Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Compressor Sagyma – Voltagem e Troca

Fórum dedicado ao compartilhamento do conhecimento de técnicas e materiais.
Poderemos usar esse fórum para:
- Descrever técnicas utilizadas em forma de tutoriais
- Apresentar dicas de materiais, técnicas, fontes de consultas externas, etc;
- Retirar dúvidas de uma técnica. material, kits, etc.
Avatar do usuário
pabloaantunes
Super Membro
Mensagens: 2078
Registrado em: 07 Dez 2016, 16:25
Nome: Pablo Antunes
Localização: Jundiaí/SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 2 vezes

Compressor Sagyma – Voltagem e Troca

Mensagem por pabloaantunes »

Fala galera, blz?

No impulso, arrematei um compressor usado Sagyma com reservatório de 3l por R$ 150,00. Esse da foto abaixo:

Imagem

Segundo o vendedor, está funcionando tudo perfeitamente, etc.

Só tinha um detalhe que vi após pagar e o cara me enviar, pela foto, consta que ele é somente 220v e onde moro é 110v :chorando: :chorando: :chorando:

Como vinha pesquisando estes compressores da Sagyma...todos os anúncios que vi falam em bivolt e não dei atenção a este pequeno “detalhe”.

Perguntei ao vendedor se ele era somente 220v e ele não sou responder.

Desta forma, sabem me dizer se é possível de alguma alterar a voltagem do compressor?

Se não, se eu comprar um compressor novo da Sagyma ou Wimpel, sem reservatório, é só desmontar este 220v do reservatório e plugar o novo 110v ? Ou preciso verificar algum detalhe em relação as conexões para verificar se são compatíveis?

Desde já, muito obrigado.
Avatar do usuário
jairo.regio-jr.
Membro
Mensagens: 929
Registrado em: 16 Jul 2016, 16:45
Nome: Jairo de Paula Jr.
Localização: Recife - PE
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Compressor Sagyma – Voltagem e Troca

Mensagem por jairo.regio-jr. »

Pablo, em algum lugar do equipamento informa a potencia dele em watts?
Bem...não lembro mais como transformar HP em Watts. Mas fui pesquinar na net.
Vi que esse 1/5 de HP (20% de 1 HP) representa aproximadamente 150 watts de potencia.
Se vc confirmar isso em alguma informação do compressor, um conversor de voltagem, entrando 110v e saindo 220v resolverá seu problema mais barato que comprar um compressor novo para acoplar nesse reservatório.
Mas tem que ser um conversor/transformador compatível com a potencia do equipamento.
Tenho um que uso no trabalho e ele suportar qualquer equipamento de até 120 watts e me custou R$ 50,00 a dois anos aqui em Recife.
"Don't waste your time always searching for those wasted years.
Face up! Make your stand and realize you are living in the golden years"
(Iron Maiden)
Avatar do usuário
TioDrakul
Super Membro
Mensagens: 3114
Registrado em: 04 Mar 2013, 14:27
Nome: Daniel Campos
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 6 vezes

Re: Compressor Sagyma – Voltagem e Troca

Mensagem por TioDrakul »

Engraçado... Eu tenho um desses e também é Sagyma mas o motor é diferente, têm as mesmas dimensões mas o cabo de força sai da parte de trás ao invés da lateral e ele é bivolt (têm uma chave de seleção na parte de trás). E eu concordo com o Jairo, se você não encontrar uma chave de seleção de voltagem no motor então você poderia usar um transformador dado que a potência usada pelo motor é pequena
Avatar do usuário
pabloaantunes
Super Membro
Mensagens: 2078
Registrado em: 07 Dez 2016, 16:25
Nome: Pablo Antunes
Localização: Jundiaí/SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 2 vezes

Re: Compressor Sagyma – Voltagem e Troca

Mensagem por pabloaantunes »

TioDrakul escreveu:Engraçado... Eu tenho um desses e também é Sagyma mas o motor é diferente, têm as mesmas dimensões mas o cabo de força sai da parte de trás ao invés da lateral e ele é bivolt (têm uma chave de seleção na parte de trás). E eu concordo com o Jairo, se você não encontrar uma chave de seleção de voltagem no motor então você poderia usar um transformador dado que a potência usada pelo motor é pequena
jairo.regio-jr,

Obrigado pela resposta. Já surgiu outra alternativa então.

No compressor não tem a informação em watts.

Não entendo nada dessas parada de potência. Eu achava que ele tinha tipo um e meio de potência (1,5), ou algo assim, e não um quinto (1/5). Se for de fato um quinto.... um transformador vai sair baratinho mesmo. Se for um e meio, aí já fica caro rss.
Avatar do usuário
jairo.regio-jr.
Membro
Mensagens: 929
Registrado em: 16 Jul 2016, 16:45
Nome: Jairo de Paula Jr.
Localização: Recife - PE
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Compressor Sagyma – Voltagem e Troca

Mensagem por jairo.regio-jr. »

pabloaantunes escreveu:
TioDrakul escreveu:Engraçado... Eu tenho um desses e também é Sagyma mas o motor é diferente, têm as mesmas dimensões mas o cabo de força sai da parte de trás ao invés da lateral e ele é bivolt (têm uma chave de seleção na parte de trás). E eu concordo com o Jairo, se você não encontrar uma chave de seleção de voltagem no motor então você poderia usar um transformador dado que a potência usada pelo motor é pequena
jairo.regio-jr,

Obrigado pela resposta. Já surgiu outra alternativa então.

No compressor não tem a informação em watts.

Não entendo nada dessas parada de potência. Eu achava que ele tinha tipo um e meio de potência (1,5), ou algo assim, e não um quinto (1/5). Se for de fato um quinto.... um transformador vai sair baratinho mesmo. Se for um e meio, aí já fica caro rss.
Pablo, Aquilo é 1/5 (Um quinto) de HP mesmo, não 1,5 HP.
"Don't waste your time always searching for those wasted years.
Face up! Make your stand and realize you are living in the golden years"
(Iron Maiden)
Avatar do usuário
pabloaantunes
Super Membro
Mensagens: 2078
Registrado em: 07 Dez 2016, 16:25
Nome: Pablo Antunes
Localização: Jundiaí/SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 2 vezes

Re: Compressor Sagyma – Voltagem e Troca

Mensagem por pabloaantunes »

TioDrakul escreveu:Engraçado... Eu tenho um desses e também é Sagyma mas o motor é diferente, têm as mesmas dimensões mas o cabo de força sai da parte de trás ao invés da lateral e ele é bivolt (têm uma chave de seleção na parte de trás). E eu concordo com o Jairo, se você não encontrar uma chave de seleção de voltagem no motor então você poderia usar um transformador dado que a potência usada pelo motor é pequena
Valeu TioDrakul.

Sobre o compressor ser diferente, notei isso também em outras fotos que vi pela net. Talvez seja um modelo mais antigo, que não é bivolt...sei lá!
Avatar do usuário
pabloaantunes
Super Membro
Mensagens: 2078
Registrado em: 07 Dez 2016, 16:25
Nome: Pablo Antunes
Localização: Jundiaí/SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 2 vezes

Re: Compressor Sagyma – Voltagem e Troca

Mensagem por pabloaantunes »

jairo.regio-jr. escreveu:
pabloaantunes escreveu:
TioDrakul escreveu:Engraçado... Eu tenho um desses e também é Sagyma mas o motor é diferente, têm as mesmas dimensões mas o cabo de força sai da parte de trás ao invés da lateral e ele é bivolt (têm uma chave de seleção na parte de trás). E eu concordo com o Jairo, se você não encontrar uma chave de seleção de voltagem no motor então você poderia usar um transformador dado que a potência usada pelo motor é pequena
jairo.regio-jr,

Obrigado pela resposta. Já surgiu outra alternativa então.

No compressor não tem a informação em watts.

Não entendo nada dessas parada de potência. Eu achava que ele tinha tipo um e meio de potência (1,5), ou algo assim, e não um quinto (1/5). Se for de fato um quinto.... um transformador vai sair baratinho mesmo. Se for um e meio, aí já fica caro rss.
Pablo, Aquilo é 1/5 (Um quinto) de HP mesmo, não 1,5 HP.
Poxa...problema resolvido então!!! Vou arrematar um conversão então.
Avatar do usuário
pabloaantunes
Super Membro
Mensagens: 2078
Registrado em: 07 Dez 2016, 16:25
Nome: Pablo Antunes
Localização: Jundiaí/SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 2 vezes

Re: Compressor Sagyma – Voltagem e Troca

Mensagem por pabloaantunes »

Por fim então....dado que o compressor é usado e pode vir com ou apresentar problemas em breve, caso resolva aquirir um novo da Sagyma ou Wimpel, é só desmontar este 220v do reservatório e plugar o novo 110v, simples assim?
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Compressor Sagyma – Voltagem e Troca

Mensagem por anghinoni »

esse ai nao é sagyma, acho que so tem a etiqueta ali eheh, acho que ele vem da mesma fabrica mas é igual ao wimpel, mas com reservatorio (seria um wimpel com reservatorio)... eu comprei 2 no paraguay :-) 300 o rimeiro e no segundo o cara me fez por 250...

nao é bivolt porque o cara me perguntou se eu queria 110 ou 220, e so por esse detalhe eu suspeito ser mais forte que o sagyma que é 1/6
compra um transformador para ele, coisa de 30 reais

Imagem
Avatar do usuário
pabloaantunes
Super Membro
Mensagens: 2078
Registrado em: 07 Dez 2016, 16:25
Nome: Pablo Antunes
Localização: Jundiaí/SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 2 vezes

Re: Compressor Sagyma – Voltagem e Troca

Mensagem por pabloaantunes »

anghinoni escreveu:esse ai nao é sagyma, acho que so tem a etiqueta ali eheh, acho que ele vem da mesma fabrica mas é igual ao wimpel, mas com reservatorio (seria um wimpel com reservatorio)... eu comprei 2 no paraguay :-) 300 o rimeiro e no segundo o cara me fez por 250...

nao é bivolt porque o cara me perguntou se eu queria 110 ou 220, e so por esse detalhe eu suspeito ser mais forte que o sagyma que é 1/6
compra um transformador para ele, coisa de 30 reais

Imagem
Eita... Massss, anghinoni...você colocou para rodar esses dois que comprou? O bichinho aguenta?

Pelo preço que paguei....no momento achei que tá de bom tamanho para mim se funcionar de boa.

Como ele é usado, também comprei pensando na possibilidade dele vir a apresentar problema mais para frente e daí comprar então um sagyma/wimpel zerado. Só estou na dúvida se é possível fazer isso usando todas as peças dele ou vou precisar comprar alguma coisa extra.

Valeu!
Responder

Voltar para “Tutoriais, Dicas e Dúvidas”