de cara um Harder Steenbeck, por exemplo. Tem a novela de alguns que ninguém começa a dirirgir uma Ferrari, mas não significa que você deva começar com um fusca ou Fiat 147. Aprender com coisa boa, permitirá um desenvolvimento mais rápido e resultados que melhores te agradarão. Dois exemplo, uma de analogia e outro mais prático:

1 - Na faculdade eu podia escolher comprar um estetoscópio BD ou outro básico ou um Littmann Cardiologic ou outro equivalente. Um BD custa no máximo R$ 100 e um Littmann na casa dos R$ 1400. Eu era estudante, não planejava fazer caridologia, para quê comprar um caro? Bem, ele não ia me fazer auscultar sons que eu desconhecia, mas a clareza, pureza, sensibilidade, em suma, a qualidade do aparelho me permitiu perceber e distinguir os diferentes sons muito mais rápido e com melhor precisão do que se estivesse usando um BD ou similar. E hoje, passados quase 25 anos ele ainda está perfeito, necessitando uma ou outra manutenção.

2 - Se você começa com um aerógrafo top, não vai sair do dia para noite pintando igual a Peppa Saavedra, na realidade, vai cometer os mesmos erros de atomização, entupimento, escorrimento, linhas grossas, etc, de todo mundo que começa. mas a sua curva de aprendizado será mais rápida e os resultados irão cada vez te frustrar menos.

Da mesma forma que um .22 no coração é muito mais mortal do que um .45 no dedão do pé, um cara muito bom tem excelentes resultados com um xing ling. Mais do que um neofito com um Steenbeck (vai até quebrar a ponta da agulha). Assim como eu hoje se pegar um BD, ausculto muito melhor do que um estudante com um Littmann. Mas o esforço que tem de ser feito para se alcançar o mesmo resultado é muito maior e muitas vezes frustrante.

Eu particularmente considero o Iwata Eclipse HP-CS um excelente aerógrafo para a vida toda. Com agulha de 0,35mm, copo de 1/3 oz e tampado, dupla ação, etc. atende tudo o que você precisa. Mas custa cerca de R$ 1000. Além de não ter os famigerados O-Rings que dissolvem com os mesmos diluentes que dissolvem a tinta que usamos neles. Parece aquela piada do Protetor Solar que causa câncer de pele.

Desta forma, independente da marca, eu recomendaria que o seu aerógrafo oficial tivesse as seguintes características.

1 - Agulha de 0,3mm: permite pintar linhas razoavelmente finas, assim como cobertura de consideráveis extensões, mesmo que vc vá ter uma produtividade um pouco menor para cobrir a carroceria deste caminhão 1:32, o problema não estará na qualidade da pintura, mas no tempo para cobrir tudo. Com este bico ele vai atender perfeitamente a 90% das montagens "normais"

2 - Copo com capacidade de pelo menos 8 ml: Evita de ter de ficar recarregando o copo toda hora.

3 - Copo com tampa que trave: Permite vc virar o aerografo sem que escorra tinta para cima do modelo

4 - Dupla-Ação: Com o tempo vc aprende a controlar o fluxo de ar e de tinta no gatilho, o que implica diretamente no resultado que vc está procurando obter em termo de cobertura, efeito, etc.

5 - Sem O-Rings: Diminui consideravelmente as dores de cabeça com manutenção do aerógrafo

6 - Se tiver um limitador do curso da agulha, ganha uns pontos a mais. Isto ajuda principalmente em trabalhos delicados, como as "bolotas" dos Bf-109, quando se a gente bobeia e puxa o gatilho para trás mais do que devia assassina a pintura do avião.

Com o tempo vc pode sentir necessidade de adquirir um aerógrafo para trabalhos mais finos, com uma agulha de 0,2mm (ou menos) ou com agulhas maiores para grandes coberturas. Eu hoje tenho um Eclipse que uso apenas para Enamel e outro apenas para acrilicas e um Gatti de 0,2mm para fazer as "bolotas".

Já o compressor, além do dinheiro que você está disposto a gastar, tem o fator barulho. Existem os compressores "caseiros" feitos com motores de geladeira. Eles têm um excelente custo benefício, mas juro que morro de medo de ficar no mesmo ambiente que um destes. Sugiro uma lida na NR 13 sobre vasos de pressão.

De qualquer forma, importante que o compressor esteja acoplado a algum reservatório. Isto evita do compressor ficar funcionando o tempo todo, o que evita aquecimento e barulho, assim como evita variações de pressão no jato. Mesmo os melhores terminam por trabalhar "pulsando", o que não gera um fluxo de ar ideal para uma pintura legal. Ou seja, não adianta ter um Harder Steenbeck de 1500 pratas e usar um compressor de baixa pressão ou que fica pulsando.

Sendo assim, independente da marca, o ideal seria que o compressor que vc escolha tivesse as seguintes características:

1 - Ter um reservatório de pelo menos 8 litros. Além de tudo ele ajuda com a umidade, que acaba ficando no reservatório e não vai para a mangueira. Isto permite inclusive que vc pinte em dias chuvosos.

2 - Ter manometro. Permite vc regular a pressão do ar. Para garndes coberturas, vc vai usar 20 ou 25 psi. Para detalhes, como as bolotas, 12 ou 14 psi.

3 - Se silencioso. Um barulhento incomoda os vizinhos, acorda as crianças, deixa a patroa maluca e vc surdo.

Eu tinha um Ferrari. 24 L, mas ensadecia todo mundo, gatos começavam a miar e cachorros a latir, vaca talhava o leite e mortos se levantavam toda vez que o ligava.

Hoje tenho um compressor America King 127V 8 Litros, Sem óleo e Baixo nível de ruído e de backup um ASW186 Sagyma com tanque de 3 litros. Muito mais silencioso, mas com limitação do volume do reservatorio. Mas o preço é qeuivalente entre os dois. Um Sagyma custa cerca de R$ 550 e um American King cerca de R$ 700

Espero ter te ajudado em alguma coisa.



(Vrykolakas) Paulo.... Cara sem palavras para agradecer a paciência e o tempo gastos para sanar minhas duvidas, agora tenho certeza que o fórum será parte dessa minha jornada nova no mundo do Plastimodelismo, irei fazer um esforço e já tentar pegar um compressor melhor, já entrei em contato com o chiquito, e ele falou que era melhor eu fazer uns testes antes de iniciar o USS Enterprise e quem sabe pegar uns cursos com ele, mesmo sendo via Skype online, estou combinando com ele para fazer isso, antes quero ler muito sobre dicas etc aqui no fórum para iniciar de verdade, mais mudando de assunto fui no blog do chiquito e meu vi um bismarck 1:200 da salvat, rsrsrsrs faz tempo que não choro quando vi quase chorei......

Obrigado Paulo e Abraços. Irei acompanhar passo a passo a sua montagem aqui no Fórum.
Avatar do usuário
profalexandre
Super Membro
Mensagens: 1986
Registrado em: 04 Out 2016, 08:46
Nome: Alexandre R T Souza
Localização: Campinas
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: MIG-21 MF Fishbed J - Academy 1/48 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Arado Ar 196A-3 Revell 1:72 GT 62 - Vought F4 Corsair - Montagem: F4U-5N Corsair - Revell - 1/72 - CONCLUIDO GT 63 - Porta Aviões - Montagem: USS Enterprise (CVN 65) - Revell - 1:720 GT 72 - BLINDADOS MILITARES SOBRE RODAS - Montagem: SpPz 2 Luchs A1/A2 Revell 1:35 GT 75 - Embarcações - Montagem: Submarino Chines Type 33G - Trumpeter - 1/144
 
GTs em Andamento:
GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: T-34/85 No 112 Academy 1/35 GT 75 - Embarcações - Montagem: US Navy Landing Ship Medium LSM-201 - Revell - 1/144 GT 79 - Aeronaves torpedeiras - Montagem: Fairey Swordfish Mk I - Airfix - 1/72 GT 82 - Transportes e Serviços - Montagem: Porta aviões Liao Ning - Trumpeter - 1/700
 

Re: CVN-65 Enterprise - Tamiya - 1:350

Mensagem por profalexandre »

Não falei que o povo aqui é gente boa?
Imagem
Avatar do usuário
Vrykolakas
Super Membro
Mensagens: 5153
Registrado em: 11 Abr 2014, 20:37
Nome: Paulo Ayres Muselli de Mendonca
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: CVN-65 Enterprise - Tamiya - 1:350

Mensagem por Vrykolakas »

profalexandre escreveu:Não falei que o povo aqui é gente boa?
Sou um vampiro do bem...
mphenix escreveu:


(Vrykolakas) Paulo.... Cara sem palavras para agradecer a paciência e o tempo gastos para sanar minhas duvidas, agora tenho certeza que o fórum será parte dessa minha jornada nova no mundo do Plastimodelismo, irei fazer um esforço e já tentar pegar um compressor melhor, já entrei em contato com o chiquito, e ele falou que era melhor eu fazer uns testes antes de iniciar o USS Enterprise e quem sabe pegar uns cursos com ele, mesmo sendo via Skype online, estou combinando com ele para fazer isso, antes quero ler muito sobre dicas etc aqui no fórum para iniciar de verdade, mais mudando de assunto fui no blog do chiquito e meu vi um bismarck 1:200 da salvat, rsrsrsrs faz tempo que não choro quando vi quase chorei......

Obrigado Paulo e Abraços. Irei acompanhar passo a passo a sua montagem aqui no Fórum.
Disponha! :thumbup:

Meu sonoho de consumo é um submarino 1:48 da Trumpeter. Mas só vou comprar um quando terminar o Enterprise.

E seguindo na pintura dos acessórios...
Imagem
Trespassors will be shot
Survivors will be shot again
Avatar do usuário
alvarenga
Super Membro
Mensagens: 3048
Registrado em: 08 Mai 2015, 10:55
Nome: Marco Aurélio Alvarenga Garcia
Localização: Niterói - RJ
Agradeceu: 0
Curtiram: 74 vezes

Re: CVN-65 Enterprise - Tamiya - 1:350

Mensagem por alvarenga »

Vrykolakas escreveu:
profalexandre escreveu:Não falei que o povo aqui é gente boa?
Sou um vampiro do bem...
mphenix escreveu:


(Vrykolakas) Paulo.... Cara sem palavras para agradecer a paciência e o tempo gastos para sanar minhas duvidas, agora tenho certeza que o fórum será parte dessa minha jornada nova no mundo do Plastimodelismo, irei fazer um esforço e já tentar pegar um compressor melhor, já entrei em contato com o chiquito, e ele falou que era melhor eu fazer uns testes antes de iniciar o USS Enterprise e quem sabe pegar uns cursos com ele, mesmo sendo via Skype online, estou combinando com ele para fazer isso, antes quero ler muito sobre dicas etc aqui no fórum para iniciar de verdade, mais mudando de assunto fui no blog do chiquito e meu vi um bismarck 1:200 da salvat, rsrsrsrs faz tempo que não choro quando vi quase chorei......

Obrigado Paulo e Abraços. Irei acompanhar passo a passo a sua montagem aqui no Fórum.
Disponha! :thumbup:

Meu sonoho de consumo é um submarino 1:48 da Trumpeter. Mas só vou comprar um quando terminar o Enterprise.

E seguindo na pintura dos acessórios...
Imagem

Só o seu é?

Imagem
NA BANCADA
USS TICONDEROGA CV-14 1/350
viewtopic.php?t=10464

NA BANCADA
USS ARIZONA BB-39 1/200
viewtopic.php?f=227&t=14878&p=451860#p451860
Avatar do usuário
mphenix
Acabei de Chegar
Mensagens: 9
Registrado em: 22 Fev 2018, 17:14
Nome: Mozartt Braz
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: CVN-65 Enterprise - Tamiya - 1:350

Mensagem por mphenix »

Vrykolakas Sabes me dizer quanto em media irei gastar para pintar a carcaça do USS em ml tipo 60ml 100ml ?
Avatar do usuário
Vrykolakas
Super Membro
Mensagens: 5153
Registrado em: 11 Abr 2014, 20:37
Nome: Paulo Ayres Muselli de Mendonca
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: CVN-65 Enterprise - Tamiya - 1:350

Mensagem por Vrykolakas »

Depende da tinta. Se for da pr colours, uns 2 frascos
Trespassors will be shot
Survivors will be shot again
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: RE: Re: CVN-65 Enterprise - Tamiya - 1:350

Mensagem por anghinoni »

mphenix escreveu:Vrykolakas Sabes me dizer quanto em media irei gastar para pintar a carcaça do USS em ml tipo 60ml 100ml ?
Em que cidade você está? Manda fazer Duco, custa 15 reais fazer 250 ml não diluído, dá pra pintar uns 5 hehe eu tenho todas as cores que o vryco citou em duco

Enviado de meu SM-N9005 usando Tapatalk
Avatar do usuário
mphenix
Acabei de Chegar
Mensagens: 9
Registrado em: 22 Fev 2018, 17:14
Nome: Mozartt Braz
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: RE: Re: CVN-65 Enterprise - Tamiya - 1:350

Mensagem por mphenix »

anghinoni escreveu:
mphenix escreveu:Vrykolakas Sabes me dizer quanto em media irei gastar para pintar a carcaça do USS em ml tipo 60ml 100ml ?
Em que cidade você está? Manda fazer Duco, custa 15 reais fazer 250 ml não diluído, dá pra pintar uns 5 hehe eu tenho todas as cores que o vryco citou em duco

Enviado de meu SM-N9005 usando Tapatalk
Estou em Cuiabá-MT.
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: RE: Re: CVN-65 Enterprise - Tamiya - 1:350

Mensagem por anghinoni »

mphenix escreveu:
anghinoni escreveu:
mphenix escreveu:Vrykolakas Sabes me dizer quanto em media irei gastar para pintar a carcaça do USS em ml tipo 60ml 100ml ?
Em que cidade você está? Manda fazer Duco, custa 15 reais fazer 250 ml não diluído, dá pra pintar uns 5 hehe eu tenho todas as cores que o vryco citou em duco

Enviado de meu SM-N9005 usando Tapatalk
Estou em Cuiabá-MT.
então, procure loja de tinta automotiva e pergunte se faz duco ou poliester em pequena quantidade, tipo 100-250 ml. ai pergunte se faz pelo código FS ou RAL, isso tem no programa de mistura de cor la na loja. se sim aí é so fazer pesquisa para descobrir a equivalência de cor, por ex nas Mr Hobby muitas tem o código FS, na vallejo tem o FS e o RAL, fora diversas tabelas de equivalências que tem por ai. se fizer FS vc esta feito, manda fazer as que o vryco falou e ja era.
essa pr-color que o rico falou é duco
dry color e tom color sao poliester
Avatar do usuário
Vrykolakas
Super Membro
Mensagens: 5153
Registrado em: 11 Abr 2014, 20:37
Nome: Paulo Ayres Muselli de Mendonca
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: CVN-65 Enterprise - Tamiya - 1:350

Mensagem por Vrykolakas »

E começando a ter condições de retomar as montagens, embora ainda tenha muito trabalho pela frente para organizar meu salão de jogos, montagem, pintura e exposição...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Trespassors will be shot
Survivors will be shot again
Responder

Voltar para “GT 46 - Guerra ao Terror”