Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:


Qual é o melhor aerógrafo?

Fórum dedicado ao compartilhamento do conhecimento de técnicas e materiais.
Poderemos usar esse fórum para:
- Descrever técnicas utilizadas em forma de tutoriais
- Apresentar dicas de materiais, técnicas, fontes de consultas externas, etc;
- Retirar dúvidas de uma técnica. material, kits, etc.
Avatar do usuário
Fernando Manfio
Super Membro
Mensagens: 1234
Registrado em: 26 Fev 2016, 16:55
Nome: Fernando José Manfio
Localização: Assis - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Qual é o melhor aerógrafo?

Mensagem por Fernando Manfio »

Eu gosto desse aqui:

Harder Steenbeck Evolution - Silverline fPc Two in One Airbrush

Imagem
Editado pela última vez por Fernando Manfio em 05 Mai 2020, 13:51, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Johnnn
Super Membro
Mensagens: 1075
Registrado em: 28 Jul 2012, 10:56
Nome: Jonatas Endo Capuchim
Localização: Novo Hamburgo - RS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: RE: Re: Qual é o melhor aerógrafo?

Mensagem por Johnnn »

felipecadena escreveu:Podem falar o quanto quiser dos meus shig ling's mais nunca me deixaram na mão. Eu tenho dois

Um com agulha de 2mm e controle de fluxo de ar e tinta e um de 3mm mais simples para o dia a dia nunca me deixaram na mão e não acho chato de limpar o de 3mm o de 2 e chato sim. ImagemImagem

Enviado de meu Lenovo A6020l36 usando Tapatalk
Hahaha. Só possuo um ching ling, igual este da segunda foto. O coitadinho ja sofreu, mas ainda não me deixou na mão.
Uso Primmer colorgin diluído em thinner nele sem problemas. Único ruim é limpar, mas acredito que isso faca parte do jogo.

Mas também não posso negar que quando tiver oportunidade, compro um Gatti, desde que larguei o pincel tenho vontade de ter um.

Mas primeiro devo trocar o inalador por um compressor, depois o sagyma por num gatti.

Parabéns pela aquisição, depois de usá-lo, comente aqui suas impressões.

Abraços

Enviado de meu ASUS_Z00VD usando Tapatalk
Avatar do usuário
felipecadena
Super Membro
Mensagens: 1648
Registrado em: 03 Out 2016, 20:05
Nome: Felipe Cadena
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: RE: Re: Qual é o melhor aerógrafo?

Mensagem por felipecadena »

TioDrakul escreveu:
felipecadena escreveu:Podem falar o quanto quiser dos meus shig ling's mais nunca me deixaram na mão. Eu tenho dois

Um com agulha de 2mm e controle de fluxo de ar e tinta e um de 3mm mais simples para o dia a dia nunca me deixaram na mão e não acho chato de limpar o de 3mm o de 2 e chato sim. ImagemImagem

Enviado de meu Lenovo A6020l36 usando Tapatalk
Eu tenho um desses como o da sua imagem, o problema é que com alguns dias de uso de tintas automotivas os o-rings já me parecem comprometidos. A tinta está passando pela agulha para o compartimento do gatilho, dá de ver a agulha ficando branca (estava usando tinta branca) aonde supostamente a tinta não deveria chegar. Talvez alguém tenha o-rings à prova de thinner para estes aerógrafos chineses?
Cara eu uso tinta automotiva e todas minhas tintas dá gunze eu diluí com thinner dá Iquine 1010 e até agora nada de bronca, e olha que já tem um ano...

Enviado de meu Lenovo A6020l36 usando Tapatalk
Avatar do usuário
anselmoasa
Novato
Mensagens: 24
Registrado em: 02 Jun 2017, 22:07
Nome: Anselmo da Silva Augusto
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Qual é o melhor aerógrafo?

Mensagem por anselmoasa »

Meu aerógrafo é um antigo Lince (hoje chamado de Elaga) de dupla ação e copo lateral. Ele é nacional, o preço é bem razoável e acho ele excelente e muito resistente. Tenho ele a 4 anos e uso muito. Já tive um Chinês e o que notei de ruim nele, comparado ao meu lince: a tinta tem que estar muito mais diluída, a limpeza é super difícil, ele perde muita pressão do compressor, é duro e pesado. Outra vantagem do elaga é que a empresa é muito honesta e atenciosa, e você pode literalmente conversar diretamente com eles, que irão lhe atender sob qualquer necessidade: comprar peças de reposição ou enviar para manutenção.

Tenho vontade de ter um gatti. E dizem que os iwata são os melhores. Aliás, todos os aerografos são tentativas de cópia do iwata. Mas o problema é o preço. Custam uma fortuna!

O que eu recomendo? Compre um nacional. São bons e o preço é bem acessível. Além disso, ajude nosso país e nossa indústria. São eles que mantém esse país funcionando, não os chineses....
Abraços
Anselmo S.A.
Na bancada: Delorean Back to the Future Polar Lights
Imagem
Avatar do usuário
jairo.regio-jr.
Membro
Mensagens: 929
Registrado em: 16 Jul 2016, 16:45
Nome: Jairo de Paula Jr.
Localização: Recife - PE
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Qual é o melhor aerógrafo?

Mensagem por jairo.regio-jr. »

anselmoasa escreveu:Meu aerógrafo é um antigo Lince (hoje chamado de Elaga) de dupla ação e copo lateral. Ele é nacional, o preço é bem razoável e acho ele excelente e muito resistente. Tenho ele a 4 anos e uso muito. Já tive um Chinês e o que notei de ruim nele, comparado ao meu lince: a tinta tem que estar muito mais diluída, a limpeza é super difícil, ele perde muita pressão do compressor, é duro e pesado. Outra vantagem do elaga é que a empresa é muito honesta e atenciosa, e você pode literalmente conversar diretamente com eles, que irão lhe atender sob qualquer necessidade: comprar peças de reposição ou enviar para manutenção.

Tenho vontade de ter um gatti. E dizem que os iwata são os melhores. Aliás, todos os aerografos são tentativas de cópia do iwata. Mas o problema é o preço. Custam uma fortuna!

O que eu recomendo? Compre um nacional. São bons e o preço é bem acessível. Além disso, ajude nosso país e nossa indústria. São eles que mantém esse país funcionando, não os chineses....
Anselmo, Eu tenho o Elaga e tenho Gatti.

Uso o Elaga para fazer a pintura na aeronave e o Gatti para coisas que exijam mais uso de tinta, exemplo: Primer e Verniz.

Explico: O Gatti vem com copo lateral e isso já faz que demande mais tinta no canal até chegar no bico. No copo dele (pelo menos no meu é assim) a saída de tinta não é nivelada com o fundo do copo, então se tem que ficar "pescando" a tinta virando o aerógrafo de lado para trabalhar.
Por isso não uso nele Vallejo ou Ammo já que só utilizo 04 ou 05 gotas por vez desse tipo de tinta para a pintura da aeronave.

Sendo assim o Gatti uso para Primer, Verniz e quando a cobertura da aeronave vá demandar grande quantidade de tinta DUCO ou Acrilex (Se eu acertar o ponto de diluição), por exemplo.

O Elaga eu utilizo para as Vallejo e Ammo porque delas só utilizo poucas gotas e é o suficiente para pintar bastante.

Ambos são aerógrafos excelentes e aguentam Thinner sem problema (diferente dos Chineses), mas eu notei que cada um se encaixa melhor para mim nas situações acima descritas.
"Don't waste your time always searching for those wasted years.
Face up! Make your stand and realize you are living in the golden years"
(Iron Maiden)
Avatar do usuário
anselmoasa
Novato
Mensagens: 24
Registrado em: 02 Jun 2017, 22:07
Nome: Anselmo da Silva Augusto
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Qual é o melhor aerógrafo?

Mensagem por anselmoasa »

jairo.regio-jr. escreveu:
anselmoasa escreveu:Meu aerógrafo é um antigo Lince (hoje chamado de Elaga) de dupla ação e copo lateral. Ele é nacional, o preço é bem razoável e acho ele excelente e muito resistente. Tenho ele a 4 anos e uso muito. Já tive um Chinês e o que notei de ruim nele, comparado ao meu lince: a tinta tem que estar muito mais diluída, a limpeza é super difícil, ele perde muita pressão do compressor, é duro e pesado. Outra vantagem do elaga é que a empresa é muito honesta e atenciosa, e você pode literalmente conversar diretamente com eles, que irão lhe atender sob qualquer necessidade: comprar peças de reposição ou enviar para manutenção.

Tenho vontade de ter um gatti. E dizem que os iwata são os melhores. Aliás, todos os aerografos são tentativas de cópia do iwata. Mas o problema é o preço. Custam uma fortuna!

O que eu recomendo? Compre um nacional. São bons e o preço é bem acessível. Além disso, ajude nosso país e nossa indústria. São eles que mantém esse país funcionando, não os chineses....
Anselmo, Eu tenho o Elaga e tenho Gatti.

Uso o Elaga para fazer a pintura na aeronave e o Gatti para coisas que exijam mais uso de tinta, exemplo: Primer e Verniz.

Explico: O Gatti vem com copo lateral e isso já faz que demande mais tinta no canal até chegar no bico. No copo dele (pelo menos no meu é assim) a saída de tinta não é nivelada com o fundo do copo, então se tem que ficar "pescando" a tinta virando o aerógrafo de lado para trabalhar.
Por isso não uso nele Vallejo ou Ammo já que só utilizo 04 ou 05 gotas por vez desse tipo de tinta para a pintura da aeronave.

Sendo assim o Gatti uso para Primer, Verniz e quando a cobertura da aeronave vá demandar grande quantidade de tinta DUCO ou Acrilex (Se eu acertar o ponto de diluição), por exemplo.

O Elaga eu utilizo para as Vallejo e Ammo porque delas só utilizo poucas gotas e é o suficiente para pintar bastante.

Ambos são aerógrafos excelentes e aguentam Thinner sem problema (diferente dos Chineses), mas eu notei que cada um se encaixa melhor para mim nas situações acima descritas.
Ah sim, o de copo tem suas vantagens (e até prefiro), mas realmente é ruim para pinturas com poucas gotas de tinta. Meu Lince/Elaga é de copo e é assim, mas já me acostumei.
Abraços
Anselmo S.A.
Na bancada: Delorean Back to the Future Polar Lights
Imagem
Avatar do usuário
TioDrakul
Super Membro
Mensagens: 3114
Registrado em: 04 Mar 2013, 14:27
Nome: Daniel Campos
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 6 vezes

Re: Qual é o melhor aerógrafo?

Mensagem por TioDrakul »

Já que "desenterraram" o tópico :mrgreen:

A título de curiosidade, como vocês sabem que eu adoro montar kits "ligeiramente exageradamente grandes" eu acabei arrumando também um desses aqui e eu diria que é bom de usar quando você quer cobrir áreas grandes:

Imagem

O copo de tinta é maior que o normal (útil quando os seus kits ultrapassam meio metro) e o gatilho "pistola" ajuda quando você está pintando por muito tempo (ele é dupla ação, puxar o gatilho até um ponto solta apenas ar e depois desse ponto ele acrescenta tinta de forma proporcional ao quanto o gatilho é apertado)
DiegoSerrat
Novato
Mensagens: 16
Registrado em: 20 Out 2017, 12:15
Nome: Diego Valente Serrat
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Qual é o melhor aerógrafo?

Mensagem por DiegoSerrat »

Uma pergunta de um novato. Um amigo meu tem um desses, e ele está pensando em vender. Vale a pena pegar ele pra montar kits automotivos? Estou pensando em usar tintas automotivas, e li que esses aerógrafos xing-lings estragam as vedações por usar thinner pra diluir as tintas.
Avatar do usuário
CCRider
Super Membro
Mensagens: 1263
Registrado em: 20 Ago 2014, 15:20
Nome: Gustavo Sarmento
Localização: São Leopoldo, RS, Brasil
Agradeceu: 8 vezes
Curtiram: 6 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: Chengdu J-10A Vigorous Dragon - Trumpeter 01611 - 1/72 GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F-4F Phantom II - Revell 04615 - 1/72 GT 22 - Helicópteros - Montagem: AH64A Apache - Hobby Boss - 1/72 GT 27 - Aviação Civil - Montagem: Junkers G 38 - Revell 04053 - 1/144 GT 29 - Bombardeiros - Montagem: Handley Page Hampden - Airfix - 1/72 GT 37 - USAF - Montagem: F-89H "Scorpion" Interceptor - Hobby Craft - 1/72 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Messerschmitt Me-163B/S - Academy 1673 - 1/72 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Messerschmitt Me-262 A-1a - Revell 04166 - 1/72 GT 46 - Guerra ao Terror - Montagem: Blackburn (H.S.) Buccaneer S2B - Airfix 1/72 GT 62 - Vought F4 Corsair - Montagem: Vought F4U-1A Corsair - Revell 1/72 GT 69 - Piores Goiabas Possíveis - Montagem: Mirage III EBR - Heller/HTC - 1/72 GT 69 - Piores Goiabas Possíveis - Montagem: Tupolev Tu-14 Bosun (1/72 - Red Hurricane 97003) GT 81 - Aeronaves de treinamento - Montagem: de Havilland Vampire T.11 - Airfix A02058 - 1/72 GT 84 - Aeronaves do Bureau Mikoyan-Gurevich (MiG) - Montagem: MiG-21PF (early) "Phantom Killer" - Fujimi - 1/72 GT 85 - Guerra das Falklands/Malvinas - Montagem: Dassault-Breguet Super Etendard - Academy - 1/72 GT 85 - Guerra das Falklands/Malvinas - Montagem: FMA IA-58 Pucará "Falklands War" - Special Hobby - 1/72 GT 88 - Aviação Comercial Brasileira - Montagem: Lockheed L-1049G Super Constellation VARIG - Minicraft 1/144 GT 88 - Aviação Comercial Brasileira - Montagem: Sud Aviation SE210 Caravelle - Panair - Airfix - 1/144 GT 68 - Marushio Desu - Montagem: F-16A Força Aérea Venezuelana - Italeri - 1/72 GT 94 - Plasti*Brasil 10 Anos - Montagem: Junkers Ju-87 B2/R2 - Revell 04620 - 1/72
 
GTs em Andamento:
GT 35 - Stealth (Modo Furtivo) - Montagem: Lockheed F117A - 1/72 - Academy GT 79 - Aeronaves torpedeiras - Montagem: Westland Wyvern S.4 - Trumpeter - 1/72 GT 80 - Forças Aéreas Desconhecidas - Montagem: Ilyushin Il-28 “Beagle” - Polônia - Trumpeter 1/72 GT 88 - Aviação Comercial Brasileira - Montagem: Lockheed L-188 Electra II - VARIG - Minicraft - 1/144 GT 88 - Aviação Comercial Brasileira - Montagem: NAMC YS-11 "Samurai" - VASP - Doyusha - 1/144 GT 88 - Aviação Comercial Brasileira - Montagem: Douglas DC-3 VARIG - Roden - 1/144 GT 89 - Países Nórdicos - Montagem: SAAB J-35J Draken - Revell 04352 - 1/72
 

Re: Qual é o melhor aerógrafo?

Mensagem por CCRider »

Eu tenho o mesmo aerógrafo há 8 anos (um chinês genérico), só trabalho com enamel/thinner, e ele funciona perfeitamente até hoje.

Creio que uma boa limpeza após cada uso (e não, nunca desmontei ele por completo) seja crucial para manter o bom funcionamento.
DiegoSerrat
Novato
Mensagens: 16
Registrado em: 20 Out 2017, 12:15
Nome: Diego Valente Serrat
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Qual é o melhor aerógrafo?

Mensagem por DiegoSerrat »

CCRider escreveu:Eu tenho o mesmo aerógrafo há 8 anos (um chinês genérico), só trabalho com enamel/thinner, e ele funciona perfeitamente até hoje.

Creio que uma boa limpeza após cada uso (e não, nunca desmontei ele por completo) seja crucial para manter o bom funcionamento.
Bom ler isso, tenho lido bastante sobre como limpar. Acho que vou pegar ele.
Responder

Voltar para “Tutoriais, Dicas e Dúvidas”