Master-Model

Próximos Eventos Programados:


Recorte de Decals

Fórum dedicado ao compartilhamento do conhecimento de técnicas e materiais.
Poderemos usar esse fórum para:
- Descrever técnicas utilizadas em forma de tutoriais
- Apresentar dicas de materiais, técnicas, fontes de consultas externas, etc;
- Retirar dúvidas de uma técnica. material, kits, etc.
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Recorte de Decals

Mensagem por anghinoni »

ah igual aqui, eu nao rachei o decal do corpo porque o indycal é muito grosso, tive que fic ar passando decal soft e pressionando com o dedo, mas quando fui aplicar no aerofolio diaanteiro tentei e deu certo uma tecnica diferente, passei o decal soft e apenas com um secador de cabelo no quente esquentei o decal e fiz ele contornar praticamente sozinho, so esquentava e empurrava de leve...
Avatar do usuário
pabloaantunes
Super Membro
Mensagens: 2078
Registrado em: 07 Dez 2016, 16:25
Nome: Pablo Antunes
Localização: Jundiaí/SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 2 vezes

Re: Recorte de Decals

Mensagem por pabloaantunes »

anghinoni escreveu:ah igual aqui, eu nao rachei o decal do corpo porque o indycal é muito grosso, tive que fic ar passando decal soft e pressionando com o dedo, mas quando fui aplicar no aerofolio diaanteiro tentei e deu certo uma tecnica diferente, passei o decal soft e apenas com um secador de cabelo no quente esquentei o decal e fiz ele contornar praticamente sozinho, so esquentava e empurrava de leve...
Então...nos decais grossos não acontece essas rachaduras. Conforme vai passando o decal soft ele acerta.

Aí que veio a ideia de utilizar o Liquid Decal Film para "engrossar" quando a película for fina. Eu não tenho o produto para testar.

A questão do secador é uma ideia, mas me parece um pouco perigosa :pensando: Se não tiver o controle da temperatura...pode dar merda.
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Recorte de Decals

Mensagem por anghinoni »

hehe secador é diferente de soprador termico :-) bem mais fraco.
bem o liquid decal film realmente engrossa e é diferente de passar verniz, o verniz fica duro, o decal film fica flexivel
Avatar do usuário
Chicabum
Conselheiro
Mensagens: 5058
Registrado em: 10 Fev 2013, 21:01
Nome: Érico de Campos
Localização: São Paulo/SP
Agradeceu: 41 vezes
Curtiram: 119 vezes

Re: Recorte de Decals

Mensagem por Chicabum »

pabloaantunes escreveu:
anghinoni escreveu:Ih nem sei, compra a mais barata em loja de produtos odontológicos... O que você precisa só é falar que quer o 11

Enviado de meu SM-N9005 usando Tapatalk
11 seria só o formato da lamina ou tem influência na corte/espessura? Vi que a 11 é bem pontuda. Será que as arredondas como 22 e 23 não seriam melhor para cortar?
Dando o meu pitaco! As lãminas 11 são as mais utilizadas por nós por conta da ponta. Eu particularmente gosto da 15c. Ela tem a forma curvada que você falou, pequena e delicada e da mesma espessura da 11. E ainda é a que eu mais utilizo no consultório, então fica fácil pegar algumas e colocar no bolso para levar pra casa.
Se for comprar em loja de produto odontológico, preste atenção se a lâmina é para o cabo. Geralmente usamos o número 3. Já vi gente comprando laminas para outro modelo de cabo. Evite osar os cabos da marca Western. São bem ruins... dá pra se cortar fácil.
Espero ter ajudado
Se quer um mundo melhor, faça sua parte.


Na bancada:
Torre de Lançamento - viewtopic.php?f=241&t=12532
Saturn V - viewtopic.php?t=13413

Na Estante:
T-6 EDA - viewtopic.php?t=14423
F-16A Dinamarca - viewtopic.php?t=13781
Convair R3Y-2 TRADEWIND - viewtopic.php?f=267&t=14374&p=440431#p440431
Avatar do usuário
pabloaantunes
Super Membro
Mensagens: 2078
Registrado em: 07 Dez 2016, 16:25
Nome: Pablo Antunes
Localização: Jundiaí/SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 2 vezes

Re: Recorte de Decals

Mensagem por pabloaantunes »

Chicabum escreveu:
pabloaantunes escreveu:
anghinoni escreveu:Ih nem sei, compra a mais barata em loja de produtos odontológicos... O que você precisa só é falar que quer o 11

Enviado de meu SM-N9005 usando Tapatalk
11 seria só o formato da lamina ou tem influência na corte/espessura? Vi que a 11 é bem pontuda. Será que as arredondas como 22 e 23 não seriam melhor para cortar?
Dando o meu pitaco! As lãminas 11 são as mais utilizadas por nós por conta da ponta. Eu particularmente gosto da 15c. Ela tem a forma curvada que você falou, pequena e delicada e da mesma espessura da 11. E ainda é a que eu mais utilizo no consultório, então fica fácil pegar algumas e colocar no bolso para levar pra casa.
Se for comprar em loja de produto odontológico, preste atenção se a lâmina é para o cabo. Geralmente usamos o número 3. Já vi gente comprando laminas para outro modelo de cabo. Evite osar os cabos da marca Western. São bem ruins... dá pra se cortar fácil.
Espero ter ajudado
Puts...é justamente o da Western o que tenho :rir_muito: Valeu pela dica amigo!
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Recorte de Decals

Mensagem por anghinoni »

aproveitando que tem dentista na area, qual a diferenca entre laminas de carbono e de aço inox?
Avatar do usuário
Chicabum
Conselheiro
Mensagens: 5058
Registrado em: 10 Fev 2013, 21:01
Nome: Érico de Campos
Localização: São Paulo/SP
Agradeceu: 41 vezes
Curtiram: 119 vezes

Re: Recorte de Decals

Mensagem por Chicabum »

anghinoni escreveu:aproveitando que tem dentista na area, qual a diferenca entre laminas de carbono e de aço inox?
As lâminas de carbono possuem um corte mais fino e tendem a demorar mais para perder o corte. São mais utilizadas em casos de microcirurgia. Algo que também usamos são as laminas de barbear, padrão antigo. Se for de boa qualidade, pode quebrar um pedaço dela e usar com uma pinça com travas (pinça mosquito/hemostática)tendo cuidado, funciona tão bem quanto as lâminas de bisturi.
Se quer um mundo melhor, faça sua parte.


Na bancada:
Torre de Lançamento - viewtopic.php?f=241&t=12532
Saturn V - viewtopic.php?t=13413

Na Estante:
T-6 EDA - viewtopic.php?t=14423
F-16A Dinamarca - viewtopic.php?t=13781
Convair R3Y-2 TRADEWIND - viewtopic.php?f=267&t=14374&p=440431#p440431
Avatar do usuário
Tiago Guilger
Super Membro
Mensagens: 6606
Registrado em: 13 Ago 2015, 14:07
Nome: Tiago Guilger
Localização: Itu - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Recorte de Decals

Mensagem por Tiago Guilger »

anghinoni escreveu::mrgreen: eu nunca vi decal rachar so porque passou decal soft e afins e sim porque passou e mexeu quando estava mole
tive problemas com os decais Tamiya de um Mosquito que montei, o decal era velho (uns 20 anos), e despedaçava com o simples toque do pincel do amaciante (revell)... depois de estragar os decais do painel e dos cintos, apliquei o resto sem amaciante. Ou seja, as vezes com o mínimo toque (o do pincel do amaciante não tem como evitar rs) ele já desmancha... :roll:
Responder

Voltar para “Tutoriais, Dicas e Dúvidas”