Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

[Tópico Oficial]  Tópico Oficial - Referências

Moderador: Moderadores GT

Avatar do usuário
BR_TIGER_G
Super Membro
Mensagens: 2611
Registrado em: 03 Jan 2014, 00:06
Nome: Gustavo Schmidt
Localização: São Paulo
Agradeceu: 0
Curtiram: 32 vezes

Re: Tópico Oficial - Referências

Mensagem por BR_TIGER_G »

LUFTWAFFE >> PINTURA FOSCA OU BRILHANTE?

Até o início dos anos 80 era consenso que aviões militares usados na Segunda Guerra deveriam ter pintura fosca e também marcas pronunciadas de desgaste, sujeira e até ferrugem. Aos poucos, várias publicações foram esclarecendo a questão. Atualmente sabe-se que o padrão da Luftawaffe, que vinha de fábrica, era acetinado (semi-brilho), porém era comum o uso de cera para dar um polimento no avião e assim aumentar sua velocidade final. Geralmente não eram os pilotos que enceravam, mas as equipes de terra da Luftwaffe. Entre 1939 e 1943, os aviões eram mantidos limpos e, a pedido de alguns pilotos, poderiam ser encerados. Essa prática é relatada em vários livros, inclusive nos relatos da vida de pilotos como por exemplo o livro "I flew for the Fuher" do piloto Heins Knoke. A partir de 1944, com o colapso da Frente Oriental e a invasão Aliada na Normandia a situação se deteriorou e o "capricho" das equipes de terra foi colocado de lado.

Vejam só essas fotos:

Imagem
(avião encerado como um espelho)

Imagem
(avião limpo e brilhando)

Imagem
(avião sendo encerado)

É claro que, sob determinadas condições adversas, as aeronaves poderiam se deteriorar rapidamente. Então fica a critério do modelista escolher.

:thumbup:
_______________________
BR_TIGER_G
Gustavo Schmidt
São Paulo - SP


Imagem
Avatar do usuário
profalexandre
Super Membro
Mensagens: 1986
Registrado em: 04 Out 2016, 08:46
Nome: Alexandre R T Souza
Localização: Campinas
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: MIG-21 MF Fishbed J - Academy 1/48 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Arado Ar 196A-3 Revell 1:72 GT 62 - Vought F4 Corsair - Montagem: F4U-5N Corsair - Revell - 1/72 - CONCLUIDO GT 63 - Porta Aviões - Montagem: USS Enterprise (CVN 65) - Revell - 1:720 GT 72 - BLINDADOS MILITARES SOBRE RODAS - Montagem: SpPz 2 Luchs A1/A2 Revell 1:35 GT 75 - Embarcações - Montagem: Submarino Chines Type 33G - Trumpeter - 1/144
 
GTs em Andamento:
GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: T-34/85 No 112 Academy 1/35 GT 75 - Embarcações - Montagem: US Navy Landing Ship Medium LSM-201 - Revell - 1/144 GT 79 - Aeronaves torpedeiras - Montagem: Fairey Swordfish Mk I - Airfix - 1/72 GT 82 - Transportes e Serviços - Montagem: Porta aviões Liao Ning - Trumpeter - 1/700
 

Re: Tópico Oficial - Referências

Mensagem por profalexandre »

Que legal. Não sabia que chegavam a encerar
Imagem
Avatar do usuário
denis bonetti
Super Membro
Mensagens: 11206
Registrado em: 06 Ago 2013, 19:38
Nome: denis pace bonetti
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Tópico Oficial - Referências

Mensagem por denis bonetti »

BR_TIGER_G escreveu:LUFTWAFFE >> PINTURA FOSCA OU BRILHANTE?

Até o início dos anos 80 era consenso que aviões militares usados na Segunda Guerra deveriam ter pintura fosca e também marcas pronunciadas de desgaste, sujeira e até ferrugem. Aos poucos, várias publicações foram esclarecendo a questão. Atualmente sabe-se que o padrão da Luftawaffe, que vinha de fábrica, era acetinado (semi-brilho), porém era comum o uso de cera para dar um polimento no avião e assim aumentar sua velocidade final. Geralmente não eram os pilotos que enceravam, mas as equipes de terra da Luftwaffe. Entre 1939 e 1943, os aviões eram mantidos limpos e, a pedido de alguns pilotos, poderiam ser encerados. Essa prática é relatada em vários livros, inclusive nos relatos da vida de pilotos como por exemplo o livro "I flew for the Fuher" do piloto Heins Knoke. A partir de 1944, com o colapso da Frente Oriental e a invasão Aliada na Normandia a situação se deteriorou e o "capricho" das equipes de terra foi colocado de lado.

Vejam só essas fotos:

Imagem
(avião encerado como um espelho)

Imagem
(avião limpo e brilhando)

Imagem
(avião sendo encerado)

É claro que, sob determinadas condições adversas, as aeronaves poderiam se deteriorar rapidamente. Então fica a critério do modelista escolher.

:thumbup:
Excelente pesquisa amigo, parabéns e obrigado por compartilhar.

Eu tinha essa informação em relação aos Spitfire's e demais caças da RAF; não sabia que a Luftwaffe também lustrava seus pássaros a fim de diminuir o atrito e, por conseguinte, aumentar a velocidade.

Agora, então, é consenso: vamos de brilho em todos eles e sem WASH :aeee: :aeee: :aeee: :aeee: :aeee:

Abraços
Avatar do usuário
profalexandre
Super Membro
Mensagens: 1986
Registrado em: 04 Out 2016, 08:46
Nome: Alexandre R T Souza
Localização: Campinas
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: MIG-21 MF Fishbed J - Academy 1/48 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Arado Ar 196A-3 Revell 1:72 GT 62 - Vought F4 Corsair - Montagem: F4U-5N Corsair - Revell - 1/72 - CONCLUIDO GT 63 - Porta Aviões - Montagem: USS Enterprise (CVN 65) - Revell - 1:720 GT 72 - BLINDADOS MILITARES SOBRE RODAS - Montagem: SpPz 2 Luchs A1/A2 Revell 1:35 GT 75 - Embarcações - Montagem: Submarino Chines Type 33G - Trumpeter - 1/144
 
GTs em Andamento:
GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: T-34/85 No 112 Academy 1/35 GT 75 - Embarcações - Montagem: US Navy Landing Ship Medium LSM-201 - Revell - 1/144 GT 79 - Aeronaves torpedeiras - Montagem: Fairey Swordfish Mk I - Airfix - 1/72 GT 82 - Transportes e Serviços - Montagem: Porta aviões Liao Ning - Trumpeter - 1/700
 

Re: Tópico Oficial - Referências

Mensagem por profalexandre »

SEM WASH!!! :pensando: :pensando: :pensando: :espantado: :espantado: :espantado: :espantado:

Sem wash não é pecado?? Iremos para o inferno dos modelistas, onde os kits estão todos na escala errada, com decalques amarelados, quebradiços, e o aerógrafo entupido. :rir_muito:
Imagem
Avatar do usuário
denis bonetti
Super Membro
Mensagens: 11206
Registrado em: 06 Ago 2013, 19:38
Nome: denis pace bonetti
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Tópico Oficial - Referências

Mensagem por denis bonetti »

profalexandre escreveu:SEM WASH!!! :pensando: :pensando: :pensando: :espantado: :espantado: :espantado: :espantado:

Sem wash não é pecado?? Iremos para o inferno dos modelistas, onde os kits estão todos na escala errada, com decalques amarelados, quebradiços, e o aerógrafo entupido. :rir_muito:
:rolando: :rolando: :rolando: :rolando:

Se for pecado já estou no inferno porque toda a minha coleção de caças na 72 é sem wash!

Abraços
Avatar do usuário
BR_TIGER_G
Super Membro
Mensagens: 2611
Registrado em: 03 Jan 2014, 00:06
Nome: Gustavo Schmidt
Localização: São Paulo
Agradeceu: 0
Curtiram: 32 vezes

Re: Tópico Oficial - Referências

Mensagem por BR_TIGER_G »

Coloquei as fotos para levantar uma discussão sobre o "fosqueamento" dos modelos, que faz parte de algumas "receitas de bolo" mais antigas. Ainda lembro de uma revista da Revell Brasil (Revelação /anos 70) que já começava assim: "aviões militares são foscos". Temos que tomar cuidado com as "receitas de bolo", que vão mudando ao longo das décadas. Tanto o pre-sombreamento quanto o whash fazem parte da receita mais atual. Acho que o wash usando produtos com tinta a óleo, apenas para destacar as linhas de painel, pode ser usado tranquilamente. O pré-sombreamento teria que ser MUITO leve. Mas o principal aqui seria manter um acabamento acetinado, pelo menos nos modelos da Luftwaffe. Isso, claro, se o modelista quiser reproduzir seu modelo nesse padrão "encerado". E não adiante dizer que, com o tempo, a tinta fica fosca, pois as equipes de terra mantinham os aviões em bom estado. E, no final da guerra, quando os fronts entraram em colapso, os aviões eram destruídos novos, duravam poucas missões antes de serem derrubados. Claro, tudo isso tem exceções, principalmente no rigor da Frente Oriental e no Deserto, por exemplo. Então, no fim, sempre vai ficar a critério do modelista.
_______________________
BR_TIGER_G
Gustavo Schmidt
São Paulo - SP


Imagem
Avatar do usuário
AudrenDbo
Membro
Mensagens: 160
Registrado em: 12 Set 2016, 16:55
Nome: Audren Júlio de Oliveira
Localização: Volta Reonda
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Tópico Oficial - Referências

Mensagem por AudrenDbo »

Para aviação eu acredito que o acetinado seja o mais correto (no muito com um fosqueamento beeem de leve).
Em alguns teatros de operação como no norte sa África , Pacífico, imagino que a pintura devesse sofrer um maior desgaste devido às partículas de areia suspenas no ar. As fotos de referência é quem vão dar a direção.

Agora com relação a polir ao espelho a pintura, uma coisa me vem a mente. Entendo diminuir o atrito, melhorar o coeficiente aerodinâmico e tal.... Mas um avião alto brilho vai refletir mais a luz, possivelmente facilitando sua visualização mesmo com pouca luminosidade.
Não seria um risco?


Enviado de meu D6633 usando Tapatalk
Avatar do usuário
BR_TIGER_G
Super Membro
Mensagens: 2611
Registrado em: 03 Jan 2014, 00:06
Nome: Gustavo Schmidt
Localização: São Paulo
Agradeceu: 0
Curtiram: 32 vezes

Re: Tópico Oficial - Referências

Mensagem por BR_TIGER_G »

AudrenDbo escreveu:Para aviação eu acredito que o acetinado seja o mais correto (no muito com um fosqueamento beeem de leve).
Em alguns teatros de operação como no norte sa África , Pacífico, imagino que a pintura devesse sofrer um maior desgaste devido às partículas de areia suspenas no ar. As fotos de referência é quem vão dar a direção.

Agora com relação a polir ao espelho a pintura, uma coisa me vem a mente. Entendo diminuir o atrito, melhorar o coeficiente aerodinâmico e tal.... Mas um avião alto brilho vai refletir mais a luz, possivelmente facilitando sua visualização mesmo com pouca luminosidade.
Não seria um risco?
Enviado de meu D6633 usando Tapatalk
Com certeza, tudo é uma relação de custo x benefício. Aparentemente a maioria dos pilotos alemães preferia maior velocidade, mesmo sabendo que o brilho poderia denunciar o avião. Lembrando que esse post é apenas sobre a Luftwaffe, pois não tenho dados sobre os aliados.
_______________________
BR_TIGER_G
Gustavo Schmidt
São Paulo - SP


Imagem
Avatar do usuário
denis bonetti
Super Membro
Mensagens: 11206
Registrado em: 06 Ago 2013, 19:38
Nome: denis pace bonetti
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: RE: Re: Tópico Oficial - Referências

Mensagem por denis bonetti »

BR_TIGER_G escreveu:
AudrenDbo escreveu:Para aviação eu acredito que o acetinado seja o mais correto (no muito com um fosqueamento beeem de leve).
Em alguns teatros de operação como no norte sa África , Pacífico, imagino que a pintura devesse sofrer um maior desgaste devido às partículas de areia suspenas no ar. As fotos de referência é quem vão dar a direção.

Agora com relação a polir ao espelho a pintura, uma coisa me vem a mente. Entendo diminuir o atrito, melhorar o coeficiente aerodinâmico e tal.... Mas um avião alto brilho vai refletir mais a luz, possivelmente facilitando sua visualização mesmo com pouca luminosidade.
Não seria um risco?
Enviado de meu D6633 usando Tapatalk
Com certeza, tudo é uma relação de custo x benefício. Aparentemente a maioria dos pilotos alemães preferia maior velocidade, mesmo sabendo que o brilho poderia denunciar o avião. Lembrando que esse post é apenas sobre a Luftwaffe, pois não tenho dados sobre os aliados.
Concordo, Tiger. Muito bem posto, por sinal.

Estendo aos ingleses a mesma preferência, já que os caças da Rainha também brilhavam. Não tenho essa informação em relação aos caças americanos...

Abraços

Enviado de meu SM-G610M usando Tapatalk
Avatar do usuário
Eduardo_Correa
Membro
Mensagens: 830
Registrado em: 22 Ago 2017, 13:28
Nome: Eduardo Correa
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Tópico Oficial - Referências

Mensagem por Eduardo_Correa »

Em determinado momento, eram tantos aviões voando que a tática de camuflagem já não tinha tanta importância. Tanto é que os alemães passaram a pintar o nariz dos Me-109 de amarelo a fim de evitar fogo amigo...

Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk
Responder

Voltar para “GT 38 - Luftwaffe”