Master-Model

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Qual é o melhor aerógrafo?

Fórum dedicado ao compartilhamento do conhecimento de técnicas e materiais.
Poderemos usar esse fórum para:
- Descrever técnicas utilizadas em forma de tutoriais
- Apresentar dicas de materiais, técnicas, fontes de consultas externas, etc;
- Retirar dúvidas de uma técnica. material, kits, etc.
Avatar do usuário
TioDrakul
Super Membro
Mensagens: 3114
Registrado em: 04 Mar 2013, 14:27
Nome: Daniel Campos
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 6 vezes

Re: Qual é o melhor aerógrafo?

Mensagem por TioDrakul »

Eu ia meter as patas em um Iwata (achei em outro site por aproximadamente "apenas" 650 reais), até que consegui o diagrama de partes do dito cujo e ver que lá no fundo ele têm tantos o-rings (e portanto possíveis fontes de problema) quanto as cópias chinesas. Aí como eu tenho certeza que cedo ou tarde eu iria acabar danificando o dito cujo sem querer então eu acabei pegando um Gatti AG-3
Avatar do usuário
Vrykolakas
Super Membro
Mensagens: 5153
Registrado em: 11 Abr 2014, 20:37
Nome: Paulo Ayres Muselli de Mendonca
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Qual é o melhor aerógrafo?

Mensagem por Vrykolakas »

Uma boa compra.

Mas os meus tomam banho de thinner como um submarino e p único problema que deram foi quando quebrei o bico ao usar o alicate para desmontar a fim de fazer uma limpeza que depois descobri ser desnecessária.
Trespassors will be shot
Survivors will be shot again
Avatar do usuário
Ruffuswood
Membro
Mensagens: 738
Registrado em: 03 Jan 2015, 13:37
Nome: Vinicius Marques
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Qual é o melhor aerógrafo?

Mensagem por Ruffuswood »

TioDrakul escreveu:Eu ia meter as patas em um Iwata (achei em outro site por aproximadamente "apenas" 650 reais), até que consegui o diagrama de partes do dito cujo e ver que lá no fundo ele têm tantos o-rings (e portanto possíveis fontes de problema) quanto as cópias chinesas. Aí como eu tenho certeza que cedo ou tarde eu iria acabar danificando o dito cujo sem querer então eu acabei pegando um Gatti AG-3
Tenho certeza que vai gostar, só uma coisa, quando fechou pedido pegou só ele, pegou mangueira própria para ele junto ou adaptador para essas mangueiras comuns também? O conector dele é diferente dos japoneses, ou você corta a mangueira e conecta direto ou no caso do engate rápido precisa comprar o adaptador. :thumbup:
Avatar do usuário
Vrykolakas
Super Membro
Mensagens: 5153
Registrado em: 11 Abr 2014, 20:37
Nome: Paulo Ayres Muselli de Mendonca
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Qual é o melhor aerógrafo?

Mensagem por Vrykolakas »

Importante comprar o adaptador. Gambierra não é recomendável.
Trespassors will be shot
Survivors will be shot again
Avatar do usuário
Ruffuswood
Membro
Mensagens: 738
Registrado em: 03 Jan 2015, 13:37
Nome: Vinicius Marques
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Qual é o melhor aerógrafo?

Mensagem por Ruffuswood »

Vrykolakas escreveu:Importante comprar o adaptador. Gambierra não é recomendável.
Sim sem dúvida! :thumbup:

Se ele não for usar outro aerógrafo com conexão diferente, não tem problema algum cortar o conector do padrão japa, pois o que vem no Gatti é para aquela mangueira mesmo, só encaixar e pronto. Precisa somente tomar cuidado com o anel de vedação de nylon para não perder quando for desmontar para limpeza, pois ele é pequeno, e apesar de não sair tão fácil quando desatarraxa o aero da mangueira, se cair depois para achar é um saco.
Avatar do usuário
Rafael Guerra
Super Membro
Mensagens: 5265
Registrado em: 14 Abr 2013, 19:54
Nome: Rafael Guerra
Agradeceu: 11 vezes
Curtiram: 72 vezes

Re: Qual é o melhor aerógrafo?

Mensagem por Rafael Guerra »

Ruffuswood escreveu:
TioDrakul escreveu:
Ruffuswood escreveu:Daniel,

Eu optei pelo Gatti, tenho um AG2 e um AG3 e estou plenamente satisfeito.
Eles são feitos no Jabaquara em SP e tem assistência técnica no próprio local, além de peças de reposição à vontade pelo mesmo motivo.
Custam metade do preço de um aerógrafo do mesmo nível importado ou até menos da metade dependendo do caso.
Existem outros modelos deles também para pintura de objetos maiores (AG4 e AG8) mas aí vai depender do seu uso.
Por ser uma ferramenta muito delicada e fácil de se danificar agulha e afins com uma simples queda, eu optei pela opção de ter peças à disposição por um preço bom e qualidade excelente.

Antes desses eu tinha (tenho) um desses chineses cheio de O`rings que usando tintas com solvente pesado se deformam em pouquíssimo tempo dilatando e ficando quebradiços, coisa que estou livre agora com o Gatti que não usa O`rings.
Hum... E aonde eu consigo uma lista de modelos disponíveis desses Gatti? Algum deles têm o regulador de pressão embaixo do copo como visto na primeira imagem? (é uma mão na roda o negócio)
O Vrykolakas já mandou bem com o site dos caras.

Em relação a regular pressão, existe válvula de engate rápido com regulador de pressão na própria válvula, que em tese elimina a necessidade de uma no aerógrafo para deixá-lo mais complexo.
Comprei o Gatti há um ano e estou feliz com a compra.
Rafael Guerra
Avatar do usuário
felipecadena
Super Membro
Mensagens: 1648
Registrado em: 03 Out 2016, 20:05
Nome: Felipe Cadena
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Qual é o melhor aerógrafo?

Mensagem por felipecadena »

Podem falar o quanto quiser dos meus shig ling's mais nunca me deixaram na mão. Eu tenho dois

Um com agulha de 2mm e controle de fluxo de ar e tinta e um de 3mm mais simples para o dia a dia nunca me deixaram na mão e não acho chato de limpar o de 3mm o de 2 e chato sim. ImagemImagem

Enviado de meu Lenovo A6020l36 usando Tapatalk
Avatar do usuário
TioDrakul
Super Membro
Mensagens: 3114
Registrado em: 04 Mar 2013, 14:27
Nome: Daniel Campos
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 6 vezes

Re: Qual é o melhor aerógrafo?

Mensagem por TioDrakul »

felipecadena escreveu:Podem falar o quanto quiser dos meus shig ling's mais nunca me deixaram na mão. Eu tenho dois

Um com agulha de 2mm e controle de fluxo de ar e tinta e um de 3mm mais simples para o dia a dia nunca me deixaram na mão e não acho chato de limpar o de 3mm o de 2 e chato sim. ImagemImagem

Enviado de meu Lenovo A6020l36 usando Tapatalk
Eu tenho um desses como o da sua imagem, o problema é que com alguns dias de uso de tintas automotivas os o-rings já me parecem comprometidos. A tinta está passando pela agulha para o compartimento do gatilho, dá de ver a agulha ficando branca (estava usando tinta branca) aonde supostamente a tinta não deveria chegar. Talvez alguém tenha o-rings à prova de thinner para estes aerógrafos chineses?
Avatar do usuário
AudrenDbo
Membro
Mensagens: 160
Registrado em: 12 Set 2016, 16:55
Nome: Audren Júlio de Oliveira
Localização: Volta Reonda
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Qual é o melhor aerógrafo?

Mensagem por AudrenDbo »

Me parece que o problema dos shing ling não é exatamente a quantidade de vedações, e sim a qualidade do material utilizado.

Tive esse com regulador em baixo do copo e um outro mais simples, e is dois me atenderam bem por anos. A vantagem deles é que as peças são intercambiáveis na maioria das vezes. Quando um qubrou o bico 0,2 eu pus o do outro nele e voilá, um aerógrafo pra cada coisa agora.
Um tempinho atrás comprei um Gatti Ag2, não tenho do que reclamar. Bom, robusto, facilidade de achar peças. Um amigo comprou um Ag3 na mesma época e foi só elogios (ele tinha um paasche). Ou seja, na minha opinião tu vez uma ótima escolha e excelente compra.

Disparado do meu Z3
Avatar do usuário
Kakadu
Membro
Mensagens: 994
Registrado em: 06 Abr 2015, 16:37
Nome: Flávio Pedroza
Localização: Pernambuco
Agradeceu: 65 vezes
Curtiram: 25 vezes

Re: Qual é o melhor aerógrafo?

Mensagem por Kakadu »

Pra mim, o aero ideal deve ser por gravidade, bico no mínimo .03 mm, sem o-ring no bico, bico auto ajustável (sem ser rosqueado - facilita limpeza e aumenta durabilidade) e entrada 1/8. Portanto, optei pelo Iwata eclipse. Agora tem um novo, elaga s3, nacional, que tem essas mesmas características. Se não tivesse o Iwata com certeza compraria.

Enviado de meu XT1068 usando Tapatalk
Responder

Voltar para “Tutoriais, Dicas e Dúvidas”