Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:


Mascarando e colando canopi

Fórum dedicado ao compartilhamento do conhecimento de técnicas e materiais.
Poderemos usar esse fórum para:
- Descrever técnicas utilizadas em forma de tutoriais
- Apresentar dicas de materiais, técnicas, fontes de consultas externas, etc;
- Retirar dúvidas de uma técnica. material, kits, etc.
FlavioDT
Novato
Mensagens: 31
Registrado em: 08 Ago 2017, 19:46
Nome: FlavioDT
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Mascarando e colando canopi

Mensagem por FlavioDT »

Fui mascarar meu primeiro canopi e saiu uma porcaria.Fui colar com a cola branca já falada e ela não quer evaporar e ficar transparente ...sem contar que a aderência do canopi com essa cola tava muito ruim. Agora to com receio de colar o canopi de segundo avião.Esse lance da cola branca, o que posso ter feito de errado?
Avatar do usuário
Ruffuswood
Membro
Mensagens: 738
Registrado em: 03 Jan 2015, 13:37
Nome: Vinicius Marques
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Mascarando e colando canopi

Mensagem por Ruffuswood »

Fala Flavio,

Cola branca demora um pouco para secar mesmo, se colocar muita cola aí o tempo vai ser maior ainda. Cola o canopi, posiciona direitinho e esquece dele, pois é demorado mesmo, e ela fica transparente sim, a não ser que passe em cima de tinta fresca o que acredito não ser o seu caso.
Avatar do usuário
jairo.regio-jr.
Membro
Mensagens: 929
Registrado em: 16 Jul 2016, 16:45
Nome: Jairo de Paula Jr.
Localização: Recife - PE
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Mascarando e colando canopi

Mensagem por jairo.regio-jr. »

FlavioDT escreveu:Fui mascarar meu primeiro canopi e saiu uma porcaria.Fui colar com a cola branca já falada e ela não quer evaporar e ficar transparente ...sem contar que a aderência do canopi com essa cola tava muito ruim. Agora to com receio de colar o canopi de segundo avião.Esse lance da cola branca, o que posso ter feito de errado?
É o que o Ruffus falou. Coloca ela (não exagera), tira os excessos com um palito e esquece ela e não mexe. Demora algumas horas para ficar transparente e se vc fez certinho nem vai notar.

Tenha calma. Plastimodelismo é calma e paciência. Pressa aqui só dá problema. Blz ?? :thumbup:
"Don't waste your time always searching for those wasted years.
Face up! Make your stand and realize you are living in the golden years"
(Iron Maiden)
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Mascarando e colando canopi

Mensagem por anghinoni »

jairo.regio-jr. escreveu:
FlavioDT escreveu:Fui mascarar meu primeiro canopi e saiu uma porcaria.Fui colar com a cola branca já falada e ela não quer evaporar e ficar transparente ...sem contar que a aderência do canopi com essa cola tava muito ruim. Agora to com receio de colar o canopi de segundo avião.Esse lance da cola branca, o que posso ter feito de errado?
É o que o Ruffus falou. Coloca ela (não exagera), tira os excessos com um palito e esquece ela e não mexe. Demora algumas horas para ficar transparente e se vc fez certinho nem vai notar.

Tenha calma. Plastimodelismo é calma e paciência. Pressa aqui só dá problema. Blz ?? :thumbup:
demora dias... depois de colar certinho, coloca o kitr no armario e esquece
Avatar do usuário
jairo.regio-jr.
Membro
Mensagens: 929
Registrado em: 16 Jul 2016, 16:45
Nome: Jairo de Paula Jr.
Localização: Recife - PE
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Mascarando e colando canopi

Mensagem por jairo.regio-jr. »

anghinoni escreveu:
jairo.regio-jr. escreveu:
FlavioDT escreveu:Fui mascarar meu primeiro canopi e saiu uma porcaria.Fui colar com a cola branca já falada e ela não quer evaporar e ficar transparente ...sem contar que a aderência do canopi com essa cola tava muito ruim. Agora to com receio de colar o canopi de segundo avião.Esse lance da cola branca, o que posso ter feito de errado?
É o que o Ruffus falou. Coloca ela (não exagera), tira os excessos com um palito e esquece ela e não mexe. Demora algumas horas para ficar transparente e se vc fez certinho nem vai notar.

Tenha calma. Plastimodelismo é calma e paciência. Pressa aqui só dá problema. Blz ?? :thumbup:
demora dias... depois de colar certinho, coloca o kitr no armario e esquece
Aqui em Recife são horas, Marco. A temperatura ambiente é um ponto que tem que ser lembrado.
"Don't waste your time always searching for those wasted years.
Face up! Make your stand and realize you are living in the golden years"
(Iron Maiden)
FlavioDT
Novato
Mensagens: 31
Registrado em: 08 Ago 2017, 19:46
Nome: FlavioDT
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Mascarando e colando canopi

Mensagem por FlavioDT »

Obrigado pelas dicas
Savatage
Novato
Mensagens: 23
Registrado em: 28 Out 2018, 21:06
Nome: Alixandre de andrade
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Mascarando e colando canopi

Mensagem por Savatage »

Senhores, aproveitando o tópico do amigo aí,
Qual a máscara melhor indicada para fazer pinturas com camuflagem? Massa, líquida ou adesivagem??
Avatar do usuário
rmozeto
Super Membro
Mensagens: 1898
Registrado em: 23 Jun 2015, 00:35
Nome: Rafael Mozeto
Localização: São Carlos - SP
Agradeceu: 84 vezes
Curtiram: 17 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: Ecto-1 - 1/25 - AMT GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: TARS - scratch - ~1/12 GT XX - Inacabados & Restauração - Montagem: F/A-18E - Tamiya - 1/72 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: MIG-29UB "Fulcrum" - Italeri - 1/72 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Sukhoy SU-34 - Italeri - 1:72 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: MiG-31 - Revell - 1/72 GT 40 - Royal Air Force (RAF) - Montagem: Jaguar GR Mk.1/A - Hasegawa 1/72 GT 42 - Carros Americanos - Montagem: 1967 Shelby GT 350 - AMT/ERTL 1/25 GT 42 - Carros Americanos - Montagem: 1963 Corvette Stingray - AMT - 1/25 GT 44 - STAR WARS 2015 - Montagem: Resistance X-Wing Fighter - Revell - 1/? GT 46 - Guerra ao Terror - Montagem: Tornado F3 ADV - Revell - 1/72 GT 51 - Primeira Guerra Mundial - Montagem: Spad XIII C-1 - Revell - 1/72 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: VF-11B Thunderbolt - Hasegawa 1/72 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: VF-0D Phoenix - Hasegawa - 1/72 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: EDF Patrol Ship - Bandai - N/D GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Sapristi! - impressão 3D resina - sem escala GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Aldebaram - Bandai - 1/700 GT 55 - Harrier - Montagem: FRS.1 Sea Harrier "Royal Navy" - Italeri - 1/72 GT 59 - SAR - Search and Rescue - Montagem: BK 117 ADAC - Revell - 1/72 GT 62 - Vought F4 Corsair - Montagem: F4U-5 Corsair - Revell - 1/72 GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: Leopard 2A6/A6M - Revell - 1/72 GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: M-1 Abrams - ARII - 1/48 GT 69 - Piores Goiabas Possíveis - Montagem: Mirage 2000N - Heller - 1/72 GT 70 - Star Trek Returns - Montagem: USS Enterprise ncc-1701 - Polar Lights - 1/2500 GT 72 - BLINDADOS MILITARES SOBRE RODAS - Montagem: Fennek - Revell - 1/72 GT 77 - F-15 Eagle - Montagem: F-15E Strike Eagle - Academy - 1/72 GT 81 - Aeronaves de treinamento - Montagem: BAE Hawk T.Mk 1- Revell - 1/72 GT 84 - Aeronaves do Bureau Mikoyan-Gurevich (MiG) - Montagem: MiG-3 - Trumpeter - 1/48 GT 89 - Países Nórdicos - Montagem: JAS-39A Gripen - Tamiya - 1/72 GT 90 - Blindados sobre lagartas - Montagem: M2 Bradley IFV - Academy IFV - 1/35 GT 94 - Plasti*Brasil 10 Anos - Montagem: Porsche 917k 1971 Le Mans - Fujimi - 1/24 GT 95 - Esquadrilhas de Demonstração - Montagem: F/A-18A Hornet Blue Angels - Hobbyboss - 1/72
 
GTs em Andamento:
GT 95 - Esquadrilhas de Demonstração - Montagem: F-5E Tiger II Patrouille Suisse - Italeri - 1/72
 

Re: Mascarando e colando canopi

Mensagem por rmozeto »

Savatage escreveu:Senhores, aproveitando o tópico do amigo aí,
Qual a máscara melhor indicada para fazer pinturas com camuflagem? Massa, líquida ou adesivagem??
Usei pela primeira vez nessa semana a máscara líquida Maskol da Humbrol, é bem fácil de trabalhar. No final de semana vou provavelmente tirar, vamos ver como fica.

Em minhas montagens já fiz camuflagem com fita tamiya, com silly putty e direto no aerógrafo.
Com máscara de fita ela fica mais "dura", ou seja, a transição entre as cores é mais direta. Já com a silly putty, por conta da borda arredondada (altura da massa), a transição fica mais "suave".
Acho que é uma questão de gosto ou de como quer o resultado final.
Com a fita é mais fácil de trabalhar do que com a putty.
Também rola fazer a camuflagem direto no aerógrafo, sem máscara.

Abaixo coloquei três exemplos que fiz.

Mascarado com fita Tamiya.
Imagem

Mascarado com silly putty.
Imagem

Camuflagem direta no aerógrafo.
Imagem

Espero ter ajudado.
Rafael Mozeto

WIP: F-5E Patrouille Suisse | Corvette C7.R
Na caixa: F-22 Raptor - Revell 1/72
Finalizados: mozeto.com.br
ScaleMates | Instagram
Savatage
Novato
Mensagens: 23
Registrado em: 28 Out 2018, 21:06
Nome: Alixandre de andrade
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Mascarando e colando canopi

Mensagem por Savatage »

rmozeto escreveu:
Savatage escreveu:Senhores, aproveitando o tópico do amigo aí,
Qual a máscara melhor indicada para fazer pinturas com camuflagem? Massa, líquida ou adesivagem??
Usei pela primeira vez nessa semana a máscara líquida Maskol da Humbrol, é bem fácil de trabalhar. No final de semana vou provavelmente tirar, vamos ver como fica.

Em minhas montagens já fiz camuflagem com fita tamiya, com silly putty e direto no aerógrafo.
Com máscara de fita ela fica mais "dura", ou seja, a transição entre as cores é mais direta. Já com a silly putty, por conta da borda arredondada (altura da massa), a transição fica mais "suave".
Acho que é uma questão de gosto ou de como quer o resultado final.
Com a fita é mais fácil de trabalhar do que com a putty.
Também rola fazer a camuflagem direto no aerógrafo, sem máscara.

Abaixo coloquei três exemplos que fiz.

Mascarado com fita Tamiya.
Imagem

Mascarado com silly putty.
Imagem

Camuflagem direta no aerógrafo.
Imagem

Espero ter ajudado.
Belos trabalhos amigo, mas como sou totalmente novato, acho que não terei a habilidade pra fazer a camuflagem direto no aerógrafo, estou analisando a massa e a líquida, se não se importar gostaria de ver seu trabalho com camuflagem com máscara líquida
Avatar do usuário
ManoCesar
Acabei de Chegar
Mensagens: 5
Registrado em: 12 Out 2018, 22:50
Nome: Manoel Cesar Mingorance
Localização: Mauá SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Mascarando e colando canopi

Mensagem por ManoCesar »

Existe a mascara da acrilex, vi um amigo usando e ficou muito bom, tranquilo trabalhar com ela,, espero ter ajudado.
Responder

Voltar para “Tutoriais, Dicas e Dúvidas”