Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:


[Concluído]  M8 Greyhound- 1:48 Tamiya

Moderador: Moderadores GT

Avatar do usuário
otto nielsen
Membro
Mensagens: 525
Registrado em: 15 Fev 2014, 08:03
Nome: Otto Nielsen
Localização: Caicó - RN e Rio de Janeiro - RJ
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: M8 Greyhound- 1:48 Tamiya

Mensagem por otto nielsen »

Fernando escreveu:Mais um para acompanhar !

Otto, deixe um pequeno resumo do veiculo real e do kit no primeiro post se der, valeu. :thumbup:

Abs :tchau:
M8 Greyhound
Imagem
O M8 foi desenvolvido em 1941 pela Ford Motors para o Exército Americano como um veículo caça-tanques com tração nas seis rodas. Armado com um canhão de 37mm, uma metralhadora .30 e uma .50.
Devido a sua blindagem leve, logo se viu que ele seria uma presa fácil contra os tanques alemães. Por isso o M8 foi designado para a função de veículo de reconhecimento. Função que desempenhou com grande sucesso até o final da guerra. O M8 foi largamente utilizado pelas forças americanas, britânicas, francesas e pelo Brasil.
O nome Greyhound, foi dado pelos britânicos que tinham o costume de dar nomes aos veículos de combate. Em especial, os recebidos dos americanos.
Com a criação da Força Expedicionária Brasileira em 1943, foram criadas unidades para o teatro de operações italiano. Entre elas o 1º Esquadrão de Reconhecimento, parte da 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária.
A FEB operou ao todo 13 Greyhounds na Campanha italiana. Todos sendo entregues na Itália, onde os pracinhas que iriam operá-los tiveram apenas uma semana para se familiarizar com o veículo para enfim entrar em operação.
Os M8 da FEB entraram em combate pela primeira vez em 12 de setembro de 44 no avanço contra Vechiano onde o pelotão de blindados foi dividido em dois grupos. Um indo pelo eixo Manacuiccoli-Chiese-Massarosa enquanto que o segundo seguiria pelo eixo S.Pietro- S.Macário-Piano e S. Macário do Norte. Dando apoio a infantaria brasileira e tendo algumas escaramuças com as tropas alemãs, algumas destas armadas com armas antitanque. Porém, por incrível que possa parecer, ao longo da campanha italiana apenas um Greyhound brasileiro foi destruído por uma arma desse tipo. A tripulação conseguiu se evadir do veículo sem baixas.
Os M8 foram de grande valia para as tropas brasileiras, lhes permitindo uma capacidade de deslocamento em batalha somada a capacidade ofensiva e defensiva, apesar de o veículo mostrar dificuldades em atuar no terreno acidentado da Itália. Em especial no inverno, onde era mais seguro conduzir o veículo apenas nas estradas.
Com a FEB, o M8 ainda teria grandes momentos de glória. Como a tomada da cidade de Canavarro, mas um de seus maiores testes viria justamente na mais sanguenta batalha travada pelos brasileiros no conflito. Montese.
A Batalha de Montese teve início em 14 de abril de 45 e terminou ao final do dia 15, e fazia parte da ofensiva de primavera planejada pelo comando aliado na Itália.
Os Greyhound tiveram como missão dar apoio ao avanço da 11º Regimento de Infantaria na tomada da cidade e das posições de defesa alemã. Foi um duro teste para soldados e veículos pois a FEB se viu envolvida em um combate urbano. Algo que nunca o Exército Brasileiro havia enfrentado em toda a sua história, ainda mais no contexto de uma guerra moderna.
Apesar do sofrimento, das baixas e dificuldades enfrentadas, a coragem e bravura dos pracinhas lhes valeram a vitória frente ao inimigo bem entrincheirado. Com a conquista de Montese, os aliados conseguiram romper a Linha Gótica. O principal objetivo da Ofensiva de Primavera.
A atuação brasileira em Montese repercutiu de forma bastante positiva junto ao comando americano. Alguns escritos dizem que o General Mark Clark teria dito a seguinte frase a respeito da vitória brasileira em Montese:
“De todas as tropas sob meu comando, apenas os brasileiros merecem meus cumprimentos. O soldado brasileiro está apto a ensinar a qualquer exército do mundo como conquistar uma cidade”
Após Montese, os M8 continuaram a dar apoio ás tropas e a realizar missões de reconhecimento, mas desta vez sem tanta resistência pois tanto as tropas alemãs como italianas estavam em debandada.
Porém, o 1º Esquadrão de Reconhecimento e seus M8 estariam presentes no último e um dos mais gloriosos momentos da FEB na campanha italiana quando em 29 de abril de 1945 após uma negociação de mais de 24 horas, O General Otto Fretter-Pico apresentou a rendição da 148ª Divisão Alemã bem como a dos remanescentes da Monte Rosa italiana.
Após a rendição alemã, todo contingente da FEB foi desmobilizado e teve inicio seu repatriamento. Os M8 assim como os demais veículos, armas e equipamentos cedidos pelos americanos foram devolvidos pelos pracinhas em Roma. Mas os homens que conduziram os Greyhound da FEB não ficariam longe de seus veículos por muito tempo, já que após algum tempo, os americanos enviaram para o Brasil a maior parte do material utilizado pelos pracinhas deixados na Itália. Incluindo todos os M8 remanescentes.
O Greyhound foi um veículo muito importante para o desenvolvimento militar brasileiro, pois deu ao nosso exército a primeira experiência prática na utilização de blindados em combate além de também contribuir para o desenvolvimento da indústria bélica nacional. Pois as experiências com a manutenção do veículo foi passada posteriormente a Engesa, que tomando o M8 Greyhound como base, desenvolveu as primeiras viaturas blindadas com tecnologia nacional. O carro de combate EE-9 Cascavel e a viatura blindada EE-11 Urutu.
M8 Greyhound:
Tripulação: 4
Peso: 7,8 toneladas
Dimensões: comprimento: 5m; altura: 2,25; largura: 2,54;
Blindagem: até 19mm
Motor: Hercules JXD 6 cilindros desenvolvendo 110hp
Desempenho: velocidade máxima: 90km/h; alcance: 563km
Armamento: uma arma de 37mm, uma metralhadora .30 e outra .50

To na dúvida ainda de qual versão montar.. queria montar a da FEB mais ainda estou na caça dos decalques do EB. :pensando: :pensando:
Att.,
Otto Araujo Nielsen
Avatar do usuário
Fernando
Super Membro
Mensagens: 2288
Registrado em: 14 Jun 2012, 12:34
Nome: Fernando R Camargo
Localização: São Paulo - Sampa
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: F-84 E Thunderjet - HobbyBoss - 1/72 GT 06 - Militaria "Buzão" - Montagem: BTR-60 PA - ACE - 1/72 GT 09 - Century Series - Montagem: Lockheed F-104G Starfighter - Academy - 1/72 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: MIG-15 Fagot - KP - 1/72 GT 14 - Artilharias - Montagem: Bristol Bloodhound - Airfix - 1/72
 
GTs em Andamento:
GT 37 - USAF - Montagem: F-15 D - Academy - 1/72
 

Re: M8 Greyhound- 1:48 Tamiya

Mensagem por Fernando »

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
Avatar do usuário
Dougvoador
Super Membro
Mensagens: 2520
Registrado em: 25 Set 2013, 16:14
Nome: Douglas Torres de andrade
Localização: Uberlandia MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: USS Missouri - Revell - 1/535 GT 16 - Debaixo D'agua - Montagem: Submarino Alemão Tipo XXXIII - ICM -1/144 GT 16 - Debaixo D'agua - Montagem: Submarino Alemão Wilhelm Bauer - Revell - 1/144 GT 16 - Debaixo D'agua - Montagem: U-boot german submarine tipo 206A- Revell- 1/144 GT 16 - Debaixo D'agua - Montagem: Submarino Americano USS Lionfish - Revell - 1/180 GT 20 - Guerra no Deserto - Montagem: M1025 - Academy - 1/35 GT 20 - Guerra no Deserto - Montagem: M1126 "stryker" (ICV) - Trumpeter - 1/35 GT 20 - Guerra no Deserto - Montagem: M2 Bradley , Academy, 1/35. GT 20 - Guerra no Deserto - Montagem: Tiger I early version, Academy, 1/35 GT 28 - Kriegsmarine - Montagem: Uboat Type XXIII - Trumpeter - 1/144 GT 28 - Kriegsmarine - Montagem: U-Boat Type VII D Minelayer - Revell - 1/350 GT 28 - Kriegsmarine - Montagem: German Submarine TYPE IIB - Revell - 1/144 GT 28 - Kriegsmarine - Montagem: U-boat Tipo IX-B, academy,1/150 GT 30 - Madrugada dos Mortos - Montagem: M998 desert patrol, Italeri,1/35. GT 31 - Armas do Sol Nascente - Montagem: Submarino japonês I-19 AFV club,1/350 GT 33 - Pé de borracha e ou calcanhar de aço - Montagem: M1151, academy , 1/35. GT 33 - Pé de borracha e ou calcanhar de aço - Montagem: 3,7 cm flak37 SDKFZ 7/2 Armored cab type.Tamya 1/35. GT 45 - Blindados na WWII - Montagem: Panzer II AUSF F/G, Tamya 1/35. GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: Panzer III Ausf L, TAMIYA 1/35 GT 72 - BLINDADOS MILITARES SOBRE RODAS - Montagem: Staghound MK I - Italeri 1/35
 
GTs em Andamento:
GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: Hetzer 38T early Academy 1/35. GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: Panzer II Ausf. B TAMIYA 1/48. GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: Jagdpanther Late version, tamiya 1/35 GT 72 - BLINDADOS MILITARES SOBRE RODAS - Montagem: Panzer II Ausf. B TAMIYA 1/48.
 

Re: M8 Greyhound- 1:48 Tamiya

Mensagem por Dougvoador »

E as novidades amigo? Já colou alguma peça a mais
No kit?
Avatar do usuário
otto nielsen
Membro
Mensagens: 525
Registrado em: 15 Fev 2014, 08:03
Nome: Otto Nielsen
Localização: Caicó - RN e Rio de Janeiro - RJ
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: M8 Greyhound- 1:48 Tamiya

Mensagem por otto nielsen »

Dougvoador escreveu:E as novidades amigo? Já colou alguma peça a mais
No kit?
Ta parado durante a semana.. to adiantando o corsair....

Enviado de meu GT-I9192 usando Tapatalk
Att.,
Otto Araujo Nielsen
Avatar do usuário
Fernando
Super Membro
Mensagens: 2288
Registrado em: 14 Jun 2012, 12:34
Nome: Fernando R Camargo
Localização: São Paulo - Sampa
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: F-84 E Thunderjet - HobbyBoss - 1/72 GT 06 - Militaria "Buzão" - Montagem: BTR-60 PA - ACE - 1/72 GT 09 - Century Series - Montagem: Lockheed F-104G Starfighter - Academy - 1/72 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: MIG-15 Fagot - KP - 1/72 GT 14 - Artilharias - Montagem: Bristol Bloodhound - Airfix - 1/72
 
GTs em Andamento:
GT 37 - USAF - Montagem: F-15 D - Academy - 1/72
 

Re: M8 Greyhound- 1:48 Tamiya

Mensagem por Fernando »

Otto, você é da caserna né ? Então só de fim de semana mesmo :lol: :lol:
Avatar do usuário
otto nielsen
Membro
Mensagens: 525
Registrado em: 15 Fev 2014, 08:03
Nome: Otto Nielsen
Localização: Caicó - RN e Rio de Janeiro - RJ
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: M8 Greyhound- 1:48 Tamiya

Mensagem por otto nielsen »

Fernando escreveu:Otto, você é da caserna né ? Então só de fim de semana mesmo :lol: :lol:
Sim sou da caserna.. Sou Engenheiro Civil do Exército. turma IME 2010. To em Caicó - RN atualmente.
Mas tenho que conciliar com as viagens! Fiscalizo obras em Barra- BA, entregamos o Aeroporto São Gonçalo do Amarante em RN e BR 101.

Então sempre que estou em caicó e a dona encrenca permite.... eu :bala: :bala: :bala: :bala: :bala:
Att.,
Otto Araujo Nielsen
Avatar do usuário
otto nielsen
Membro
Mensagens: 525
Registrado em: 15 Fev 2014, 08:03
Nome: Otto Nielsen
Localização: Caicó - RN e Rio de Janeiro - RJ
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: M8 Greyhound- 1:48 Tamiya

Mensagem por otto nielsen »

Fernando escreveu:Otto, você é da caserna né ? Então só de fim de semana mesmo :lol: :lol:
Sim sou da caserna.. Sou Engenheiro Civil do Exército. turma IME 2010. To em Caicó - RN atualmente.
Mas tenho que conciliar com as viagens! Fiscalizo obras em Barra- BA, entregamos o Aeroporto São Gonçalo do Amarante em RN e BR 101.

Então sempre que estou em caicó e a dona encrenca permite.... eu :bala: :bala: :bala: :bala: :bala:
Att.,
Otto Araujo Nielsen
Avatar do usuário
otto nielsen
Membro
Mensagens: 525
Registrado em: 15 Fev 2014, 08:03
Nome: Otto Nielsen
Localização: Caicó - RN e Rio de Janeiro - RJ
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: M8 Greyhound- 1:48 Tamiya

Mensagem por otto nielsen »

Fernando escreveu:Otto, você é da caserna né ? Então só de fim de semana mesmo :lol: :lol:
Sim sou da caserna.. Sou Engenheiro Civil do Exército. turma IME 2010. To em Caicó - RN atualmente.
Mas tenho que conciliar com as viagens! Fiscalizo obras em Barra- BA, entregamos o Aeroporto São Gonçalo do Amarante em RN e BR 101.

Então sempre que estou em caicó e a dona encrenca permite.... eu :bala: :bala: :bala: :bala: :bala:
Att.,
Otto Araujo Nielsen
Avatar do usuário
Scarelli
Super Membro
Mensagens: 1171
Registrado em: 26 Nov 2012, 23:39
Nome: Roberto Scarelli
Localização: Atibaia SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: M8 Greyhound- 1:48 Tamiya

Mensagem por Scarelli »

Bacana esse kit Otto, acompanhando.Imagem
Avatar do usuário
Hartmann
Super Membro
Mensagens: 6841
Registrado em: 26 Jul 2012, 23:07
Nome: Alexandre Fontoura
Localização: Manaus - Amazonas
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: M8 Greyhound- 1:48 Tamiya

Mensagem por Hartmann »

otto nielsen escreveu:
Fernando escreveu:Otto, você é da caserna né ? Então só de fim de semana mesmo :lol: :lol:
Sim sou da caserna.. Sou Engenheiro Civil do Exército. turma IME 2010. To em Caicó - RN atualmente.
Mas tenho que conciliar com as viagens! Fiscalizo obras em Barra- BA, entregamos o Aeroporto São Gonçalo do Amarante em RN e BR 101.

Então sempre que estou em caicó e a dona encrenca permite.... eu :bala: :bala: :bala: :bala: :bala:
Eu já havia entendido desde a primeira vez que você é da caserna, Otto... :rir_muito: :rir_muito: :rir_muito:
Seu post saiu triplicado... :lol:
Hartmann
Alexandre Fontoura
Manaus - AM
Responder

Voltar para “GT 33 - Pe de borracha e ou calcanhar de aco”