Master-Model

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Problema - Primeira vez utilizando verniz bicomponente

Fórum dedicado ao compartilhamento do conhecimento de técnicas e materiais.
Poderemos usar esse fórum para:
- Descrever técnicas utilizadas em forma de tutoriais
- Apresentar dicas de materiais, técnicas, fontes de consultas externas, etc;
- Retirar dúvidas de uma técnica. material, kits, etc.
Avatar do usuário
pabloaantunes
Super Membro
Mensagens: 2078
Registrado em: 07 Dez 2016, 16:25
Nome: Pablo Antunes
Localização: Jundiaí/SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 2 vezes

Problema - Primeira vez utilizando verniz bicomponente

Mensagem por pabloaantunes »

Pessoal, tudo certo?

Sou bem novato no plastimodelismo. Comecei a pouco mais de um ano e tenho uns 5 kits montados.

O que gosto mesmo é de montar carros, especificadamente Fórmula 1 e DTM.

As minhas pinturas de um modo geral ficam OK. Pesquisando bastante aqui entendi a necessidade de lixar entre camadas, etc, tudo para deixar a pintura lisinha, mas não conseguia dar aquele brilho nos meus kits.

Foi então que lendo os post aqui que resolvi me aventurar no verniz bicomponente. Pois bem.

Na minha bancada estou com um F1 Sauber C31, tudo prontinho, lisinha a pintura e com os decais colados, pronto para o verniz.

Antes de aplicar o verniz, fiz o teste em pode plástico e ficou perfeito o brilho.

Preparei então a mistura conforme orientação do fornecedor (5 partes de verniz, 1 parte de catalisador e 2 partes de diluente) e comecei a aplicação.

1a demão bem empoeirada para criar uma camada base. OK tudo certo.

Esperei uns 5/10 minutos e fui para a 2a demão, essa um pouco mais carregada mas sem molhar muito. Eis que surgiu o problema... :chorando: :chorando: :chorando: :chorando:

Não sei o que fiz de errado...parece que o verniz reagiu com a tinta/decal e ficou todo craquelado, como se tivesse quebrado a tinta. Vejam as fotos:

/Users/pabloantunes/Pictures/Fototeca.photoslibrary/resources/proxies/derivatives/04/00/46b/UNADJUSTEDNONRAW_thumb_46b.jpg

/Users/pabloantunes/Pictures/Fototeca.photoslibrary/resources/proxies/derivatives/04/00/46c/UNADJUSTEDNONRAW_thumb_46c.jpg

/Users/pabloantunes/Pictures/Fototeca.photoslibrary/resources/proxies/derivatives/04/00/46a/UNADJUSTEDNONRAW_thumb_46a.jpg

/Users/pabloantunes/Pictures/Fototeca.photoslibrary/resources/proxies/derivatives/04/00/469/UNADJUSTEDNONRAW_thumb_469.jpg


O curioso foi que em algumas peças não aconteceu. Aí pensei, pode ter sido pouco tempo entre demãos.

Esperei quase uma hora e fui aplicar a terceira demão na carenagem, que não tinha reagido/acontecido, porém, mesma coisa:

/Users/pabloantunes/Pictures/Fototeca.photoslibrary/resources/proxies/derivatives/04/00/46d/UNADJUSTEDNONRAW_thumb_46d.jpg

Esse kit vai virar sucata...mas gostaria da opinião de vocês do que aconteceu para não estragar mais nenhum com a aplicação do verniz.

Desde já, muito obrigado pelas dicas!
Avatar do usuário
pabloaantunes
Super Membro
Mensagens: 2078
Registrado em: 07 Dez 2016, 16:25
Nome: Pablo Antunes
Localização: Jundiaí/SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 2 vezes

Re: Problema - Primeira vez utilizando verniz bicomponente

Mensagem por pabloaantunes »

Desculpe-me, as fotos:









Avatar do usuário
Ruffuswood
Membro
Mensagens: 738
Registrado em: 03 Jan 2015, 13:37
Nome: Vinicius Marques
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Problema - Primeira vez utilizando verniz bicomponente

Mensagem por Ruffuswood »

Tudo bem Pablo?

Dê mais detalhes sobre a pintura; tipo de tinta, quanto tempo faz, quando e como aplicou os decals. Quanto tempo deixou secar, etc. Isso ajuda o pessoal a te dar uma luz sobre o acontecido.
Avatar do usuário
TioDrakul
Super Membro
Mensagens: 3114
Registrado em: 04 Mar 2013, 14:27
Nome: Daniel Campos
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 6 vezes

Re: Problema - Primeira vez utilizando verniz bicomponente

Mensagem por TioDrakul »

Uma vez eu vi isso acontecer quando a camada de tinta ficou grossa demais
Avatar do usuário
xandão
Membro
Mensagens: 358
Registrado em: 07 Mar 2014, 09:05
Nome: Alexandre Rodrigues
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Problema - Primeira vez utilizando verniz bicomponente

Mensagem por xandão »

Avatar do usuário
pabloaantunes
Super Membro
Mensagens: 2078
Registrado em: 07 Dez 2016, 16:25
Nome: Pablo Antunes
Localização: Jundiaí/SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 2 vezes

Re: Problema - Primeira vez utilizando verniz bicomponente

Mensagem por pabloaantunes »

Usei somente tintas acrílicas das marcas revell e tamiya. Elas estavam secas porque a primeira parte que montei/pintei foi a carenagem e aerofólio. Os decais foram aplicados a uma semana usando tamiya mark fit.
Avatar do usuário
pabloaantunes
Super Membro
Mensagens: 2078
Registrado em: 07 Dez 2016, 16:25
Nome: Pablo Antunes
Localização: Jundiaí/SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 2 vezes

Re: Problema - Primeira vez utilizando verniz bicomponente

Mensagem por pabloaantunes »

xandão escreveu:Cara, da uma olhada aqui:
http://www.glasurit.com.br/UI/dicas-e-s ... ntura.aspx

Abraço,

Xandão, obrigado pela informação.

Mas nesse site que passou, pelo que entendi, os defeitos apresentados seriam decorrentes da pintura e não da reação com o verniz, correto?

Abs.
Avatar do usuário
xandão
Membro
Mensagens: 358
Registrado em: 07 Mar 2014, 09:05
Nome: Alexandre Rodrigues
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Problema - Primeira vez utilizando verniz bicomponente

Mensagem por xandão »

Verniz acontece a mesma coisa. Já vi acontecer o mesmo que o seu problema com primer, no caso a segunda demão afetou a primeira, ou por não respeitar o tempo de cura ou a segunda ter sido carregada demais.

Abraço,

Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk
Avatar do usuário
pabloaantunes
Super Membro
Mensagens: 2078
Registrado em: 07 Dez 2016, 16:25
Nome: Pablo Antunes
Localização: Jundiaí/SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 2 vezes

Re: Problema - Primeira vez utilizando verniz bicomponente

Mensagem por pabloaantunes »

xandão escreveu:Verniz acontece a mesma coisa. Já vi acontecer o mesmo que o seu problema com primer, no caso a segunda demão afetou a primeira, ou por não respeitar o tempo de cura ou a segunda ter sido carregada demais.

Abraço,

Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk
Cogitei que pudesse ser o tempo de cura, mas o que me chamou a atenção é que somente partes aconteceram isso.

Ainda, na última foto carroceria, esperei mais de uma hora para a demão quando o fornecedor informou a espera de 15 a 20 min somente.
Avatar do usuário
Thiago Nunes
Membro
Mensagens: 784
Registrado em: 04 Dez 2013, 20:06
Nome: Thiago Nunes
Localização: Itu-SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Problema - Primeira vez utilizando verniz bicomponente

Mensagem por Thiago Nunes »

Fala Pablo, blz?

Cara estou de olho aqui tbm, estou com dois kits para passar verniz e vai ser o bi componente tbm, inclusive um foi pintado com acrílica, mas é acrilex.

Vou ficar de olho nas dicas :thumbup:
Thiago Nunes
Responder

Voltar para “Tutoriais, Dicas e Dúvidas”