Master-Model

Próximos Eventos Programados:


[Concluído]  P-51 Mustang IV - 1/72 - Airfix

Moderador: Moderadores GT

Avatar do usuário
denis bonetti
Super Membro
Mensagens: 11206
Registrado em: 06 Ago 2013, 19:38
Nome: denis pace bonetti
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: RE: Re: P-51 Mustang IV - 1/72 - Airfix

Mensagem por denis bonetti »

Johnnn escreveu:Parabéns pela montagem, esta ficando show.

No.começo só pintava a pincel, o pessoal das antigas lembra. Montei muitos modelos e sempre gostei.

Se permite uma opinião...

...a diluição é extremamente importante como os.colegas mencionaram, mas outro fator que considero importante é o tipo de pincel.

Pincel de cerdas duras e curtas como as sintéticas e as de pelo de boi não dão um bom acabamento. Elas tendem a marcar o kit, sendo necessário mais demaos pois a cerda arrasta a tinta.

Para grandes superfícies usava pincel de cerda longa e macia como pincel de sabre ou pelo de marta. Eles são mais custos os, não são encontrados em qualquer papelaria mas eles dão um acabamento superior.

Montei um a-10 no pincel e publiquei.aqui, se quiser dar uma olhada...

viewtopic.php?f=19&t=1198&hilit=Thunderbolt+ii&start=20

Enfim, foi só um pitaco pois a montagem esta sensacional.

Abraços e até+

Enviado de meu ASUS_Z00VD usando Tapatalk
Perfeito, Johnn.

Agora...tu fiz aquela camuflagem com pincel?! Ô loco! Fixou muito, mas muito boa, parabéns.

Abraços

Enviado de meu SM-A500M usando Tapatalk
Avatar do usuário
Tiago Guilger
Super Membro
Mensagens: 6606
Registrado em: 13 Ago 2015, 14:07
Nome: Tiago Guilger
Localização: Itu - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: P-51 Mustang IV - 1/72 - Airfix

Mensagem por Tiago Guilger »

Johnnn escreveu:Parabéns pela montagem, esta ficando show.

No.começo só pintava a pincel, o pessoal das antigas lembra. Montei muitos modelos e sempre gostei.

Se permite uma opinião...

...a diluição é extremamente importante como os.colegas mencionaram, mas outro fator que considero importante é o tipo de pincel.

Pincel de cerdas duras e curtas como as sintéticas e as de pelo de boi não dão um bom acabamento. Elas tendem a marcar o kit, sendo necessário mais demaos pois a cerda arrasta a tinta.

Para grandes superfícies usava pincel de cerda longa e macia como pincel de sabre ou pelo de marta. Eles são mais custos os, não são encontrados em qualquer papelaria mas eles dão um acabamento superior.

Montei um a-10 no pincel e publiquei.aqui, se quiser dar uma olhada...

viewtopic.php?f=19&t=1198&hilit=Thunderbolt+ii&start=20

Enfim, foi só um pitaco pois a montagem esta sensacional.

Abraços e até+

Enviado de meu ASUS_Z00VD usando Tapatalk
Fala Johnnn!

sua opinião (e de todos) é mais do que permitida, assim como críticas, sugestões e elogios! :thumbup: :thumbup:

eu já pintei várias vezes no pincel, mas sempre de uma mesma cor, então sempre utilizei pincéis grandes (nº 14 se não me engano), conseguindo bons resultados (na minha opinião rss).
90% dos meus pinceis são os Orelha de Boi Condor, Ref. 484. Não entendo de pinceis, não sei se são próprios ou não, mas me adaptei bem (acostumei) com eles. :roll: Já ouvi falar muito desses de pelo de marta, e pretendo comprar assim que puder pra experimentar :thumbup:

essa foi minha primeira camuflagem, e ok, falha minha em não ter pedido ajuda antes, fui fazer e já de cara tive que usar pinceis estreitos pois as linhas são finas e cheias de curvas, isso já ajudou deixar as marcas (fiz a mão livre, sem máscaras, talvez tenha sido outro erro), carreguei demais o pincel com tinta bem diluída, isso deixou as manchas... e também não gostei das "emendas" entre as cores, e com isso suas dicas da "mágica" caíram como uma luva pra mim!!

a camu do seu A10 ficou perfeita, vou dar uma lixadinha de leve e aplicar mais uma mão de tinta bem suave como disse o Denis, e depois tentar a técnica que você ensinou, pra melhorar o acabamento! :thumbup: :thumbup:

obrigado pela dica, isso me animou a voltar pra bancada (não apareci por lá nos últimos dois dias porque tava chateado com a pintura)

abraço!
Avatar do usuário
Johnnn
Super Membro
Mensagens: 1075
Registrado em: 28 Jul 2012, 10:56
Nome: Jonatas Endo Capuchim
Localização: Novo Hamburgo - RS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: P-51 Mustang IV - 1/72 - Airfix

Mensagem por Johnnn »

Tiago Guilger escreveu:
Johnnn escreveu:Parabéns pela montagem, esta ficando show.

No.começo só pintava a pincel, o pessoal das antigas lembra. Montei muitos modelos e sempre gostei.

Se permite uma opinião...

...a diluição é extremamente importante como os.colegas mencionaram, mas outro fator que considero importante é o tipo de pincel.

Pincel de cerdas duras e curtas como as sintéticas e as de pelo de boi não dão um bom acabamento. Elas tendem a marcar o kit, sendo necessário mais demaos pois a cerda arrasta a tinta.

Para grandes superfícies usava pincel de cerda longa e macia como pincel de sabre ou pelo de marta. Eles são mais custos os, não são encontrados em qualquer papelaria mas eles dão um acabamento superior.

Montei um a-10 no pincel e publiquei.aqui, se quiser dar uma olhada...

viewtopic.php?f=19&t=1198&hilit=Thunderbolt+ii&start=20

Enfim, foi só um pitaco pois a montagem esta sensacional.

Abraços e até+

Enviado de meu ASUS_Z00VD usando Tapatalk
Fala Johnnn!

sua opinião (e de todos) é mais do que permitida, assim como críticas, sugestões e elogios! :thumbup: :thumbup:

eu já pintei várias vezes no pincel, mas sempre de uma mesma cor, então sempre utilizei pincéis grandes (nº 14 se não me engano), conseguindo bons resultados (na minha opinião rss).
90% dos meus pinceis são os Orelha de Boi Condor, Ref. 484. Não entendo de pinceis, não sei se são próprios ou não, mas me adaptei bem (acostumei) com eles. :roll: Já ouvi falar muito desses de pelo de marta, e pretendo comprar assim que puder pra experimentar :thumbup:

essa foi minha primeira camuflagem, e ok, falha minha em não ter pedido ajuda antes, fui fazer e já de cara tive que usar pinceis estreitos pois as linhas são finas e cheias de curvas, isso já ajudou deixar as marcas (fiz a mão livre, sem máscaras, talvez tenha sido outro erro), carreguei demais o pincel com tinta bem diluída, isso deixou as manchas... e também não gostei das "emendas" entre as cores, e com isso suas dicas da "mágica" caíram como uma luva pra mim!!

a camu do seu A10 ficou perfeita, vou dar uma lixadinha de leve e aplicar mais uma mão de tinta bem suave como disse o Denis, e depois tentar a técnica que você ensinou, pra melhorar o acabamento! :thumbup: :thumbup:

obrigado pela dica, isso me animou a voltar pra bancada (não apareci por lá nos últimos dois dias porque tava chateado com a pintura)

abraço!
Primeiramente fico feliz por ter lhe ajudado a voltar a bancada pois estamos aqui no fórum oara isso, trocar experiências e ajudar todos a crescer no hobby.

Faz muito tempo que nao pinto no pincel, mas isso foi o que me lembro que eu fazia para sair um acabamento rasoavel.

Como disse, a cerda do pincel faz diferença, quando adquirir um de marta verá que sao muito bons. Lembro-me que eu dividia em 3 cateegorias:

Cerdas sintéticas duras: Cerdas bem duras e otimas para aplicação do giz pastel ou mesmo fazer dry-brush ou chipping
Cerdas naturais (pelo de boi, poney): cerdas curtas também são ótimas para pintar detalhes e peças pequenas pois poucas demãos ja cobre a peça
Cerdas sintéticas macias ou naturais macias (sabre, pelo de marta, toray): Bom para grandes superficies, nao arrastam a tinta, se conformam bem sobre a superfície, permite pintar camadas finas.

Outra coisa importante é sempre cuidar muito bem dos pincéis, principalmente os naturais pois as cerdas podem "quebrar" se esfregar muito quando limpar, isso vai reduzindo a qualidade do pincel e do acabamento.

e dos fabricantes nacionais tem a condor(que ja utiliza) e a tigre também fazem excelentes pinceis

Mas chega de falar muito, se nao fica muito extenso o tópico. Mas vai na bancada, passa a lixa bem fina, na paciência e tenta seguir a dica do pessoal, não terá erro.

E lógico, poste aqui os resultados.

Abraços e até+
Avatar do usuário
Claudio Drago
Super Membro
Mensagens: 3283
Registrado em: 28 Set 2016, 22:11
Nome: Claudio Dalmau Drago
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: P-38L-5-LO Lightning - 1:72 - Hobbyboss GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: NA T6 Texan - 1:72 - Academy GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Kamov KA-52 Alligator - Italeri - 1:72 GT 29 - Bombardeiros - Montagem: Lancaster B.III Dambuster - Revell - 1:72 GT 46 - Guerra ao Terror - Montagem: F-15 - 1:144 - Academy GT 47 - Vietnam War - Montagem: Fairchild AU23-A Peacemaker - Roden - 1/48 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Stearman Kaydet - Revell - 1/72 GT 61 - Anos 60 - Montagem: English Electric Lightning F.6 Airfix 1:72 GT 62 - Vought F4 Corsair - Montagem: F-4U-1A Corsair - MisterKraft - 1:72 GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: T 34/76 m42 - 1:72 - Italeri GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: M3 'Lee/Grant' Medium Tank - Airfix - 1:76 GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: Panzer IV F1/F2 - 1/76 - Airfix GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14A - 1:72 - Academy
 
GTs em Andamento:
GT 29 - Bombardeiros - Montagem: Petljakov PE-2 - Italeri - 1:72 GT 59 - SAR - Search and Rescue - Montagem: UH-60L Black Hawk - Academy - 1/48 GT 63 - Porta Aviões - Montagem: Admiral Kuznetsov - Trumpeter - 1:700 GT 67 - Grandes Modelos - Montagem: MIG-15 BIS - Trumpeter - 1/32 GT 79 - Aeronaves torpedeiras - Montagem: B5N2 "Kate" - 1:72 - Hasegawa GT 80 - Forças Aéreas Desconhecidas - Montagem: Kfir C2 - Sri Lanka - Hasegawa - 1/72
 

Re: P-51 Mustang IV - 1/72 - Airfix

Mensagem por Claudio Drago »

É isso ai, John.
Só acrescentaria o fode (pronuncia-se fôdê): o pincel japonês para escrita só que o moderno, que é feito de uma borracha macia e pontuda - excelente para detalhes.
No resto, matou a pau.
Imagem
ESSE FINALZINHO DE ANO NUM TÁ FÁCIL...
Avatar do usuário
Chicabum
Conselheiro
Mensagens: 5058
Registrado em: 10 Fev 2013, 21:01
Nome: Érico de Campos
Localização: São Paulo/SP
Agradeceu: 41 vezes
Curtiram: 119 vezes

Re: P-51 Mustang IV - 1/72 - Airfix

Mensagem por Chicabum »

Esse Mustang é muito legal!
Tenho um também da Airfix para montar e vou acompanhar!
As dicas de pintura com pincel foram ótimas e já tomei nota pois sempre podemos usar em uma montagem depois.
Na arquibancada vendo e aprendendo!!!
:bala: :bala: :bala:
Se quer um mundo melhor, faça sua parte.


Na bancada:
Torre de Lançamento - viewtopic.php?f=241&t=12532
Saturn V - viewtopic.php?t=13413

Na Estante:
T-6 EDA - viewtopic.php?t=14423
F-16A Dinamarca - viewtopic.php?t=13781
Convair R3Y-2 TRADEWIND - viewtopic.php?f=267&t=14374&p=440431#p440431
Avatar do usuário
Tiago Guilger
Super Membro
Mensagens: 6606
Registrado em: 13 Ago 2015, 14:07
Nome: Tiago Guilger
Localização: Itu - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: P-51 Mustang IV - 1/72 - Airfix

Mensagem por Tiago Guilger »

Johnnn escreveu:
Tiago Guilger escreveu:
Johnnn escreveu:Parabéns pela montagem, esta ficando show.

No.começo só pintava a pincel, o pessoal das antigas lembra. Montei muitos modelos e sempre gostei.

Se permite uma opinião...

...a diluição é extremamente importante como os.colegas mencionaram, mas outro fator que considero importante é o tipo de pincel.

Pincel de cerdas duras e curtas como as sintéticas e as de pelo de boi não dão um bom acabamento. Elas tendem a marcar o kit, sendo necessário mais demaos pois a cerda arrasta a tinta.

Para grandes superfícies usava pincel de cerda longa e macia como pincel de sabre ou pelo de marta. Eles são mais custos os, não são encontrados em qualquer papelaria mas eles dão um acabamento superior.

Montei um a-10 no pincel e publiquei.aqui, se quiser dar uma olhada...

viewtopic.php?f=19&t=1198&hilit=Thunderbolt+ii&start=20

Enfim, foi só um pitaco pois a montagem esta sensacional.

Abraços e até+

Enviado de meu ASUS_Z00VD usando Tapatalk
Fala Johnnn!

sua opinião (e de todos) é mais do que permitida, assim como críticas, sugestões e elogios! :thumbup: :thumbup:

eu já pintei várias vezes no pincel, mas sempre de uma mesma cor, então sempre utilizei pincéis grandes (nº 14 se não me engano), conseguindo bons resultados (na minha opinião rss).
90% dos meus pinceis são os Orelha de Boi Condor, Ref. 484. Não entendo de pinceis, não sei se são próprios ou não, mas me adaptei bem (acostumei) com eles. :roll: Já ouvi falar muito desses de pelo de marta, e pretendo comprar assim que puder pra experimentar :thumbup:

essa foi minha primeira camuflagem, e ok, falha minha em não ter pedido ajuda antes, fui fazer e já de cara tive que usar pinceis estreitos pois as linhas são finas e cheias de curvas, isso já ajudou deixar as marcas (fiz a mão livre, sem máscaras, talvez tenha sido outro erro), carreguei demais o pincel com tinta bem diluída, isso deixou as manchas... e também não gostei das "emendas" entre as cores, e com isso suas dicas da "mágica" caíram como uma luva pra mim!!

a camu do seu A10 ficou perfeita, vou dar uma lixadinha de leve e aplicar mais uma mão de tinta bem suave como disse o Denis, e depois tentar a técnica que você ensinou, pra melhorar o acabamento! :thumbup: :thumbup:

obrigado pela dica, isso me animou a voltar pra bancada (não apareci por lá nos últimos dois dias porque tava chateado com a pintura)

abraço!
Primeiramente fico feliz por ter lhe ajudado a voltar a bancada pois estamos aqui no fórum oara isso, trocar experiências e ajudar todos a crescer no hobby.

Faz muito tempo que nao pinto no pincel, mas isso foi o que me lembro que eu fazia para sair um acabamento rasoavel.

Como disse, a cerda do pincel faz diferença, quando adquirir um de marta verá que sao muito bons. Lembro-me que eu dividia em 3 cateegorias:

Cerdas sintéticas duras: Cerdas bem duras e otimas para aplicação do giz pastel ou mesmo fazer dry-brush ou chipping
Cerdas naturais (pelo de boi, poney): cerdas curtas também são ótimas para pintar detalhes e peças pequenas pois poucas demãos ja cobre a peça
Cerdas sintéticas macias ou naturais macias (sabre, pelo de marta, toray): Bom para grandes superficies, nao arrastam a tinta, se conformam bem sobre a superfície, permite pintar camadas finas.

Outra coisa importante é sempre cuidar muito bem dos pincéis, principalmente os naturais pois as cerdas podem "quebrar" se esfregar muito quando limpar, isso vai reduzindo a qualidade do pincel e do acabamento.

e dos fabricantes nacionais tem a condor(que ja utiliza) e a tigre também fazem excelentes pinceis

Mas chega de falar muito, se nao fica muito extenso o tópico. Mas vai na bancada, passa a lixa bem fina, na paciência e tenta seguir a dica do pessoal, não terá erro.

E lógico, poste aqui os resultados.

Abraços e até+
Valeu Johnnn! as dicas são valiosas, e assim que eu encostar na bancada posto aqui os resultados! :thumbup: :thumbup:
Avatar do usuário
Tiago Guilger
Super Membro
Mensagens: 6606
Registrado em: 13 Ago 2015, 14:07
Nome: Tiago Guilger
Localização: Itu - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: P-51 Mustang IV - 1/72 - Airfix

Mensagem por Tiago Guilger »

Claudio Drago escreveu: Só acrescentaria o fode
que susto!!! :rir_muito: :rir_muito: :rir_muito: :rir_muito:
Claudio Drago escreveu:(pronuncia-se fôdê): o pincel japonês para escrita só que o moderno, que é feito de uma borracha macia e pontuda - excelente para detalhes.
No resto, matou a pau.
encontra fácil esses pinceis de japa pra comprar?? nunca tinha visto também... :oops:
Avatar do usuário
Tiago Guilger
Super Membro
Mensagens: 6606
Registrado em: 13 Ago 2015, 14:07
Nome: Tiago Guilger
Localização: Itu - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: P-51 Mustang IV - 1/72 - Airfix

Mensagem por Tiago Guilger »

Chicabum escreveu:Esse Mustang é muito legal!
Tenho um também da Airfix para montar e vou acompanhar!
As dicas de pintura com pincel foram ótimas e já tomei nota pois sempre podemos usar em uma montagem depois.
Na arquibancada vendo e aprendendo!!!
:bala: :bala: :bala:
é por isso que eu gosto dos fóruns. Onde mais eu conseguiria dicas como essa, com passo-a-passo e tudo? é muito triste quando a gente lê (li em outro fórum) que os fóruns estão com os dias contados, por ter um número cada vez menor de participantes ativos...

mas anota tudo aí, que as dicas são valiosas! :thumbup: :thumbup:
Avatar do usuário
denis bonetti
Super Membro
Mensagens: 11206
Registrado em: 06 Ago 2013, 19:38
Nome: denis pace bonetti
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: RE: Re: P-51 Mustang IV - 1/72 - Airfix

Mensagem por denis bonetti »

Tiago Guilger escreveu:
Chicabum escreveu:Esse Mustang é muito legal!
Tenho um também da Airfix para montar e vou acompanhar!
As dicas de pintura com pincel foram ótimas e já tomei nota pois sempre podemos usar em uma montagem depois.
Na arquibancada vendo e aprendendo!!!
:bala: :bala: :bala:
é por isso que eu gosto dos fóruns. Onde mais eu conseguiria dicas como essa, com passo-a-passo e tudo? é muito triste quando a gente lê (li em outro fórum) que os fóruns estão com os dias contados, por ter um número cada vez menor de participantes ativos...

mas anota tudo aí, que as dicas são valiosas! Imagem Imagem
Tem um detalhe nesse negócio dos Fóruns aí amigo: YouTube!

Sigo 2 caras e vejo os vídeos deles regularmente (quase diariamente para falar a verdade) e confesso que tenho aprendido muito com isso.

Aprendi muito aqui no Fórum, mas é diferente trocarmos idéias por texto e vermos fotos e, em contra partida, ver um vídeo de 30 ou 40 minutos com a montagem praticamente integral (ou pelo menos do que realmente importa).

É o que eu penso pelo menos.

De uma olhada no Andy Headquarters e no Plasmo, principalmente este último. Tem muitas coisas muito legais.

O Andy comenta todos os passos durante as montagens e o Plasmo manda ver numa musiquinha de fundo e deu, mas os vídeos são bem didáticos.

Há, tem ainda um 3 cara: Scale Model Aircraft. Acho que é isso.

Fora os vídeos da Meng...daí o cara chora e tem vontade de quebrar tudo em cada, kits inclusive.

Abraços

Enviado de meu SM-A500M usando Tapatalk
Avatar do usuário
Johnnn
Super Membro
Mensagens: 1075
Registrado em: 28 Jul 2012, 10:56
Nome: Jonatas Endo Capuchim
Localização: Novo Hamburgo - RS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: RE: Re: RE: Re: P-51 Mustang IV - 1/72 - Airfix

Mensagem por Johnnn »

denis bonetti escreveu:
Tiago Guilger escreveu:
Chicabum escreveu:Esse Mustang é muito legal!
Tenho um também da Airfix para montar e vou acompanhar!
As dicas de pintura com pincel foram ótimas e já tomei nota pois sempre podemos usar em uma montagem depois.
Na arquibancada vendo e aprendendo!!!
:bala: :bala: :bala:
é por isso que eu gosto dos fóruns. Onde mais eu conseguiria dicas como essa, com passo-a-passo e tudo? é muito triste quando a gente lê (li em outro fórum) que os fóruns estão com os dias contados, por ter um número cada vez menor de participantes ativos...

mas anota tudo aí, que as dicas são valiosas! Imagem Imagem
Tem um detalhe nesse negócio dos Fóruns aí amigo: YouTube!

Sigo 2 caras e vejo os vídeos deles regularmente (quase diariamente para falar a verdade) e confesso que tenho aprendido muito com isso.

Aprendi muito aqui no Fórum, mas é diferente trocarmos idéias por texto e vermos fotos e, em contra partida, ver um vídeo de 30 ou 40 minutos com a montagem praticamente integral (ou pelo menos do que realmente importa).

É o que eu penso pelo menos.

De uma olhada no Andy Headquarters e no Plasmo, principalmente este último. Tem muitas coisas muito legais.

O Andy comenta todos os passos durante as montagens e o Plasmo manda ver numa musiquinha de fundo e deu, mas os vídeos são bem didáticos.

Há, tem ainda um 3 cara: Scale Model Aircraft. Acho que é isso.

Fora os vídeos da Meng...daí o cara chora e tem vontade de quebrar tudo em cada, kits inclusive.

Abraços

Enviado de meu SM-A500M usando Tapatalk
Respondendo mensagem anterior, sim, fiz a camuflagem no pincel sim.

É sobre o you tube, esta é uma grande ferramenta de ajuda. Além do plamo, outro que gosto muito é do " quick kits" e do " tom grigat" e do " scale-a-ton"

O bom do quick kits é que ele pinta no pincel, da para pegar algumas dicas la.

Abraços

Enviado de meu ASUS_Z00VD usando Tapatalk
Responder

Voltar para “GT 40 - Royal Air Force (RAF)”