HobbyEasy

Próximos Eventos Programados:


Você lava, limpa seus kits, ou os deixa empoeirados?

Fórum dedicado ao compartilhamento do conhecimento de técnicas e materiais.
Poderemos usar esse fórum para:
- Descrever técnicas utilizadas em forma de tutoriais
- Apresentar dicas de materiais, técnicas, fontes de consultas externas, etc;
- Retirar dúvidas de uma técnica. material, kits, etc.
Avatar do usuário
LRFOGA
Super Membro
Mensagens: 5561
Registrado em: 14 Jun 2012, 22:50
Nome: Luiz Renato Fogagnolo
Agradeceu: 0
Curtiram: 2 vezes

Você lava, limpa seus kits, ou os deixa empoeirados?

Mensagem por LRFOGA »

Pessoal, hoje fiquei quase o dia inteiro limpando minha estante expositora, já que há dois anos eu não arriscava mexer nos meus kits deixados cuidadosamente lá, a salvo da faxineira e de curiosos. O problema é que, na casa anterior em que eu morava eu tinha uma estante e os kits ficavam salvos da poeira. Já na casa nova, eu instalei algumas prateleiras em vidro e ainda não consegui fechar as mesmas no expositor montado sobre suportes tipo cremalheiras. Desta forma, os kits ficam sujeitos à ação da poeira

Durante esses dois anos, e apesar da oficina ficar fechada, a poeira consegue cair aos poucos sobre os kits montados, e após dois anos já não dava mais para disfarçar que uma camada vermelha de poeira pairava sobre os mais mais de 30 kits de aviação, sobre as minhas espaçonaves, enfim, estava na hora de tomar coragem e limpar não apenas as prateleiras, como também todos os kits

Mas isso é relativamente difícil e cuidadoso, pois qualquer movimento desajeitado pode colocar a perder o kit

Pensando nisso eu consegui desenvolver algumas práticas interessantes que gostaria de compartilhar com vocês, além de possibilitar a discussão sobre o assunto com a sugestão dos amigos, já que não li nada a respeito por aqui

Também é interessante esclarecer, antes de compartilhar o que eu fiz, que eu já vi na casa de um amigo kits montados há anos sem qualquer manutenção ou proteção, e acreditem, a camada de poeira acabou com a pintura e fixou-se de maneira que não sai mais

O que eu fiz?

Primeiramente o processo de lavagem/limpeza do kit é superficial e deve ser aplicado um a um, ou seja, cada kit tem a sua vez, não dá para fazer a toque de caixa (foi por isso que comecei a limpa-los por volta das 8h da manhã e acabei por volta das 17 horas, parando apenas para o almoço)

O que eu usei?

Um borrifador de água (com água apenas), ajustado para a posição "chuvisco" (não use a posição "jato d'água"), pois os kits são muito delicados e os adesivos correm o risco de serem danificados durante esse processo (é importante verificar se o kit foi envernizado ou encerado, já que isso protege os adesivos. Sem essa camada de cera ou verniz eu não recomendo adotar esse procedimento)

Segure com uma das mãos o kit, deixando-o pendurado, com cuidado para não tocar em armas, etc. Geralmente, dependendo do modelo, há locais em que se pode tranquilamente segurar o kit, mas depende de cada caso

Com a outra mão use o borrifador fazendo com que a água seja aplicada sobre a parte superior do kit (não há necessidade de se fazer isso na parte de baixo, claro). Em determinados detalhes use o borrifador com água bem próximo, para que a força do chuvisco ajude na remoção da poeira. Vá borrifando a água até notar que a poeira vai escorrendo e continue assim, permitindo que a água limpa vá empurrando a água suja. Faça isso em toda a superfície do kit e durante o processo você verá que gotas de água suja vão percorrendo o kit

Como secá-lo: eu não recomendo secar o kit com toalha, em hipótese alguma faça isso, já que sempre pode acontecer de uma cerda da toalha ou fio se enroscar numa antena, num pitot tube, podendo arrancá-lo. Isso sem contar que a toalha pode deixar marcas por onde passou, comprometendo a pintura

Para ajudar a secar eu uso o aerógrafo, sem nada além do ar comprimido para ir "empurrando" as gotas de água que permaneceram na superfície. Essas gotas de água vão sair facilmente se o kit estiver envernizado ou encerado. Depois pode-se deixar secar ao sol por alguns minutos para evaporar o que eventualmente ainda resistiu à ação do aerógrafo

Eu fiz isso hoje em mais de 30 aviões, mais de 10 espaçonaves, entre outros kits e nenhum deles teve problema

Infelizmente, pela dificuldade e cuidados exigidos nessa limpeza não foi possível fotografar o processo, mas posso garantir que aeronaves cujos detalhes em baixo relevo já não apareciam por causa da poeira, hoje estão totalmente visíveis e com aspecto renovado

Fica aqui a dica, e se o pessoal tiver outras, por favor, publiquem por aqui :thumbup:
Imagem
Avatar do usuário
Marcos Kamiya
Super Membro
Mensagens: 1619
Registrado em: 18 Jun 2012, 21:18
Nome: Marcos Kamiya
Localização: Moka City - Japan
Agradeceu: 0
Curtiram: 37 vezes

Re: Você lava, limpa seus kits, ou os deixa empoeirados?

Mensagem por Marcos Kamiya »

Boa Foga! Costumo deixar um purificador de ar na sala dos kits ajudando a não acumular poeira em cima dos kits.
Abraço!
Avatar do usuário
Raphael Vital
Membro
Mensagens: 888
Registrado em: 10 Jul 2012, 09:06
Nome: Raphael Vital Mello
Localização: São João Nepomuceno - MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 5 vezes

Re: Você lava, limpa seus kits, ou os deixa empoeirados?

Mensagem por Raphael Vital »

LRFOGA,

Legal, boa iniciativa a de compartilhar.
Aqui onde eu moro, é cidade de interior, ruas de paralelepípedos (calçamento popularmente chamado de pé-de-moleque) com terra. Muita, muita poeira no ar. Minha rua então, nem se fala. Os corredores de F-1 que tem por aqui (os entregadores e pessoal de confecções) passam correndo e há sempre poeira no ar. Apesar de minha casa ficar fechada o tempo todo há poeira sobre os kits.

A faxineira já foi avisada: Se tocar nos kits, o risco de morte é certo... :mrgreen:
Mas, tem a poeira... Estava justamente pensando o que fazer com eles para remoção da poeira. Geralmente uso só um pincel mais largo e macio.
No meu caso, só carros. E, uma flanela para voltar o brilho, já que o toque é necessário. Fora isso, uso também ar comprimido do aerógrafo para o interior do carro e motor.

Mudando de assunto, você poderia postar aí uma foto do seu expositor aí para gente dar uma olhada... :D

Abração e obrigado pelas dicas.
Raphael
Legal é tacar fogo na ponta do aerógrafo cheio de thinner.....
R.R=1 (I'll love you ForEver!)
Avatar do usuário
CCRider
Super Membro
Mensagens: 1263
Registrado em: 20 Ago 2014, 15:20
Nome: Gustavo Sarmento
Localização: São Leopoldo, RS, Brasil
Agradeceu: 8 vezes
Curtiram: 6 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: Chengdu J-10A Vigorous Dragon - Trumpeter 01611 - 1/72 GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F-4F Phantom II - Revell 04615 - 1/72 GT 22 - Helicópteros - Montagem: AH64A Apache - Hobby Boss - 1/72 GT 27 - Aviação Civil - Montagem: Junkers G 38 - Revell 04053 - 1/144 GT 29 - Bombardeiros - Montagem: Handley Page Hampden - Airfix - 1/72 GT 37 - USAF - Montagem: F-89H "Scorpion" Interceptor - Hobby Craft - 1/72 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Messerschmitt Me-262 A-1a - Revell 04166 - 1/72 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Messerschmitt Me-163B/S - Academy 1673 - 1/72 GT 46 - Guerra ao Terror - Montagem: Blackburn (H.S.) Buccaneer S2B - Airfix 1/72 GT 62 - Vought F4 Corsair - Montagem: Vought F4U-1A Corsair - Revell 1/72 GT 69 - Piores Goiabas Possíveis - Montagem: Mirage III EBR - Heller/HTC - 1/72 GT 69 - Piores Goiabas Possíveis - Montagem: Tupolev Tu-14 Bosun (1/72 - Red Hurricane 97003) GT 81 - Aeronaves de treinamento - Montagem: de Havilland Vampire T.11 - Airfix A02058 - 1/72 GT 84 - Aeronaves do Bureau Mikoyan-Gurevich (MiG) - Montagem: MiG-21PF (early) "Phantom Killer" - Fujimi - 1/72 GT 85 - Guerra das Falklands/Malvinas - Montagem: Dassault-Breguet Super Etendard - Academy - 1/72 GT 85 - Guerra das Falklands/Malvinas - Montagem: FMA IA-58 Pucará "Falklands War" - Special Hobby - 1/72 GT 88 - Aviação Comercial Brasileira - Montagem: Lockheed L-1049G Super Constellation VARIG - Minicraft 1/144 GT 88 - Aviação Comercial Brasileira - Montagem: Sud Aviation SE210 Caravelle - Panair - Airfix - 1/144 GT 68 - Marushio Desu - Montagem: F-16A Força Aérea Venezuelana - Italeri - 1/72 GT 94 - Plasti*Brasil 10 Anos - Montagem: Junkers Ju-87 B2/R2 - Revell 04620 - 1/72
 
GTs em Andamento:
GT 35 - Stealth (Modo Furtivo) - Montagem: Lockheed F117A - 1/72 - Academy GT 79 - Aeronaves torpedeiras - Montagem: Westland Wyvern S.4 - Trumpeter - 1/72 GT 80 - Forças Aéreas Desconhecidas - Montagem: Ilyushin Il-28 “Beagle” - Polônia - Trumpeter 1/72 GT 88 - Aviação Comercial Brasileira - Montagem: Douglas DC-3 VARIG - Roden - 1/144 GT 88 - Aviação Comercial Brasileira - Montagem: Lockheed L-188 Electra II - VARIG - Minicraft - 1/144 GT 88 - Aviação Comercial Brasileira - Montagem: NAMC YS-11 "Samurai" - VASP - Doyusha - 1/144 GT 89 - Países Nórdicos - Montagem: SAAB J-35J Draken - Revell 04352 - 1/72
 

Re: Você lava, limpa seus kits, ou os deixa empoeirados?

Mensagem por CCRider »

Os meus ficam em uma cristaleira razoavelmente fechada. Mas a cada 3 meses, aproximadamente, tiro o pó. Com um pincel macio, mesmo.

Mas essa sua dica é muito interessante. Ficará memorizada para referência futura!
Avatar do usuário
NightRider
Conselheiro
Mensagens: 8429
Registrado em: 04 Jun 2012, 12:39
Nome: Luis
Localização: São Caetano do Sul - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 28 vezes

Re: Você lava, limpa seus kits, ou os deixa empoeirados?

Mensagem por NightRider »

CCRider escreveu:Os meus ficam em uma cristaleira razoavelmente fechada. Mas a cada 3 meses, aproximadamente, tiro o pó. Com um pincel macio, mesmo.

Mas essa sua dica é muito interessante. Ficará memorizada para referência futura!
Situação similar a minha: cristaleira razoavelmente fechada com limpeza periódica (sem uma regra fixa), com um pincel macio, ar do aerografo e uma flanela macia para brilho.

Um abraço !
Avatar do usuário
Vrykolakas
Super Membro
Mensagens: 5153
Registrado em: 11 Abr 2014, 20:37
Nome: Paulo Ayres Muselli de Mendonca
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Você lava, limpa seus kits, ou os deixa empoeirados?

Mensagem por Vrykolakas »

Cristaleira fechada no cadeado, em um corredor sempre fechado. Quase selado a vácuo.... hehehehehe
Trespassors will be shot
Survivors will be shot again
Avatar do usuário
Tiago Guilger
Super Membro
Mensagens: 6606
Registrado em: 13 Ago 2015, 14:07
Nome: Tiago Guilger
Localização: Itu - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Você lava, limpa seus kits, ou os deixa empoeirados?

Mensagem por Tiago Guilger »

Os meus ficam fechados dentro de um armário, ainda não tenho um expositor... aparentemente pegam pouquíssimo pó, pois nunca limpei e estão limpos ainda (vou fazer 2 anos de hobby), pelo menos é o que parece...rs
Mas anotei as dicas, cedo ou tarde vou precisar...
Avatar do usuário
almeidasss
Membro
Mensagens: 173
Registrado em: 04 Jun 2017, 20:36
Nome: Roger Almeida
Localização: SP-Capital
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Você lava, limpa seus kits, ou os deixa empoeirados?

Mensagem por almeidasss »

Já tive esse problema de acúmulo de poeira no passado, quando os kits ficavam em prateleiras abertas; realmente dava muito trabalho para limpar! Mas nunca fiz algo tão engenhoso como a técnica proposta.

Como sou meio preguiçoso para limpá-los, quando mudei para o meu apartamento atual investi tempo e dinheiro em uma estante com portas corrediças de vidro protegidas por feltro nas bordas e praticamente eliminei o problema: nesses 6 anos após amudança precisei dar uma limpadinha apenas 1 vez, com um pincel de maquiagem bem macio.
Se voa e eu gosto, eu monto!
Avatar do usuário
LRFOGA
Super Membro
Mensagens: 5561
Registrado em: 14 Jun 2012, 22:50
Nome: Luiz Renato Fogagnolo
Agradeceu: 0
Curtiram: 2 vezes

Re: Você lava, limpa seus kits, ou os deixa empoeirados?

Mensagem por LRFOGA »

Pessoal, vejo que o assunto realmente não tinha sido discutido por aqui e agradeço a todos por compartilharem suas idéias e sugestões, já que é um assunto que serve para todo plastimodelista. Da minha parte, vou tentar documentar alguma coisa com fotografias ou vídeo e publicar aqui ainda neste final de semana, assim fica mais claro o que tentei dizer

Esclareço que minha intenção é fechar a minha estante expositora, mas ela é muito grande, mede 2,20 metros de largura por 2,20 de altura e quando fiz um orçamento para fechar ela nas laterais e colocar portas de correr a proposta ficou em torno de três mil e quinhentos reais, o que achei um absurdo, embora o problema do custo se deva ao fato de o vidro ter de ser bem espesso e temperado, mas ainda estou pensando em outras alternativas, já que não pretendo realizar essas limpezas sempre, pois é muito trabalhoso (a última que eu fiz tinha dois anos)

Também esqueci de dizer que quando a poeira é demasiada eu utilizo um pincel longo e bem fino, e que essa limpeza pesada, com água, só é feita quando a poeira é considerável

Amanhã farei algumas imagens para deixar por aqui :thumbup:
Imagem
Avatar do usuário
GNegrini
Membro
Mensagens: 327
Registrado em: 22 Set 2016, 22:02
Nome: Guilherme
Localização: Porto Alegre - RS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Você lava, limpa seus kits, ou os deixa empoeirados?

Mensagem por GNegrini »

Os meus ficam em prateleira aberta também, acumula pó rapidamente :roll:
Costumo só tirar a poeira com um pincel macio, um por um, em um processo já apelidado de "arqueologia de plástico" pela minha mulher :lol:
Responder

Voltar para “Tutoriais, Dicas e Dúvidas”