Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:


Recorte de Decals

Fórum dedicado ao compartilhamento do conhecimento de técnicas e materiais.
Poderemos usar esse fórum para:
- Descrever técnicas utilizadas em forma de tutoriais
- Apresentar dicas de materiais, técnicas, fontes de consultas externas, etc;
- Retirar dúvidas de uma técnica. material, kits, etc.
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Recorte de Decals

Mensagem por anghinoni »

pabloaantunes escreveu: Nem me fale....na bancada, junto com a Williams FW16 do pacífico estou montando um kit da Tamiya, uma Lotus Ford 107b...decals amarelados e quebradiços.

Como achei muito caro uma nova folha de decais...e só achei fora do brasil...estou montando o kit com os decais no estado que estão.
Na indycals esta 19 dolares, chega rapidinho aqui.

esses kits de F1 sao raros e caros, eu paguei 179 no ML mas hoje nao acha por menos que 400 tanto no ebay como no ML, pensei que compensa gastar os 20 dolares :D
Avatar do usuário
pabloaantunes
Super Membro
Mensagens: 2078
Registrado em: 07 Dez 2016, 16:25
Nome: Pablo Antunes
Localização: Jundiaí/SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 2 vezes

Re: Recorte de Decals

Mensagem por pabloaantunes »

anghinoni escreveu:Ih nem sei, compra a mais barata em loja de produtos odontológicos... O que você precisa só é falar que quer o 11

Enviado de meu SM-N9005 usando Tapatalk
11 seria só o formato da lamina ou tem influência na corte/espessura? Vi que a 11 é bem pontuda. Será que as arredondas como 22 e 23 não seriam melhor para cortar?
Avatar do usuário
pabloaantunes
Super Membro
Mensagens: 2078
Registrado em: 07 Dez 2016, 16:25
Nome: Pablo Antunes
Localização: Jundiaí/SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 2 vezes

Re: Recorte de Decals

Mensagem por pabloaantunes »

anghinoni escreveu:
pabloaantunes escreveu: Nem me fale....na bancada, junto com a Williams FW16 do pacífico estou montando um kit da Tamiya, uma Lotus Ford 107b...decals amarelados e quebradiços.

Como achei muito caro uma nova folha de decais...e só achei fora do brasil...estou montando o kit com os decais no estado que estão.
Na indycals esta 19 dolares, chega rapidinho aqui.

esses kits de F1 sao raros e caros, eu paguei 179 no ML mas hoje nao acha por menos que 400 tanto no ebay como no ML, pensei que compensa gastar os 20 dolares :D
Não conhecia esse site indycals. Valeu pela dica.

Geralmente compro os decais no eBay, TBdecals, spotmodel ou hiroboy. Chega tranquilo também.

Essa lotus 107b, embora raro, acho fácil no eBay por 29 dólares. Eu comprei ela baratinha pelo ML então não quis gastar dinheiro com decais. ela tem muitos decais, inclusive para substituir a própria pintura. Não curti muito não a montagem.
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Recorte de Decals

Mensagem por anghinoni »

pabloaantunes escreveu:
anghinoni escreveu:Ih nem sei, compra a mais barata em loja de produtos odontológicos... O que você precisa só é falar que quer o 11

Enviado de meu SM-N9005 usando Tapatalk
11 seria só o formato da lamina ou tem influência na corte/espessura? Vi que a 11 é bem pontuda. Será que as arredondas como 22 e 23 não seriam melhor para cortar?
o formato... eu e quase todo mundo usamos o 11, é o mesmo formato dos caros estiletes de modelismo...
Avatar do usuário
Bozo
Membro
Mensagens: 880
Registrado em: 05 Jun 2012, 14:52
Nome: Adones Langaro
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: Cord 812 Supercharged 1937 - Monogram - 1/72 GT 01 - Pole Position - Montagem: Chevy 55 Pro Sportsman - Revell 1/25 GT 01 - Pole Position - Montagem: Channellock Sprint Car - Revell 1/24 GT 01 - Pole Position - Montagem: Monster Jam - Teenage Mutant Ninja Turtle - AMT 1/25 GT 05 - Modelos Famosos - Montagem: Le Sabertooth 5000 - Lindberg - 1/20 GT 05 - Modelos Famosos - Montagem: Munsters Koach - 1/25 AMT GT 18 - Carros de Filmes - Montagem: Christine - Plymouth 1958 - AMT - 1/25 GT 18 - Carros de Filmes - Montagem: Drag-u-la  (The Munsters) - AMT - 1/25 GT 26 - Carros de Fórmula - Montagem: Stutz Racer 1914 - Lindberg - 1/16
 
GTs em Andamento:
GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: Tijuana Taxi - 1/24 Monogram (2013)
 

Re: Recorte de Decals

Mensagem por Bozo »

Utilizo a 11 e a 10 ( que é a equivalente a 23) para o mesmo cabo. Caso queira comprar a 23, terá que comprar o cabo maior também. Eu também utilizo ela, mas só para cortar placas de estireno e madeira balsa mais grossa.
Abraxx
Adones
Imagem

"Eu faço o que eu gosto e não o que os outros gostariam que eu fizesse."
Oscar Niemeyer
Avatar do usuário
pabloaantunes
Super Membro
Mensagens: 2078
Registrado em: 07 Dez 2016, 16:25
Nome: Pablo Antunes
Localização: Jundiaí/SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 2 vezes

Re: Recorte de Decals

Mensagem por pabloaantunes »

Bozo escreveu:Utilizo a 11 e a 10 ( que é a equivalente a 23) para o mesmo cabo. Caso queira comprar a 23, terá que comprar o cabo maior também. Eu também utilizo ela, mas só para cortar placas de estireno e madeira balsa mais grossa.
Entendi. Eu tenho um jogo de estilete baratinho que veio com 3 cabos. Acho que consigo utilizar. Vou comprar a 11 primeiro para teste.

Valeu galera!
Avatar do usuário
Tiago Guilger
Super Membro
Mensagens: 6606
Registrado em: 13 Ago 2015, 14:07
Nome: Tiago Guilger
Localização: Itu - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Recorte de Decals

Mensagem por Tiago Guilger »

pabloaantunes escreveu:
Bozo escreveu:Utilizo a 11 e a 10 ( que é a equivalente a 23) para o mesmo cabo. Caso queira comprar a 23, terá que comprar o cabo maior também. Eu também utilizo ela, mas só para cortar placas de estireno e madeira balsa mais grossa.
Entendi. Eu tenho um jogo de estilete baratinho que veio com 3 cabos. Acho que consigo utilizar. Vou comprar a 11 primeiro para teste.

Valeu galera!
rapaz, eu tenho um jogo desses baratinho também, é uma :palavrao: ... se quiser que corte bem tem que afiar todas as lâminas num esmeril :lol: :lol: :lol: :lol:

eu comprei mesmo porque pelo menos os cabos tem uma utilidade maior, pra improvisar uma serrinha e tals...
Avatar do usuário
pabloaantunes
Super Membro
Mensagens: 2078
Registrado em: 07 Dez 2016, 16:25
Nome: Pablo Antunes
Localização: Jundiaí/SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 2 vezes

Re: Recorte de Decals

Mensagem por pabloaantunes »

pabloaantunes escreveu:
anghinoni escreveu:acabei de montar uma tamiya Willians FW11, meu primeiro F1 com decais Indycals novos, esses decais tem que recortar em volta deles pois é uma folha so, ja da um trabalhao e fiz com lamina de bisturi zerada, eu cortei os decais da carenagem depois de colar e do aerofolio traseiro (Canon) antes de colar no carro, me parece que depois que molha e cola no modelo, eles ficam frageis mesmo e tem que ser lamina zerada...

nao esta aparendo sua imagem, as tags estao incorretas:
Imagem
anghinoni...eu curto bastante montar F1, devo ter mais de 10 montados...alguns os decais são mais "grossos", como os da Ebbro, e não dão tanto problema. Outros mais finos, como os da fujimi, já começam a quebrar na hora de aplicar o amolecedor de decalcomanias (uso os da tamiya).

Nessa Williams FW16 que estou montando, na carroceria, vc tem mais de um decal no mesmo lugar...tem linhas na cor azul, decal do patrocinador...achei complicado recortar tudo antes.

Sobre as laminas de bisturi...nunca usei. Tenho um kit de estilete daqueles baratinho. Será que se mudar a lamina melhora? Tem alguma para indicar?

Obrigado.
Nos modelos onde a película do decal é mais finos, como nos casos da Fijimi que já quebram com a aplicação de amaciador, alguém utiliza o Liquid Decal Film para prevenir essas quebras?
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Recorte de Decals

Mensagem por anghinoni »

pabloaantunes escreveu:
pabloaantunes escreveu:
anghinoni escreveu:acabei de montar uma tamiya Willians FW11, meu primeiro F1 com decais Indycals novos, esses decais tem que recortar em volta deles pois é uma folha so, ja da um trabalhao e fiz com lamina de bisturi zerada, eu cortei os decais da carenagem depois de colar e do aerofolio traseiro (Canon) antes de colar no carro, me parece que depois que molha e cola no modelo, eles ficam frageis mesmo e tem que ser lamina zerada...

nao esta aparendo sua imagem, as tags estao incorretas:
Imagem
anghinoni...eu curto bastante montar F1, devo ter mais de 10 montados...alguns os decais são mais "grossos", como os da Ebbro, e não dão tanto problema. Outros mais finos, como os da fujimi, já começam a quebrar na hora de aplicar o amolecedor de decalcomanias (uso os da tamiya).

Nessa Williams FW16 que estou montando, na carroceria, vc tem mais de um decal no mesmo lugar...tem linhas na cor azul, decal do patrocinador...achei complicado recortar tudo antes.

Sobre as laminas de bisturi...nunca usei. Tenho um kit de estilete daqueles baratinho. Será que se mudar a lamina melhora? Tem alguma para indicar?

Obrigado.
Nos modelos onde a película do decal é mais finos, como nos casos da Fijimi que já quebram com a aplicação de amaciador, alguém utiliza o Liquid Decal Film para prevenir essas quebras?
eu tenho liquid decal film, se o decal racha é porque ta velho e nao porque é fino e racha assim que molha, ele despedaca na folha de decais, pra isso que serve o liquid decal film, se aplicar o amolecedor ele enruga e so, ai é esperar um dia que ele seca e estica de volta contornando os detalhes, se mexer qdo esta enrugado tentando alisar ai sim ele racha... :mrgreen: eu nunca vi decal rachar so porque passou decal soft e afins e sim porque passou e mexeu quando estava mole
Avatar do usuário
pabloaantunes
Super Membro
Mensagens: 2078
Registrado em: 07 Dez 2016, 16:25
Nome: Pablo Antunes
Localização: Jundiaí/SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 2 vezes

Re: Recorte de Decals

Mensagem por pabloaantunes »

anghinoni escreveu:
pabloaantunes escreveu:
pabloaantunes escreveu:
anghinoni escreveu:acabei de montar uma tamiya Willians FW11, meu primeiro F1 com decais Indycals novos, esses decais tem que recortar em volta deles pois é uma folha so, ja da um trabalhao e fiz com lamina de bisturi zerada, eu cortei os decais da carenagem depois de colar e do aerofolio traseiro (Canon) antes de colar no carro, me parece que depois que molha e cola no modelo, eles ficam frageis mesmo e tem que ser lamina zerada...

nao esta aparendo sua imagem, as tags estao incorretas:
Imagem
anghinoni...eu curto bastante montar F1, devo ter mais de 10 montados...alguns os decais são mais "grossos", como os da Ebbro, e não dão tanto problema. Outros mais finos, como os da fujimi, já começam a quebrar na hora de aplicar o amolecedor de decalcomanias (uso os da tamiya).

Nessa Williams FW16 que estou montando, na carroceria, vc tem mais de um decal no mesmo lugar...tem linhas na cor azul, decal do patrocinador...achei complicado recortar tudo antes.

Sobre as laminas de bisturi...nunca usei. Tenho um kit de estilete daqueles baratinho. Será que se mudar a lamina melhora? Tem alguma para indicar?

Obrigado.
Nos modelos onde a película do decal é mais finos, como nos casos da Fijimi que já quebram com a aplicação de amaciador, alguém utiliza o Liquid Decal Film para prevenir essas quebras?
eu tenho liquid decal film, se o decal racha é porque ta velho e nao porque é fino e racha assim que molha, ele despedaca na folha de decais, pra isso que serve o liquid decal film, se aplicar o amolecedor ele enruga e so, ai é esperar um dia que ele seca e estica de volta contornando os detalhes, se mexer qdo esta enrugado tentando alisar ai sim ele racha... :mrgreen: eu nunca vi decal rachar so porque passou decal soft e afins e sim porque passou e mexeu quando estava mole
De fato. Tem razão no que disse. O que eu quis dizer é que em alguns casos você precisa contornar partes da carenagem, fazendo curvas com os decais. É nessa hora que o decal racha. Na hora que você tenta fixar ele nas curvas, não em linha reta como exemplo a linha dourada e vermelha na foto abaixo:

Imagem
Responder

Voltar para “Tutoriais, Dicas e Dúvidas”