Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Problema - Primeira vez utilizando verniz bicomponente

Fórum dedicado ao compartilhamento do conhecimento de técnicas e materiais.
Poderemos usar esse fórum para:
- Descrever técnicas utilizadas em forma de tutoriais
- Apresentar dicas de materiais, técnicas, fontes de consultas externas, etc;
- Retirar dúvidas de uma técnica. material, kits, etc.
Avatar do usuário
pabloaantunes
Super Membro
Mensagens: 2078
Registrado em: 07 Dez 2016, 16:25
Nome: Pablo Antunes
Localização: Jundiaí/SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 2 vezes

Re: Problema - Primeira vez utilizando verniz bicomponente

Mensagem por pabloaantunes »

Thiago Nunes escreveu:Fala Pablo, blz?

Cara estou de olho aqui tbm, estou com dois kits para passar verniz e vai ser o bi componente tbm, inclusive um foi pintado com acrílica, mas é acrilex.

Vou ficar de olho nas dicas :thumbup:
Fala Thiago, tudo certo. E por aí?

Pois é...também tenho mais 1 kit montado e mais 6 F1 para montar...espero que essa seja a única vez que vacilo/tenho problema no verniz.

E olha que li a respeito do verniz e fiz testes em outras peças plásticas, mas....fazer o que. Bola para frente sempre.
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Problema - Primeira vez utilizando verniz bicomponente

Mensagem por anghinoni »

E aí, beleza? Eu passo verniz bicomponente 10 minutos depois de passar a tinta poliéster
Por isso quando pinto carro eu prefiro usar tinta automotiva. Ele funde na tinta e vira uma camada só, por isso chama sistema dupla camada...
Você tem que catalisar e só depois de dez minutos diluir com thinner para ficar fino pro aerografo mas não pode diluir muito senao racha por perder a liga do verniz . E que thinner voce usou? Tem que ser thinner de PU de boa qualidade, eu ja vi isso acontecer porque o cara diluiu com thinner de laca nitrocelulose... Eu uso o 454 da lazzuril.
Diz aí que verniz você usou, para ver se a proporção de verniz e catalisador está certa.
Aí da pra ver o que deu errado


Enviado de meu SM-N9005 usando Tapatalk
Avatar do usuário
pabloaantunes
Super Membro
Mensagens: 2078
Registrado em: 07 Dez 2016, 16:25
Nome: Pablo Antunes
Localização: Jundiaí/SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 2 vezes

Re: Problema - Primeira vez utilizando verniz bicomponente

Mensagem por pabloaantunes »

anghinoni escreveu:E aí, beleza? Eu passo verniz bicomponente 10 minutos depois de passar a tinta poliéster
Por isso quando pinto carro eu prefiro usar tinta automotiva. Ele funde na tinta e vira uma camada só, por isso chama sistema dupla camada...
Você tem que catalisar e só depois de dez minutos diluir com thinner para ficar fino pro aerografo mas não pode diluir muito senao racha por perder a liga do verniz . E que thinner voce usou? Tem que ser thinner de PU de boa qualidade, eu ja vi isso acontecer porque o cara diluiu com thinner de laca nitrocelulose... Eu uso o 454 da lazzuril.
Diz aí que verniz você usou, para ver se a proporção de verniz e catalisador está certa.
Aí da pra ver o que deu errado


Enviado de meu SM-N9005 usando Tapatalk
Anghinoni, tudo blz. E contigo?

Primeiramente, obrigado pelas dicas.

A utilização de tinta automotiva está nos meus planos mas agora não me sinto seguro para usar. Como sou iniciante e moro em apto, comecei pelas acrílicas mesmo. E olha que elas já me dão trabalho!

Pelas suas informações, a questão de catalisar pode ter sido o meu problema. Coloquei em um recipiente o verniz, o catalisador e o thinner tudo ao mesmo tempo. Deixei a mistura por 5 min. ou menos e comecei a aplicação.

A primeira demão empoeirada foi de boa. Na segunda vez que fiz a mistura e carreguei um pouco mais nas peças menores e que desandou. Ja na carenagem que era maior não.

O verniz que utilizei foi o bicomponente 8500 da LMColors e o thinner 454 deles também. A recomendação me passada foi de 5 partes de verniz, 1 parte de catalisador e 2 partes de diluente.

Abs.
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Problema - Primeira vez utilizando verniz bicomponente

Mensagem por anghinoni »

Eu pinto com automotiva em apartamento... Se você não sabe, a tamyia é no fundo automotiva, gunze também sao todas poliéster ou laca.... Eu sempre compro Xem loja de tinta automotiva e aí aí sei o que estou comprando. Esses caras que vendem essas tintas só diluem e envasam as tintas aí nunca se sabe o que é realmente. Prefiro comprar direto em loja de tinta automotiva e saber que produto é, aí ter acesso ao manual técnico e saber o que fazer

Enviado de meu SM-N9005 usando Tapatalk
Avatar do usuário
Claudio Drago
Super Membro
Mensagens: 3283
Registrado em: 28 Set 2016, 22:11
Nome: Claudio Dalmau Drago
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: P-38L-5-LO Lightning - 1:72 - Hobbyboss GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: NA T6 Texan - 1:72 - Academy GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Kamov KA-52 Alligator - Italeri - 1:72 GT 29 - Bombardeiros - Montagem: Lancaster B.III Dambuster - Revell - 1:72 GT 46 - Guerra ao Terror - Montagem: F-15 - 1:144 - Academy GT 47 - Vietnam War - Montagem: Fairchild AU23-A Peacemaker - Roden - 1/48 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Stearman Kaydet - Revell - 1/72 GT 61 - Anos 60 - Montagem: English Electric Lightning F.6 Airfix 1:72 GT 62 - Vought F4 Corsair - Montagem: F-4U-1A Corsair - MisterKraft - 1:72 GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: T 34/76 m42 - 1:72 - Italeri GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: M3 'Lee/Grant' Medium Tank - Airfix - 1:76 GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: Panzer IV F1/F2 - 1/76 - Airfix GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14A - 1:72 - Academy
 
GTs em Andamento:
GT 29 - Bombardeiros - Montagem: Petljakov PE-2 - Italeri - 1:72 GT 59 - SAR - Search and Rescue - Montagem: UH-60L Black Hawk - Academy - 1/48 GT 63 - Porta Aviões - Montagem: Admiral Kuznetsov - Trumpeter - 1:700 GT 67 - Grandes Modelos - Montagem: MIG-15 BIS - Trumpeter - 1/32 GT 79 - Aeronaves torpedeiras - Montagem: B5N2 "Kate" - 1:72 - Hasegawa GT 80 - Forças Aéreas Desconhecidas - Montagem: Kfir C2 - Sri Lanka - Hasegawa - 1/72
 

Re: Problema - Primeira vez utilizando verniz bicomponente

Mensagem por Claudio Drago »

anghinoni escreveu:...Esses caras que vendem essas tintas só diluem e envasam as tintas aí nunca se sabe o que é realmente...
Depende de quem é "esses caras", né? Tenho usado as PR e, agora, Aerotech e até agora não deu xabú nem de cor e nem de aderência.
Imagem
ESSE FINALZINHO DE ANO NUM TÁ FÁCIL...
Avatar do usuário
xandão
Membro
Mensagens: 358
Registrado em: 07 Mar 2014, 09:05
Nome: Alexandre Rodrigues
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Problema - Primeira vez utilizando verniz bicomponente

Mensagem por xandão »

Até porque se uma porrada de gente compra de um determinado fornecedor e todo mundo consegue obter o resultado esperado o problema não é o produto.

Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk
Avatar do usuário
xandão
Membro
Mensagens: 358
Registrado em: 07 Mar 2014, 09:05
Nome: Alexandre Rodrigues
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Problema - Primeira vez utilizando verniz bicomponente

Mensagem por xandão »

Pablo fala com o LM que ele pode te ajudar. Passa uma mensagem no Zap para ele.

Abraço,

Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk
Avatar do usuário
pabloaantunes
Super Membro
Mensagens: 2078
Registrado em: 07 Dez 2016, 16:25
Nome: Pablo Antunes
Localização: Jundiaí/SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 2 vezes

Re: Problema - Primeira vez utilizando verniz bicomponente

Mensagem por pabloaantunes »

xandão escreveu:Pablo fala com o LM que ele pode te ajudar. Passa uma mensagem no Zap para ele.

Abraço,

Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk
Obrigado pela sugestão.

Como não tenho o zap dele, mandei um email para LM.

Assim que responder eu coloco aqui.
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Problema - Primeira vez utilizando verniz bicomponente

Mensagem por anghinoni »

Claudio Drago escreveu:
anghinoni escreveu:...Esses caras que vendem essas tintas só diluem e envasam as tintas aí nunca se sabe o que é realmente...
Depende de quem é "esses caras", né? Tenho usado as PR e, agora, Aerotech e até agora não deu xabú nem de cor e nem de aderência.
sim mas com o pablo deu xabu :D
mas a questão nao é essa, é saber que produto esta usando e ter acesso a documentacao tecnica e orientação do próprio fabricante.

Fora que diluir e dissolver tinta são coisas diferentes. Eu nunca vi tinta diluída para vender de algum grande fabricante, nem as que eu mando fazer vem diluidas e o cara fala para nao voltar para a lata o que diluiu.
Avatar do usuário
pabloaantunes
Super Membro
Mensagens: 2078
Registrado em: 07 Dez 2016, 16:25
Nome: Pablo Antunes
Localização: Jundiaí/SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 2 vezes

Re: Problema - Primeira vez utilizando verniz bicomponente

Mensagem por pabloaantunes »

Fala galera, tudo beleza??

Entrei em contato com a loja que comprei o verniz perguntando o que poderia ter acontecido. Eles me responderam o seguinte:

"O que aconteceu é que as demãos apesar de serem empoeiradas ainda foram fortes. E os decalques reagiram ao thinner.

Faz assim. Pelo visto já secou legal. Tenta passar muito na manha uma lixa 2500 sobre todo craquelado.

Feito isso tenta refazer o verniz. Vc ira aplicar umas 5 demãos com intervalos progressivos de 5minutos (5-10-15-20-25)

1a e 2a bem de longe e empoeirada desta forma elas servirão de seladora para os decalques.

As demais vc vai carregando aos poucos e sempre reparando na reação dos decalques.

Depois dessas 5 vc pode dar uma 6a demão bem carregada e puxando o brilho final."
Responder

Voltar para “Tutoriais, Dicas e Dúvidas”