SemperFi

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

[Empoeirado]  YF-23 - DML - 1/72

Moderadores: Nerum, Moderadores GT

Avatar do usuário
Bribeiro78
Membro
Mensagens: 690
Registrado em: 23 Fev 2014, 17:52
Nome: Bruno Ribeiro
Localização: Brasília - DF
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

YF-23 - DML - 1/72

Mensagem por Bribeiro78 »

Amigos,

Está será uma de minhas contribuições nesse GT:

Imagem



Em breve trarei mais detalhes sobre o kit e a montagem!

Forte abraço.
Editado pela última vez por Bribeiro78 em 24 Nov 2014, 13:36, em um total de 1 vez.
Parafraseando meu pai: "Sou de Brasília, mas sou inocente!"


Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Nerum
Super Membro
Mensagens: 10286
Registrado em: 05 Jun 2013, 12:44
Nome: Nerum Mortagua
Localização: Curitiba, Pr
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: YF-23 - DML - 1/72

Mensagem por Nerum »

Primeirão da fila, chegando para acompanhar ... :thumbup:
Imagem
Avatar do usuário
Bribeiro78
Membro
Mensagens: 690
Registrado em: 23 Fev 2014, 17:52
Nome: Bruno Ribeiro
Localização: Brasília - DF
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: YF-23 - DML - 1/72

Mensagem por Bribeiro78 »

Nerum escreveu:Primeirão da fila, chegando para acompanhar ... :thumbup:

Grande Nerum!!

Seja bem vindo!!
Fique a vontade, Amigão!

Abraço!!
Parafraseando meu pai: "Sou de Brasília, mas sou inocente!"


Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Bribeiro78
Membro
Mensagens: 690
Registrado em: 23 Fev 2014, 17:52
Nome: Bruno Ribeiro
Localização: Brasília - DF
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: YF-23 - DML - 1/72

Mensagem por Bribeiro78 »

Imagem


Prezados Amigos,

Está será uma de minhas contribuições com esse GT: Um Northrop-McDonnell Douglas YF-23, cujo modelo foi fabricado pela DML, na escala 1/72.
Optei por esse modelo, tendo em vista que os nossos mestres modelistas, participantes desse GT, não montaram um desse.


Essa é a boxart do kit:

Imagem



Um breve histórico sobre o projeto YF-23:


Por volta de 1980 foi iniciado o programa Advanced Tactical Fighter, para criar um avião de quinta geração para substituir o F-15 Eagle dentro da USAF. Em 1986 os dois projetos finalistas foram revelados: YF-22 e YF-231 .

A Northrop se baseou em sua experiência com o B-2 Spirit e F-18, ele foi desenvolvido tendo tecnologia furtiva, grande rapidez, capacidade de supercruzeiro, além de ter um custo menor que a concorrência, porém muitos equipamentos do F-15 foram usados no YF-23, e o YF-22 saiu vitorioso em 1991, pois apesar de ser mais lento, mais caro e menos furtivo, o YF-22 era mais ágil para manobras devido a sua capacidade de Empuxo vetorial (do inglês Thrust Vectoring) para fazer manobras.2

No total, foram construídos apenas dois protótipos de YF-23: O avião cinza foi chamado de "Gray Ghost", que significa "Fantasma Cinza" pela sua cor, e o preto de "Black Widow II", pois era o segundo avião a receber essa alcunha, o primeiro era um avião da Segunda Guerra Mundial chamado de P-61 Black Widow, que significa "Viúva Negra", pois o avião era preto e tinha uma mancha vermelha abaixo da fuselagem.

Atualmente, os dois protótipos encontram-se em museus nos EUA. Em 2004, a Northrop Grumman disse que seria possível que o projeto seja reaproveitado em um novo caça, que provavelmente se chamaria F-23

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/YF-23 (com adaptações no texto).


Imagem



Não irei copiar todo o texto existente no site Wikipedia, mas como já dito no resumo acima, infelizmente, foi um projeto abandonado pela USAF, em razão da opção pelo YF-22, atua F-22 Raptor, já muito bem retratado aqui nesse GT pelos nossos colegas modelistas.

Pelo que podemos perceber, nos caças de 5ª geração, desenvolvidos por outras nacionalidades, as características visuais nos reportam aos projetos apresentados na década de 90, como os YF-23 e o YF-22, apenas diferenciando-se um pouco em tamanhos.


Em breve iniciarei a montagem, mas farei atualizações trazendo sempre alguma curiosidade sore o aparelho reproduzido.


Forte abraço a todos!!
Parafraseando meu pai: "Sou de Brasília, mas sou inocente!"


Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Nerum
Super Membro
Mensagens: 10286
Registrado em: 05 Jun 2013, 12:44
Nome: Nerum Mortagua
Localização: Curitiba, Pr
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: YF-23 - DML - 1/72

Mensagem por Nerum »

Só de olho por aqui ...
Imagem
Avatar do usuário
denis bonetti
Super Membro
Mensagens: 11206
Registrado em: 06 Ago 2013, 19:38
Nome: denis pace bonetti
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: YF-23 - DML - 1/72

Mensagem por denis bonetti »

Esse sim merece toda a atenção do mundo!

Acho esse avião lindo, tanto quanto o F-22.

Abraços e boa montagem.
Avatar do usuário
Bribeiro78
Membro
Mensagens: 690
Registrado em: 23 Fev 2014, 17:52
Nome: Bruno Ribeiro
Localização: Brasília - DF
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: YF-23 - DML - 1/72

Mensagem por Bribeiro78 »

denis bonetti escreveu:Esse sim merece toda a atenção do mundo!

Acho esse avião lindo, tanto quanto o F-22.

Abraços e boa montagem.

Grande Denis!

Pois é, eu acho o design do YF-23 mais bonito e interessante do que do YF-22, que ganhou a concorrência da USAF. Matérias sobre o assunto dizem que, apesar do custo mais elevado e desempenho pior, o F-22 leva uma grande vantagem na manobrabilidade, com o fato de ter a saída vetorada. Mas é estranho o F-22 ter levado a melhor naquela concorrência pois, ao pensarmos que uma ANV furtiva, em tese não entrará (ou não deveria entrar) em combate aproximado com outra ANV (o vulgo dogfighting), por voarem e atuarem dentro das regras do combate BVR (Beyond Visual Range), ou seja, detectar as patrulhas inimigas, invadir o espaço aéreo adverso, atacar alvos e sair sem ser visto (eletrônica ou visualmente). E também, li que a vocação do YF-23 era mais para um bombardeiro de longa distância. Enfim, vejamos se no futuro não veremos esse projeto retomado e melhorado.

Abração e obrigado por acompanhar!
Parafraseando meu pai: "Sou de Brasília, mas sou inocente!"


Imagem
Imagem
Avatar do usuário
denis bonetti
Super Membro
Mensagens: 11206
Registrado em: 06 Ago 2013, 19:38
Nome: denis pace bonetti
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: YF-23 - DML - 1/72

Mensagem por denis bonetti »

Bribeiro78 escreveu:
denis bonetti escreveu:Esse sim merece toda a atenção do mundo!

Acho esse avião lindo, tanto quanto o F-22.

Abraços e boa montagem.

Grande Denis!

Pois é, eu acho o design do YF-23 mais bonito e interessante do que do YF-22, que ganhou a concorrência da USAF. Matérias sobre o assunto dizem que, apesar do custo mais elevado e desempenho pior, o F-22 leva uma grande vantagem na manobrabilidade, com o fato de ter a saída vetorada. Mas é estranho o F-22 ter levado a melhor naquela concorrência pois, ao pensarmos que uma ANV furtiva, em tese não entrará (ou não deveria entrar) em combate aproximado com outra ANV (o vulgo dogfighting), por voarem e atuarem dentro das regras do combate BVR (Beyond Visual Range), ou seja, detectar as patrulhas inimigas, invadir o espaço aéreo adverso, atacar alvos e sair sem ser visto (eletrônica ou visualmente). E também, li que a vocação do YF-23 era mais para um bombardeiro de longa distância. Enfim, vejamos se no futuro não veremos esse projeto retomado e melhorado.

Abração e obrigado por acompanhar!
Tudo verdade, amigo.

Mas temos que considerar que talvez Lá, como Aqui, existam aqueles famosos 10% do contrato...

Alias, Aqui, depois do 10, vem o 20, o 30 e por ai vai! :thumbdown:

Estou atrás desse caça para montar, mesmo sendo um protótipo. Belíssima escolha.

Abraços
Avatar do usuário
Bribeiro78
Membro
Mensagens: 690
Registrado em: 23 Fev 2014, 17:52
Nome: Bruno Ribeiro
Localização: Brasília - DF
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: YF-23 - DML - 1/72

Mensagem por Bribeiro78 »

denis bonetti escreveu:
Bribeiro78 escreveu:
denis bonetti escreveu:Esse sim merece toda a atenção do mundo!

Acho esse avião lindo, tanto quanto o F-22.

Abraços e boa montagem.

Grande Denis!

Pois é, eu acho o design do YF-23 mais bonito e interessante do que do YF-22, que ganhou a concorrência da USAF. Matérias sobre o assunto dizem que, apesar do custo mais elevado e desempenho pior, o F-22 leva uma grande vantagem na manobrabilidade, com o fato de ter a saída vetorada. Mas é estranho o F-22 ter levado a melhor naquela concorrência pois, ao pensarmos que uma ANV furtiva, em tese não entrará (ou não deveria entrar) em combate aproximado com outra ANV (o vulgo dogfighting), por voarem e atuarem dentro das regras do combate BVR (Beyond Visual Range), ou seja, detectar as patrulhas inimigas, invadir o espaço aéreo adverso, atacar alvos e sair sem ser visto (eletrônica ou visualmente). E também, li que a vocação do YF-23 era mais para um bombardeiro de longa distância. Enfim, vejamos se no futuro não veremos esse projeto retomado e melhorado.

Abração e obrigado por acompanhar!
Tudo verdade, amigo.

Mas temos que considerar que talvez Lá, como Aqui, existam aqueles famosos 10% do contrato...

Alias, Aqui, depois do 10, vem o 20, o 30 e por ai vai! :thumbdown:

Estou atrás desse caça para montar, mesmo sendo um protótipo. Belíssima escolha.

Abraços

Rapaz, essas concorrências de armamentos são mundialmente conhecidas pela deslealdade. Se fossem os 10% estaria até barato... Mas imagina o montante de $$ que rola num contrato (que no caso dos F-22 foram 195 ANV) de vários bilhões de dólares, apenas para os caras fecharem os olhos para determinados itens ou características, para deixar passar uma falha ou outra, para amenizar uma possível vulnerabilidade de projeto... Eu não me lembro de nenhum dos dois protótipos do YF-23 ter sofrido acidentes ou incidentes... Já o YF-22, chapou no chão (com vontade) durante uma tentativa de pouso... Mas enfim... ele faz curva mais rápido, ne? USAF estava comprando montanha russa, e não ANV Stealth... risos...

Veja o vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=faB5bIdksi8


Abração!!
Parafraseando meu pai: "Sou de Brasília, mas sou inocente!"


Imagem
Imagem
Avatar do usuário
denis bonetti
Super Membro
Mensagens: 11206
Registrado em: 06 Ago 2013, 19:38
Nome: denis pace bonetti
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: YF-23 - DML - 1/72

Mensagem por denis bonetti »

Bribeiro78 escreveu:
denis bonetti escreveu:
Bribeiro78 escreveu:
denis bonetti escreveu:Esse sim merece toda a atenção do mundo!

Acho esse avião lindo, tanto quanto o F-22.

Abraços e boa montagem.

Grande Denis!

Pois é, eu acho o design do YF-23 mais bonito e interessante do que do YF-22, que ganhou a concorrência da USAF. Matérias sobre o assunto dizem que, apesar do custo mais elevado e desempenho pior, o F-22 leva uma grande vantagem na manobrabilidade, com o fato de ter a saída vetorada. Mas é estranho o F-22 ter levado a melhor naquela concorrência pois, ao pensarmos que uma ANV furtiva, em tese não entrará (ou não deveria entrar) em combate aproximado com outra ANV (o vulgo dogfighting), por voarem e atuarem dentro das regras do combate BVR (Beyond Visual Range), ou seja, detectar as patrulhas inimigas, invadir o espaço aéreo adverso, atacar alvos e sair sem ser visto (eletrônica ou visualmente). E também, li que a vocação do YF-23 era mais para um bombardeiro de longa distância. Enfim, vejamos se no futuro não veremos esse projeto retomado e melhorado.

Abração e obrigado por acompanhar!
Tudo verdade, amigo.

Mas temos que considerar que talvez Lá, como Aqui, existam aqueles famosos 10% do contrato...

Alias, Aqui, depois do 10, vem o 20, o 30 e por ai vai! :thumbdown:

Estou atrás desse caça para montar, mesmo sendo um protótipo. Belíssima escolha.

Abraços

Rapaz, essas concorrências de armamentos são mundialmente conhecidas pela deslealdade. Se fossem os 10% estaria até barato... Mas imagina o montante de $$ que rola num contrato (que no caso dos F-22 foram 195 ANV) de vários bilhões de dólares, apenas para os caras fecharem os olhos para determinados itens ou características, para deixar passar uma falha ou outra, para amenizar uma possível vulnerabilidade de projeto... Eu não me lembro de nenhum dos dois protótipos do YF-23 ter sofrido acidentes ou incidentes... Já o YF-22, chapou no chão (com vontade) durante uma tentativa de pouso... Mas enfim... ele faz curva mais rápido, ne? USAF estava comprando montanha russa, e não ANV Stealth... risos...

Veja o vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=faB5bIdksi8


Abração!!
É...em tudo que é parte do mundo é assim.

Mas cara, faz a curva mais rápido, mas não o suficiente para meter contra um SU-35 ou mesmo um T-50.

Outro dia achei um documentário na internet, feito pelos australianos, que simulava uma guerra total entre americanos e russos e para resumir tudo, os americanos não davam nem para a saída.

De um lado, os Super Hornets, F-35s e F-22s. De outro, os SU 30 e 35 e de lambuja, o T-50.

O Putin é :palavrao:

Abraços
Responder

Voltar para “GT 35 - Stealth (Modo Furtivo)”