Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

FAÇA VOCÊ MESMO UM AIRBRUSH CLEANING POT

Fórum dedicado ao compartilhamento do conhecimento de técnicas e materiais.
Poderemos usar esse fórum para:
- Descrever técnicas utilizadas em forma de tutoriais
- Apresentar dicas de materiais, técnicas, fontes de consultas externas, etc;
- Retirar dúvidas de uma técnica. material, kits, etc.
Avatar do usuário
LRFOGA
Super Membro
Mensagens: 5561
Registrado em: 14 Jun 2012, 22:50
Nome: Luiz Renato Fogagnolo
Agradeceu: 0
Curtiram: 4 vezes

FAÇA VOCÊ MESMO UM AIRBRUSH CLEANING POT

Mensagem por LRFOGA »

Pessoal, hoje vou compartilhar com vocês uma idéia interessante para produzir um pote de limpeza do aerógrafo, também conhecido como airbrush cleaning pot, pagando muito pouco por isso

Tudo começou quando usei o meu airbrush cleaning pot no final de semana passada, o qual já tenho há alguns anos e é de fabricação chinesa. Esse pote usa-se para limpeza do aerógrafo e deixa-se dentro dele um pouco de água, para facilitar a remoção da tinta
Imagem

Ele é constituído de duas partes, a tampa, de plástico e com dois lugares para colocar o aerógrafo (um para limpeza e outro para suporte) e um orifício de respiro por onde sai o ar quando se realiza a limpeza
Imagem

Infelizmente na segunda-feira notei que havia água em volta dele e notei que ele havia trincado, embora eu não saiba exatamente o que ocorreu, já que quando do uso não aconteceu nenhum acidente e a água não estava vazando. O vidro trincou de fora a fora e tornou o produto impróprio para o uso
Imagem

Pensei em comprar outro produto desse, que tem sido encontrado na internet entre R$ 40,00 a R$ 110,00 reais, e a questão não é exatamente o preço, mas sim o fato de que as principais peças dele estão em ordem e poderiam ser reaproveitadas. Depois de pensar um pouco tive a idéia de desenvolver o meu próprio copo de limpeza e depois de pesquisar que recipiente usar (já que o thinner é um produto que derreteria um plástico), consegui encontrar um galão de combustível, perfeitamente adequável ao meu projeto. Paguei por ele apenas R$ 3,50 reais, e não precisei gastar mais nada!
Imagem

Desmontei o airbrush cleaning pot
Imagem

Medi as furações
Imagem

Como somos conhecidos na arte do plástico foi fácil furar o galão e adaptá-lo à sua nova função
Imagem

A instalação do orifício de limpeza foi tranquila e para quem não tem essa peça pode ser improvisado um furo menor, ou usar alguma peça de borracha para dar um acabamento e melhorar o contato do aerógrafo quando for realizada a limpeza
Imagem

Usei a tampa como filtro fazendo um furo no centro e colocando um feltro como filtro do ar que sai do respiro
Imagem

Imagem

E aí está: o meu mais novo projeto concluído: o meu GALÃO DE LIMPEZA DE AERÓGRAFO
Imagem

Usando a água dentro dele o galão trabalha na mesma lógica do pote de limpeza, já que da água ajuda a estabilizar o galão, permitindo, inclusive, que o aerógrafo possa permanecer no suporte sem qualquer problema
Imagem

Aqui o aerógrafo pode ser deixado até mesmo no orifício de limpeza, já que a peça do pote anterior foi reaproveitada
Imagem

E além de eficiente, ele até que ficou bonito! :D

Segue um vídeo explicativo que fiz :thumbup:
Imagem
Avatar do usuário
Thunderbolt
Super Membro
Mensagens: 15596
Registrado em: 17 Jun 2013, 20:52
Nome: Guilherme Augusto Sorrenti
Localização: Sorocaba-SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 11 vezes

Re: FAÇA VOCÊ MESMO UM AIRBRUSH CLEANING POT

Mensagem por Thunderbolt »

Ideia sensacional.
Muito criativo e por um preço irrisório.
Meus parabéns.
:clap: :clap: :clap:
Avatar do usuário
Claudio Drago
Super Membro
Mensagens: 3283
Registrado em: 28 Set 2016, 22:11
Nome: Claudio Dalmau Drago
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: P-38L-5-LO Lightning - 1:72 - Hobbyboss GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: NA T6 Texan - 1:72 - Academy GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Kamov KA-52 Alligator - Italeri - 1:72 GT 29 - Bombardeiros - Montagem: Lancaster B.III Dambuster - Revell - 1:72 GT 46 - Guerra ao Terror - Montagem: F-15 - 1:144 - Academy GT 47 - Vietnam War - Montagem: Fairchild AU23-A Peacemaker - Roden - 1/48 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Stearman Kaydet - Revell - 1/72 GT 61 - Anos 60 - Montagem: English Electric Lightning F.6 Airfix 1:72 GT 62 - Vought F4 Corsair - Montagem: F-4U-1A Corsair - MisterKraft - 1:72 GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: T 34/76 m42 - 1:72 - Italeri GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: M3 'Lee/Grant' Medium Tank - Airfix - 1:76 GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: Panzer IV F1/F2 - 1/76 - Airfix GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14A - 1:72 - Academy
 
GTs em Andamento:
GT 29 - Bombardeiros - Montagem: Petljakov PE-2 - Italeri - 1:72 GT 59 - SAR - Search and Rescue - Montagem: UH-60L Black Hawk - Academy - 1/48 GT 63 - Porta Aviões - Montagem: Admiral Kuznetsov - Trumpeter - 1:700 GT 67 - Grandes Modelos - Montagem: MIG-15 BIS - Trumpeter - 1/32 GT 79 - Aeronaves torpedeiras - Montagem: B5N2 "Kate" - 1:72 - Hasegawa GT 80 - Forças Aéreas Desconhecidas - Montagem: Kfir C2 - Sri Lanka - Hasegawa - 1/72
 

Re: FAÇA VOCÊ MESMO UM AIRBRUSH CLEANING POT

Mensagem por Claudio Drago »

Qual o princípio de funcionamento de um airbrush cleaning?
Notei que vai água no pote. Como ele limpa uma tinta a base de solvente?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Imagem
ESSE FINALZINHO DE ANO NUM TÁ FÁCIL...
Avatar do usuário
LRFOGA
Super Membro
Mensagens: 5561
Registrado em: 14 Jun 2012, 22:50
Nome: Luiz Renato Fogagnolo
Agradeceu: 0
Curtiram: 4 vezes

Re: FAÇA VOCÊ MESMO UM AIRBRUSH CLEANING POT

Mensagem por LRFOGA »

Claudio Drago escreveu:Qual o princípio de funcionamento de um airbrush cleaning?
Notei que vai água no pote. Como ele limpa uma tinta a base de solvente?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
É simples, Cláudio: a água é para evitar que a tinta fique emplastada no fundo do pote, já que o uso contínuo desse dispositivo de limpeza deixaria uma placa de tinta ou cascas no fundo. Desta forma, a água serve apenas para facilitar a limpeza do pote, já que a tinta fica misturada na água ou suspensa em caso de tinta esmalte. Eu sempre limpo meu aerógrafo com thinner mesmo, então a água ficará embaixo e o thinner em cima, só isso. Claro que depois de limpar o aerógrafo com thinner eu uso óleo de máquina para lubrificá-lo ou passo um copo de água raz, que também lubrifica, e tudo isso cai dentro do pote de limpeza, sem fazer sujeira.

Se você estiver usando por dias seguidos dá para deixar a água por alguns dias sem lavar, mas se usar uma vez e voltar a pintar na outra semana, é melhor então retirar a água, senão ela evapora pelo respiro e a tinta fica no fundo do copo deixando-o sujo. No mais, é um dispositivo que facilita a limpeza já que você pode encher o copo do aerógrafo com solvente e deixar ele espirrando até sair tudo para limpar bem o aerógrafo, e isso sem sujar o ambiente :thumbup:
Imagem
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: FAÇA VOCÊ MESMO UM AIRBRUSH CLEANING POT

Mensagem por anghinoni »

Claudio Drago escreveu:Qual o princípio de funcionamento de um airbrush cleaning?
Notei que vai água no pote. Como ele limpa uma tinta a base de solvente?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
ele nao limpa o aerografo serve apenas como uma camera com filtro para voce encher o copo de solvente e em vez de pulverizar no ambiente, pulveriza nele que ele retem o que sai di aerografo e o filtro impede a nevoa de empestar o ambiente, esse é um dos acessorios obrigatorios (junto com cabine de pintura) para quem pinta em apartamento ou nao quer fazer sujeira.

e mais, colocando o dedo na saida de ar (que tem o filtro) faz a retrolavagem do aerografo :-)
Avatar do usuário
LRFOGA
Super Membro
Mensagens: 5561
Registrado em: 14 Jun 2012, 22:50
Nome: Luiz Renato Fogagnolo
Agradeceu: 0
Curtiram: 4 vezes

Re: FAÇA VOCÊ MESMO UM AIRBRUSH CLEANING POT

Mensagem por LRFOGA »

anghinoni escreveu: e mais, colocando o dedo na saida de ar (que tem o filtro) faz a retrolavagem do aerografo :-)
Eu não tinha pensado nisso! :thumbup:
Imagem
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: FAÇA VOCÊ MESMO UM AIRBRUSH CLEANING POT

Mensagem por anghinoni »

LRFOGA escreveu:
anghinoni escreveu: e mais, colocando o dedo na saida de ar (que tem o filtro) faz a retrolavagem do aerografo :-)
Eu não tinha pensado nisso! :thumbup:
hehe é uma mao na roda para os aerografos que tem a protecao da agulha vazada (gatti AG3, AG4, iwata custom micron...) :D
Avatar do usuário
Claudio Drago
Super Membro
Mensagens: 3283
Registrado em: 28 Set 2016, 22:11
Nome: Claudio Dalmau Drago
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: P-38L-5-LO Lightning - 1:72 - Hobbyboss GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: NA T6 Texan - 1:72 - Academy GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Kamov KA-52 Alligator - Italeri - 1:72 GT 29 - Bombardeiros - Montagem: Lancaster B.III Dambuster - Revell - 1:72 GT 46 - Guerra ao Terror - Montagem: F-15 - 1:144 - Academy GT 47 - Vietnam War - Montagem: Fairchild AU23-A Peacemaker - Roden - 1/48 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Stearman Kaydet - Revell - 1/72 GT 61 - Anos 60 - Montagem: English Electric Lightning F.6 Airfix 1:72 GT 62 - Vought F4 Corsair - Montagem: F-4U-1A Corsair - MisterKraft - 1:72 GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: T 34/76 m42 - 1:72 - Italeri GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: M3 'Lee/Grant' Medium Tank - Airfix - 1:76 GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: Panzer IV F1/F2 - 1/76 - Airfix GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14A - 1:72 - Academy
 
GTs em Andamento:
GT 29 - Bombardeiros - Montagem: Petljakov PE-2 - Italeri - 1:72 GT 59 - SAR - Search and Rescue - Montagem: UH-60L Black Hawk - Academy - 1/48 GT 63 - Porta Aviões - Montagem: Admiral Kuznetsov - Trumpeter - 1:700 GT 67 - Grandes Modelos - Montagem: MIG-15 BIS - Trumpeter - 1/32 GT 79 - Aeronaves torpedeiras - Montagem: B5N2 "Kate" - 1:72 - Hasegawa GT 80 - Forças Aéreas Desconhecidas - Montagem: Kfir C2 - Sri Lanka - Hasegawa - 1/72
 

Re: FAÇA VOCÊ MESMO UM AIRBRUSH CLEANING POT

Mensagem por Claudio Drago »

Legal
Eu moro em ap e pulverizo na câmara de pintura
Mas entro pra lista de compras
Algum em especial?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Imagem
ESSE FINALZINHO DE ANO NUM TÁ FÁCIL...
Avatar do usuário
Tiago Guilger
Super Membro
Mensagens: 6606
Registrado em: 13 Ago 2015, 14:07
Nome: Tiago Guilger
Localização: Itu - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: FAÇA VOCÊ MESMO UM AIRBRUSH CLEANING POT

Mensagem por Tiago Guilger »

gostei da ideia... vou comprar um chinês, quebrar e fazer com o galão que fica bem mais legal! :lol: :lol: :lol:

brincadeira, mas um pode desse já entrou na minha lista de compras também! :thumbup: :thumbup:
Avatar do usuário
NightRider
Conselheiro
Mensagens: 8433
Registrado em: 04 Jun 2012, 12:39
Nome: Luis
Localização: São Caetano do Sul - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 29 vezes

Re: FAÇA VOCÊ MESMO UM AIRBRUSH CLEANING POT

Mensagem por NightRider »

Muito interessante, simples e útil.

Um abraço !
Responder

Voltar para “Tutoriais, Dicas e Dúvidas”