SemperFi

Próximos Eventos Programados:


Alguém aqui trabalha com metalúrgica?

Fórum dedicado ao compartilhamento do conhecimento de técnicas e materiais.
Poderemos usar esse fórum para:
- Descrever técnicas utilizadas em forma de tutoriais
- Apresentar dicas de materiais, técnicas, fontes de consultas externas, etc;
- Retirar dúvidas de uma técnica. material, kits, etc.
Avatar do usuário
TioDrakul
Super Membro
Mensagens: 3114
Registrado em: 04 Mar 2013, 14:27
Nome: Daniel Campos
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 6 vezes

Alguém aqui trabalha com metalúrgica?

Mensagem por TioDrakul »

Alguém aqui por acaso trabalha ou conhece sobre técnicas de metalurgia? Que eu estava querendo saber como fazer um trabalho (decente) para unir duas placas de metal (aço, zinco, etc) pelas bordas das mesmas para fazer por exemplo uma caixa a partir de placas de metal.

A razão para a pergunta é que eu talvez tenha que fazer eu mesmo o reforço estrutural em um futuro trabalho em uma NCC-1701 Enterprise em 1/350, e eu ando desconfiando que eu não poderia encomendar o serviço nas metalúrgicas aqui em Curitiba porquê não iriam entender o que eu estou pretendendo fazer :mrgreen:

Ou se conhecerem alguém que sabe fazer peças de metal relativamente complexas a partir de um projeto também ajudaria, dado que eu também imagino que se eu for me equipar para fazer uma soldagem decente provavelmente iria custar caro
Avatar do usuário
LRFOGA
Super Membro
Mensagens: 5561
Registrado em: 14 Jun 2012, 22:50
Nome: Luiz Renato Fogagnolo
Agradeceu: 0
Curtiram: 2 vezes

Re: Alguém aqui trabalha com metalúrgica?

Mensagem por LRFOGA »

TioDrakul, boa tarde. Não trabalho com metalúrgica mas recentemente me formei em construção naval, então entendo sobre solda, tornearia mecânica, e principalmente, desenho técnico e detalhamento construtivo. Como tenho o mesmo kit que você, acho que posso te ajudar a encontrar uma solução para o problema estrutural, e não acredito que seja preciso fazer um trabalho de metalurgia para suportar essa estrutura toda do kit. Até porque, essa estrutura toda interferiria no detalhamento interno, a não ser que você não queira detalhar o interior desse kit, aí a conversa é outra.

Há alguns dias, estive revisando o kit por causa do projeto eletrônico, e notei que a seção da engenharia é formada por 3 partes: o fundo e dois costados (direito e esquerdo). Tudo isso vai suportar cargas da seção disco que é grande e pesada, e mesmo tendo uma estrutura de aço interna essa estrutura pode transmitir esforços para a estrutura de plástico do kit na seção da engenharia, e poderá causar ruptura da mesma (ruptura nas emendas). Se você for usar uma estrutura de aço interna então ela terá de partir de uma base, passando-se pelo tubo de suporte e a partir daí distribuir-se na engenharia e na seção disco. Mas isso vai custar o detalhamento interno. Publique aqui um esboço do que você tem em mente, e tente descrevê-lo. Seria melhor se você publicar o desenho em autocad (não sei se você sabe usá-lo), mas estou aqui para ajudar no que for preciso. Não sou metalúrgico, mas considerando que temos o mesmo kit e meus conhecimentos teóricos na construção naval acredito que possamos traduzir o que você deseja num projeto, e aí torna-se mais fácil passar isso para quem trabalha com metalurgia. É o que eu posso ajudar.

Não recomendo se "equipar" para executar um trabalho de solda, pois é muito perigoso quando não se tem conhecimento sobre o assunto. Já tive aulas práticas de solda e sei que as primeiras soldas são horríveis, além de ter todo um posicionamento correto para executá-la, isso sem contar com o risco de se queimar, ter problemas de visão por radiação, ou ainda, sofrer um choque elétrico considerável se acabar fazendo alguma besteira com o arco elétrico. Também tem o fato de se escolher o melhor método de soldagem para a realização do trabalho pretendido, como por exemplo, eu não usaria solda com eletrodo revestido, já que é um trabalho mais bruto. Eu usaria uma solda Mig ou Mag, conforme o caso, pois a solda Mig usa o gás inerte e você já tem o gás envolto no rolo de fio de solda, mas sendo estrutura de aço haveria corrosão com o tempo, então a solda Mag (gás ativo) seria a mais recomendada para alumínio, que não tem a mesma corrosão que o aço, mas o equipamento tem o preço ainda mais caro (uma máquina de solda Mig custa 500 reais enquanto que uma máquina de solda Mag custa 3500 reais), isso sem contar com o preço do rolo de arame de solda, máscara de proteção, luvas, mangas e avental de raspa de couro, além de botas com solado de borracha, e ainda, uma instalação elétrica adequada que suporte a corrente elétrica com amperagem relativamente alta (sob pena de se queimar até mesmo uma tomada de 20 amperes e dar causa a um curto circuito na rede elétrica das tomadas residenciais). Não se arrisque nisso.
Editado pela última vez por LRFOGA em 04 Set 2017, 15:05, em um total de 1 vez.
Imagem
Avatar do usuário
Johnnn
Super Membro
Mensagens: 1075
Registrado em: 28 Jul 2012, 10:56
Nome: Jonatas Endo Capuchim
Localização: Novo Hamburgo - RS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Alguém aqui trabalha com metalúrgica?

Mensagem por Johnnn »

Pelo que entendi você pretende fazer uma caixa metálica sem utilizar solda?

Caso positivo você chegou a pensar em utilizar cantoneiras para unir as chapas em 90°? Ai para fazer a junção pode usar rebite( mais em conta), parafuso passante ou então parafuso mas com rosca (ai sendo necessário o macho para fazer a rosca na cantoneira).

Você ja tem algum desenho ou algum croqui exemplificando sua idéia?

Abraços

Enviado de meu ASUS_Z00VD usando Tapatalk
Avatar do usuário
TioDrakul
Super Membro
Mensagens: 3114
Registrado em: 04 Mar 2013, 14:27
Nome: Daniel Campos
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 6 vezes

Re: Alguém aqui trabalha com metalúrgica?

Mensagem por TioDrakul »

Valeu pelas sugestões mas eu encontrei na segunda tentativa aqui uma metalúrgica que topou o serviço :aeee: :aeee: :aeee:

Quanto à idéia eu estava pensando inicialmente em uma "caixa" exatamente para manter o espaço para o detalhamento interno. Mas aí eu vi algumas outras idéias na internet e notei que usualmente o aço é forte o bastante para um simples tubo servir como suporte estrutural, então eu pensei em algo diferente (depois eu vou fazer um desenho): Um tubo partindo da base de suporte, entrando na seção de engenharia e então dobrando na direção da popa e passando por baixo do hangar para que eu possa colocar o mesmo no lugar. Então preso por baixo ou pelos lados desse tubo iriam os tubos para suportar as naceles de dobra (também dobrando para evitar o espaço do hangar) e então um outro tubo partindo do primeiro na proa e subindo para a seção disco pelo pescoço. Seria algo parecido com isso aqui (não existe mais para venda):

Imagem
Imagem

O legal é que embora não exista mais para venda eu posso passar isso para a metalúrgica fazer um igual para mim
Avatar do usuário
Diego Natanael
Super Membro
Mensagens: 2798
Registrado em: 10 Mai 2015, 11:54
Nome: Diego Natanael R
Localização: Cláudio-MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Alguém aqui trabalha com metalúrgica?

Mensagem por Diego Natanael »

Não sei se pela distância poderei te ajudar muito, mas tenho experiência em metalurgia de fundidos, e atualmente trabalho em uma metalúrgica, mas precisamente como operador de guilhotina, resumindo corto chapas. Sei processos de dobra, perfilamento e calandragem de chapas.
Agora se for pra unir chapas de forma prática sem solda, seria usar uma ponteadeira, mas isso vai depender do material. Chapa 0.90mm ou 1.2mm dobradas já adquirem resistência para situações de menor estresse.
Manda o protótipo que nois analisa aki.
GT 14-ARTLHARIAS-CANHÃO FERROVIÁRIO K(E) "DORA" 800 mm - Hobby Boss- 1/72
viewtopic.php?f=127&t=9056

GT 53-PACIFIC - YAMATO - TAMIYA - 1/350
viewtopic.php?f=198&t=9798

Imagem

" A sabedoria vem com o tempo, a perfeição inatingível é a constância da vida... "
Avatar do usuário
Johnnn
Super Membro
Mensagens: 1075
Registrado em: 28 Jul 2012, 10:56
Nome: Jonatas Endo Capuchim
Localização: Novo Hamburgo - RS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Alguém aqui trabalha com metalúrgica?

Mensagem por Johnnn »

Que bom que conseguiu achar alguém que aceitasse fazer o que desejava.

Mas olhando a foto deste suporte, acredito que pegando como base o kit e a foto do suporte, consegue determinar as dimensões e acredito que qualquer serralheria conseguiria reproduzir sem problemas.

Abraços

Enviado de meu ASUS_Z00VD usando Tapatalk
Avatar do usuário
LRFOGA
Super Membro
Mensagens: 5561
Registrado em: 14 Jun 2012, 22:50
Nome: Luiz Renato Fogagnolo
Agradeceu: 0
Curtiram: 2 vezes

Re: Alguém aqui trabalha com metalúrgica?

Mensagem por LRFOGA »

Concordo com o Johnnn, basta fazer o desenho bem detalhado que um serralheiro faz tranquilamente e não vai cobrar nada muito caro por isso

Agora publique aqui o projeto detalhadamente, com medidas e espessura das chapas e tubos porque eu também irei montar a minha em breve, então seria interessante ver o seu projeto para usá-lo também :D
Imagem
Responder

Voltar para “Tutoriais, Dicas e Dúvidas”