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Plástico atacado/arrepiado

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pabloaantunes
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Plástico atacado/arrepiado

Mensagem por pabloaantunes »

Fala galerinha, bom dia!

Mais uma dúvida minha que eu gostaria da ajuda de vocês para ser solucionada.

Em minhas pinturas de Kits de F1, há um tempo estou enfrentando uma questão recorrente de plástico atacado/arrepiado. Já li aqui no fórum a respeito dos thinners, seladora, etc.. mas sei lá....

Talvez o problema seja os conceitos que tenho (e que talvez não tenha aprendido direito) sobre areografia, pintura, secagem/cura, etc.. Em 100% das vezes, somente localizo a região atacada/arrepiada após a 2ª/3ª demão de tinta.

Então pensei em descrever o passo a passo que faço até chegar no plástico atacado/arrepiado para ver se conseguem me ajudar a identificar a falha no processo.

Atualmente, uso primer Tamiya (tanto o cinza quando o branco). Utilizo como diluente o thinner Lucksnova 237. Para aplicação de primer, faço uma diluição de mais ou menos entre 1 para 2 e 1 para 1 de thinner para o primer e sempre passo, no máximo, duas demãos bem leves para criar a textura. Aprendi que não é necessário “pintar” literalmente o kit de primer.

O tempo que dou entre as demãos é exatamente tempo de terminar de passar nas outras peças. Deixo secar de um dia para outro e não lixo o primer.

Já na pintura, uso tinta automotiva e também diluo com o mesmo thinner Lucksnova 237 e na mesma proporção do primer de 1 para 2 e 1 para 1 (compro tintas envasadas que já vem pré-diluídas). Passo a primeira demão bem de leve e fina como se fosse “meia” demão. Fica com aspecto esfumaçado. Após terminar a última peça a ser pintada, retorno para aplicação da segunda demão, ainda bem fina. Nessa hora acontece a cobertura de todo o kit, mas de forma bem fina ainda.

Após um tempinho esperando secar (uns 15 min), vou para a 3ª/4ª demão mais carregada, fazendo a tinta bater úmida no kit. É exatamente nesta hora que aparecem/percebo os arrepiados/ataques do plástico.

Quando isso acontece, espero secar por uma hora...lixo com lixa 1500 e 2000, passo novamente primer na região arrepiada e refaço as camadas de tinta até corrigir a falha e as cores se igualarem.

Espero um dia a secagem da tinta, aí passo as lixas bem de leve 4000, 6000, 8000 e 12000. A pintura fica lisinha e bem brilhante, pronta para o verniz PU.

O problema do plástico atacado/arrepiado é resolvido, mas me dá um baita trabalho corrigir. Queria saber o motivo/falha para evitar que isso aconteça e pule a fase desta correção!

Desde já, valeu galera pelas opiniões e dicas.
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TioDrakul
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Re: Plástico atacado/arrepiado

Mensagem por TioDrakul »

O que você quer dizer por plástico "atacado/arrepiado", seria que o plástico está ou ficou com uma superfície irregular/enrrugada, como se alguém tivesse passado uma lixa grossa ou tivesse tentado derreter o plástico? Quando eu vi acontecer algo como o que eu descrevi a causa foi thinner/solvente forte demais
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pabloaantunes
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Re: Plástico atacado/arrepiado

Mensagem por pabloaantunes »

TioDrakul escreveu:O que você quer dizer por plástico "atacado/arrepiado", seria que o plástico está ou ficou com uma superfície irregular/enrrugada, como se alguém tivesse passado uma lixa grossa ou tivesse tentado derreter o plástico? Quando eu vi acontecer algo como o que eu descrevi a causa foi thinner/solvente forte demais
TioDrakul, não seria propriamente a superfície irregular/enrugada.

Para mim e o que quis dizer, plástico "atacado/arrepiado" é quando a pintura e o plástico estão lisos ao toque, mas na hora que bate a luz ela reflete como se estivesse áspera.
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pabloaantunes
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Re: Plástico atacado/arrepiado

Mensagem por pabloaantunes »

Para ilustrar, segue foto de uma Lotus 97T que montei.

Na fotos, parece que em alguns pontos a pintura está áspera/irregular, mas não está. Está lisinha.

Imagem
Editado pela última vez por pabloaantunes em 06 Set 2017, 08:23, em um total de 1 vez.
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TioDrakul
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Re: Plástico atacado/arrepiado

Mensagem por TioDrakul »

Ahhhh... "Casca de laranja". Isso infelizmente é comum e eu pessoalmente ainda não achei um método garantido de evitar, no meu caso costuma acontecer quando o pigmento da tinta é muito grosso (imagine que a tinta ideal fosse talco bem fino e então você resolvesse pintar usando areia) ou quando o solvente da tinta que foi por último reage com a tinta (ou primer) por baixo.

Até agora o melhor meio que eu encontrei para tentar evitar o problema é pintar usando tintas realmente finas (duco automotiva, Drycolors) e tentando evitar o uso de primers (porquê nunca consigo uma superfície de fato lisa com eles), atualmente estou fazendo experiências usando selante de plástico como "primer" (por ser bem mais liso) mas ainda não cheguei em uma conclusão


EDIT: Lembrei de uma outra causa, que aconteceu em uma experiência minha: Como eu vi que o restante do modelo parece estar razoavelmente liso pode ter acontecido de você carregar demais no solvente na área aonde ficou enrrugado e o solvente atacou o plástico, eu estava fazendo dias atrás um teste com pintura aonde a tinta é especialmente agressiva e ela deixou a superfície com este aspecto que você mostrou aonde eu acidentalmente passei tinta demais
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Re: Plástico atacado/arrepiado

Mensagem por pabloaantunes »

TioDrakul escreveu:Ahhhh... "Casca de laranja". Isso infelizmente é comum e eu pessoalmente ainda não achei um método garantido de evitar, no meu caso costuma acontecer quando o pigmento da tinta é muito grosso (imagine que a tinta ideal fosse talco bem fino e então você resolvesse pintar usando areia) ou quando o solvente da tinta que foi por último reage com a tinta (ou primer) por baixo.

Até agora o melhor meio que eu encontrei para tentar evitar o problema é pintar usando tintas realmente finas (duco automotiva, Drycolors) e tentando evitar o uso de primers (porquê nunca consigo uma superfície de fato lisa com eles), atualmente estou fazendo experiências usando selante de plástico como "primer" (por ser bem mais liso) mas ainda não cheguei em uma conclusão
TioDrakul,

Neste caso (posso estar enganado, claro), mas acho que não seria o efeito casca de laranja. A pintura está lisa e fina, não é áspera ou irregular. Esse efeito que se vê na foto só aparece conforme bate o reflexo da luz, mas ao toque está lisinha. Isso que eu chamo/entendo como plástico arrepiado/atacado.

O efeito fica mesmo após todo lixamento com várias gramaturas de lixas. Só corrijo "penteando" o plástico com lixa e refazendo o processo de pintura.

Eu uso as tintas automotivas também.
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Re: Plástico atacado/arrepiado

Mensagem por pabloaantunes »

TioDrakul escreveu:Ahhhh... "Casca de laranja". Isso infelizmente é comum e eu pessoalmente ainda não achei um método garantido de evitar, no meu caso costuma acontecer quando o pigmento da tinta é muito grosso (imagine que a tinta ideal fosse talco bem fino e então você resolvesse pintar usando areia) ou quando o solvente da tinta que foi por último reage com a tinta (ou primer) por baixo.

Até agora o melhor meio que eu encontrei para tentar evitar o problema é pintar usando tintas realmente finas (duco automotiva, Drycolors) e tentando evitar o uso de primers (porquê nunca consigo uma superfície de fato lisa com eles), atualmente estou fazendo experiências usando selante de plástico como "primer" (por ser bem mais liso) mas ainda não cheguei em uma conclusão


EDIT: Lembrei de uma outra causa, que aconteceu em uma experiência minha: Como eu vi que o restante do modelo parece estar razoavelmente liso pode ter acontecido de você carregar demais no solvente na área aonde ficou enrrugado e o solvente atacou o plástico, eu estava fazendo dias atrás um teste com pintura aonde a tinta é especialmente agressiva e ela deixou a superfície com este aspecto que você mostrou aonde eu acidentalmente passei tinta demais
Pois é...imagino que alguma coisa não estou fazendo/respeitando em relação a diluição do primer/tinta com solvente, aplicação do primer, tempo entre demãos da pintura, etc. a ponto da tinta atacar o plástico e deixar esse aspecto.
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Re: Plástico atacado/arrepiado

Mensagem por TioDrakul »

pabloaantunes escreveu:
TioDrakul escreveu:Ahhhh... "Casca de laranja". Isso infelizmente é comum e eu pessoalmente ainda não achei um método garantido de evitar, no meu caso costuma acontecer quando o pigmento da tinta é muito grosso (imagine que a tinta ideal fosse talco bem fino e então você resolvesse pintar usando areia) ou quando o solvente da tinta que foi por último reage com a tinta (ou primer) por baixo.

Até agora o melhor meio que eu encontrei para tentar evitar o problema é pintar usando tintas realmente finas (duco automotiva, Drycolors) e tentando evitar o uso de primers (porquê nunca consigo uma superfície de fato lisa com eles), atualmente estou fazendo experiências usando selante de plástico como "primer" (por ser bem mais liso) mas ainda não cheguei em uma conclusão


EDIT: Lembrei de uma outra causa, que aconteceu em uma experiência minha: Como eu vi que o restante do modelo parece estar razoavelmente liso pode ter acontecido de você carregar demais no solvente na área aonde ficou enrrugado e o solvente atacou o plástico, eu estava fazendo dias atrás um teste com pintura aonde a tinta é especialmente agressiva e ela deixou a superfície com este aspecto que você mostrou aonde eu acidentalmente passei tinta demais
Pois é...imagino que alguma coisa não estou fazendo/respeitando em relação a diluição do primer/tinta com solvente, aplicação do primer, tempo entre demãos da pintura, etc. a ponto da tinta atacar o plástico e deixar esse aspecto.
A título de ajuda eu posso te descrever a minha experiência que funcionou: Polir o plástico do kit (ao invés de passar primer e então lixar o primer de leve) e então passei drycolors diretamente no plástico, ficou lisinho. O porém disso é que é uma loteria se a tinta vai agarrar no plástico e se não vai sair depois com o mascaramento (na experiência não saiu mas eu devo ter tido sorte com a combinação de plástico/tipo de tinta), e o seu trabalho de funilaria vai ter que ser perfeito para dar certo (por não usar primer)
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Re: Plástico atacado/arrepiado

Mensagem por pabloaantunes »

Tio Drakul,

Como sempre, obrigado pelos comentários e dicas

Sobre a questão do primer...li que eles são fundamentais não só para aderência mas também para "isolar" o plástico do contato com o solvente na hora da aplicação das tintas. Acabo sempre usando na forma que descrevi acima.

O que me intriga nesta questão de plástico atacado/arrepiado é saber se há algo no processo de pintura que eu venho fazendo que evite isso, como carregar mais no primer, usar menos thinner, dar mais tempo de secagem/cura entre as demãos de tinta, ou se isso é uma questão mesmo de cada plástico dos kits.
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Ruffuswood
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Re: Plástico atacado/arrepiado

Mensagem por Ruffuswood »

Boa tarde Pablo, tudo bem?

Eu estava lendo aqui tudo que descreveu sobre seu processo de pintura.

O que está acontecendo não é o plástico "arrepiar" pois se fosse isso, dificilmente você conseguiria reparar sem ter que tirar toda tinta, primer e dar uma lixada para alisar novamente o plástico, que seria um trabalho enorme e não ficaria perfeito sem antes você ficar com muito ódio por tanto trabalho muito provavelmente em vão.
Isso é de fato casca de laranja pela foto que postou de seu Lotus, pois a pintura fica boa mas com uma ondulação bem leve.
Primeira coisa que posso lhe falar é sobre o primer, ele é uma superfície de adesão para a tinta em si e tem sua própria porosidade para que isso ocorra, por isso ele tem sim que ficar liso como se fosse uma tinta, afinal a tinta vai copiar a superfície onde ela foi aplicada, concorda? Não é necessário polir o primer nem nada, somente cubra o kit normalmente como se fosse uma tinta, inspecione ele todo para buscar imperfeições pois essa é outra função básica do primer, aí você deve lixar, passar massa ou o que for necessário para reparar a imperfeição e deixar tudo lisinho para então passar mais uma camada de primer caso tenha feito correções ou se ficou de seu agrado lixar completamente com uma lixa fina para tirar toda aspereza e rugosidade, e se a cobertura estiver perfeita aí sim se parte para a tinta em si.
A tinta deve-se passar sem ser seco empoeirado também, pois se ela bater seca no kit, vai ficar áspera e novamente teremos o problema da casca de laranja, então ao passar a tinta, mesmo que seja meia demão, ela não pode ser muito de longe para que não bata seca na superfície, mas fique ciente de que se a cobertura for falha, a chance de não ficar lisinho de cara aumenta.
Use essa dita meia demão para começar a cobrir os lugares mais difíceis como cantos e afins. Na demão de tinta em si, a passada deve ser úmida e com aparência levemente brilhante e não molhada, pois o risco de escorrer e perder seu trabalho é enorme neste caso.
Se estiver usando duco, pode experimentar depois de bem seco polir se quiser que já vai conseguir tirar brilho, caso seja poliéster, não é possível fazer isso, somente envernizando mesmo.
Depois de passar todas as demãos de tinta que julgar necessário para ficar com a cobertura ideal, analise se precisa passar uma lixa 2000/3000 para deixar perfeitamente liso e parta para o verniz seguindo sempre a premissa de que cobertura falha vai causar imperfeições, então se passar demãos úmidas e uniformes de verniz, tinta ou mesmo primer, dificilmente terá problemas de correção de superfície. E uma coisa básica também que tem muita gente que esquece que é fazer a catálise do PU e esperar ele ferver por uns 10 minutos para depois diluir e usar, isso também causa casca de laranja no verniz de maneira "nervosa"
Bom, espero que isso ajude um pouco.

Boa sorte e estamos aí!
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