HobbyEasy

Próximos Eventos Programados:


Por onde começar?

Fórum dedicado ao compartilhamento do conhecimento de técnicas e materiais.
Poderemos usar esse fórum para:
- Descrever técnicas utilizadas em forma de tutoriais
- Apresentar dicas de materiais, técnicas, fontes de consultas externas, etc;
- Retirar dúvidas de uma técnica. material, kits, etc.
Avatar do usuário
mReis
Acabei de Chegar
Mensagens: 3
Registrado em: 31 Ago 2017, 21:50
Nome: Matheus Reis
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Por onde começar?

Mensagem por mReis »

Recentemente recebi um KIT do Super Tucano de minha namorada, como sou novo nesse hobby gostaria da ajuda de vocês para saber por onde começar. Bom, andei pesquisando e vi que algumas marcas e tipos de tintas possuem diferença, por exemplo algumas são de uso exclusivo de aerógrafo. Porém, não estou disposto a comprar um aerógrafo, por isso quero pintar a pincel. Então, os senhores poderiam me recomendar tipos de pinceis, tintas e colas.

Grato!
Avatar do usuário
jairo.regio-jr.
Membro
Mensagens: 929
Registrado em: 16 Jul 2016, 16:45
Nome: Jairo de Paula Jr.
Localização: Recife - PE
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Por onde começar?

Mensagem por jairo.regio-jr. »

mReis escreveu:Recentemente recebi um KIT do Super Tucano de minha namorada, como sou novo nesse hobby gostaria da ajuda de vocês para saber por onde começar. Bom, andei pesquisando e vi que algumas marcas e tipos de tintas possuem diferença, por exemplo algumas são de uso exclusivo de aerógrafo. Porém, não estou disposto a comprar um aerógrafo, por isso quero pintar a pincel. Então, os senhores poderiam me recomendar tipos de pinceis, tintas e colas.

Grato!
Olá, Matheus!

Vc já está pensando na pintura. Essa é um dos últimos passos.

O 1o. passo de todos (já na montagem) é lavar as grades das peças em água com detergente ou sabão em pó para retirar resíduos de desmoldante que permanece no plástico e irá atrapalha a pintura.

Mas antes disso é sempre bom ir analisando o manual (Qual o fabricante do modelo e qual a escala mesmo??), vendo as peças indicadas na sequencia deles (que não é uma sequencia obrigatória. Cada modelista acaba fazendo a sua), Analisando quais cores serão usadas e tal.

Depois disso tudo vai depender da sequencia que vc criou e acaba ficando bem extenso para citar. Recomendo que você dê uma olhada nas montagens aqui. O pessoal faz bem passo-a-passo na maioria das vezes e fica ótimo para quem acaba de entrar no hobby.


:thumbup: :thumbup: :thumbup:
"Don't waste your time always searching for those wasted years.
Face up! Make your stand and realize you are living in the golden years"
(Iron Maiden)
Avatar do usuário
mReis
Acabei de Chegar
Mensagens: 3
Registrado em: 31 Ago 2017, 21:50
Nome: Matheus Reis
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Por onde começar?

Mensagem por mReis »

jairo.regio-jr. escreveu:
mReis escreveu:Recentemente recebi um KIT do Super Tucano de minha namorada, como sou novo nesse hobby gostaria da ajuda de vocês para saber por onde começar. Bom, andei pesquisando e vi que algumas marcas e tipos de tintas possuem diferença, por exemplo algumas são de uso exclusivo de aerógrafo. Porém, não estou disposto a comprar um aerógrafo, por isso quero pintar a pincel. Então, os senhores poderiam me recomendar tipos de pinceis, tintas e colas.

Grato!
Olá, Matheus!

Vc já está pensando na pintura. Essa é um dos últimos passos.

O 1o. passo de todos (já na montagem) é lavar as grades das peças em água com detergente ou sabão em pó para retirar resíduos de desmoldante que permanece no plástico e irá atrapalha a pintura.

Mas antes disso é sempre bom ir analisando o manual (Qual o fabricante do modelo e qual a escala mesmo??), vendo as peças indicadas na sequencia deles (que não é uma sequencia obrigatória. Cada modelista acaba fazendo a sua), Analisando quais cores serão usadas e tal.

Depois disso tudo vai depender da sequencia que vc criou e acaba ficando bem extenso para citar. Recomendo que você dê uma olhada nas montagens aqui. O pessoal faz bem passo-a-passo na maioria das vezes e fica ótimo para quem acaba de entrar no hobby.


:thumbup: :thumbup: :thumbup:
Olá, Jairo.

A fabricante é a Hobby Boss, escala 1:48. Bom, quis me adiantar a respeito das tintas, pois preciso comprar pela internet e até chegar já vou adiantando a montagem e colagem do modelo. Outra coisa, a lavagem pode ser realizada com detergente de cozinha mesmo?

Segue abaixo a imagem do manual, cores recomendadas pelo fabricante:

Avatar do usuário
Ruffuswood
Membro
Mensagens: 738
Registrado em: 03 Jan 2015, 13:37
Nome: Vinicius Marques
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Por onde começar?

Mensagem por Ruffuswood »

mReis escreveu:
jairo.regio-jr. escreveu:
mReis escreveu:Recentemente recebi um KIT do Super Tucano de minha namorada, como sou novo nesse hobby gostaria da ajuda de vocês para saber por onde começar. Bom, andei pesquisando e vi que algumas marcas e tipos de tintas possuem diferença, por exemplo algumas são de uso exclusivo de aerógrafo. Porém, não estou disposto a comprar um aerógrafo, por isso quero pintar a pincel. Então, os senhores poderiam me recomendar tipos de pinceis, tintas e colas.

Grato!
Olá, Matheus!

Vc já está pensando na pintura. Essa é um dos últimos passos.

O 1o. passo de todos (já na montagem) é lavar as grades das peças em água com detergente ou sabão em pó para retirar resíduos de desmoldante que permanece no plástico e irá atrapalha a pintura.

Mas antes disso é sempre bom ir analisando o manual (Qual o fabricante do modelo e qual a escala mesmo??), vendo as peças indicadas na sequencia deles (que não é uma sequencia obrigatória. Cada modelista acaba fazendo a sua), Analisando quais cores serão usadas e tal.

Depois disso tudo vai depender da sequencia que vc criou e acaba ficando bem extenso para citar. Recomendo que você dê uma olhada nas montagens aqui. O pessoal faz bem passo-a-passo na maioria das vezes e fica ótimo para quem acaba de entrar no hobby.


:thumbup: :thumbup: :thumbup:
Olá, Jairo.

A fabricante é a Hobby Boss, escala 1:48. Bom, quis me adiantar a respeito das tintas, pois preciso comprar pela internet e até chegar já vou adiantando a montagem e colagem do modelo. Outra coisa, a lavagem pode ser realizada com detergente de cozinha mesmo?

Segue abaixo a imagem do manual, cores recomendadas pelo fabricante:

Boa noite amigo, tudo bem contigo?

Primeiramente parabéns, pois esse é um kit bem bacana e que fica lindo!

Segunda questão é o que você já tem além do kit? Tem ferramentas, cola, lixas, alicate e afins? Isso é o princípio de tudo, sem essas coisas básicas a montagem não vai fluir direito.

Em relação a tintas, se vai usar pincel exclusivamente para pintura a minha preferência pessoal é usar tintas enamel revell ou humbrol diluídas em terebentina ou ecosolv, pois apesar de ter um cheiro um pouquinho forte elas tem um acabamento excelente no pincel. O pessoal tem vários tipos de preferência em relação a tintas, mas estou me referindo ao uso com pincel somente.

O pessoal vai te dar muitas dicas, mas vai descrevendo o que já tem ai para o pessoal poder dar melhores orientações :thumbup:
Avatar do usuário
jairo.regio-jr.
Membro
Mensagens: 929
Registrado em: 16 Jul 2016, 16:45
Nome: Jairo de Paula Jr.
Localização: Recife - PE
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Por onde começar?

Mensagem por jairo.regio-jr. »

mReis escreveu:
Olá, Jairo.

A fabricante é a Hobby Boss, escala 1:48. Bom, quis me adiantar a respeito das tintas, pois preciso comprar pela internet e até chegar já vou adiantando a montagem e colagem do modelo. Outra coisa, a lavagem pode ser realizada com detergente de cozinha mesmo?

Segue abaixo a imagem do manual, cores recomendadas pelo fabricante:

Excelente kit. Acredito que você vá fazer no esquema de cores da FAB. Vai ficar muito bom. Mas se esse for seu primeiro kit não se preocupe em fazer ele ficar fenomenal. É kit para o cara aprender mesmo. O importante é se divertir e ter prazer no processo. :thumbup: :thumbup:

Se lá no futuro vc achar que pode melhorá-lo (sempre se pode), existe como refazer. Exemplos podem ser encontrados no GT XX - Inacabados & Restauração.

Se detergente, que seja neutro para evitar alguma reação com o plástico. Eu uso sabão em pó. Deixo de molho por uns 30 minutos e com um escova de dente, já separada para isso, vou tranquilamente e com cuidado (para evitar que se soltem) esfregando nas peças.
Depois enxague e deixa-se para secar. O importante é haver a lavagem para tirar o resíduo de desmoldante.

Material básico que vc precisa para o início será: Cola, lixas (as de unha são ótimas para lixar pequenas rebarbas e lixar quinas), Pinceis macios do 00 (ou 0000 e tal) ao mais largo (para áreas extensas). O importante é ser macio para evitar que o pincel deixe a marca na hora da pintura.

Mas eu aconselho que veja as montagens anteriores aqui do forum para ir vendo como os pessoal faz o passo-a-passo.

:thumbup: :thumbup: :thumbup:
"Don't waste your time always searching for those wasted years.
Face up! Make your stand and realize you are living in the golden years"
(Iron Maiden)
Avatar do usuário
Johnnn
Super Membro
Mensagens: 1075
Registrado em: 28 Jul 2012, 10:56
Nome: Jonatas Endo Capuchim
Localização: Novo Hamburgo - RS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Por onde começar?

Mensagem por Johnnn »

Primeiro seja bem-vindo ao fórum, como viste, sempre terá alguem para lhe ajudar no que for preciso.
E alem de bem-vindo ao fórum seja bem-vindo ao hobby, espero que tome gosto pela coisa e compartilhe muitos trabalhos por aqui.

Bom, acho que antes de qualquer coisa acho que deve fazer a lição de casa: Estudar as montagens dos colegas.
Ao estudar as montagens dos colegas, consegue perceber alguns padrões nas montagens de aviação e muitas de suas duvidas serão sanadas somente por observar outras montagens.

Segundo ponto é ir atrás das ferramentas básicas como o pessoal mencionou ja. Eu comecei com 1 estilete, 2 pincéis, uma lixa de unha, algumas tintas de artesanato (acrilex), cola especifica do hobby e um kit. Eu sempre busco alternativas nacionais para montar meus modelos, tanto que utilizo acrilex até hoje, porém existe um item que não tem como economizar: A cola. A cola tem de ser a especifica do hobby para evitar surpresas. O cianocrilato(super bonder) não serve pois ele não "funde" o plastico como a cola especifica e com o tempo ele reseca, ocasionando o descolamento das peças.

Depois que reunir o material basico e ter estudado algumas montagens é hora de colocar a mão na massa, afinal só se aprende fazendo. terceiro ponto que tenho a dizer é para que não se cobre demais, voce vai errar, vai fazer besteira e talvez não fique como montagens de caras que ja estão no hobby a 10, 20 ou 30 anos, mas isso é COMPLETAMENTE normal, não se stresse e nem fique chateado, perceba os erros e tente corrigir para o pr[oximo kit. Depois de alguns kits vai perceber a melhora e se pegar gosto mesmo vai sentir a necessidade de novas ferramentas (aerografo, amaciante de decais, tintas mais sofisticadas, etc).

O mais importante é a diversão.

ultima coisa que tenho a dizer: Assim que começar a montar seu modelo, abra um topico aqui no fórum, assim fica mais facil da gente apreciar e ajudar quando for solicitado.

no mais é isso, desculpe a mensagem grande mas no que precisar estamos ai.

Abraços
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: RE: Re: Por onde começar?

Mensagem por anghinoni »

Johnnn escreveu:Primeiro seja bem-vindo ao fórum, como viste, sempre terá alguem para lhe ajudar no que for preciso.
E alem de bem-vindo ao fórum seja bem-vindo ao hobby, espero que tome gosto pela coisa e compartilhe muitos trabalhos por aqui.

Bom, acho que antes de qualquer coisa acho que deve fazer a lição de casa: Estudar as montagens dos colegas.
Ao estudar as montagens dos colegas, consegue perceber alguns padrões nas montagens de aviação e muitas de suas duvidas serão sanadas somente por observar outras montagens.

Segundo ponto é ir atrás das ferramentas básicas como o pessoal mencionou ja. Eu comecei com 1 estilete, 2 pincéis, uma lixa de unha, algumas tintas de artesanato (acrilex), cola especifica do hobby e um kit. Eu sempre busco alternativas nacionais para montar meus modelos, tanto que utilizo acrilex até hoje, porém existe um item que não tem como economizar: A cola. A cola tem de ser a especifica do hobby para evitar surpresas. O cianocrilato(super bonder) não serve pois ele não "funde" o plastico como a cola especifica e com o tempo ele reseca, ocasionando o descolamento das peças.

Depois que reunir o material basico e ter estudado algumas montagens é hora de colocar a mão na massa, afinal só se aprende fazendo. terceiro ponto que tenho a dizer é para que não se cobre demais, voce vai errar, vai fazer besteira e talvez não fique como montagens de caras que ja estão no hobby a 10, 20 ou 30 anos, mas isso é COMPLETAMENTE normal, não se stresse e nem fique chateado, perceba os erros e tente corrigir para o pr[oximo kit. Depois de alguns kits vai perceber a melhora e se pegar gosto mesmo vai sentir a necessidade de novas ferramentas (aerografo, amaciante de decais, tintas mais sofisticadas, etc).

O mais importante é a diversão.

ultima coisa que tenho a dizer: Assim que começar a montar seu modelo, abra um topico aqui no fórum, assim fica mais facil da gente apreciar e ajudar quando for solicitado.

no mais é isso, desculpe a mensagem grande mas no que precisar estamos ai.

Abraços
Tem como economizar na cola hehe usa Jet ou xilol

Enviado de meu SM-N9005 usando Tapatalk
Avatar do usuário
mReis
Acabei de Chegar
Mensagens: 3
Registrado em: 31 Ago 2017, 21:50
Nome: Matheus Reis
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Por onde começar?

Mensagem por mReis »

jairo.regio-jr, Ruffuswood, Johnnn e anghinoni obrigado pela ajuda! Assim que eu começar a montar o kit vou criar um post aqui no forum. Desde já agradeço!
Avatar do usuário
Diego Natanael
Super Membro
Mensagens: 2798
Registrado em: 10 Mai 2015, 11:54
Nome: Diego Natanael R
Localização: Cláudio-MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Por onde começar?

Mensagem por Diego Natanael »

Meu amigo, seja bem vindo nesse nosso hobby !

Eu acho .... o que vc deve adquirir primeiro é uma cola própria para plastimodelo, ainda mais por ser um patcha kit desse vc não vai querer ver isso se partindo daqui a algum tempo, fora que usando cianoacrilato vc não terá tempo para ajustar as peças do jeito que vc quer e vai ser dor de cabeça certa.
quando iniciei nas montagens, tinha apenas um alicate de cutícula e uma lixa de unha que confisquei da minha esposa e um pote de Tamiya Extra Thin, que é uma cola indispensável.
Agora tintas pra pincel não posso lhe ajudar muito, trabalho mais no aerógrafo e uso Gunze e Tamiya.

Abraço
GT 14-ARTLHARIAS-CANHÃO FERROVIÁRIO K(E) "DORA" 800 mm - Hobby Boss- 1/72
viewtopic.php?f=127&t=9056

GT 53-PACIFIC - YAMATO - TAMIYA - 1/350
viewtopic.php?f=198&t=9798

Imagem

" A sabedoria vem com o tempo, a perfeição inatingível é a constância da vida... "
Responder

Voltar para “Tutoriais, Dicas e Dúvidas”