SemperFi

Próximos Eventos Programados:


[Concluído]  Bf109E-3 - Academy - 1:72

Moderador: Moderadores GT

Avatar do usuário
denis bonetti
Super Membro
Mensagens: 11206
Registrado em: 06 Ago 2013, 19:38
Nome: denis pace bonetti
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Bf109E-3 - Academy - 1:72

Mensagem por denis bonetti »

Excelente trabalho Eduardo, parabéns.

Sobre diluição das tintas Vallejo, uso 1:1 com o próprio thinner deles, para acrílicas. Não me adaptei tão bem assim com a marca mas a comunidade plasti em geral fala maravilhas das tintas da Vallejo.

Eu gosto mesmo da Mr. Hobby, que na minha opinião, pinta praticamente sozinha o kit.

Sempre gosto de recomendar, até porque é o que eu faço nas minhas montagens, algum cuidado nas mascaras sobre tinta acrílica.

Sigo por aqui apreciando esta linda montagem.

Abraços
Avatar do usuário
Eduardo_Correa
Membro
Mensagens: 830
Registrado em: 22 Ago 2017, 13:28
Nome: Eduardo Correa
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: RE: Re: Bf109E-3 - Academy - 1:72

Mensagem por Eduardo_Correa »

denis bonetti escreveu:Excelente trabalho Eduardo, parabéns.

Sobre diluição das tintas Vallejo, uso 1:1 com o próprio thinner deles, para acrílicas. Não me adaptei tão bem assim com a marca mas a comunidade plasti em geral fala maravilhas das tintas da Vallejo.

Eu gosto mesmo da Mr. Hobby, que na minha opinião, pinta praticamente sozinha o kit.

Sempre gosto de recomendar, até porque é o que eu faço nas minhas montagens, algum cuidado nas mascaras sobre tinta acrílica.

Sigo por aqui apreciando esta linda montagem.

Abraços
Obrigado Denis. O apoio do pessoal do grupo é muito bom.

A minha experiência se resume a um kit pintado com com MrHobby (monocromático) e um com Acrilex. Eu optei por usar acrílica porque não precisa diluir com solventes, sempre um problema para quem mora em apartamento. Com as acrílicas uso até na cozinha enquanto a esposa faz algo...
Neste kit estou usando Acrilex pois fica mais barato para quem está começando... Sem falar que também me divirto e aprendi usando o Alquimia...

Porém já tive problema com tinta saindo com o mascaramento.... Mas nada que não fosse solucionado com um pincel.

Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk
Avatar do usuário
Eduardo_Correa
Membro
Mensagens: 830
Registrado em: 22 Ago 2017, 13:28
Nome: Eduardo Correa
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Bf109E-3 - Academy - 1:72

Mensagem por Eduardo_Correa »

Hoje foi dia de mascarar e aplicar o restante da pintura. Usei tinta Acrilex com Veja Cristal, acho que consegui me adaptar relativamente bem assim, melhor que diluir com água. Misturas feitas com o Alquimia...

Primeira parte do mascaramento feito. Um desafio fazer essa mascara nas laterais da fuselagem e capô, não sei se vai ficar 100% alinhado.
Imagem

RLM 71 (Dark Green) aplicado. Errei a mão na diluição, ficou muito rala a tinta. Tentei engrossar um pouco, mas provavelmente vai escorrer pelas máscaras... Ossos do ofício e parte do aprendizado....
Imagem
Imagem

Mais máscara para aplicar o RLM 02 (Gray). Essa ficou boa a diluição
Imagem

Máscaras removidas. Realmente o RLM 71 escorreu um pouco, Vai dar um certo trabalho com retoques.
ImagemImagemImagemImagem

Em alguns pontos não ficou muito legal, mas no gelar gostei do resultado. Ainda tem detalhes a serem feitos como as metralhadoras do capô. Praticamente todos os modelos que eu vi mantém a camuflagem nessa parte, mas eu estou pensando em pintar de preto ou grafite metálico, acho que vai dar um aspecto melhor.... Tem também que detalhar a tomada de ar lateral e os escapamentos... E depois colocar trem de pouso, tubo pitot, e a maldita antena atrás da cabine que já quebrei algumas vezes....
Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk
Avatar do usuário
jairo.regio-jr.
Membro
Mensagens: 929
Registrado em: 16 Jul 2016, 16:45
Nome: Jairo de Paula Jr.
Localização: Recife - PE
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Bf109E-3 - Academy - 1:72

Mensagem por jairo.regio-jr. »

Homi...tá ficando muito bom !!

Nos pontos onde houve o "estouro" da tinta por baixo da fita tente ver se consegue fazer a correção mascarando novamente e utilizando o pincel bem de leve ou com uma diluição mais grossa.
"Don't waste your time always searching for those wasted years.
Face up! Make your stand and realize you are living in the golden years"
(Iron Maiden)
Avatar do usuário
Eduardo_Correa
Membro
Mensagens: 830
Registrado em: 22 Ago 2017, 13:28
Nome: Eduardo Correa
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: RE: Re: Bf109E-3 - Academy - 1:72

Mensagem por Eduardo_Correa »

jairo.regio-jr. escreveu:Homi...tá ficando muito bom !!

Nos pontos onde houve o "estouro" da tinta por baixo da fita tente ver se consegue fazer a correção mascarando novamente e utilizando o pincel bem de leve ou com uma diluição mais grossa.
Valeu Jairo!

Corrigi usando pincel, achei que era mais fácil.... Depois com wash não fica tão aparente, eu espero!

Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk
Avatar do usuário
jairo.regio-jr.
Membro
Mensagens: 929
Registrado em: 16 Jul 2016, 16:45
Nome: Jairo de Paula Jr.
Localização: Recife - PE
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: RE: Re: Bf109E-3 - Academy - 1:72

Mensagem por jairo.regio-jr. »

Eduardo_Correa escreveu:
jairo.regio-jr. escreveu:Homi...tá ficando muito bom !!

Nos pontos onde houve o "estouro" da tinta por baixo da fita tente ver se consegue fazer a correção mascarando novamente e utilizando o pincel bem de leve ou com uma diluição mais grossa.
Valeu Jairo!

Corrigi usando pincel, achei que era mais fácil.... Depois com wash não fica tão aparente, eu espero!

Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk
Como se diz aqui em Recife: " Cabra desenrolado da mulesta!!!"

Parabéns, Eduardo! Tá indo muito bem. :clap: :clap: :clap:
"Don't waste your time always searching for those wasted years.
Face up! Make your stand and realize you are living in the golden years"
(Iron Maiden)
Avatar do usuário
Vrykolakas
Super Membro
Mensagens: 5153
Registrado em: 11 Abr 2014, 20:37
Nome: Paulo Ayres Muselli de Mendonca
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Bf109E-3 - Academy - 1:72

Mensagem por Vrykolakas »

Está indo muito bem. Só para fins de detalhes, este azul que vc usou está mais para o azul de bombardeiros do que o azul de caças
Trespassors will be shot
Survivors will be shot again
Avatar do usuário
Vrykolakas
Super Membro
Mensagens: 5153
Registrado em: 11 Abr 2014, 20:37
Nome: Paulo Ayres Muselli de Mendonca
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Bf109E-3 - Academy - 1:72

Mensagem por Vrykolakas »

Corrigindo uma observação minha... agora que vi que são marcações de deserto. No deserto era o RLM-78 mesmo. Vc está correto e eu estava errado ao não identificar que era uma aeronave do deserto. O que me pegou foi a ausência do filtro de ar, mas depois que vi a tampa da caixa. Curioso que vc tentou o RLM-65 e o tom saiu o do 78, que seria o correto para um caça do deserto e não para o teatro europeu.

De curiosidade, o 109 do Tauflot tinha tambéme ste azul 78 no ventre, com marcações semelhantes a de bombardeiros
Trespassors will be shot
Survivors will be shot again
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Bf109E-3 - Academy - 1:72

Mensagem por anghinoni »

muito bom hein.
quando usar mascara, lembre que nenhuma mascara de fita é 100% impermeavel, nao passe demao molhada na regiao da mascara, tem que ser quase seca, bem fina e leve, com muito ar e pouca tinta no aerografo para ela secar rapido e nao escorrer, como vc usa acrilex tem que ter mais paciencia do que se usar tinta de solvente volatil (thinner)
e tambem porque se voce molhar e aplicar demao grossa, pode fazer um degrau dentre as cores :mrgreen:
Avatar do usuário
Eduardo_Correa
Membro
Mensagens: 830
Registrado em: 22 Ago 2017, 13:28
Nome: Eduardo Correa
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Bf109E-3 - Academy - 1:72

Mensagem por Eduardo_Correa »

Vrykolakas escreveu:Corrigindo uma observação minha... agora que vi que são marcações de deserto. No deserto era o RLM-78 mesmo. Vc está correto e eu estava errado ao não identificar que era uma aeronave do deserto. O que me pegou foi a ausência do filtro de ar, mas depois que vi a tampa da caixa. Curioso que vc tentou o RLM-65 e o tom saiu o do 78, que seria o correto para um caça do deserto e não para o teatro europeu.

De curiosidade, o 109 do Tauflot tinha tambéme ste azul 78 no ventre, com marcações semelhantes a de bombardeiros
Vrykolakas, você não estava errado. Este esquema, apesar da arte da caixa, foi usado na França em set. 1940 por Oblt. Heinz Bär (1/JG51). A ideia realmente era usar o RLM 65, mas ficou muito forte a cor. Eu achei um site na internet com diversas descrições das cores, por vários autores e a variação de cores é imensa em muitos casos. Eu usei o mesmo autor em todas as três cores, mas acho que essa não ficou muito boa não... Nas próximas vou suavizar um pouco o azul. Vou pesquisar mais das próximas vezes.... :shock:
Responder

Voltar para “GT 38 - Luftwaffe”