Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

É possível pintura completa apenas com aerógrafo?

Fórum dedicado ao compartilhamento do conhecimento de técnicas e materiais.
Poderemos usar esse fórum para:
- Descrever técnicas utilizadas em forma de tutoriais
- Apresentar dicas de materiais, técnicas, fontes de consultas externas, etc;
- Retirar dúvidas de uma técnica. material, kits, etc.
Avatar do usuário
fuzileiro
Novato
Mensagens: 25
Registrado em: 27 Abr 2016, 21:53
Nome: Luciano R.
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

É possível pintura completa apenas com aerógrafo?

Mensagem por fuzileiro »

Bem, sou novo no hobby, ainda não testei a pintura com aerógrafo (estou vendo um modelo custo x benefício para comprar). Hoje fiz um pequeno teste com pincéis (utilizei um de numeração 300 e outro 8). Não gostei do que vi (ou do que fiz ehehe). Então, como sei que com pistola o acabamento é muito suave, gostaria de saber se é possível efetuar uma pintura (no meu caso, será sempre de esculturas action figure) utilizando apenas o aerógrafo, ou obrigatoriamente terei que utilizar pincéis (coloco aqui exceções como olhos, lábios). As estátuas irão varias de 50mm à 50cm.


fuzileiro.
Avatar do usuário
Onildo Junior
Super Membro
Mensagens: 1508
Registrado em: 18 Jul 2015, 18:05
Nome: Onildo Junior
Localização: Gama - DF
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: É possível pintura completa apenas com aerógrafo?

Mensagem por Onildo Junior »

fuzileiro escreveu:Bem, sou novo no hobby, ainda não testei a pintura com aerógrafo (estou vendo um modelo custo x benefício para comprar). Hoje fiz um pequeno teste com pincéis (utilizei um de numeração 300 e outro 8). Não gostei do que vi (ou do que fiz ehehe). Então, como sei que com pistola o acabamento é muito suave, gostaria de saber se é possível efetuar uma pintura (no meu caso, será sempre de esculturas action figure) utilizando apenas o aerógrafo, ou obrigatoriamente terei que utilizar pincéis (coloco aqui exceções como olhos, lábios). As estátuas irão varias de 50mm à 50cm.


fuzileiro.
Saudações Fuzileiro!
Vi que tbm és do DF? Legal mais um brasiliense no hobby.
Vou tentar te ajudar, não sou o mais experiente, mas, logo vai perceber que ajuda é o que não falta neste fórum.

Sim, vc pode pintar só com aero, demanda muita experiencia, o que se desenvolve com o tempo.
Mas, veja bem, a maioria dos figureiros utiliza pincel, pelo fato deste tipo de pintura ter detalhes que o pincel acaba por ser uma ferramenta quase única.
Por exemplo: aguadas, é uma forma de criar nuances na pele que se consegue com o pincel e faz toda diferença no resultado final.
Vamos aos pinceis - eu utilizo o 000, 00, 0 - estes são indispensáveis - uso Kolinsky, pelo de marta e de boi.
Tintas: uso Acrilex Acrílica Fosca, custo x beneficio ótimos pra mim, e uma boa variedade, principalmente pras figuras, vinhetas e dioramas que crio.
Primer tbm uso da Acrilex, acho ótimo, diluído com Veja Vidrex azul (produto para limpar vidros), muito utilizado por muita gente aqui.
Pra quer serve o primer? Melhorar a aderência da tinta ao plástico, aplico em camadas bem diluídas para não perder nenhum detalhe, ai entra o aero, isso eu faço com um aerografo Paasche, mas tbm tenho um Steula nacional e acho ótimo.
Quanto a tua pintura, poste aqui, entra no GT 00, que assim todos podem ver e te dar boas dicas, é assim que se aprende muito por aqui.
Muitas vezes observamos muitos trabalhos e tendo-os por base a qualidade empregada, acreditamos que os nossos estão uma :palavrao: , veja que a maioria dos trabalhos que apreciamos e gostamos, são de modelistas experientes, que já trilharam o caminho antes de nós, então, manda :bala: , que a próxima sempre será melhor.

Espero ter ajudado um pouco.
Vou aproveitar e fazer um jaba - fabrico bases de madeira para todos os tipos de figuras. :thumbup:
Um abraço e precisando é só chamar.
“Na falta de ter o que fazer, ache algo pra montar.“

Visite: http://101divisao.blogspot.com.br/
Avatar do usuário
fuzileiro
Novato
Mensagens: 25
Registrado em: 27 Abr 2016, 21:53
Nome: Luciano R.
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: É possível pintura completa apenas com aerógrafo?

Mensagem por fuzileiro »

Eu já tenho uma pequena noção sobre prime, pintura e verniz. O que eu pretendo ficar fera é nas técnicas de sombreamento e detalhamento, acho massa demais ver as figuras super detalhadas, com efeitos de sombras, envelhecimento, etc...

Eu vi aqui os dois pincéis que comprei até agora: 5/0 300 KERAMIK e 8 230S KERAMIK
Comprei algumas tintas acrilex de 37mm e algumas da marca ecofix também de 37mm, um verniz fosco e um prime da acrilex. Vi no ML um aerógrafo bd-134k (o que acham dele), que parece ser um bom custo x benefício. Sempre quis ter um aerógrafo e queria um que não me desse problemas, mas que não tenha um custo elevado.

Em casa eu já tenho ferramentas tipo dremmel, estiletes, bancada, etc, pois tenho um outro hobby (marcenaria).

fuzileiro
Avatar do usuário
S[R]
Super Membro
Mensagens: 1477
Registrado em: 04 Jul 2012, 17:16
Nome: Sérgio Rocha
Localização: SãoPaulo
Agradeceu: 0
Curtiram: 4 vezes

Re: É possível pintura completa apenas com aerógrafo?

Mensagem por S[R] »

fuzileiro escreveu:Eu já tenho uma pequena noção sobre prime, pintura e verniz. O que eu pretendo ficar fera é nas técnicas de sombreamento e detalhamento, acho massa demais ver as figuras super detalhadas, com efeitos de sombras, envelhecimento, etc...

Eu vi aqui os dois pincéis que comprei até agora: 5/0 300 KERAMIK e 8 230S KERAMIK
Comprei algumas tintas acrilex de 37mm e algumas da marca ecofix também de 37mm, um verniz fosco e um prime da acrilex. Vi no ML um aerógrafo bd-134k (o que acham dele), que parece ser um bom custo x benefício. Sempre quis ter um aerógrafo e queria um que não me desse problemas, mas que não tenha um custo elevado.

Em casa eu já tenho ferramentas tipo dremmel, estiletes, bancada, etc, pois tenho um outro hobby (marcenaria).

fuzileiro
Fuzileiro, dei uma olha nesse aerógrafo e parece ser bom. A unica coisa que não gosto e não é a marca que escolheu, e sim esse tipo de copo lateral pois particularmente acho chato de limpar. Por outro lado ele vem com uma agulha 0,2mm que é muito boa para detalhes e uma 0,5mm que é muito legal para pintar áreas maiores.
Eu tenho um Sagyma SW775 que tem o copo igual ao seu, por isso que disse que acho chato de limpar. Tenho também um Sagyma SW440 que o copo é integrado ao corpo, esse já achei bem melhor e mais fácil de limpar. Os dois são baratinhos e até agora estão dando conta do recado, imagino que você vai gostar de que comprou.

O que você pretende montar?
Imagem

Imagem
Avatar do usuário
fuzileiro
Novato
Mensagens: 25
Registrado em: 27 Abr 2016, 21:53
Nome: Luciano R.
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: É possível pintura completa apenas com aerógrafo?

Mensagem por fuzileiro »

Ainda não comprei o modelo que postei, ainda estou pesquisando o custo x benefício. Bem, o meu objetivo a médio prazo é trabalhar um action figure que adquiri (imagem abaixo). Quero deixá-lo colorido (ainda não sei se dão outro termo para a pintura colorida eheheh). Mas acho que irei "treinar antes em várias figuras menores, ou peças maiores são mais fáceis para iniciantes? Essa figura tem 22x23x15 cm (LxAxP) de dimensão.

http://imgur.com/6RCB4dJ
Avatar do usuário
Kakadu
Membro
Mensagens: 995
Registrado em: 06 Abr 2015, 16:37
Nome: Flávio Pedroza
Localização: Pernambuco
Agradeceu: 65 vezes
Curtiram: 26 vezes

Re: É possível pintura completa apenas com aerógrafo?

Mensagem por Kakadu »

Pra mim, o aerógrafo ideal tem que ser por gravidade, copo fixo em cima, bico de 0.3mm no mínimo e dupla ação.

Enviado de meu XT1068 usando Tapatalk
Avatar do usuário
fuzileiro
Novato
Mensagens: 25
Registrado em: 27 Abr 2016, 21:53
Nome: Luciano R.
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: É possível pintura completa apenas com aerógrafo?

Mensagem por fuzileiro »

Esse aerógrafo da STEULA-BC6103 também é bom? Pesquisando aqui, vi que sairia praticamente o mesmo valor daquele do mercadolivre (que postei acima), se eu comprar dois (queria um com 0,2mm e outro de 0,3mm).

Caso positivo, é vantagem ter os dois separados ou apenas 1 com 2 ou 3 bicos?
Avatar do usuário
Kakadu
Membro
Mensagens: 995
Registrado em: 06 Abr 2015, 16:37
Nome: Flávio Pedroza
Localização: Pernambuco
Agradeceu: 65 vezes
Curtiram: 26 vezes

Re: É possível pintura completa apenas com aerógrafo?

Mensagem por Kakadu »

Minha opinião e que se vc for comprar dois, compre um de 0,2 e outro de 0,5.

Enviado de meu XT1068 usando Tapatalk
Avatar do usuário
fuzileiro
Novato
Mensagens: 25
Registrado em: 27 Abr 2016, 21:53
Nome: Luciano R.
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: É possível pintura completa apenas com aerógrafo?

Mensagem por fuzileiro »

E sobre o modelo por gravidade, qual é mais eficiente: o que tem o copinho acima do corpo do aerógrafo e que não sai dele ou o modelo do ML (que sai e que fica na lateral)?
Avatar do usuário
fuzileiro
Novato
Mensagens: 25
Registrado em: 27 Abr 2016, 21:53
Nome: Luciano R.
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: É possível pintura completa apenas com aerógrafo?

Mensagem por fuzileiro »

Última pergunta (prometo), sobre este aerógrafo, será que é bom?

http://pt.aliexpress.com/item/Pro-Dual- ... 42f390275e
Responder

Voltar para “Tutoriais, Dicas e Dúvidas”