HobbyEasy

Próximos Eventos Programados:


Dúvida sobre engate rápido para compressores

Fórum dedicado ao compartilhamento do conhecimento de técnicas e materiais.
Poderemos usar esse fórum para:
- Descrever técnicas utilizadas em forma de tutoriais
- Apresentar dicas de materiais, técnicas, fontes de consultas externas, etc;
- Retirar dúvidas de uma técnica. material, kits, etc.
Avatar do usuário
TioDrakul
Super Membro
Mensagens: 3114
Registrado em: 04 Mar 2013, 14:27
Nome: Daniel Campos
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 6 vezes

Dúvida sobre engate rápido para compressores

Mensagem por TioDrakul »

Como eu mencionei anteriormente eu comprei um compressor novo, mas aonde o conector para a mangueira é do tipo "engate rápido" como deve dar de ver na imagem abaixo:
Imagem

Eu acredito que deva ser possível tirar o engate rápido e encaixar a minha mangueira convencional no lugar, mas caso não seja possível eu vou ter que arrumar por conta própria a outra parte do engate rápido (a parte que vai na mangueira). E caso eu precise arrumar um engate rápido, algum de vocês sabe se eles têm bitola da mesma forma que as mangueiras (1/4, 1/8, etc) ou se eles seriam "universais" (mesmo tamanho para quase todos)? Como eu faria para determinar a peça correta para usar no engate rápido do compressor da foto acima?
Avatar do usuário
Bozo
Membro
Mensagens: 880
Registrado em: 05 Jun 2012, 14:52
Nome: Adones Langaro
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: Cord 812 Supercharged 1937 - Monogram - 1/72 GT 01 - Pole Position - Montagem: Chevy 55 Pro Sportsman - Revell 1/25 GT 01 - Pole Position - Montagem: Channellock Sprint Car - Revell 1/24 GT 01 - Pole Position - Montagem: Monster Jam - Teenage Mutant Ninja Turtle - AMT 1/25 GT 05 - Modelos Famosos - Montagem: Munsters Koach - 1/25 AMT GT 05 - Modelos Famosos - Montagem: Le Sabertooth 5000 - Lindberg - 1/20 GT 18 - Carros de Filmes - Montagem: Drag-u-la  (The Munsters) - AMT - 1/25 GT 18 - Carros de Filmes - Montagem: Christine - Plymouth 1958 - AMT - 1/25 GT 26 - Carros de Fórmula - Montagem: Stutz Racer 1914 - Lindberg - 1/16
 
GTs em Andamento:
GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: Tijuana Taxi - 1/24 Monogram (2013)
 

Re: Dúvida sobre engate rápido para compressores

Mensagem por Bozo »

TioDrakul,
Quando comprei meus engates (pelo eBay), encontrei somente com rosca, então acredito que esse seu engate seja rosqueado no "relógio", o que facilita a troca por um niple que possibilite o encaixe a mangueira.
Abraxx
Adones
Imagem

"Eu faço o que eu gosto e não o que os outros gostariam que eu fizesse."
Oscar Niemeyer
Avatar do usuário
Ruffuswood
Membro
Mensagens: 738
Registrado em: 03 Jan 2015, 13:37
Nome: Vinicius Marques
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Dúvida sobre engate rápido para compressores

Mensagem por Ruffuswood »

TioDrakul escreveu:Como eu mencionei anteriormente eu comprei um compressor novo, mas aonde o conector para a mangueira é do tipo "engate rápido" como deve dar de ver na imagem abaixo:
Imagem

Eu acredito que deva ser possível tirar o engate rápido e encaixar a minha mangueira convencional no lugar, mas caso não seja possível eu vou ter que arrumar por conta própria a outra parte do engate rápido (a parte que vai na mangueira). E caso eu precise arrumar um engate rápido, algum de vocês sabe se eles têm bitola da mesma forma que as mangueiras (1/4, 1/8, etc) ou se eles seriam "universais" (mesmo tamanho para quase todos)? Como eu faria para determinar a peça correta para usar no engate rápido do compressor da foto acima?
Normalmente os compressores domésticos usam engates de 1/4, então acredito que este não seja diferente. Nesse caso o mais simples seria arrumar um macho de engate rápido 1/4 e colocar na mangueira, que é coisa barata.

Não sei se vai usar ferramentas além do aero, seria bom saber o que tem em mente pois tem uma série de conexões possíveis que podem facilitar a vida dependendo do uso

Engate de 1/8 é o aero que usa. Pistola de pintura, bico de encher pneu, bico de ar e afins usam 1/4

Eu por exemplo uso um Schulz Practic Air daqueles pretos de 30lts, colocarei nele um T na saída dele com duas roscas macho, uma deixo com uma mangueira comum e engate rápido para o bico de ar que uso para limpeza e a outra ligada no regulador de pressão e filtro de ar com saída para duas mangueiras 1/4 em uma ponta e 1/8 na outra onde serão ligados os aerógrafos.
Avatar do usuário
Johnnn
Super Membro
Mensagens: 1075
Registrado em: 28 Jul 2012, 10:56
Nome: Jonatas Endo Capuchim
Localização: Novo Hamburgo - RS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Dúvida sobre engate rápido para compressores

Mensagem por Johnnn »

Dificilmente os componentes vem com engate rápido de fabrica, provável que venham com rosca 1/4 e 1/8 como o pessoal mencionou.
Por isso, é quase certo que seja possível remover o engate rápido e trocar por um nipple, por exemplo.

Tem de cuidar esses engates rápidos, se não são de boa qualidade, começam a vazar. O ato de colocar e tirar a mangueira também danifica com o tempo o engate rápido.

Espero ter ajudado

Abraços

Enviado de meu ASUS_Z00VD usando Tapatalk
Responder

Voltar para “Tutoriais, Dicas e Dúvidas”